Fazer um jogo

MARSHALL

Power Member
Bom dia

Ando a pensar em me iniciar, dar uns toques na are de programaçã ode jogos. Gostava de opniões de quem ja tentou, sabe alguma coisa. Dispenso aqueles que vem dizer, isso é muito dificil, não vais conseguir, se fosse assim não haviam jogos e não surgiriam novas empresas a fazerem jogos. Muitas empresas não existiam certamente começaram a fazer o seu primeiro jogo e diziam que malucos, acham que vã oa algum lado, agora que ja têm nome, todos acham normal eles produzirem. Eu apenas quero fazer algo, pode até não ser um jogo para começar mas um prototipo.
Ideias.

Cumps [[]]
 
Concordo contigo, por acaso também gostava de aprender algumas coisas sobre isso..

EU não percebo nada disso, do meu lado tás com azar lol
 
Boa tarde.

Obrigado pelo apoio.
Esto ua pensar usar um novo pacote da microsoft XNA. Serve para programar para pc e xbox.
Utilizamos varios softwares, incluindo o Visual Studio C#. Programação a objectos.

Cumps[[]]
 
Não digo que não consigas, porque eu próprio espero chegar lá algum dia, mas diz-me que bases tens, no que toca a programação. Fazeres isso já do nada é complicado pa pegares, para não dizer impossível. Sem qualque intenção de te deitar abaixo, apenas para te dar uma visão das coisas senão acabas por e deitar abaixo a ti mesmo.

Abraço
 
Para conseguires fazer um jogo é preciso muita fruta, não basta saber umas coisas de programação. É preciso ser um verdadeiro pro. É um trabalho complicado, mas se não se tentar também não se consegue ;)
 
Podes sempre começar por umas coisitas básicas, tipo OpenGL + C++ e uns moldes em *.3DS e fazer interações.

Podes ir para o kit da Microsoft XNA, que é um bocado mais dificil, mas se tiveres gosto e aprenderes muito pelos tutorials também chegas lá ...
 
Para fazer um jogo, não só precisas de saber programar bem já, como precisas de saber alguma matematicazinha, por isso é que deves começar por coisas básicas antes de te lançares para esse patamar. mas se precisares de help, ajudo no que puder;)

Abraço
 
Olá,

Para aquele pessoal que não têm uma ideia do que é programar aconselho primeiro a começar por um programa básico como por exemplo um que já deixou de ser usado à muito, o Pascal que para o pessoal se iniciar e ter umas noção de programação sobre procedimentos na programação e a forma como as máquinas "pensam" é do melhor e se verem que têm futuro nesse programa ai sim aconselho vos a seguir para um "nivel" diferente de programação como a programação de objectos.

abraço,
Fábio
 
As minhas sugestões:

1. Arranjem uma ideia:
1.1 Se quiserem algo mais a sério:
1.1.1 comprem ou arranjem um livro sobre matemática 3D para jogos (matrizes, vectores, estruturas de dados, etc). Este é bom para começar.
1.1.2 percebidas as noções no ponto 1, comecem por partir para um motor já existente que sirva de base de trabalho. Sugiro o Irrlicht.
1.2. caso queriam fazer um jogo mais simples:
1.2.1. procurem uma biblioteca 2D para uma qualquer linguagem de alto nível, que como podem calcular levanta barreiras de entrada bem menores. Sugiro o pygame.
2. Façam o jogo
3. Profit :)
 
Última edição:
Boa tarde.

Obrigado pelos concelhos de todos.
Para ja esclareço que tenho grande facilidade em programar e me adptar a uma linguagem.
O primeiro programa que fiz, foi um jogo para uma Texas 83, do genro vinham usn asteroides de frente, tinha uma nave ja nem sem que simbolo era e tinhamos que nos desviar, e ja agora quando fiz isto nunca tinha tido uma cadeira de programação e nunca tinham me ensinado nada, aprendi vendo outros codigos, de salientar que parece facil, para mim ate foi, mas a pessoas que no inicio têm muita dificuldade, para mim foi canja..No ano seguinte no curso Tecnico proferssional aprendi Pascal, desenvolvi uma biblioteca, que ate rato tinha num programa para DOS. Recentemente aprendo Java, tambem me estou a dar bem.
Isto tudo apenas para dizer que bases ja tenho, linguagens venham elas.
Agradeço ao napalm, uma das minhas maiores duvidas era sobre matematica 3d, simular despistes, rotas entre outras coisas. tornar algo real, gostei de saber sobre esses livros.
Agora convido se ha alguem interessado em arrancar nisto, nem precissas ser no mesmo projecto, mas entrar nesta are trocar ideias. Até podiamos desenvolver genero um forum para se fosse criado um geupo comunicar.

Cumps [[]]
 
Boas,

Se pretendes mesmo fazer jogos, o melhor concelho que te posso dar é começares por fazeres uns MODs. Aconcelho-te o Unreal Tournment (qualquer um desde o 99 até ao que está para saír).

Do meu ponto de vista, se fizeres uns MODS de UT, vais ter dois bonus:
1. A linguagem script que ele usa (UC) é muito parecida com C++ em sintaxe e é também orientada a objectos;
2. Como o jogo em si já está feito, não precisas de perder tempo a reinventar a roda (pelo menos para já) e como podes ver os resultados mais cedo o estimulo para continuar é maior, enquanto que se fosses fazer um engine de raiz etc, irias demorar bem mais tempo e haveria uma grande probabilidade de perderes o interesse a meio. (Inúmeros projectos nunca chegam a ver a luz do dia devido à perda de interesse a meio do desenvolvimento, normalmente pela demora de resultados palpáveis).


Espero ter ajudado, boa sorte. :)
 
como ja foi dito tens a dita plataforma XNA, que é bastante facil e tem muito potencial. eu so pus um objecto a mexer dum lado para o outro do ecra, mas tambem nao dispendi mais de 20 minutos nisso (foi so para me livar dos programitas na consola do windows =P )

recentemente comecei a (tentar) fazer aplicaçao para windows juntamente com o microsoft DirectX SDK (mas ainda nao tenho mais do que um janela de fundo branco à frente)

de qualquer maneira o essencial está dito: livros de Matematica aplicada a jogos (3d/fisica..) e alguns livros de programaçao seja para XNA seja para directx 9.

:D
 
Boas.

É uma boa ideia começar por mod´s.
Explica melhor isso do directx sdk´s. Sei o que é o directx é uma engine para gerar graficos 3d. Mas vais programar directamente nisso?

Cumps [[]]
 
hmm começa por algo levezinho

bons jogos para "modar" são GTA, FIFA, PES..
eu sei porque já os modei a todos.. mas onde trabalhei com scripts (programação nos jogos) foi sem duvida nos gta's! :D

cheguei até a criar umas missões
 
directx sdk é um pack da microsoft (naturalmente) e basicamente é uma colecçao de bibliotecas e mais bibliotecas para a gente usar.. e tanto quanto parece penso que pode ser programado tudinho aqui... da para importar ficheiros de fora (nomeadamente modelos p.ex. do 3D max...) mas pouco mais sei sobre isto, tambem ando à descoberta de maneiras de tentar fazer um joguito :P se isto nao resultar vou para o XNA :D
 
Back
Topo