Fechadura Electrónica

PJ

Power Member
Bom é o seguinte, já tenho o esquema e tudo o necessário para construir uma fechadura electrónica com combinação de digitos e saída num relé.

O problema é que não consigo encontrar uma fechadura que agora adapte a isto, uma que funcione por impulso eléctrico ou algo do género.

Pode ser para construir até...

Se pudessem ajudar agradecia.

Cumps
 
Bom é o seguinte, já tenho o esquema e tudo o necessário para construir uma fechadura electrónica com combinação de digitos e saída num relé.

O problema é que não consigo encontrar uma fechadura que agora adapte a isto, uma que funcione por impulso eléctrico ou algo do género.

Pode ser para construir até...

Se pudessem ajudar agradecia.

Cumps

Qq fechadura para porta de rua (porta do prédio por exemplo), abre por impulso electrico.. não deves ter dificuldades em arranjar isso.
 
[ThunderS];3464182 disse:
Qq fechadura para porta de rua (porta do prédio por exemplo), abre por impulso electrico.. não deves ter dificuldades em arranjar isso.

Boa, ainda não tinha pensado nisso ;)

Mas necessitava mesmo era de uma mais pequena que isso pois o que tenho em mente não é bem uma porta, digamos que é mais um armário :D.

Cumps
 
Não sei mas calculo que numa sucata qualquer tenham algum carro com isso.
dispositivos_do_carro.jpg


travas_eletricas.jpg
 
Última edição:
passas por uma loja de peças auto, vês, perguntas preço e com um jeitinho ate te dizem de que carro são.
uma viagem ate uma sucata próxima, e pronto....

mas tem em atenção os preços, cenas dessas as vezes na sucata sai ao mesmo preço...
 
Hmm, pois, vendo bem o circuito de rodas dentadas acho que vou tentar fazer um caseiro :D.

Tenho aqui motores de passo e rodas dentadas e mais algum material. Vou começar a pensar nisso a ver o que sai daqui ;)

Cumps
 
Acho um projecto interessante quando fui buscar as imagens realmente pensei que nao seria totalmente impossivel:P

Se conseguires vai mantendo isto actualizado com fotos da contruçao.


off topic: g_card o teu wc home made ta um espectaculo
 
Última edição:
Estive a reflectir um pouco sobre isso e o problema é que os motores de passo necessitam de uma tabela lógica de 4 digitos para funcionar, ou seja necessitam de ser enviados 4 impulsos e o que de momento tenho é um impulso.

Já pensei utilizar um demux mas não dá pois necessita de duas entradas variáveis para fazer a tabela da verdade por inteiro. Posso ter uma entrada sempre a 1, que vem da fonte de alimentação mas não queria optar por isso, e outra que vem do relé.

O único que me ocorre de momento é utilizar um motor dos normais ao qual envio corrente através do relé, mas queria um modo de enviar a corrente em dois sentidos para fazer a abertura e o fecho :D

Se puderem ajudar com alguma ideia agradecia.

Vou ver se faço uns esboços para postar.

Cumps
 
Eu tenho uma ideia podes utilizar um botao com 6 pinos tipo para inverter as polaridades e assim para um lado abre depois de marcar o codigo e para o outro fecha



nos dois pinos do meio fica o + e o - esta é a energia que vem la do rele
nos pinos da esquerda fica o + e o - (tens o motor virado com os pinos para cima) ligas o + na direita e o menos na esquerda
nos pinos da direita o + e - (tambem tens o motor virado com os pinos para cima) ligas o - na direita e o + na esquerda

ps nao faz curto circuito pois quando puxas o interruptor para a esquerda desliga a direita e vice-versa

isto é tipo o circuito dos vidros dos carros

como deves compreender e complicado explicar, eu percebi mas explicar sem tar a ver...
nao desistas porque o mais dificil ja tu tens isto que eu disse faz-se num instante

Só por curiosidade que idade tens?
 
Eu tenho uma ideia podes utilizar um botao com 6 pinos tipo para inverter as polaridades e assim para um lado abre depois de marcar o codigo e para o outro fecha



nos dois pinos do meio fica o + e o - esta é a energia que vem la do rele
nos pinos da esquerda fica o + e o - (tens o motor virado com os pinos para cima) ligas o + na direita e o menos na esquerda
nos pinos da direita o + e - (tambem tens o motor virado com os pinos para cima) ligas o - na direita e o + na esquerda

ps nao faz curto circuito pois quando puxas o interruptor para a esquerda desliga a direita e vice-versa

isto é tipo o circuito dos vidros dos carros

como deves compreender e complicado explicar, eu percebi mas explicar sem tar a ver...
nao desistas porque o mais dificil ja tu tens isto que eu disse faz-se num instante

Só por curiosidade que idade tens?

Hmm, estou a entender, assim só tenho de acrescentar mais um botão desses depois do relé ;)

29 Primaveras.... :x2:

Cumps e obrigado pela ajuda ;)
 
podes é usar 2 reles...

os reles pelo que sei são tipo um interruptor de 3 pólos automáticos,

pões os 2 reles desligados a enviar por exemplo o "-" para o motor, ou seja o motor tem negativo nos 2 pólos não mexe....
ao activar um rele, ele deixa de enviar negativo e envia positivo, logo já vais ter "+" e "-" no motor. ao desactivar torna a enviar o "-".
se activares o outro o motor anda ao contrario...

ta um bocado confuso, mas é parecido ao esquema que referiram acima mas só com 2 reles...
se não perceberes avisa.

Cumps
 
g-card tambem acho uma boa ideia mas ele so tem (pelo que percebi) o circuito só com uma posição ou seja envia sempre o mesmo impulso isso poderia resultar se a parte electronica que ele tem enviasse dois impulsos um para fechar outro para abrir.
 
Pois, o problema é que a parte electrónica não sabe se é para fechar ou abrir, apenas envia impulso ao relé se a combinação 4 digitos estiver correcta o que faz com que o relé deixe passar corrente.

A ideia do botão de 6 pin foi de mestre ;)

Agora falta engendrar um esquema de roldanas/rodas dentadas para funcionar como um trinco.

Depois devo postar alguns esboços :D

Obrigado a todos.
 
Back
Topo