Fedora Core 6 released

É só abrir a consola e fazer copy-paste do que lá esta, não tem nada de complicado.

Escreve "su -" antes de começares com o copy-paste para ficares como root.

Sem a consola não te safas para fazer certas coisas, mas vais ver que ela não morde...
 
vou tentar fazer isso amanhã... max o mais certo é n conseguir... max logo se vê...
este é o grande problema de sempre ter uzado o janelas...
 
vou tentar fazer isso amanhã... max o mais certo é n conseguir... max logo se vê...
este é o grande problema de sempre ter uzado o janelas...

Espera mais uns dias e faz o download da nova versão do Ubuntu. Para começares é sem dúvida o melhor.l Funciona tudo out of the box e para instalar programas é muitoooo mais simples. Fedora 6 ainda não está totalmente preparado para quem está a começar em Linux. Talvez a nova versão melhore isso...

Experimenta o Ubuntu Feist Fawn (sai este mês) ou então o SimplyMepis 6.5.
 
Espera mais uns dias e faz o download da nova versão do Ubuntu. Para começares é sem dúvida o melhor.l Funciona tudo out of the box e para instalar programas é muitoooo mais simples. Fedora 6 ainda não está totalmente preparado para quem está a começar em Linux. Talvez a nova versão melhore isso...
.
Dizes isso com que fundamento ?
 
Espera mais uns dias e faz o download da nova versão do Ubuntu. Para começares é sem dúvida o melhor.l Funciona tudo out of the box e para instalar programas é muitoooo mais simples. Fedora 6 ainda não está totalmente preparado para quem está a começar em Linux. Talvez a nova versão melhore isso...

Experimenta o Ubuntu Feist Fawn (sai este mês) ou então o SimplyMepis 6.5.

Pá, na boa, mas não tens razão no que dizes. O Fedora 6 é tão amigável como o Ubuntu, só não se fala tanto dele, porque não está na moda, como claramente o Ubuntu está. No próximo mês sai o Fedora 7, e está quase a sair o Test 4 (equivalente ao Beta do Feisty).
 
Gostaria de saber se tenho que fazer uma partição Primária ou uma partição Lógica para conseguir fazer um Dual Boot cada vez q arranco a máquina ?

Obrigado.
 
Espera mais uns dias e faz o download da nova versão do Ubuntu. Para começares é sem dúvida o melhor.l Funciona tudo out of the box e para instalar programas é muitoooo mais simples. Fedora 6 ainda não está totalmente preparado para quem está a começar em Linux. Talvez a nova versão melhore isso...

Experimenta o Ubuntu Feist Fawn (sai este mês) ou então o SimplyMepis 6.5.

Já experimentaste sequer o Fc6 para dizeres isso ? :)
 
Sim, já usei o Fedora Core 6 (assim como o 5 e outros mais antigos) e não tive uma boa experiência.

Para começar tive problemas com o hardware a nível de wireless. Outro aspecto negativo foi o sistema de pacotes. Nunca gostei de *rpm e em Fedora voltei a ter problemas. O sistema de actualizações bloquiava bastantes vezes e para instalar programas demorava bastante tempo quando comparado com o Synaptic.

Além disso, em Ubuntu existe o Automatix que facilita o trabalho inicial. Ouvi falar que em Fedora havia uma coisa parecida mas nunca consegui usar o programa e naquela altura estava bastante desactualizado.

Passado uns dias acabei por formatar o disco e voltar para Ubuntu onde o hardware funcionava a 100% e o Synaptic + Aptitude não tinha problemas nenhums.

A nível de visual nada bate Fedora core 6. Adorei o visual e todo o aspecto gráfico mas tirando isso não vi nenhum motivo para ficar... Com as mudanças que o sistema *rpm está a sofrer espero instalar a versão 7 para ver se as melhorias são significativas mas até lá continuo a preferir e a recomendar Ubuntu a qualquer pessoa que esteja a iniciar-se em Linux.
 
Sim, já usei o Fedora Core 6 (assim como o 5 e outros mais antigos) e não tive uma boa experiência.

Para começar tive problemas com o hardware a nível de wireless. Outro aspecto negativo foi o sistema de pacotes. Nunca gostei de *rpm e em Fedora voltei a ter problemas. O sistema de actualizações bloquiava bastantes vezes e para instalar programas demorava bastante tempo quando comparado com o Synaptic.

Além disso, em Ubuntu existe o Automatix que facilita o trabalho inicial. Ouvi falar que em Fedora havia uma coisa parecida mas nunca consegui usar o programa e naquela altura estava bastante desactualizado.

Passado uns dias acabei por formatar o disco e voltar para Ubuntu onde o hardware funcionava a 100% e o Synaptic + Aptitude não tinha problemas nenhums.

A nível de visual nada bate Fedora core 6. Adorei o visual e todo o aspecto gráfico mas tirando isso não vi nenhum motivo para ficar... Com as mudanças que o sistema *rpm está a sofrer espero instalar a versão 7 para ver se as melhorias são significativas mas até lá continuo a preferir e a recomendar Ubuntu a qualquer pessoa que esteja a iniciar-se em Linux.

Concordo com tudo que aqui está.

Espera mais uns dias e faz o download da nova versão do Ubuntu. Para começares é sem dúvida o melhor.l Funciona tudo out of the box e para instalar programas é muitoooo mais simples. Fedora 6 ainda não está totalmente preparado para quem está a começar em Linux. Talvez a nova versão melhore isso...

Experimenta o Ubuntu Feist Fawn (sai este mês) ou então o SimplyMepis 6.5.

Com isto é que já não posso concordar, o yum é muito lento quando comparado com o apt-get, no entanto é tão simples de utilizar quanto este, .deb e .rpm a nível de instalação vai dar ao mesmo (em termos de facilidade) e cliques e está.

O Fedora tem problemas com o Wireless é certo, mas não é nada que não se resolva. Quanto ao restante hardware é tanto ou mais compativel que o Ubuntu.

Tanto Ubuntu, Simple Mepis e Fedora são boas opções
 
Só gostava de saber que andavas a fazer para o sistema de actualizações bloquear...
E como já disse, se quiseres, podes até usar o apt-get no fedora... Alias, muitos dos package manager's são actualmente polivalentes.
já agora, Nomearod á quanto tempo usas linux, a titulo de curiosidade?
 
já agora, Nomearod á quanto tempo usas linux, a titulo de curiosidade?


Não sei ao certo quando é que comecei pois na altura ainda era bastante novo, mas lembro-me de instalar o Red Hat 9 por isso devo usar Linux à coisa de 4 anos. Devia ter +- 13 anos na altura.

Mas não percebo lá muito de Linux. Sei usar razoavelmente bem o aptitude e desenrasco-me sem problemas em Ubuntu/Mepis ou outras Debian based distro. Mas para coisas mais avançadas já tenho que recorrer a tutoriais.

No entanto, sou praticamente Windows não-dependente. Tenho sempre uma partição Windows pois às vezes tenho de correr lá alguma coisa que não dá em Linux e na escola o Windows funciona melhor com o projector, mas para o resto uso sempre Linux.
 
Fedora Frog

http://ubuntuguide.org/wiki/Fedora_frog

O Fedora Frog é um género de Automatix, mas para Fedora (5 e 6 suportados, de momento), e que permite instalar um vasto leque de aplicações de uma ofrma totalmente automatizada.

Software que pode ser instalado:
  • Additional Fedora Repositories
  • Yumex graphical front end to YUM
  • Gstreamer Plugins
  • DVD Playback libraries
  • Open Source Java
  • Sun Java
  • Flash plugin for FireFox
  • Free MS Core fonts
  • Additional TrueType fonts
  • Gconf Gnome Configuration editor
  • RAR Archiver
  • Adobe Reader
  • Digikam image viewer
  • Gwenview image viewer
  • xmms media Player
  • Amarok media player
  • Audacity audio editor
  • Streamtuner stream directory browser
  • Grip CD ripper
  • VideoLan Media Client (DVD and others)
  • Xine Media Player (DVD and others)
  • Mplayer
  • RealPlayer
  • Skype VOIP phone software
  • Thunderbird
  • Firefox
  • Liferea RSS reader
  • Opera browser
  • Xchat
  • K3B CD/DVD burner
  • Gftp grahical FTP client
  • Azureus P2P BitTorrent client
  • aMule P2P File sharing client
  • Firestarter front-end for IPTables firewall rules
  • KDE Educational programs
  • Stellarium night sky renderer
  • KDE Games
  • Alacarte Gnome menu editor
  • DeskBar Gnome search applet
 
Podem dizer-me +- quantos pacotes estão disponíveis nos repositórios do Fedora? (a contar com os dois que estão a ser incorporados num só para a versão 7)
 
Podem dizer-me +- quantos pacotes estão disponíveis nos repositórios do Fedora? (a contar com os dois que estão a ser incorporados num só para a versão 7)

Com o Core, o Extra e o Freshrpms, no meu, cerca de 18000. No 7, o Core e o Extra vão ser um só, mas não interfere no número de pacotes.
 
Back
Topo