Fedora

greven

Folding Artist
:)

Faz bastante tempo que não uso RedHat (ou o Fedora), aliás, desde que o RedHat se separou em dois, só instalei o Fedora uma vez. Já lá vão uns.... 4 anos?

A minha pergunta é, quais são as vantagens do Fedora neste momento, visto existir o Ubuntu que como todos sabem é dos mais fáceis de gerir, com o apt-get e o seu gestor de pacotes.

Existe algum gestor de pacotes tipo o apt-get no Fedora? O Fedora se bem me lembro é baseado em RPM's, o Suse também é, mas até se torna relativamente fácil contornar as dependências com o programa de gestão de pactoes do Suse que por sinal é bastante bom.

Sei que o Próximo Fedora 5 está quase a sair. Não consegui saber é se já é baseado no novo gnome.
 
O Ubuntu é baseado em Debian, enquanto o Fedora é baseado em Red Hat Linux. O equivalente ao apt-get do Debian em Red Hat, é o yum ou up2date. Pessoalmnte, distro baseada no Red Hat que gosto mais é o CentOS.
 
eu so tenho usado RedHat ca em casa, ja usei o RedHat7, o RedHat9, e agora tenho usado o Fedora Core 3 (ate hoje ainda não lhe descobri quase nada integralmente diferente do redHat9, apenas um KDE mais recente, que é o que noto mais). são baseados em RPM's, mas acho que é bastante diferente do Suse (que é o que tenho usado nos PC's do ist)
o proximo a instalar (ja quando tiver o portatil) será provavelmente o Ubuntu (vou ficar À espera do FC5, agora depois de ver o link do AndreAPL), e um dos principais motivos da troca é sentir falta de versatilidade no sistema.
admito que nunca me preocupei em conhecer o linux como me preocupei em conhecer o windows, (e o meu conhecimento do linux, ainda é muito rudimentar), mas se isto tem algum gestor de pacotes, eu nunca o vi.

@FC5 http://fedoraproject.org/wiki/Tours/FedoraCore5/007_Pirut
 
Última edição:
Podes usar o apt com o fedora, até porque o próprio apt não passa de um frontend para o verdadeiro package manager do debian, o dpkg.
Eu pessoalmente aprecio o Fedora por causa do modelo de desenvolvimento, testam e se tiver bom é o que vai para o RHEL. Alias o RH é dos poucos (acho que fora esse so o Suse) linux's que cumprem uns requesitos (que eu não me lembro o nome) oficiais que o tornam usável em ambientes criticos.
É uma excelente distro, embora eu pessoalmente não goste muito dos kernels incrivelmente "patchados" que eles usam e que lixam muita coisa que não esteja nos repositórios do fedora.
 
a ideia do fedora é continuar com os objectivos do redhat, mas com um ambiente mais user-friendly, apesar de manter as opçoes de servidor, etc. para um servidor, é bom, mas para desktop, existem melhores alternativas. acho o slackware (para servidores tb) mais user-friendly do que o fedora, apesar da sua intalação (que eu não acho dificil).
 
Pah descobri da maneira dificil que distros baseadas em RPMS não servem para mim... Mais fácilmente mantinha um Slackware à base de sources k um Fedora/RH com RPMS... Suse ainda escapa com o Yast, mas mesmo assim é demasiado trabalhoso em comparação a Debian...
 
God_Lx disse:
Pah descobri da maneira dificil que distros baseadas em RPMS não servem para mim... Mais fácilmente mantinha um Slackware à base de sources k um Fedora/RH com RPMS... Suse ainda escapa com o Yast, mas mesmo assim é demasiado trabalhoso em comparação a Debian...


may i suggest...Gentoo? :x2: :x2:
 
eXcept disse:
may i suggest...Gentoo? :x2: :x2:

Gentoo ? Nos P233 ? Nah... :P Mesmo no meu AMD64 axo k demora muito a compilar aquela tralha toda... Apesar de já ter usado quase durante um ano, e apesar das flags pipi's para compilar as cenas não notei aumento de velocidade...
 
num AMD64 demorei 2 horas a compilar tudo ( excepto X - porque é um servidor ). Incluindo kernel compilado manualmente, etc.

Num PIII 800 que tenho como webserver, demorou 6 horas ( também sem X ).

Para além da performance que eu considero ser bastante melhor, tem uma facilidade para upgrades excelente ( emerge sync && emerge world :P ) e o suporte é 5 estrelas. Os fóruns da gentoo são do melhor.
 
essa facilidade de upgrade também existem em debian... apt-get update && apt-get upgrade... Logo voltamos à questão do tempo... Em menos de 20min meto um server a funcionar perfeitamente com Debian, e basta um P3 500... Enquanto que com Gentoo demorava bastante mais ;)

O suporte para mim é inutil... Raramente tenho problemas com qq coisa... Mas não digo que não pudesse dar jeito em qq ocasião mais "estranha"...
 
Bem oh God_Lx...

Se dizes que poderiam dar jeito... Eu até arrisco dizer que MUITO BOA GENTE a correr outras distribs vai ao forum do gentoo depois de um search no google ah procura de soluçao para algum problema :p hihihi

Não recomendo outra distrib q n seja Gentoo... mas compreendo os teus argumentos God_Lx... mesmo assim, ver o linux "voar" no meu p166/64mb dps de uma instalaçao "Stage1on3" (GCC 3.4.x e NPTL) que demorou quase 1 semana (!) pq na altura compilei 2 vezes para ter suporte também para linuxthreads (deprecated!) ajudou a cimentar a minha opinião!

E não só o ficar mais rapido dakelas maneiras "benchaveis"... eh tornar o sistema mais responsivo e facil de gerir (claro q ha bugs... nem vale a pena mandares a boca :p)


Ganda Abraço God_Lx ;)
~EinZteiN
 
Heyas EinZteiN ;)

Eu nem puxei a parte dos ebuilds "buggentos" com que tanto o falso tripa já por não querer desmotivar ninguém :P

Mas digo-te já k tens o P166 sempre desactualizado :P Logo lá se vai a vantagem de gentoo ser "cutting-edge"... Eu já tive Gentoo ~x86 num Celeron 667Mhz, e quando acabava um emerge -u world tinha de fazer outro pq já haviam updates...

Quanto ao tornar o sistema responsivo, das duas vezes k tive Gentoo vinha de Slackware, e das duas vezes achei que SlackWare era mais rápido a fazer o que quer que fosse...
 
Exprimentei o Fedora Core 5 RC1/2/3 cada vez melhor, a versão final está quase a sair e para mim esta versão vai-me fazer andar entre Ubuntu e Fedora 5
 
E relembro que o tópico é sobre o Fedora. Têm vários tópicos a falar de distros por aí, por aqui, mantenham-se no Fedora.

Post patrocinado por Ubuntu! :D
 
Fedora Linux Core 5

The Fedora Project is an openly-developed project designed by Red Hat, open for general participation, led by a meritocracy, following a set of project objectives.
The goal of The Fedora Project is to work with the Linux community to build a complete, general purpose operating system exclusively from open source software. Development will be done in a public forum.

The project will produce time-based releases of Fedora Core about 2-3 times a year, with a public release schedule.

The Red Hat engineering team will continue to participate in building Fedora Core and will invite and encourage more outside participation than in past releases.

By using this more open process, we hope to provide an operating system more in line with the ideals of free software and more appealing to the open source community.


Exprimentem vale mesmo a pena, anda ela por ela com o Ubuntu, o gnome está muito bom mesmo


LINKS RETIRADOS ATÉ SEGUNDA (I Hope)
 
Última edição:
Esse release notes é de uma versão anterior ao 5.

Além disso há sempre um ftp que não cumpre as datas. Esta release só devia estar com acesso publico na Segunda feira.

Seja como for, venha ele.
 
Já havia testado as RC do Fedora e gostei, mas o apt-get chamou por mim e lá fui eu a correr para o ubuntu/debian o Gnome é o 2.14 e não o 2.10. O sistema está mais rápido, está 5 * recomendo para quem não gostar do ubuntu/debian. No Fedora só não gosto de não ter o modulo para poder montar partições NTFS, de não suportar oficialmente mp3.
Também quero ver o que está a vir dos lados da Novell/Suse.
 
Pois adiantei-me no tempo, por isso agora está unavailable agora, espero que metam o FTP a bombar outra vez, se não segunda-feira (que é o lançamento oficial) meto aqui outros mirrors
 
Back
Topo