Fedora has officially gone full retard....

cktiger

Power Member
O Fedora (RedHat) ultimamente tem tomado algumas decisões um bocado estranhas , começou com o systemd , depois o /UsrMove https://fedoraproject.org/wiki/Features/UsrMove , agora a decisão que tomou em relação ao UEFI http://digitizor.com/2012/06/01/fedora-uefi-microsoft/ ,
e também a introdução de offline updates á moda do windows (update=reboot) , eu só espero que essas ideias não peguem e sejam implementadas
nas outras distros ,parece que o Ubuntu em relação ao UEFI decidiu pelo intel efilinux loader o que me parece bastante mais inteligente por parte da Canonical.http://www.muktware.com/3735/how-ubuntu-will-deal-uefi-secure-boot
 
O Fedora (RedHat) ultimamente tem tomado algumas decisões um bocado estranhas , começou com o systemd

O que tem de estranho? A Canonical e o Ubuntu não abandonaram o SysV em deterimento do upstart há mais tempo? Por outras palavras... Fizeram aquilo que a Canonical já tinha feito... Presumo que para a Canonical foi uma grande feature... mas para o Fedora é algo de negativo ?

E esqueceste-te do journald... que vai funcionar em conjunto com o systemd e vais passar a ter os logs todos em formato binário de uma forma centralizada... Isto para dizer que eventualmente as aplicações vao começar a migrar para o journald e eventualmente tú no Ubuntu vais continuar a andar com logs de texto ou vais acabar por ceder.... Estou certo que o syslog-ng e o rsyslog podem ser dois grandes utilitários... mas a inovação não pára :)

Não vejo qual é o problema sinceramente... tirando o facto de ter 'pinta' falar mal da Red Hat e do Fedora...


Que a Debian, openSUSE e outros vão seguir. No openSUSE vai ser implementado na proxima versão e na Debian também já se fala nisso... Por outro lado vais comer com isso no Ubuntu também mal isso chegue ao LSB... A razão porque a Canonical nao se meteu nisso já é uma... porque não tem ninguém nos projectos upstream capaz de introduzir as mudanças necessárias, coisa que não se passa com a Red Hat... por outras palavras, quando a Red Hat acabar nos upstreams necessários e acabar o processo a Canonical só lhe basta copiar, como tem acontecido até à data :)


agora a decisão que tomou em relação ao UEFI http://digitizor.com/2012/06/01/fedora-uefi-microsoft/ ,

A decisão do Fedora/Red Hat foi de mestre... Por outras palavras... pagas 99€'s à microsoft... sure... mas:

1) Hardware certificado para Windows 8 está automaticamente certificado para correr Fedora e podes ter dual boot sem problemas, uma vez que a chave é a mesma;
2) Corres o risco de a Microsoft nao consentir o boot de Fedora, por exemplo se a segurança da chave for comprometida; Quando estes casos começarem a aparecer, E VAO APARECER, as pessoas vão-se apercebendo do que realmente é seguro e do que não é seguro.
3) Como a chave da M$ virá na maior parte do hardware, será uma das distribuições mais faceis de aplicar pelos OEM's, ao contrário de outras;
4) Drivers que sejam carregados pelo kernel (hardware grafico por exemplo) vão ter que ser assinados também; Por outras palavras, se a chave é a mesma da microsoft... quer a AMD e a nvidia não vão ter problemas em certificar os drivers para Fedora...
5) Fedora fica 'certificado' nao oficialmente para dual boot com Windows... Quem mais pode reclamar o mesmo ? :)

E dizes tu que são burros ? :)

e também a introdução de offline updates á moda do windows (update=reboot) , eu só espero que essas ideias não peguem e sejam implementadas

Como não usas GNOME não tens que te preocupar... mas todas as pessoas que usam GNOME vao ter essa feature, é uma questão de tempo até as outras distros terem que se mexer porque isso é uma feature do GNOME! Como tens Unity nao precisas.... Temos pena... O John McCann nao brincava quando disse que o GNOME seria um sistema operativo próprio... Já prevês qual é a base por baixo, correcto ? :)

nas outras distros ,parece que o Ubuntu em relação ao UEFI decidiu pelo intel efilinux loader o que me parece bastante mais inteligente por parte da Canonical.http://www.muktware.com/3735/how-ubuntu-will-deal-uefi-secure-boot

Não vale de muito ser intelegente nas escolhas que aparentam ser as melhores, quando na realidade a facturação da Canonical demonstra apenas que o Ubuntu não é viável :)

Meu caro, para quem não sabe, as Fundações do Fedora são:

1) FIRST -> lidera, nao segue... cria tendencias, nao segue...
2) FEATURES
3) FREEDOM
4) FRIENDS

O que dizes que é mau... sao FEATURES e FIRST... portanto seguindo a tua linha de pensamento, o Fedora é uma distro estupida e ignorante... O futuro dirá quem são aqueles que são verdadeiramente estupidos e ignorantes.


E esqueci-me de um ponto importante... Como linux só é bom para hardware velho (como se pode comprovar ao longo de diversas threads), as mudanças do fedora não vos vão atingir... Eu arriscava mesmo a dizer que a esmagadora maioria das boards com EUFI à venda ainda não trazem sequer a implementação da revisao da EUFI que suporta o secure boot. Só conheço 2 modelos da Asus que teem essa feature.
 
Última edição:
Ora aqui está um belíssimo tópico para se poder "malhar" em Red Hat e Fedora, já fazia falta mais que não seja para desenjoar do habitual "malhar" na Canonical/Ubuntu... :-D

Quanto à noticia propriamente dita não me afecta, não uso Fedora e só tenho hardware "obsoleto" onde instalar os meus sistemas operativos sejam eles Linux ou não. :D
 
Ora aqui está um belíssimo tópico para se poder "malhar" em Red Hat e Fedora, já fazia falta mais que não seja para desenjoar do habitual "malhar" na Canonical/Ubuntu... :-D

Quanto à noticia propriamente dita não me afecta, não uso Fedora e só tenho hardware "obsoleto" onde instalar os meus sistemas operativos sejam eles Linux ou não. :D

a mim só me afecta se falarem mal do meu querido e unico Slackware :) , do FreeBSD e do Debian , mas sei dar valor a quem toma as decisões certas e no caso do UEFI no meu ponto de vista a Canonical foi a que levou a melhor. RedHat/Fedora nunca gostei e principalmente agora com estas decisões ainda gosto menos, pelo andar do barco qualquer dia a RedHat passa a ser uma versão linux non unix like , lol
 
Deixa-me ajudar um pouco na festa já que o objectivo é 'malhar no Fedora'; Todas estas alterações são um pouco triviais quando comparadas com o facto de que alguém no FESCo endoideceu e resolveu adoptar a 'libresolv' para resolução de dependências; isto com o rpm 4.10.0 que trás grandes improvementes a nível de I/O em grandes transacções levou a que alguém perdeu a cabeça e resolveu fazer um fork do YUM para o 'dnf'... A Red Hat aparentemente vê o pessoal doido a destruir a distribuição Fedora mas não intervem, ainda ajuda à loucura.... Começam as discussões sobre as features que novo package manager deverá ter, e surge mais loucura... até são propostas tags à lá SCM :)

Como se nada disto bastasse, parece que o tal 'dnf' afinal não é para durar muito e pensa-se que depois do F18 (que deverá suportar YUM e dnf) o 'dnf' seja de novo merged com o YUM para fazer o YUM next generation :)

Diz lá que isto nao é loucos ? :) Esta mudança comparada com as que descreves na realidade não é nada...

Mas se achas que isto tudo é irrelevante... Tens ainda o Anaconda (o installer da Red Hat e Fedora) que está a ser redesenhado para maior simplicidade com features brutais; o 'dnf'/yum terá um peso brutal na forma como os sistemas baseados em Fedora serão instalados no futuro....

Estas talvez sejam mudanças mais dignas de serem debatidas e na minha opinião são muito mais retardadas que as apresentadas que já circulam por aí ;)

Confirmo... A Red Hat e o Fedora perderam a cabeça e caminham para a destruição total... o que vale é que ainda vão facturando (redhat) mais de 1 biliao e a crescer... Dá para cometer muitas loucuras nao da ? :)

(O sonho de qualquer fanboy do Mint/Ubuntu, ver a Red Hat a arder... no entanto quem é que vai depois continuar a subsidiar projectos como a GTK+, GNOME, Xorg, Kernel, Libre Office, Mesa, etc.... os fabricantes que so lhes interessa o Linux para ARM ? ... sure... vai ser a Canonical, Slackware, Mandriva e amigos....)
 
Última edição:
Confirmo... A Red Hat e o Fedora perderam a cabeça e caminham para a destruição total... o que vale é que ainda vão facturando (redhat) mais de 1 biliao e a crescer... Dá para cometer muitas loucuras nao da ? :)

(O sonho de qualquer fanboy do Mint/Ubuntu, ver a Red Hat a arder... no entanto quem é que vai depois continuar a subsidiar projectos como a GTK+, GNOME, Xorg, Kernel, Libre Office, Mesa, etc.... os fabricantes que so lhes interessa o Linux para ARM ? ... sure... vai ser a Canonical, Slackware, Mandriva e amigos....)

Eish... isso faz mesmo muito sentido.
 
Back
Topo