[Home Cinema] Fazer um set up aos poucos

Nuno honda

Membro
Boa tarde pessoal !
venho aqui pedir alguma ajuda para fazer um set up para home cinema aos poucos não quero nada de outro mundo mas também não quero uma coisa básica, pois gosto de apreciar o que é bom.
Vamos lá começar quando mais investigo mais baralhado fico:freak3: por isso decidir pedir ajuda a vocês.
Tv LG Uhd TV 4 k 49OH61 ( não sei se ajuda )
Uso do set up 60% filmes 35% musica 5% jogos



AV ??? até 600€ Pode ser negociado

colunas frontais laterais tipo torre chão ( brancas era o ideal ) até 700€

Subwoofer ( branco era o ideal ) até 400€

coluna frontal ( branca era o ideal ) até 300€

colunas traseiras com suporte de chão ( brancas era o ideal ) até 300€

claro que se poder poupar um pouco é sempre bem vindo………

sala +/- 20 / 25 metros quadrados.

Desde já obrigado um abraço a todos.
 
Tinha visto umas MA Silver 6 em branco no site conhecido de classificados, mas já voaram. Há ainda umas Silver RX1 brancas por lá.

Comprando novo, numa loja on-line espanhola bastante conhecida, há por lá vários conjuntos com preços bastante interessantes. Aqui fica um:

Onkyo TX-RZ730+ 3050i Cinema Pack + PB 1000
Receptor A/V de red de 9.2 canales. Sonido y estética a gran escala para dar un aire nuevo a su vida + Conjunto formado por: 3050i de suelo + 3010i de traseros + 3090Ci de central + Subwoofer SVS PB-1000.
*Regalamos el altavoz Multiroom Onkyo NCP-302 en Negro o Blanco valorado en 299,00€ IVA incluido.

Fica em 2115€ - só não têm o subwoofer em branco, mas as colunas podem ser em branco. Este pack compensa muito, pois tanto o receiver como o sub são de uma gama já melhor. O sub é enorme (PB-1000), mas em alternativa tens o mesmo pack com o SB-1000 que é mais compacto (mas não tão espetacular em cinema).
Alternativamente eles têm lá o conjunto Q-Acoustics 3050 Cinema Pack (modelo anterior, sem "i") + SVS PB-1000 por 1099€, mas não têm em branco, apenas em preto - com este conjunto, permitia ires para um receiver de uma gama muito superior como o Denon X4500h). Ou por se quiseres um subwoofer de gama superior, com o SB-2000 por 1275€ ou com o PB-2000 por 1349€ (e aí mantens o Onkyo RZ730 ou um Denon X3500h - recomendo no mínimos estes receivers ou equivalentes, pois são de uma gama já com pre-outs, e claro, com prestações bem superiores)

Indo para coisas separadas:

Receiver:
Onkyo TX-NR686 por 483€ na Amazon.de (cá em PT ronda os 600€, mas recomendo antes o RZ730)
Onkyo TX- RZ730 por 735€ na Amazon.de (recomendo)
Denon AVR-X2500H por 569€ na Amazon.de (recomendo antes o X3500h que está ao nível do RZ730, mas já vai para cima dos 800€)

Conjunto de Colunas:
Monitor Audio Bronze 5AV por 1274€ na loja on-line espanhola (disponíveis em branco)
DALI SISTEMA HOME CINEMA ZENSOR 7 ( ZENSOR 7 + ZENSOR 1 + ZENSOR VOKAL ) por 1149€ numa loja conhecida (on-line e física que fica ali para os lados de Santa Iria de Azóia).


Subwoofer:
Comprando em separado, e pelo valor disponível, só faço uma recomendação: BK P12-300SB (disponível em branco) - o SVS SB1000 está ao mesmo nível, mas comprado em separado é mais caro que este BK


Entretanto tens aí à porta a Black Friday, que te permite comprar isto tudo mais barato, ou subir a gama de algumas coisas e fazer um sistema melhor.

No mercado de usados arranja-se muita coisa, mas é preciso estar atento e conhecer o que se compra.
 
Mais uma vez obrigado Miguel Barroso pelo trabalho de pesquisa na net e pelas dicas que me desde e as opções que apresentas.
Estou a ver as diferencias de material e preços, das colunas estou muito inclinado DALI SISTEMA HOME CINEMA ZENSOR 7, ainda nada está decidido mas estou mesmo muito a gostar dessas é pena que não consiga ouvi-las………
Quando ao receiver está em estudo:001: e sub na mesma…..
logo que tenha a "coisa" bem estudada poste aqui e agradeço-te a tua opinião.
Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado Miguel :beerchug:
 
Presumindo q ue nao tens nenhum tratamento acustico( e assim por alto é o factor mais importante de um sistema),na minha opiniao para uma area de 25m2, nao precisas colunas de chao para esse espaço umas colunas de estante e suportes sao mais do que suficientes, mas mesmo que tivesses tratamento acustico recomendaria umas colunas de estante, alem disso tb vais adicionar um sub e ja iria produzir as baixas frequencias.
Com oteu orçamento podes comprar um AV receiver com pre outs e um amplificador stereo( um para home cinema e outro para musica).
Em relaçao as colunas , existem muitas opcoes, e penso que o ideal seria leres/ouvires reviews, nao iras ter uma ideia precias como ouvires o sistema em tua casa, mas seria ja um bom ponto de partida.
Em relaçao ao sub um BK gemini 2 seria suficiente para esse espaço, um xls200 se fores um basshead :)
Em relaçao ao reciever um marantz nr1608 (350 na amazon.de em 2 mao)seria a minha sugestao e stereo iria mais depender das colunas esolhidas,um onkyo 9010uk (250 euros novo).
As colunas nao iria para umas dali zensor ja que saiu agora a nova gama das dali, as oberon, as oberon 3 seriam mais adequadas para esse espaço, tens tb as kef q350, jamo c93(estao a 240 euros numa loja espanholas sao boas colunas, para filmes nao encontras melhor a este preço, para muisca tb cumprem muito bem), tens tb as elac 6.2 que tb sao muitos boas, mas se queres gstar um pouco mais iria para as dali oberon 3, isto é a minha opiniao pessoal e subjectiva, para colunas traseiras umas mission lx1 sao suficientes(100euros)
Resumindo:
AV reciever marantz 1608 - 350 euros
Onkyo 9010uk - 250 euros
Colunas frontais - dali oberon 3 (580 euros) ligth oak ou brancas mais suportes nordstone stylum 3 brancos(130 euros)
Colunas traseiras - mission lx1 brancas (100euros)
subwoofer bk gemini 2 - 280 euros
Nao recomendo uma coluna central ja que as frontais na minha experiencia desempenham tao bem ou melhor que uma coluna central,mas tb sempre poderias comprar depois senao ficasses satisfeito, o que duvido muito.

Total= mais ou menos 1700 euros tb podes adicionar um dac para ouvires musica, tipo im dacmagic100 ou um ifi nano le (150 euros)
 
Ui, discordo de tanta coisa... mas é o fantástico desta vida, é que cada um pode ter opiniões muito diferentes das coisas! Falando apenas e rapidamente sobre alguns pontos:

Sim, o tratamento acústico faz muuuuuiiita diferença. Mas a maioria das pessoas não está disposta a fazê-lo (quantas vezes a cara-metade não quer nem ouvir falar nisso - o famoso WAF). Claro que se pode compôr a acustica do espaço com tapetes, cortinados mais pesados, estantes com livros, etc.

Colunas de chão vs monitoras. Sim, na maior parte dos casos, umas boas monitoras chegam e até podem dar melhores resultados - ainda para mais quando há um sub para ajudar. Mas cá em casa as colunas em suportes não entram (lá está, o WAF). E confesso que até concordo com ela, pois acho colunas em cima de pedestais algo pouco feliz (tenho umas no atelier, mas ali também não há grande decoração).

Integrado nesses valores, pouca ou nenhuma diferença faz face à performance do receiver. Mas também nunca comprava um Marantz - há uns anos para cá que aquele design é de vomitar (IMHO).

Não sei se as Oberon serão melhores do que as Zensor, mas estas últimas como estão a ser descontinuadas, conseguem-se a bom preço por isso mesmo.

Subwoofer, não é uma questão de potencia, mas sim de extensão de graves. Sim, o Gemini 2 é uma pequena maravilha, e o XLS200 também. Mas não vão lá "abaixo" da mesma forma. E uma sala de 25m2 não é assim tão pequena. Em filmes, um P12-300SB é outra fruta.

Coluna central só desaconselho nos casos em que as pessoas têm uma coluna inferior às frontais ou excepcionalmente quando estas estão muito próximas (e a posição de audição é também muito próxima). A clareza dos diálogos com uma boa coluna central é outra história.

Por fim as colunas de surround... é certo que umas colunas mais baratas dão para desenrascar. Mas nota-se a diferença com umas colunas melhores - acabei de trocar umas KEF KHT2005.2 para umas MA Radius 90 e estou muito satisfeito. Ah, e para quem gosta de ouvir música em "multi-channel stereo" ou mesmo DVDs de música em 5.1, aí ainda a diferença é maior. E não sendo tão dramático nos canais traseiros, já que se está a construir um sistema de raiz, é preferível manter as colunas todas com sonoridades semelhantes, e por isso recomendo a mesma marca.
 
O tratamento acustico é mais importante do que o sistema, eu se gasta-se 2000 euros em equipamento pensaria sempre primeiro em algum tipo de tratamento, porque senao nunca iria ouvir verdadeiramente o sistema, mas compreendo que hajam muitas factores que possam ter influencia nesse aspecto, sejam a companheira, o trabalho que isso dá, mas penso que o principal factor seja mesmo o desconhecimento e tb o grau de exigencia do ouvinte, alem disso a maioria das pessoas nao esta informada/nteressada em dedicar-se a esse assunto, mas depois de ouvir o mesmo sistema com tratamento acustico garanto que ficariam surpreendidas com o mesmo, alem disso hoje em dia ja existem inumeras solucoes em termos de design em absorsores/difusores para varios preços e gostos.
Para esse espaço, que ate similar ao meu, garanto que umas colunas de estante (com woofer 6" -7")sao suficientes para stereo( ja para nem falar em homecinema, com o sub incluido), claro que um sub ajuda bastante e sim potencia alem de outras especificacoes de um sub tb tem influencia na sua performance e volto a frisar que um gemini 2 é suficiente para esse espaço, mas um xls200 seria o ideal e falo pela voz da experiencia pq tenho um, que existem outras opçoes e outros preços tb é verdade, num espaço sem tratamento acustico o bass management é o maior problema de se lidar, quanto mais energia debitar, mais dificil sera controlar o mesmo.
As dali oberon sao um upgrade das zensor,que ja teem 7 anos, mas nao deixam de ser umas boas colunas.
Eu pessoalmente prefiro investir o dinheiro de uma coluna central numa gama superior de frontais, pq estas bem posicionadas superam um central, mas se for para investir numa, concordo que seja da mesma gama,( nao apenas da mesma marca) em relaçao as traseiras, o caso e totalmente diferente, ouvir em mutichannel é uma raridade na maioria das pessoas, na musica e filmes em 5.1, estas nao terao um impacto tao grande na audicao e as mission lx1 servem perfeitamente para o efeito pretendido.
Isto e a minha opiniao subjectiva, baseada na minha experiencia e gosto pessoal, mas percebo que hajam pessoas que tenham outro tipo de opinioes. :)
 
Última edição:
Sobre o tratamento acústico, estive a pesquisar e existem algumas empresas que vendem esse serviço, mas é um tema que com alguma pesquisa um "amador" consegue bons resultados ou convém mesmo contratar um profissional?
 
Boas HomeZero desde já agradeço o teu set up, é sempre bom ficar com outras ideias e ouvir outras opiniões.
E claro que sim o tratamento acústico bem feito e como ter outro conjunto novo nada tem a ver, já tive um carro meio insonorizado é ai sei do que falo…..atualmente estou a insonorizar o meu todo e vai ficar com uma acústica brutal….
Agora em casa é mais difícil……. para ficar a coisa mesmo boa tinha de ser uma divisão da casa só para som e não acho necessário… gosto de som nas não sou um purista e o som que ouço tem mas bass ;) ( dai a historia do carro ) .
Mas estou sempre disposto e ouvir ideias e também trocá-las.:beerchug:
E fico aguardar a tua opinião ao set up final.:001:
 
Boas pessoal,
Dali Speakers Zensor 7 brancas ( foi amor a 1ª vista ). :lol:
Dali Speakers Zensor 1 brancas.
Dali Speakers Vokal.
Dali Subwoofer sub E-12 F ou The Superb NEW P12-300SB-PR Subwoofer 300W RMS (600W Peak) 12" + 12" PR :biglaugh::biglaugh::biglaugh::biglaugh: acho que vou ser expulso de casa e chacinado pelos vizinhos……….:004::004:

Agora o av ainda estou pesquisando……………..
 
Em relaçao ao tratamento acustico, depende de muitos factores, o preferivel é contratar uma empresa especializada( o que nao é nada barato), no meu caso fui eu que tratei o meu espaço, mas andei cerca de 6meses a ler foruns, a ver videos, mas fiquei muito satisfeito com os resultados obtidos, podes contactar a gik acoustics , envia-lhes um desenho com o esquema do teu espaço e eles depois aconselham-te tendo em conta o espaço e orçamento, mas é apenas um ponto partida, esse é aconselhamento é gratis, dps os paineis sempe podes comprar noutros sitios, com um preço mais em conta, nao aconselho paineis de espuma( mas sempore sao melhores do que nao ter nenhum tipo de tratamento) que se veem muito a venda, mas paineis absorsores em la de rocha e difusores de madeira.
Em relaçao as dali zensor , sao boas colunas, penso que deverias procurar um av com um som mais quente, como um marantz ou denon, para criar uma boa sinergia com as colunas.
 
Última edição:
Boas pessoal,
Dali Speakers Zensor 7 brancas ( foi amor a 1ª vista ). :lol:
Dali Speakers Zensor 1 brancas.
Dali Speakers Vokal.
Dali Subwoofer sub E-12 F ou The Superb NEW P12-300SB-PR Subwoofer 300W RMS (600W Peak) 12" + 12" PR :biglaugh::biglaugh::biglaugh::biglaugh: acho que vou ser expulso de casa e chacinado pelos vizinhos……….:004::004:

Agora o av ainda estou pesquisando……………..

As Dali acho que são uma boa escolha, e dado o preço de promoção, valem mesmo a pena.

O Sub da Dali não sei se será uma boa escolha, pois o BK é mais barato, e creio que terá tão boa ou melhor performance. Dentro dos BK, tens o P12-300SB que é económico mas com uma performance bem boa, e depois o XXL400 mais vocacionado para música ou o P12-300SB-PR mais vocacionado para cinema. Com qualquer um dos 3 ficas bem servido, sendo claro que os 2 mais caros são melhores ;-) (ainda assim mais baratos que o Dali)

A sugestão do @HomeZero em relação ao tratamento acústico é boa. Podes também e de acordo com as sugestões que te derem, subsituir os produtos específicos de acústica por tapetes, cortinados, tapeçarias de parede, moveis de madeira, etc... O resultado não é exatamente igual, mas melhora substancialmente o som, e continuas com uma sala "normal" ;-)
 
boas pessoal depois de algum tempo afastado estou de volta com a seguinte duvida o a/v qual a melhor escolha ?

Pioneer Recetor AV VSX-930-K

AVR-X2500H DENON RECEIVER AV 4K COM 7.2 CANAIS

estou indeciso entre estres dois ou alguma sugestão dentro disto ?
 
Back
Topo