Fedora Core 6 released

p0ser

Membro
A nova versão do Fedora Core, plataforma bleeding edge patrocinada pela Red Hat, começou a ser distribuída por todos os mirrors esta madrugada. A nova versão deve ser anunciada oficialmente muito em breve no site e o changelog já se encontra disponível aqui.
Os melhoramentos para Desktop incluem:

Kernel 2.6.18
Gnome 2.16 ou KDE 3.5.4
X.org 7.1
Aceleração e efeitos recorrendo ao Compiz sobre a framework AIGLX
Performance 50% mais rápida em aplicações que usem bibliotecas dinâmicas
Vários melhoramentos no sistema de instalação Anaconda, novos temas, novo tipo de letra pre-definido, novo suporte para impressoras recorrendo ao CUPS 1.2, ajuste dinamico de resolução e profundidade de cor, etc.

Screenshots.

Uma distribuição bastante sólida, que deve ser considerada para quem quer experimentar um sistema de instalação baseado em RPMs.
 
a mim ja começou a dar problemas nomeadamente na parte de instalação de uma grafica nvidia :P, em suse numa me deu problemas.

Só para fazer updates e instalar xmms xine e outras cenas pelo yum ......>( fiquei sem paciencia ,um OS que pretende ser user frendly e ter mais adeptos,obrigar a meter as sources a mão pois as que vêem de origem não dão ,e ir buscar as key que as vezes não dão ,até parece que estamos a fazer pirataria ,este não é o melhor caminho a seguir pelos OS linux.
 
Só para fazer updates e instalar xmms xine e outras cenas pelo yum ......>( fiquei sem paciencia ,um OS que pretende ser user frendly e ter mais adeptos,obrigar a meter as sources a mão pois as que vêem de origem não dão ,e ir buscar as key que as vezes não dão ,até parece que estamos a fazer pirataria ,este não é o melhor caminho a seguir pelos OS linux.


concordo plenamente ctg, enquando eles(fedora) usarem o sistema de repositorios actual nao vao a lado nenhum a meu ver, ja ubuntu e suse usam sistemas ligeiramente diferentes penso q em geral estao melhores q o fedora, um facto q constatei apenas por curiosidade é a rapidez do fedora comparando com outros tipo suse e ubuntu, gostei bastante, abandonei gentoo ha uns tempos por falta de paciencia(mto tempo a compilar) e dediquei-me ao suse que ja uso a algum tempo.
 
Já fiz o upgrade do 5 e está muito bom.

Rápido, com as dev tools que interessam.

Bom para quem se quer adaptar a um Linux usado a nível profissional.
 
talvez devia de abrir uma nova threads... mas eu queria perguntar quais as grandes diferecias fc3 para este ultimo? foi apenas a nivel de sofware ou chega a nivel de sistema operativo??

edit: obrigado pelas respostas
 
Última edição:
Boas! Tou a pensar instalar isto para experimentar.Queria apenas que me tirassem umas dúvidas...isto suporta raid0?Dá para escolher a linguagem ou tenho que sacar mesmo um dvd em português?
 
Boas! Tou a pensar instalar isto para experimentar.Queria apenas que me tirassem umas dúvidas...isto suporta raid0?Dá para escolher a linguagem ou tenho que sacar mesmo um dvd em português?

Sim á primeira pergunta (sw raid com os fake raid controllers das mb's normais).
Sim á segunda. As distro's vêm sempre com todas as lang's possíveis e imagináveis, escolhes no install e/ou depois de teres instalado podes mudar sempre que quiseres.
 
Fica desde já o aviso a quem estiver a ffazer upgrade para esta versão do Fedora Core, não definam partições em ReiserFS como mout points durante a instalação, existe um bug com o automount deste sistema de ficheiros, qdo encontrar a solução depois meto aqui, até lá a cada reboot tem de se montar manualmente a partição...

Posso também dizer que a minha Radeon X800 funciona out of the box e com os efeitos de Desktop activos, embora fique algo lento, o que não acho normal... Quando resolver este problema também ponho aqui...

Até lá bons posts!
 
Mas o Linux usa sistemas de ficheiros diferentes do Windows?Não dá pa usar NTFS?

Eu kero instalar o fedora numa partição e ficar com o windows na partição principal.Se não usam o mesmo sistema de ficheiros não será possivel aceder à partição do fedora quando estou no windows certo?

Quanto espaço é preciso ou recomendam para a partição?
 
Última edição:
Mas o Linux usa sistemas de ficheiros diferentes do Windows?Não dá pa usar NTFS?

Eu kero instalar o fedora numa partição e ficar com o windows na partição principal.Se não usam o mesmo sistema de ficheiros não será possivel aceder à partição do fedora quando estou no windows certo?

Quanto espaço é preciso ou recomendam para a partição?

É possivel sim, há programas que permitem ao windows ler ext2/3 :P

Procura no google "ext3 windows" ou "reiserfs windows" e encontras alguns
 
Mas o Linux usa sistemas de ficheiros diferentes do Windows?Não dá pa usar NTFS?

Eu kero instalar o fedora numa partição e ficar com o windows na partição principal.Se não usam o mesmo sistema de ficheiros não será possivel aceder à partição do fedora quando estou no windows certo?

Quanto espaço é preciso ou recomendam para a partição?

Para leres ext2/ext3 no Windows, usa este:

http://www.fs-driver.org/

É super ImPacável !

Mektub }>
 
Back
Topo