Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

Viva!

Tenta verificar por ti próprio, pois esses valores podem variar muito de sistema para sistema mesmo tendo o mesmo cpu.

Aconselho-te a ir baixando esse valor com calma, correndo sempre uns loops de Orthos(http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab) ou Prime95 de modo a testar a estabilidade do CPU. Assim que chegares a um valor em que obtenhas instabilidade, volta ao valor anterior, sendo esse o aconselhável.

Abraço ;)

Obrigado pela resposta AudigyMaster. eu tive a tentar fazer isso, correndo sempre o orthos por uma hora a seguir. consegui reduzir a voltagem máxima no rightmark para 1.150V sempre estável e acho que conseguia reduzir mais, no entanto quando ia ver ao cpu info no rightmark, via que o CPU 1 nunca ultrapassa os 2011Mhz enquanto que o CPU 0 sobe até aos 2195Mhz. fiquei na duvida se há algo errado com o meu CPU ou se é algum efeito da redução da voltagem. que devo fazer nesta situação?
 
Obrigado pela resposta AudigyMaster. eu tive a tentar fazer isso, correndo sempre o orthos por uma hora a seguir. consegui reduzir a voltagem máxima no rightmark para 1.150V sempre estável e acho que conseguia reduzir mais, no entanto quando ia ver ao cpu info no rightmark, via que o CPU 1 nunca ultrapassa os 2011Mhz enquanto que o CPU 0 sobe até aos 2195Mhz. fiquei na duvida se há algo errado com o meu CPU ou se é algum efeito da redução da voltagem. que devo fazer nesta situação?

Humm um problema algo estranho, pois ambos os cores funcionam sempre á mesma frequencia, ou seja não possuem clock independentes.

Se possivel coloca um printscreen.

O undervolting não causa qualquer alteração das frequencias de funcionamento de CPU, só altera unicamente as voltagens do mesmo.

Tenta verificar se estás a usar o multiplicador máximo do teu CPU(que no caso de um T7500 é de 11x) e se estás a usar o profile max performance.

De modo a verificares se poderá ser um erro de leitura, tenta usar o CPU-Z.


Cumps ;)
 
á uns tempos tinha no portatil da minha irma a velocidade minima a 0.7xx V

Com os Core 2 Duo a voltagem minima é de 0.950 ???


tenho um colega meu que tem um T5500

e quer na velocidade minima, quer na máxima tem 0.950v para tudo!
 
o multiplicador de ambos os CPUs está a 11x e tou a usar o perfil alto desempenho

quanto ao CPU z, só consigo ver como está o cpu 0. como faço para ver a velocidade de funcionamento do cpu 1?





 
o multiplicador de ambos os CPUs está a 11x e tou a usar o perfil alto desempenho

quanto ao CPU z, só consigo ver como está o cpu 0. como faço para ver a velocidade de funcionamento do cpu 1?

Boas

Provavelmente é um erro de leitura por parte do RM Clock. Os valores que referes não são do CPU1 ou do CPU0 mas sim de ambos os cores.

O valor do core clock refere-se á velocidade de relógio actual do CPU, já o valor de baixo, Throttle refere-se á frequencia que será usada como dymanic shitching, que neste caso é igual á frequencia máxima, o que quer dizer que não será usada essa função.

Guia-te pelo CPU-Z que é mais preciso. Não tens com que te preocupar por ele está a usar o multiplicador máximo e portanto a frequencia máxima.


Abraço ;)
 
Já num post anterior meti a questão mas ninguem me respondeu :(: Como faço para reduzir as temperaturas em idle? Com o processador a full consegui metê lo de 72ºC para 60ºC, agora em idle é que não consigo reduzir.

Ajudem me sff! Quem não sabe é como quem não vê! :-D

Obrigado
 
Já num post anterior meti a questão mas ninguem me respondeu :(: Como faço para reduzir as temperaturas em idle? Com o processador a full consegui metê lo de 72ºC para 60ºC, agora em idle é que não consigo reduzir.

Ajudem me sff! Quem não sabe é como quem não vê! :-D

Obrigado

Viva,

Uma vantagem que advem do undervolting é o abaixamento do calor gerado, principalmente em situações de full load.

Em idle a diferença não é tão significativa, mas existe.

Tudo depende de caso para caso, entre modelos de CPUs...

Abraço ;)
 
Boas

muito interessante isto, mas eu tenho um pequeno problema e vou viver com ele até arranjar dinheiro para comprar um portátil novo... é que cai no erro de à uns anos comprar um portátil P4 a 3.2Ghz o que faz com que seja quase torradeira (temperatura media 74º) e autonomia nem vê-la.

testei estes progs e o meu processador não tem multiplicadores (ta sempre a 16x e na voltagem aparece 0.000V). No entanto posso alterar o Throttle... mas fiquei com uma duvida... mesmo que meta o Throttle a 12.5 no Monitoring, na parte CPU core clocl and Throttle aparece-me dois graficos (com cores diferentes) e o throttle fica realmente baixo, mas o CPU core clock fica sempre a 3200 ... !!
quanto à temperatura... baixa, mas o desempenho tb baixa drasticamente!

aguardo resposta :) não digam mto mal do P4 pq se não ainda fico com mais remorsos!:lol:

acabei agora mesmo de fazer 2 testes! o que me surpreendeu!
o primeiro teste fiz com o Throttle a 12.5% e a bateria durou-me 12 minutos a descarregar dos 100% aos 4%
o segundo teste fiz com o Throttle a 100% e demorou-me 21 minutos a descarregar a bateria até aos 0% ...
(eu sei que a bateria esta viciada! pois devido à pouca duração, sempre utilizei o portátil ligado à corrente)
 
Última edição:
Viva,

Uma vantagem que advem do undervolting é o abaixamento do calor gerado, principalmente em situações de full load.

Em idle a diferença não é tão significativa, mas existe.

Tudo depende de caso para caso, entre modelos de CPUs...

Abraço ;)

Em idle não sei se terá alguma vantagem uma vez que o processador costuma estar no mínimo de voltagem (0.95), mesmo sem underclock. Como não se consegue reduzir os 0.95, estamos na mesma...
 
Olá, não tive problema nenhum (pelo menos até agora) com 0.975, mas como sabes cada cpu é um cpu logo pode ser que não consigas por o teu a funcionar com voltagens tão baixas.

Ao ínicio começei a pensar pra mim e diria que é mm um bocado estúpido.....

Também eu tenho um A8JS e passar directamente para as voltagens que referiste virou logo blue screen.

Cada CPU é um CPU? Explica-te em condições.... Tanto o meu como o dele como o teu são iguais logo não percebo porque é que não consigo obter essas voltagens
 
Ao ínicio começei a pensar pra mim e diria que é mm um bocado estúpido.....

Também eu tenho um A8JS e passar directamente para as voltagens que referiste virou logo blue screen.

Cada CPU é um CPU? Explica-te em condições.... Tanto o meu como o dele como o teu são iguais logo não percebo porque é que não consigo obter essas voltagens

Depende das revisões do processador.
 
Desde já, o meu agradecimento e parabéns ao autor deste tutorial. Tenho um portátil da Acer que estava a sofrer de problemas de sobreaquecimento (desligava-se sozinho quando, por exemplo, em jogos, lhe era exigido esforço em simultâneo do CPU e da gráfica) e, com a ajuda deste tutorial e do ATItools, resolvi o problema. No meu caso, fiz undervolt dum Pentium M 760 2.0GHz de 1.42v para 1.20v, a temperatura do CPU caíu logo entre 10 a 15ºC. Com o ATItool, reduzi a velocidade da GPU (uma X700) de 358 MHz para 300 MHz e, agora, consigo jogar sem isto nunca ir abaixo. Perfeito!

Só tenho uma dúvida: há algum programa do género, para fazer undervolt, para Linux? É que estou a usar o Ubuntu 7.10 nisto e dava jeito conseguir as mesmas temperaturas que consigo no Vista, graças a este tutorial.:-D
 
O que eu quis dizer com "cada processador é um processador" é que apesar de o modelo do processador ser igual (o Core2Duo T7200 no caso do A8JS) é que existem sempre pequenas diferenças entre cada cpu produzido.
Quando a intel produz processadores de uma determinada família, eles são em teoria todos igual, mas depois na prática isso não se verifica. Os processadores são e depois são catalogados conforme a performance que conseguem atingir, por exemplo T7100 para os processadores mais lentos, T7200 para os processadores intermédios e T7500 para os mais rápidos.
Além disto, os processadores são catalogados dessa forma para uma voltagem padrão (1.0375v no caso do T7200 (http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL9SL)), mas pelo mesmo motivo da diferença de velocidades de relógio, nem todos conseguem funcionar com as mesmas voltagens baixas (resultantes do undervolting), ou seja, o teu processador pode não conseguir funcionar à velocidade máxima com a voltagem que o meu consegue, logo, para o teu cpu, o limite mínimo de voltagem pode se 1.000v enquanto que no meu é 0.975v.
Espero que te tenha elucidado.
É a mesma história que nem todos os processadores do mesmo modelo são bons para fazer overclock, nuns consegues melhor overclock do que noutros que teoricamente seriam iguais.
 
Boas

Em relação á questão de um CPU aguentar uma determinada voltagem e outro do mesmo modelo não suportar essa mesma voltagem de forma estável, o tutorial já tem um ponto que fala +/- acerca dessa questão:

Como devem saber, um CPU é uma peça muito complexa, em grande parte devido aos seus componentes serem de uma ordem infimamente pequena. Durante o seu fabrico, nem todos os cores(núcleos) que provêm de uma mesma bolacha de silício irão ter a mesma velocidade.
O fabricante irá testar cada uma das unidades, e atribuir-lhe uma frequência de relógio que ele mesmo o suporte de forma estável, existindo sempre uma margem de segurança. Em muitos casos essa margem é explorada no overclocking, ou seja aumentando a frequência de relógio acima do padrão. Neste caso em particular iremos explorar essa margem de segurança na voltagem em vez de na frequência.

Ou seja iremos explorar a margem em que o CPU funciona com uma voltagem menor possível, mantendo a mesma frequência de funcionamento.

Ou seja como nem todos os CPUs do mesmo modelo têm a mesma capacidade de overclock, o mesmo se passa no undervolting.

Cada CPU tem o seu limite, uns aguentam mais, outros nem por isso, sendo que essa capacidade depende de vários factores, como o stepping do CPU, a board/sistema usada com o CPU, o factor sorte aliada ao mesmo, etc.

Só tenho uma dúvida: há algum programa do género, para fazer undervolt, para Linux? É que estou a usar o Ubuntu 7.10 nisto e dava jeito conseguir as mesmas temperaturas que consigo no Vista, graças a este tutorial.:-D

Viva,

Sei que existe essa possibilidade em sistemas Linux, não me recordo muito bem quais pois abordei muito superficialmente o assunto.

No entanto quando conseguir algo de concreto, coloco aqui no topico.


Abraço ;)
 
Boas

Obrigado ao autor da thread, muito bom trabalho.

Por agora, está assim, há mais de uma semana (acho eu).




Com notórias melhorias ao nível de calor/velocidade da ventoinha, mesmo a puxar pelo processador. Estabilidade, está igual, rock solid.

Mais uma vez, obrigado :)
 
Boas. Eu tenho o Vista 64bits... o RightMark CPU não funciona neste sistema certo? Não há nenhum programa que faça o undervolting que funcione neste sistema?

Já agora, vejo-vos a todos falar da temperatura de processador, gráfica, etc... como é que consigo ver essas temperaturas? Pela BIOS?

Cumprimentos
 
Boas. Eu tenho o Vista 64bits... o RightMark CPU não funciona neste sistema certo? Não há nenhum programa que faça o undervolting que funcione neste sistema?

Já agora, vejo-vos a todos falar da temperatura de processador, gráfica, etc... como é que consigo ver essas temperaturas? Pela BIOS?

Cumprimentos

Viva,

Em relação a sistema x64, o RM Clock Utility funciona em x64 sem quaisquer problemas...

O problema está na limitação imposta pela microsoft em não permitir que drivers não assinados corram no sistema, sendo que o RM Clock Utility precisa de correr um driver de modo a aceder e controlar o CPU.

Actualmente o único método que permite ultrapassar esse problema, é sempre que o sistema seja inicializado, seja premida a tecla F8, e seleccionada a opção disable driver signature enforcement, como presente na figura abaixo:

vista-advanced-boot-options.png


Após isso o RM Clock Utility irá funcionar sem quaisquer problemas.


Em relação ás temperaturas, o próprio RM Clock Utility permite saber as temperaturas de cada core... no entanto poderá ser também utilizado o Everest que lê tanto as temperaturas do CPU(temperaturas de cada nucleo do CPU), bem como da gráfica e do disco rígido quando aplicável.

Existem também outros programas freeware como o CoreTemp, que permite também ver as temperaturas de cada nucleo independentemente, bem como o RivaTuner, que permite não só fazer overclock á gráfica mas também verificar as frequencias de funcionamento da mesma e as temperaturas a que a mesma está a funcionar...


Alguma dúvida adicional é só colocar...
Abraço ;)
 
Última edição:
Pentium M 740

Antes:

6x @ 800Mhz @ 0.988v
13x @ 1733Mhz @ 1.356v

Depois :)

6x @ 800Mhz @ 0.732v
13x @ 1733Mhz @ 1.1v

As temperaturas

Idle 40ºC
Full 58ºC (a partir daqui liga a ventoinha, e não passa) ;)

Ainda assim estou a construir um cooler com duas ventoinhas de 80mm a trabalharem a 5v, com energia proveniente duma porta USB..

Cumps

P.S.: Isto não foi o mínimo, um dia dedico-me a ver se chega mais baixo!
(e ainda queria vender o CPU, aiai :rolleyes:)
 
Última edição:
boas ppl..

Achei este tutorial bastante interessante, possuindo eu um portátil, decidi aplicar um undervolting..
Tive resultados bastantes positivos, uma boa diminuição da temperatura, a ventoinha agora só dispara em casos esporádicos, espectacular ...

No entanto tenho algum receio que isto possa eventualmente causar algum dano ao processador a médio/longo prazo..
Resumindo, venho através deste post pedir aos users que utilizam este sistema perguntar se o utilizam sempre que têm o portátil ligado ou só em casos esporádicos, têm tido algum tipo de problemas!?

Cumps a todos
 
Back
Topo