Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

lol toda a razão, enganei-me
ja agora o que é o dynamic switching?

outra questão: em "Management" reparei que posso alterar a default selection do CPU, e por o FID/VID com um multiplicador em 12X. ora bem, tendo em conta que a arquitectura do meu processador (t7500) é idêntica ao teu (t7700) fazia um "upgradezinho". ou estou a dizer uma série de barbaridades que nem fazem sentido?

é melhor estar quieto ou posso fazer uma brincadeira destas? o sistema de refigeração do meu pc aguentará?

obrigado, e desculpem o bombardeamento, mas quando se é nabo mas muito curioso...

Expõe á vontade, o propósito dos foruns é para isso mesmo!


O dynamic shitching consiste no sistema que altera a frequencia de funcionamento do CPU para um valor mais baixo sempre que este não esteja a ser utilizado até um X por cento. Ou seja por exemplo sempre que menos de 10% do cpu esteja a ser usado, ele automaticamente irá reduzir a frequencia para metade. Assim que ultrapassa esse valor, volta novamente a colocar a frequencia de funcionamento padrão.


Em relação ao multi de 12, eu por exemplo tb tenho disponivel do multi de 13. Tal deve-se a uma tecnologia de intel que sempre que só esteja a ser utilizado um só core e o outro esteja inactivo, o multiplicador é aumentado acima do padrão, fazendo um pouco de overclock de modo a ajudar ao core em funcionamento. A meu ver não vale a pena seleccionares essa opção pois ele irá fazer isso automaticamente.


Alguma dúvida adicional coloca ;)
 
tive a fazer agora o teste no meu portatil...
Acer aspire 1692
pentun M 1.73 GHz

deci o vcore de 1.3 para 0.972
ainda nao crashou! um dia desdes continuo com os testes!

cumps
 
Boas

Trago novidades acerca das voltagens...

Descobri que adicionando um tweak no registry, pode-se facilmente desbloquear VIDs(voltagens) bloqueadas por predefinição.

Fica então possivel descer a um minimo de cerca de 0.725V.

Basta fazerem o download deste pequeno .reg e correrem-no que vai automaticamente adicionar as keys ao registry(é totalmente seguro!):
http://audigy.com.sapo.pt/unlockvids.reg

Abraço ;)
 
Boas

Trago novidades acerca das voltagens...

Descobri que adicionando um tweak no registry, pode-se facilmente desbloquear VIDs(voltagens) bloqueadas por predefinição.

Fica então possivel descer a um minimo de cerca de 0.725V.

Basta fazerem o download deste pequeno .reg e correrem-no que vai automaticamente adicionar as keys ao registry(é totalmente seguro!):
http://audigy.com.sapo.pt/unlockvids.reg

Abraço ;)

:eek:

És deus,é agora que a minha bat vai durar umas 3horas ou mais :P
Olha sabes se este programa da para por tipo,o proc a variar entre uns certos mhz?e como se faz?por ex em battery saving por a variar entre os 1.2GHz e os 2..
 
N consigo por o programa a funcionar... vou a profiles e n me mostra nenhuma voltagem em nenhum dos multiplicadores :S k faço?!

isso deve ser pk o teu processador nao tem speedstep..pelo menos no celeron m de um amigo meu é assim..e foi o que ele leu..

skinnie, podes partilhar as configs FID vs VID que tens no teu T7300, sff?

Agradecido!

até agora vai/esta assim:


ainda estou a testar o minimo do proc a 2.0Ghz...depois quando xegar a um minimo e que vou alterar as outras..abc
 
:eek:

És deus,é agora que a minha bat vai durar umas 3horas ou mais :P
Olha sabes se este programa da para por tipo,o proc a variar entre uns certos mhz?e como se faz?por ex em battery saving por a variar entre os 1.2GHz e os 2..

Boas

Para activares o Dynamic Shitching, basta entrares no separador "Performance on Demand". Depois no separador CPU Settigs seleccionas um multiplicador mais alto para ser usado em situações de mais exigencia de processador, e outro mais baixo para situações de idle ou menor uso.

Depois cá em baixo. no fim da janela, tens target CPU usage level. Ai seleccionas a que percentagem do uso do CPU é que vai ocorrer a mudança de frequencias. Por exemplo escolhes 50%, sempre que cpu está a ser usado abaixo desses 50%, ele usa o FID mais baixo, acima desse valor aumenta automaticamente para o FID mais alto.

Para 1200Mhz usa o FID 6, para os 2000Mhz usa o FID máximo (10 neste caso).


Agora falta o tweak para os 64 bits. :P Eu também quero mais autonomia e menos calor gerado ...

Abraço

Infelizmente ai a situação é outra... não exista nada que possa fazer... a questão está mesmo no sistema operativo.


N consigo por o programa a funcionar... vou a profiles e n me mostra nenhuma voltagem em nenhum dos multiplicadores :S k faço?!

Que CPU tens no teu sistema? Possivelmente esse CPU não é compativel com o IntelSpeedStep...


Abraço ;)
 
AudigyMaster quando o cpu não aguenta uma certa voltagem o que é que faz?no meu athlon xp parava o prime95,ou dava bsod..aki a 0.912 ele reiniciou o pc..penso que podera ser instabilidade...mas como não sei voltei a testar...
Este programa e este tutorial é realmente uma benção lol..
 
Boas

Para activares o Dynamic Shitching, basta entrares no separador "Performance on Demand". Depois no separador CPU Settigs seleccionas um multiplicador mais alto para ser usado em situações de mais exigencia de processador, e outro mais baixo para situações de idle ou menor uso.

Depois cá em baixo. no fim da janela, tens target CPU usage level. Ai seleccionas a que percentagem do uso do CPU é que vai ocorrer a mudança de frequencias. Por exemplo escolhes 50%, sempre que cpu está a ser usado abaixo desses 50%, ele usa o FID mais baixo, acima desse valor aumenta automaticamente para o FID mais alto.

Para 1200Mhz usa o FID 6, para os 2000Mhz usa o FID máximo (10 neste caso).

Então e do genero qual é a maneira de ele fazer tipo um full auto dinamic switching..usar todos os multis e gerir ele quando deve mudar?
Já vi que ha maneira de seleccionar os multis todos..mas e a parte da mudanca?abc
 
AudigyMaster quando o cpu não aguenta uma certa voltagem o que é que faz?no meu athlon xp parava o prime95,ou dava bsod..aki a 0.912 ele reiniciou o pc..penso que podera ser instabilidade...mas como não sei voltei a testar...
Este programa e este tutorial é realmente uma benção lol..

Viva

O mais certo é ser instabilidade causada por uma voltagem demasiado baixa(voltage hall)... volta para o valor anterior, que mesmo assim é excelente! O meu com 1.025V começa a ficar instavel...

Então e do genero qual é a maneira de ele fazer tipo um full auto dinamic switching..usar todos os multis e gerir ele quando deve mudar?
Já vi que ha maneira de seleccionar os multis todos..mas e a parte da mudanca?abc

Pera, o dymanic shitching só funciona entre dois FIDs, mais ele não consegue gerir...

Vê do seguinte modo, acima de x% usa o FID 10, abaixo dessa % usa o FID 6, tendo tu seleccionado os FIDs 10 e 6...


Alguma questão coloca ;)
 
Viva

O mais certo é ser instabilidade causada por uma voltagem demasiado baixa(voltage hall)... volta para o valor anterior, que mesmo assim é excelente! O meu com 1.025V começa a ficar instavel...



Pera, o dymanic shitching só funciona entre dois FIDs, mais ele não consegue gerir...

Vê do seguinte modo, acima de x% usa o FID 10, abaixo dessa % usa o FID 6, tendo tu seleccionado os FIDs 10 e 6...


Alguma questão coloca ;)

Pois eu pus outra vez o prime a correr e ele parou ao fim de 4minutos...vou testar agora para outros mhz..
è estranho so funcar entre 2 FIDs...ate porque da para seleccionar varios...mas é na boa..ja é um grande resultado...
 
Boas! Para já os meus parabéns pelo excelente Tutorial! Agora aqui vai a dúvida!

Eu tenho um E2140, e não aparece nada noUse P-state transitions (PST), já fui ao site da intel e o meu E2140 tem Enhanced Intel Speedstep® Technology.

Q poderá ser?
 
Boas

Como testar a estabilidade?

Passei de 11x * 1.200V para 11x * 1.000V e queria testar a estabilidade.

Qual será o melhor género de programas para testar?

Obs. O meu pc parece estar é a ficar mais quente, estou com 62º e estava com 54º antes
 
Última edição:
Boas

Como testar a estabilidade?

Passei de 11x * 1.200V para 11x * 1.000V e queria testar a estabilidade.

Qual será o melhor género de programas para testar? Tenho programas como Visual Studio 2005 ou SQL Server 2005, que normalmente são pesados.

Obs. O meu pc parece estar é a ficar mais quente, estou com 62º e estava com 54º antes

prime95 durante umas horas valentes...eu no minimo uso 4...isto em small ffts...
 
Não uso o RMClock mas o NHC por causa do controlo da rotaçaõ da ventoinha. Consegui meter o meu T7200 a [email protected] de uma forma estável durante uns 15/20min com duas instâncias do prime95 (com o máximo de ffts). A temperatura estabilizou nos 63º. Nada mau. Ainda tentei meter a [email protected] mas deu-me o belo do BSOD com reboot do computador.
 
Última edição:
Back
Topo