Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

isso n é um processador de desktop ? n sei se leste o tópico mas isto só se aplica a portáteis...

Siml, eu li o tópico e além do tópico também li isto,...

...
Funciona sem problemas... todos os CPUs com SpeedStep são suportados, estando o Q6600 incluido.
...
Alguma dúvida coloquem!

Abraço ;)

Ora o Q6600 q eu saiba é um processador Desktop,... por isso coloquei a dúvida,...
 
Acabei de fazer undervolting ao meu T7300 num HP DV2585EP e as diferenças notaram-se rapidamente.

@ 200 x 10 / 1.250V / 80 ºC



@ 200 x 10 / 0.988V / 65 ºC

 
Acabei de fazer undervolting ao meu T7300 num HP DV2585EP e as diferenças notaram-se rapidamente.

@ 200 x 10 / 1.250V / 80 ºC



@ 200 x 10 / 0.988V / 65 ºC


tu tinhas isso a 80ºc!!!! :004:

tem cuidado, tens a certeza que está tudo bem? cooling system limpo e etc?
acho que é melhor veres isso, o que acham?! :rolleyes:
 
Boas

É normal ter ganhos de performance (ou pelo menos ficar com essa sensação) ?

Tenho um T5600 e no separador Monitoring, o CPU 0 e CPU 1 aparecem sempre com 4º de diferença. É normal? Como fazer para conseguir ter os dois a mesma temperatura?
 
Última edição:
Boas

É normal ter ganhos de performance (ou pelo menos ficar com essa sensação) ?

Tenho um T5600 e no separador Monitoring, o CPU 0 e CPU 1 aparecem sempre com 4º de diferença. É normal? Como fazer para conseguir ter os dois a mesma temperatura?

É possivel,caso tivesses temps altas,podia haver tipo "engasganços" do portatil..assim com menos vcore baixa as temps...ja não ha isso..
Eu axo k e o normal..o meu tb tem uma diferenca..agora não me lembro de quanto mas penso que é aproximadamente isso..

Update :

T7300 2.0GHz
Multi 12x : minimo 0.925v
Multi 9X: still testing...para ja stable 4horas @0.90v
 
Pessoal,eu usava este programa com o xp..agora deciti testar o vista ultimate again..surpresa das surpresas..stock volts..1.6v :S mas nao confirmei com o cpu-z..
Mal meto 0.95 por exemplo para o multi de 10..pumba..o pc freeza...não tem jeito..eu usava 0.925v no xp..
any suggestions?
 
Última edição:
Pessoal,eu usava este programa com o xp..agora deciti testar o vista ultimate again..surpresa das surpresas..stock volts..1.6v :S mas nao confirmei com o cpu-z..
Mal meto 0.95 por exemplo para o multi de 10..pumba..o pc freeza...não tem jeito..eu usava 0.925v no xp..
any suggestions?

Viva

Confirma as voltagens com o CPU-Z... o RM cpu clock utility nem sempre detecta correctamente as voltagens principalmente no vista.

Por exemplo no meu obtenho um erro cerca de 900mV...

;)
 
Topei agora..que realmente existe a tal diferenca entre os volts do programa e os reais no cpuz..ja consigo ter isto minimamente estavel com os valores reais que obtinha no xp..abc
 
Alguém já tem dados sobre aumentos de autonomia?

Olhando para aqui(ver abaixo, sim muda de pc para pc), não me parece que autonomia seja o maior ganho desta técnica. No entanto menos calor e longevidade dos componentes é sempre bem vinda.
image002.jpg
 
um bom tutorial indeed AudigyMaster...

mas da proxima nao definas o texto com uma cor branca pois nem toda gente usa a skin original preta da techzone, deixa a default que serve bem para todos ;)
 
Última edição:
Alguém já tem dados sobre aumentos de autonomia?

Olhando para aqui(ver abaixo, sim muda de pc para pc), não me parece que autonomia seja o maior ganho desta técnica. No entanto menos calor e longevidade dos componentes é sempre bem vinda.
image002.jpg

isto tb ja é para uma plataforma antiga...mas em termos de autonomia..nao sei se ganhara mais de 20minutos..isto no meu caso que foi um grande drop..
Ja fiz o teste em modo de poupanca de bateria..mas com 2.0Ghz fixos e o ecran no maximo de luminosidade..deu algo como 2:40..dantes duvido que durasse mais que 2:30..mas um dia testo melhor..
Eu tenho por habito desactivar tudo o que nao uso..modem 56k,placa de rede,bluetooth..card readers..essas trakitanas todas..mas agora fikei na duvida..como nao e na bios..mas sim no windows sera que eles ficam desligados a mesma?abc
 
Boas

Estou a testar o Undervolting à minha máquina e tenho os seguintes spec's antes e depois:
11*1.200V --> 11*0.987V

Tenho o Prime95 a correr a 3h no teste In-place large FFT's (maximum heat, power consumption, some RAM tested), juntamente com o BTuga, EMule, MSN, Outlook, AntiVirus, RatDVD a bombar um filme e essas "tretas" todas, e tenho tido sempre 66º nas ultimas 3h e sem o Prime95 58º com tudo o resto.

É um bom Undervolting? Tenho um T5600, com 1Gb de Ram.

Tentar baixar para 11*0.975V é plausivel ou demasiado ambicioso?
 
Boas

Estou a testar o Undervolting à minha máquina e tenho os seguintes spec's antes e depois:
11*1.200V --> 11*0.987V

Tenho o Prime95 a correr a 3h no teste In-place large FFT's (maximum heat, power consumption, some RAM tested), juntamente com o BTuga, EMule, MSN, Outlook, AntiVirus, RatDVD a bombar um filme e essas "tretas" todas, e tenho tido sempre 66º nas ultimas 3h e sem o Prime95 58º com tudo o resto.

É um bom Undervolting? Tenho um T5600, com 1Gb de Ram.

Tentar baixar para 11*0.975V é plausivel ou demasiado ambicioso?

Viva

É um excelente drop...

Podes tentar sempre menos, o que interessa é que o CPU fique estável... e para isso nada melhor que uns loops de Prime95, ou Orthos.

Abraço ;)
 
Boas

Estou a testar o Undervolting à minha máquina e tenho os seguintes spec's antes e depois:
11*1.200V --> 11*0.987V

Tenho o Prime95 a correr a 3h no teste In-place large FFT's (maximum heat, power consumption, some RAM tested), juntamente com o BTuga, EMule, MSN, Outlook, AntiVirus, RatDVD a bombar um filme e essas "tretas" todas, e tenho tido sempre 66º nas ultimas 3h e sem o Prime95 58º com tudo o resto.

É um bom Undervolting? Tenho um T5600, com 1Gb de Ram.

Tentar baixar para 11*0.975V é plausivel ou demasiado ambicioso?

qual a ideia de correres o in place large ffts?so tas a mecher no proc...small ffts nao xegara?eu pelo menos so testo com esse..
 
qual a ideia de correres o in place large ffts?so tas a mecher no proc...small ffts nao xegara?eu pelo menos so testo com esse..

Boas

Eu nunca tinha usado o Prime95. Não sei o que faz em concreto cada opção, aquele como falava em maximum heat, power consuption, pensei porque não???

Se é o melhor dos testes não sei, mas penso que passou com distinção...

Próximo objectivo, ir até aos 0.975V
 
É uma boa ideia realmente. Faz-me lembrar a onda dos Ultra Low Voltage.

No entanto, alguém conhece algum programa que o faça em linux?!

cumps,
 
Back
Topo