Fecha ao fim de 16 anos, um dos últimos e maiores salões de jogos em Lisboa.

Esse ao lado do BIngo do Sporrting eu também conhecia mas já fechou à muitos anos atrás :\. Hoje em dia o novo edificio da ZON ocupa toda a àrea da estação rodoviária que estava ao lado do bingo do sporing, incluindo o proprio bingo.

ZON-edifício.jpg


Os outros locais não conhecia e neste momento já não vou conhecer :\
Outro local que me recordo que tem sempre pessoas a jogar snooker é o pavilhão chinês, que fica no principe real ao pé do rato. Deve ser caro porque só está lá uuma mesa.
 
Agora é moda cobrarem 1€ por crédito? Eu sou do tempo dos 50 escudos... Cobram 4x mais, sendo que agora há mais oferta do que há 15 anos atrás :D

50 Escudos!?
Isso é muita pasta, o teu tempo já é do inicio do declínio das arcades. :002:

"No meu tempo" as arcadas eram a 25 escudos, só mais tarde com o fim desta moeda é que as máquinas correntes ou antigas passaram a 20 escudos, e as novidades a 50 escudos.
Mais tarde achegaram-se aos 50 escudos como norma, e alguns anos depois começou a moda dos 100 escudos.
Por esta altura as consolas tornaram-se uma alternativa sustentável em comparação, o que ditou a primeira vaga de salões de jogos a fechar, que não mais parou.

Os outros locais não conhecia e neste momento já não vou conhecer

Lembrei-me de outro, quase de certeza fechado há muito, mas de menção incontornável.
O salão de jogos no interior do Centro Comercial das Amoreiras.
Entrando pela porta principal do CC, vira-se à esquerda, passa-se a Dentinho, a SONY, a Bang&Olufsen (não sei se estas lojas ainda existem), o Continente (...ou Jumbo?, não me lembro, mas acho que o espaço não era SONAE) está à nossa esquerda, vira-se lá no fundo á direita, e fica logo do lado esquerdo.
Não era um espaço muito grande, mas era muito bem aproveitado. Eram máquinas arcade de todas as formas e feitios por todos os lados, não havia canto ou até pilares na casa sem máquinas, e tinham mais num primeiro andar com escadas pelo interior com o centro da sala aberto a ver-se lá para baixo, e ainda tinham uma sala extra logo antes da entrada com mais máquinas, e mais arcades de corrida no corredor de acesso à loja.
O mais interessante é que era tudo máquinas recentes cuja maioria não se viam em mais salão nenhum.
 
Tambem havia um enorme salão de jogos no centro comercial de vila franca de xira, no ultimo piso, tinha um Robo grande a porta (em esferovite) mas era awesome, lembro me de querer entrar e não me deixarem porque não tinha idade haha, devia ter os meus 8 anos?
 
Penso que ainda não se falou aqui de uma que havia em benfica, perto da estação. Na Av. Gomes Pereira? Já não me recordo.

A última vez que estive lá, há muitos anos, estive a jogar Ténis de mesa, já não tinham quase nada de Arcade...
 
Tambem havia um enorme salão de jogos no centro comercial de vila franca de xira, no ultimo piso, tinha um Robo grande a porta (em esferovite) mas era awesome, lembro me de querer entrar e não me deixarem porque não tinha idade haha, devia ter os meus 8 anos?

O que eu sofri também com a restrição de idade na altura :P Tal como tu na altura do boom das arcades ainda devia ter uns 9/10 anos e não podia jogar. Lembro-me de existir um salão jogos na rua castelo branco saraiva (Penha de França) e de não poder entrar. Na altura pensava, quando tiver idade entro e jogo o que quiser. Quando tinha idade já tinha fechado e sido transformada numa oficina :\
 
No Porto só vejo arcadas em algumas festas com os tipicos Daytonas, Sega Rallys e Virtua Cops. Tirando isso só um espaço a frente da estação de Campanhã, mas nunca lá entrei ...
 
nos anos 90, era uma loucura mesmo, aqui por almada alem da Meta na costa d Caparica e um que havia mesmo ao lado dos CC dos pescadores, havia em almada o central, que agora penso que tem 2 ou 3 maquinas o resto é snooker, e um no CC do farao que era na cave. na altura era a loucura poder jogar street fighter 2 ou samurai shodown com o pessoal no fim de um dia de aulas. Chegar a casa e jogar a mesmo jogo na megadrive ou super Nintendo, mas sempre com aquele sentimento que faltava algo, talve zos bonecos mais pequenos, porque na altura uma neogeo era inalcansável em termos de preços
 
No Porto só vejo arcadas em algumas festas com os tipicos Daytonas, Sega Rallys e Virtua Cops. Tirando isso só um espaço a frente da estação de Campanhã, mas nunca lá entrei ...

Costumava passar nesse salão 1 a 2 vezes por mês para jogar Art Of Fighting.
Por vezes ia mais cedo para Campanhã só para ter tempo de gastar umas moedas antes de apanhar o comboio.

A última vez foi à uns 3 ou 4 meses.
 
Havia também a cave mesmo no prédio ao lado da meta na costa de caparica. Havia também um perto das esplanadas. Tenho 32 anos, sempre vivi na caparica, sempre me lembrei da meta existir. Lembro de já entrar com os meus pais a primeira vez e de não ter altura suficiente para conseguir jogar. Alguém sabe à quantos anos a meta existe?
 
Havia também a cave mesmo no prédio ao lado da meta na costa de caparica. Havia também um perto das esplanadas. Tenho 32 anos, sempre vivi na caparica, sempre me lembrei da meta existir. Lembro de já entrar com os meus pais a primeira vez e de não ter altura suficiente para conseguir jogar. Alguém sabe à quantos anos a meta existe?

Eu tenho 28, não sou de lá mas tenho lá casa e sempre lá passei o Verão, e pelo que os meus pais me dizem já existia antes de eu nascer. Suponho que antes fosse mesmo só snookers e matrecos.
 
Os Funcenter/Playcenter/PlayPlace (os gajos mudavam de nome e proprietários (direcção) de dois em dois anos para fugir aos impostos até à altura que o estado "fechou a torneira" e não puderam fugir mais) não eram salões de jogos, eram parques de diversões.Haviam demasiados locais de convívio aberto, e a localização era óptima a nível de acessos, e não precisavam ir lá de propósito (são Centros Comerciais com muito que ver/fazer), o que promovia o (muito) fácil ajuntamento de elementos indesejáveis.Tinham muitas arcades com jogos relativamente recentes, mas também pouco mudavam.Para mim, o ultimo salão de jogos a sério, repito, a sério, foi o mui venerado Salão de Jogos Monumental, que ficava na Av. Pedro Alvares Cabral.A ultima vez que fui a Lisboa, e vi o que fizeram com o Monumental (na altura uma enorme loja de roupa, tudo decorado em BRANCO em todas as direcções), em conjunto com outros desapontamentos ligados à nostalgia da memória na cidade, fizeram com que perdesse toda e qualquer vontade de voltar à capital (e assim foi, nunca mais lá meti os pés, e sou filho da Madragoa!).O Monumental, esse sim, um salão de jogos digno do nome.Máquinas "novas", bilhar e bola 8 no rés do chão, e no primeiro andar, as arcadas clássicas, algumas dos anos 80, matrecos, mesas de convívio e assistência, e nas mezzanines suspensas, mesas de cartas onde os velhos jogavam sueca, poker, e tudo mais.Duas coisas "cortam-me o coração" em relação ao Monumental.Uma é aquilo em que se tornou, a outra é o triste facto de que em toda a web só se consegue encontrar uma única foto do local, e é muito limitada, a maior parte das arcadas estão fora da imagem que ficariam á esquerda junto ás paredes a toda a extensão (e eram organizadas relativamente á temática sempre que o espaço o permitisse), a sala escondida lá no fundo com mais arcadas (durante anos estiveram lá sempre a máquina de Outrun original, duas de Virtua Racing, as de Raiden e Shangai entre outras) não se consegue ver de todo.Dá para ver algumas mesas de convívio no primeiro andar, e as diversas escadas para as mezzanines, mas não dá para ver mais nada. Por trás dos espelhos/corrimão lá no fundo é onde ficavam as mesas de matrecos, e do lado esquerdo à extensão da parede até meio da sala, as arcadas clássicas.*sigh*O Salão Monumental (aka. o Vérgas (uma associação popular com Las Vegas))..............man!
227_2750.jpg

Belos tempos!!! Sair da secundaria e ir ao VERGAS (Monumental e para os meninos ahaha!)

Depois os chineses tomaram conta do espaço e fizeram uma megastore chinesa que também já fechou.

Agora o espaço esta para arrendar!
 
Boas pessoal, estou a realizar um trabalho para a faculdade acerca da origem dos videojogos e um dos tópicos principais é precisamente acerca de máquinas de arcade que podíamos nestes salões de jogos.
Infelizmente estou farto de procurar por salões de jogos e o que encontro já fechou, como é o caso do monumental. Por isso vinha aqui perguntar se conhecem algum lugar onde eu pudesse encontrar estas míticas máquinas que tanta diversão geraram noutros tempos.

desde já obrigado pela vossa ajuda
 
Back
Topo