1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fedora 8

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por petersaints, 26 de Outubro de 2007. (Respostas: 217; Visualizações: 19442)

  1. petersaints

    petersaints Power Member

    Só agora reparei que o Fedora 8 está quase quase a ser lançado ;) Dêm opiniões de quem já testou as versões pre-lançamento e já agora comparem com outras distros concorrentes, por exemplo Ubuntu.

    Podemos também tornar este o Tópico Oficial desta versão do Fedora :P

    Já falta pouco para 8 de Novembro ;)
     
  2. Hipnoted

    Hipnoted Power Member

    Eu experimentei uma das últimas betas e está mesmo user-friendly, quase tão user-friendly como o Ubuntu.

    Sempre gostei do Fedora, foi a minha 1ª distro, e como todos sabem ninguém esquece a 1ª vez. :D
    Aguardo ansiosamente pelo dia 8 de Novembro para poder experimentar.
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    É o que uso há já quase 15 dias, desde que saiu o test 3.

    Muito estável, instala-se o livna development e tem os pacotes todos como a versão 7. Fantástico.

    A nível de aspecto geral, funcionalidades, etc, cada vez digo mais que o Fedora e o Ubuntu estão muito parecidos. Já tive a oportunidade de testar o Ubuntu 7.10 e realmente a diferença não é quase nenhuma, tirando os factores óbvios:

    • fedora não inclui nem nunca vai incluir drivers, firmware ou software proprietário
    • usa rpm em vez de .deb, mas o gestor de pacotes yum está super ultra rápido e o gestor gráfico de pacotes está tão bom ou melhor que o synaptic
    O ponto do software proprietário é facilmente resolvido instalando o repositório livna, que dá acesso a codecs para divx, dvd, xvid, etc, o mplayer, os drivers da ati e nvidia, drivers para placas wireless, etc, etc.

    Na minha experiência pessoal, o Fedora corre mais fluido e é bem mais agradável do que o ubuntu, por exemplo.

    Enfim. Podia estar aqui a falar sem parar, mas essencialmente é isto. Quem tiver dúvidas, é sacar um dvd ou um dos novos live cd (sim, como os do ubuntu) e experimentar.

    Ps: não vai trazer o compiz fusion de origem, mas há repositório para isso, obviamente :)
     
  4. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Tem de se sacar o dvd não é verdade? Não há netinstall?
    Digo isto, para fazer a instalação, obviamente.
     
  5. JKL22

    JKL22 Power Member

    Não sei se esta versão já tem, mas o Fedora 7 tinha a possibilidade de utilização de um CD de NetInstall.
     
  6. 2xtreme

    2xtreme Power Member

    traz suporte de escrita NTFS nativo como o Ubuntu!?
     
  7. camadas

    camadas Power Member

    Isso seria o factor para ir para o Fedora ( voltando as origens, meu rico Red Hat 7.0 :D ), mas se não trouzer acho que seria facil de instalar, penso eu de que, mas que uma pessoa mais experiente fale aqui.
     
  8. petersaints

    petersaints Power Member

    O ntfs-3g não é proprietário por isso não vejo razão de não existir nos repositórios oficiais.
     
  9. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Eu acima já referi que não é necessário sacar o dvd. Há live cd como no ubuntu. Depois podem instalar a partir de lá. Claro que não tem a terça parte do software com que ficam na instalação default com o dvd, mas isso é óbvio.

    Quanto ao ntfs-3g já vem incluido, mas convém instalar o ntfs-config, porque pelo menos no 8 o ntfs-3g não está activo de origem, apesar de vir instalado. É só instalar este pacote de configuração (no ubuntu acho que também se pode instalar), e depois ir ás opções e configurar a partição windows que querem incluir e onde a querem montar (elas são detectadas automaticamente).

    Any more questions?
     
  10. 2xtreme

    2xtreme Power Member


    era como se tinha de fazer no Ubuntu 7.04. no 7.10 nao e preciso mexer uma palha ele detecta e activa a escrita nas partiçoes ntfs. obrigado pelo esclarecimento.
     
  11. petersaints

    petersaints Power Member

    Gostava de saber como é o Fedora em actualizações... tipo depois de sair o 8 quanto tempo demora para eles meterem uma nova versão do Firefox quando saí um update, ou de outros programas como o Pidgin (acho que esse tem repositório oficial para Fedora portanto não era problema mas agora não me lembro de mais nenhum que eu costumo querer actualizar e só mesmo compilando da source que hás vezes não consigo) ? Eu em principio vou usar Ubuntu (até porque os drivers proprietários da ATI não funcionam com kernel 2.6.23 :( no máximo que dá é 2.6.22 que é o que o Ubuntu 7.10 usa :P) e além disso na escola usam uma distro in-house Debian based e o Ubuntu sendo Debian-based tem (ou pode ter) vantagem :P Mas sem dúvida que quero experimentar Fedora mais tarde ou mais cedo (só ainda não usei porque o meu Desktop tem um problema com a maioria das distros no que diz respeito à gráfica, até agora só consegui usar Ubuntu e PCLinuxOS, mas agora também tenho o laptop que parece ser mais Linux friendly :P).
     
  12. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O fedora também as detecta, só que não as monta automaticamente. É um procedimento que demora 1 minuto :)

    A nível de updates é igual ao Ubuntu ou outra distro qualquer. Os updates não são feitos no próprio dia que saem, demorando sempre uns dias, mas é normal.
     
  13. Tjda

    Tjda Power Member

    Fedora foi a minha 2 º distro utilizei a versão 6 dai para diante só utilizei ubuntu e não gostei muito da experiência talvez mude novamente para o fedora pois foi onde me senti melhor
     
  14. petersaints

    petersaints Power Member

    Ou seja, nos repositórios oficiais não há drivers proprietário... não é?
    Quanto ao Livna é de confiança e com ele (Livna + Repositórios Oficiais do Fedora) tem-se tanto software como nos repositórios oficiais do Ubuntu?
    Quanto ao compiz fusion ja há repositório?

    Obrigado!
     
  15. petersaints

    petersaints Power Member

    Outra coisa o Fedora já instala codecs automaticamente e essas cenas??
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O Fedora nunca teve nem nunca terá incluídos codecs/drivers/etc proprietários. A otentares correr um mp3, por exemplo, aparece o codec buddy como no ubuntu 7.10, mas só te deixa instalar o codec mp3. Os outros tens que pagar por eles, por esse sistema. Eles fizeram um acordo com a Flendo para os utilizadores terem acesso "legal" aos codecs. O Ubuntu também não vem com esses codecs de origem, mas depois dizem n sei o q e afinal depois já não é ilegal instalar. É um pouco contraditório. No Fedora é preto no branco. É ilegal incluir esses codecs, não se incluem e pronto, até porque mesmo que fosse legal a maioria são proprietários e por isso não poderiam ser incluidos.

    É só instalar o repositório Livna e tens acesso a tudo e mais alguma coisa, inclusivamente drivers para nvidia e ati. É simples (bem mais simples que adicionar um repositório no Ubuntu). Basta um "rpm -ihv livnablablabla.rpm" e o repositório fica instalado :)
     
  17. petersaints

    petersaints Power Member

    Já agora já há forma de fazer loading do Fedora 8 Live forçando que este carregue vesa em vez de os drivers open-source nv? É que para o Desktop o Fedora já me atormenta com isto desde a versão 6 :( É que simplesmente não consigo usar!

    Bem e agora vou-me deitar ;)
     
  18. petersaints

    petersaints Power Member

    Bem daqui a pouco vou ver se consigo por o Fedora 8 Test 2 a arrancar LOL (tenho o Test 2 num CD mas não me apetece gastar um CD com o Test 3 só para não funciona, se é para gastar CDs, já tenho poucos, que seja com o Fedora 8 Final que está quase aí :P Mas se o Test 2 funcionar aí sim sou capaz de sacar o Test 3, ou esperar pelo Final)
     
  19. GunjiRyoku

    GunjiRyoku Power Member

    Boas, alguém sabe-me dizer se as drivers open-source "radeon" que vêm no fedora 8 irão suportar a série x1000 da ATI?
     
  20. heeven

    heeven Power Member


    mal qual é o problema ao certo? o X nao arranca?
     

Partilhar esta Página