Fedora vs Ubuntu

rafaqueque

Power Member
Boas,

Andei uns tempos com Ubuntu, mas queria exprimentar algo diferente. Andei a ler sobre Fedora e pareceu-me uma boa escolha em relação ao Ubuntu, mas queria saber se existem vantagens de Fedora sobre o Ubuntu.

Basicamente, queria saber vantagens em relação a performance, estabilidade, repositórios/sistema de pacotes e suporte.

Existem algumas? Os repositórios do Fedora são actualizados mais rápido que os de Ubuntu?

Deixem as vossas opiniões. :P
 
Eu uso Fedora na faculdade e ubuntu em casa! Qualquer problema que tenhas, encontras mais depressa a solução na net sendo em ubuntu do que se for em fedora! E isso é importante...
 
fedora é do que mais avançado existe no mundo GNU/Linux.. é a major distro que adopta a tecnologia mais depressa, decorando um pouco a estabilidade...
ubuntu é mais estavel, é o compromisso mais firme entre inovação e estabilidade...

ambas têm vantagens, e desvantagens.... eu resumiria assim.. as vezes é bom saberes k tas a trabalhar num sistema estavel, mas ter de esperar 6 meses para que aquela tecnologia em especifico seja adoptada no ubuntu tambem nao é agradavel.. :)
 
Eu sou user de longa data de ubuntu e tbm ando a equacionar mudar-me para fedora pois há coisas que me andam a abrir muito o apetite e uma delas são os pacotes incrementais que diminuem drasticamente o tamanho dos downloads...

Outra coisa interessante é a já adopção do kernel-mode-setting que já tá a bombar num tátil com uma gráfica intel aqui em casa e quando a nvidia lançar drivers com suporte a essa feature teria de esperar pelo ubuntu 9.10 pelo menos até ter acesso a ela enquanto que no fedora é na hora...

No entanto o gcc que vem com o fedora deixa-me desconfortável (um jogo OGL feito por mim crasha quando o compilo com -O2 quando faço resize da janela...)
Se passar realmente para o fedora vou ter de instalar manualmente uma versão anterior e isso é uma das razões pela qual ainda não me mudei :(
 
Tudo depende do uso que lhe vais dar !
Ubuntu é para quem gosta de "emoções", tem uma nova versão em cada 6 meses e os programas vão parar rapidamente aos repositórios. Não creio que com Fedora tenhas isso apesar desta distro ser uma base de testes para o RHEL.

Pessoalmente, prefiro algo "monótono" mas seguro e estável. No meu computador de trabalho quero perder o menos tempo possível a configurar e não quero nem posso ter uma distro que não faça roll-up updates, ou seja, uma rolling distro. Quis uma distro do género "set and forget", sendo assim, o leque de escolha baixou exponêncialmente. Escolhi o PCLinuxOS mas antes de adoptar esta distro, experimentei imensas.
O que preferes tu ? De acordo com os teus requisitos vai lendo sobre o que uma ou outra tem para te oferecer e faz a tua escolha.
 
Back
Topo