1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fedora Core 6 released

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por p0ser, 23 de Outubro de 2006. (Respostas: 90; Visualizações: 12094)

1. A nova versão do Fedora Core, plataforma bleeding edge patrocinada pela Red Hat, começou a ser distribuída por todos os mirrors esta madrugada. A nova versão deve ser anunciada oficialmente muito em breve no site e o changelog já se encontra disponível aqui.
    Os melhoramentos para Desktop incluem:

Kernel 2.6.18
    Gnome 2.16 ou KDE 3.5.4
    X.org 7.1
    Aceleração e efeitos recorrendo ao Compiz sobre a framework AIGLX
    Performance 50% mais rápida em aplicações que usem bibliotecas dinâmicas
    Vários melhoramentos no sistema de instalação Anaconda, novos temas, novo tipo de letra pre-definido, novo suporte para impressoras recorrendo ao CUPS 1.2, ajuste dinamico de resolução e profundidade de cor, etc.

Screenshots.

Uma distribuição bastante sólida, que deve ser considerada para quem quer experimentar um sistema de instalação baseado em RPMs.

2. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Já não era sem tempo, depois de alguns adiamentos até que enfim a versão final! :)

3. barbosas

barbosas [email protected] Member

yah... ja andava á algum tempo de olho nesta release, ja la vao 15 dias de adiamentos :)

4. SE for como o 5 nem vou gastar um dvd nessa distro ,sim pq se houve distro que me tirou do serio foi o FC5

5. TidusABE

TidusABE Power Member

6. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Eu também preferi o FC4 ao FC5. Vamos ver este...

Só para avisar que já está no darkstar (darkstar.ist.utl.pt).

7. a mim ja começou a dar problemas nomeadamente na parte de instalação de uma grafica nvidia :P, em suse numa me deu problemas.

8. TidusABE

TidusABE Power Member

Só para fazer updates e instalar xmms xine e outras cenas pelo yum ......>( fiquei sem paciencia ,um OS que pretende ser user frendly e ter mais adeptos,obrigar a meter as sources a mão pois as que vêem de origem não dão ,e ir buscar as key que as vezes não dão ,até parece que estamos a fazer pirataria ,este não é o melhor caminho a seguir pelos OS linux.

9. concordo plenamente ctg, enquando eles(fedora) usarem o sistema de repositorios actual nao vao a lado nenhum a meu ver, ja ubuntu e suse usam sistemas ligeiramente diferentes penso q em geral estao melhores q o fedora, um facto q constatei apenas por curiosidade é a rapidez do fedora comparando com outros tipo suse e ubuntu, gostei bastante, abandonei gentoo ha uns tempos por falta de paciencia(mto tempo a compilar) e dediquei-me ao suse que ja uso a algum tempo.

10. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Já fiz o upgrade do 5 e está muito bom.

Rápido, com as dev tools que interessam.

Bom para quem se quer adaptar a um Linux usado a nível profissional.

11. barbosas

barbosas [email protected] Member

Já cá canta o DVD, vamos la testar isto :)

12. esteves

esteves Power Member

talvez devia de abrir uma nova threads... mas eu queria perguntar quais as grandes diferecias fc3 para este ultimo? foi apenas a nivel de sofware ou chega a nivel de sistema operativo??

edit: obrigado pelas respostas

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  13. borbs

borbs Power Member

Boas! Tou a pensar instalar isto para experimentar.Queria apenas que me tirassem umas dúvidas...isto suporta raid0?Dá para escolher a linguagem ou tenho que sacar mesmo um dvd em português?

14. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Sim á primeira pergunta (sw raid com os fake raid controllers das mb's normais).
    Sim á segunda. As distro's vêm sempre com todas as lang's possíveis e imagináveis, escolhes no install e/ou depois de teres instalado podes mudar sempre que quiseres.

15. borbs

borbs Power Member

OK, obrigado! Vou experimentar isto então...

16. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Fica desde já o aviso a quem estiver a ffazer upgrade para esta versão do Fedora Core, não definam partições em ReiserFS como mout points durante a instalação, existe um bug com o automount deste sistema de ficheiros, qdo encontrar a solução depois meto aqui, até lá a cada reboot tem de se montar manualmente a partição...

Posso também dizer que a minha Radeon X800 funciona out of the box e com os efeitos de Desktop activos, embora fique algo lento, o que não acho normal... Quando resolver este problema também ponho aqui...

Até lá bons posts!

17. borbs

borbs Power Member

Mas o Linux usa sistemas de ficheiros diferentes do Windows?Não dá pa usar NTFS?

Eu kero instalar o fedora numa partição e ficar com o windows na partição principal.Se não usam o mesmo sistema de ficheiros não será possivel aceder à partição do fedora quando estou no windows certo?

Quanto espaço é preciso ou recomendam para a partição?

Última edição: 7 de Novembro de 2006
  18. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

É possivel sim, há programas que permitem ao windows ler ext2/3 :P

Procura no google "ext3 windows" ou "reiserfs windows" e encontras alguns

19. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Para acederes do Windows ao Linux (apenas ler) podes usar o "explore2fs", procura no google.

20. Mektub

Mektub Power Member

Para leres ext2/ext3 no Windows, usa este:

http://www.fs-driver.org/

É super ImPacável !

Mektub }>

Partilhar esta Página