Domótica Fechadura Electrónico

mucifal

Power Member
Bom dia

Estou a pensar por uma fechadura electrónica, existem várias opções, com impressão digital etc etc alguém com experiência que possa partilhar
Obrigado
 
não te metas nisso é uma tecnologia cara e não compensa para pequenas aplicações.

Vantagens e desvantagens


A maior vantagem de usar fechaduras inteligentes é a facilidade, já que elas dispensam o uso de chaves para abrir. A biometria também representa uma nova camada de segurança, já que não basta saber uma senha numérica, mas também ter suas impressões registadas no equipamento para ter acesso à residência.

Os dispositivos com tecnologia wireless também apresentam a comodidade do bloqueio e acesso à distância, trazendo ainda segurança criptografada para o equipamento.

A maior desvantagem é a alimentação de energia que ela necessita. Apesar do equipamento não gastar muito, é possível que ele fique sem bateria caso o usuário não preste atenção ao consumo. Caso aconteça, é necessário pedir assistência técnica própria para abrir a residência.

O mesmo vale para modelos que são ligados apenas à luz eléctrica. Apesar de não utilizarem muita energia, como as versões com bateria, em caso de queda de luz, será necessário buscar ajuda de fora para abrir ou trancar a sua porta.
 
Última edição:
A maior desvantagem é a alimentação de energia que ela necessita. Apesar do equipamento não gastar muito, é possível que ele fique sem bateria caso o usuário não preste atenção ao consumo. Caso aconteça, é necessário pedir assistência técnica própria para abrir a residência.
.
Isso não e bem assim, muitas, têm sistema de chave incorporado (fechadura).
 
Isso não e bem assim, muitas, têm sistema de chave incorporado (fechadura).

não confundir os sistemas de fechaduras baratos( que domotica tem pouco ou nada) com os mais sofisticados, não tem qualquer sistema de chave como as fechaduras mais baratas(que são meras amostras, ao pé de uma verdadeira fechadura de domotica) que custa umas belas centenas de euros.
 
Não estou a confundir nada, procura lá por ex a Aqara N100 e vê se não faz o que o user procura e se tem ou não fechadura, como essa outras mais têm. Também ando a estudar a aquisição de uma.
 
Obrigado a todos pelas as resposta , este é um projecto ainda em inicio de estudo mas acho que será apesar das limitações que ja vi que ainda ha uma boa solução para a minha casa, este caso é uma vivenda , esse modelo aquara n100 da para exterior ?
 
Não sei o que queres dizer com exterior, essa fechadura e composta por duas peças uma fica no exterior. Se fores pesquisar vai ver que ela foi testada de várias formas e passou.
 
Bom eu instalei a minha fechadura electronica ...

Nao sei bem ainda se fique com esta ou compre a outra da Yale.

Esta da August, nao e fechadura, simplesmente acopla ao canhao do lado de dentro e depois o motor manipula a tranca. A app e bem porreira neste aspecto com geofencing, codigos temporarios e tem imensas interligacoes nomeadamente airbnb, booking etc (quando alguem faz booking de uma casa no airbnb cria logo codigo automatico para essa pessoa com os codigos que so sao validos durante o checkin ate ao checkout).

Image%202019-12-06%20at%207.27.11%20PM.png


Nao gosto do facto do keypad (comprado a parte) ser facilmente identificavel em termos de marca, etc. Por um lado manter a fechadura de fora para a chave, passa despercebido (nao fosse o keypad quem visse de fora nao da para ver que tem fechadura inteligente) mas depois o keypad deita por terra e uma pessoa assume logo que por tras esta esta maquineta.

Image%202019-12-06%20at%207.29.10%20PM.png


Por outro lado, tem a Yale Assure, por parte da Yale que primeiramente e uma empresa de fechaduras ja para 100 anos, e que e igual a da Google Yale x Nest (a fechadura e semelhante mas tem o software da Nest). Nao tem buraco para chave apenas botoes digitais:

yale-assure-sl-hand.jpg


O contra e que o software (sem comprar o da Nest que e carissima) e mau. Se bem que se pode comprar um modulo Zigbee para por dentro dela ou agora que a Yale comprou a August, colocar um modulo dentro da fechadura que activa Wifi e ser controlada pela App da August (com as conexoes a Airbnb e por ai fora).

O nao ter chave ate gosto, e menos 1 ponto de intrusao - existem relatos no reddit de serralheiros que nao conseguiram destruir a fechadura com brocas e coisas assim, portanto la resistente deve ser. Ficar preso ca fora, se perde as baterias, aquilo tem uns terminais para uma pilha 9V por baixo caso as baterias vao abaixo. (Prefiro ir a uma loja comprar uma 9V para entrar em casa do que andar com chave atras como backup ... perde-se o proposito de nao ter que andar com chave).

O raio do modulo da August para a Yale e que e caro o que me irrita. Esteticamente gosto mais da Yale, mesmo por dentro acho mais bonita que a August que parece mais desfasado.

images


Comprei a August por 55 dolares em BFriday (preco normal de 200+$ ) e keypad por 30 - total de 85 dolares.

A Assure sao 100 dolares (mas apenas com capacidades de codigo praticamente). O modulo August/Zigbee sao outros 99 mas ai ja vem com hubs para wifi/zigbee etc.
 
Última edição:
Bom eu instalei a minha fechadura electronica ...

Nao sei bem ainda se fique com esta ou compre a outra da Yale.

Esta da August, nao e fechadura, simplesmente acopla ao canhao do lado de dentro e depois o motor manipula a tranca. A app e bem porreira neste aspecto com geofencing, codigos temporarios e tem imensas interligacoes nomeadamente airbnb, booking etc (quando alguem faz booking de uma casa no airbnb cria logo codigo automatico para essa pessoa com os codigos que so sao validos durante o checkin ate ao checkout).

Image%202019-12-06%20at%207.27.11%20PM.png


Nao gosto do facto do keypad (comprado a parte) ser facilmente identificavel em termos de marca, etc. Por um lado manter a fechadura de fora para a chave, passa despercebido (nao fosse o keypad quem visse de fora nao da para ver que tem fechadura inteligente) mas depois o keypad deita por terra e uma pessoa assume logo que por tras esta esta maquineta.

Image%202019-12-06%20at%207.29.10%20PM.png


Por outro lado, tem a Yale Assure, por parte da Yale que primeiramente e uma empresa de fechaduras ja para 100 anos, e que e igual a da Google Yale x Nest (a fechadura e semelhante mas tem o software da Nest). Nao tem buraco para chave apenas botoes digitais:

yale-assure-sl-hand.jpg


O contra e que o software (sem comprar o da Nest que e carissima) e mau. Se bem que se pode comprar um modulo Zigbee para por dentro dela ou agora que a Yale comprou a August, colocar um modulo dentro da fechadura que activa Wifi e ser controlada pela App da August (com as conexoes a Airbnb e por ai fora).

O nao ter chave ate gosto, e menos 1 ponto de intrusao - existem relatos no reddit de serralheiros que nao conseguiram destruir a fechadura com brocas e coisas assim, portanto la resistente deve ser. Ficar preso ca fora, se perde as baterias, aquilo tem uns terminais para uma pilha 9V por baixo caso as baterias vao abaixo. (Prefiro ir a uma loja comprar uma 9V para entrar em casa do que andar com chave atras como backup ... perde-se o proposito de nao ter que andar com chave).

O raio do modulo da August para a Yale e que e caro o que me irrita. Esteticamente gosto mais da Yale, mesmo por dentro acho mais bonita que a August que parece mais desfasado.

images


Comprei a August por 55 dolares em BFriday (preco normal de 200+$ ) e keypad por 30 - total de 85 dolares.

A Assure sao 100 dolares (mas apenas com capacidades de codigo praticamente). O modulo August/Zigbee sao outros 99 mas ai ja vem com hubs para wifi/zigbee etc.

Boa leitura esta , e ainda estás satisfeito com a compra? Eu sei que vou colocar uma em minha casa é uma questao de tempo , nao pagaste alfândega?
 
Estou. Acho que nuca mais terei fechadura sem acesso electrónico. Já n uso Chaves e e bastante cómodo estar a sair do carro e a porta já estar destrancada e só abrir.. também tenho activos umas Cenas que aí abrir a porta, activa logo cena X , que no meu caso são as luzes da sala. Tenho SMS sempre que porta e aberta ou aviso da APP.

HJ em dia só ando com chave do carro e tlm.
 
Back
Topo