1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer uma distro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por tds, 25 de Abril de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 733)

1. tds

tds Power Member

Boas malta!

... Ando aqui a pensar em como fazer uma distro de linux, para ver se me meto nisso ou não... Mas estou assim um pouco à nora :(

Já vi aí umas coisas giras como por exemplo o Linux fromScratch, o SuseStudio, e pouco mais...

Alguém me podia dar umas luzes assim duns caminhos a seguir?

Cumpz,
    TdS

2. Underground909

Underground909 Power Member

Fazer uma distro, mesmo uma distro? Eh, isso não dá trabalho nenhum :D

Se o que queres é customizar uma distro já existente e fazer um CD da "tua distro", pesquisa por remastering.

3. volcanlx

volcanlx Power Member

Tudo depende dos teus conhecimentos
    Suse studio para quem não tem conhecimentos de programação é bom pois fazes dele o que queres claro que tens de ter conhecimentos mínimos para conseguires resolver algumas dependências que o sistema detecta mas não te indica o caminho correcto, talvez por ainda ser um projecto ainda em fase alpha, obetens sempre no final o suse com as tuas personalizações mas já deixa algo mais decente ao gosto do utilizador que o faz.

Se queres fazer uma distro de raiz podes usar o codigo fonte de uma distribuição que se pareça com o que pretendes, e alterares para ficar o que queres, já deve exigir alguns conhecimentos de C e derivados e phyton.

4. tds

tds Power Member

Hm... Ok, acho que o que estou mesmo à procura é um remastering =D

A ver no que me vou meter xD

Tkz Underground909 ;) Ver se isto dá para a PAT =D

5. John Silva

John Silva Power Member

Se queres fazer um remaster, é bem simples fazer como PCLinux OS.
    Esta distro disponibiliza de raiz um programa com o nome "Make LiveCD & Make Live USB" ! Basicamente o que tens que fazer é instalar a distro, personalizas à tua maneira ( programas temas etc.. ) e depois crias a imagem de um CD ou USB em formato ISO....
    Simples.

6. tds

tds Power Member

Sweeeeet :O

Com derivados de Debian/Ubuntu não há nada disso pois não? D:

Agora fiquei indeciso entre PCLinuxOS e Ubuntu D: baaaah xD

7. tds

tds Power Member

Hm... Se o PCLinux OS tem o mklivecd, então posso-o igualmente utilizar no Ubuntu, ou tenho que usar o Remastersys?

8. Underground909

Underground909 Power Member

Cada distro tem as suas aplicações específicas, usa a aplicação própria para a tua distro.

9. tds

tds Power Member

... Uma dúvida (ainda não consegui explorar isto D:)

Qualquer uma das ferramentas faz somente um liveCD ou permitem também a instalação da imagem no disco?

10. John Silva

John Silva Power Member

Depois de fazeres o ISO funcionará como uma distribuição normal onde poderás instalar em qualquer disco, caso contrário, seria uma inutilidade!

11. tds

tds Power Member

Totalmente de acordo =D

Tkz =D

Partilhar esta Página