[Feedback] - Academia de Código e Switch

Boa tarde.

Sou um Engenheiro Mecânico que gostava de aprender a programar e como tal andei a estudar bootcamps e pós-graduações, sendo que a Academia de Código e o programa Switch do ISEP me parecem ser as alternativas atuais mais credíveis, sem ter que tirar uma licenciatura em Informática.

À primeira vista a Academia de Código tem como vantagem ser uma entrada mais rápida para trabalhar em IT. No entanto, o Switch tem estágio garantido e como a formação dura mais tempo à partida sairia com bases mais consolidadas e talvez mais conhecimentos, além de ser 3000 € mais barata.

Deste modo, eu queria-vos pedir o feedback de quem já frequentou ambos os programas. E se puderem, que me respondessem a algumas questões:

- Consideram que saíram com bases seguras de ambos os programas?

- Sentiram-se confiantes para exercer a vossa nova profissão? Sentiram-se confiantes em utilizar linguagens que não estudaram no bootcamp ou no Switch?

- Qual é a credibilidade que o mercado atribui a ambas as formações?

- As empresas valorizam profissionais com estas formações no currículo, em comparação com os candidatos de Informática?

- Tiveram problemas em arranjar emprego?

- Recebem bem em relação aos Engenheiros Informáticos?
 
Sou um Engenheiro Mecânico que gostava de aprender a programar ...
Tendo um curso de Engenharia, a melhor solução (em todas as vertentes: financeira e profissional) seria fazer o que resta de uma licenciatura em Informática. O mais custoso vai ser fazer a primeira cadeira de programação porque depois é sempre a abrir ... (no teu caso não tens que fazer as matemáticas, estátistica, física e provavelmente a cadeira de gestão).
 
Boa tarde.


- Consideram que saíram com bases seguras de ambos os programas?

- Sentiram-se confiantes para exercer a vossa nova profissão? Sentiram-se confiantes em utilizar linguagens que não estudaram no bootcamp ou no Switch?

- Qual é a credibilidade que o mercado atribui a ambas as formações?

- As empresas valorizam profissionais com estas formações no currículo, em comparação com os candidatos de Informática?

- Tiveram problemas em arranjar emprego?

- Recebem bem em relação aos Engenheiros Informáticos?
sai da Academia de Código há uma semana

considero que sai com bases sólidas de Java e com possibilidade de aprender novas línguas

não sei ainda

pelo menos a AC aqui em Lisboa já é conhecida e várias empresas já têm antigos cadets a trabalhar

não te sei responder mas sendo engenheiro mecânico com conhecimentos de programação és capaz de ser útil em bastantes projectos por isso diria que é un plus no teu caso

entre a semana passada e esta fui a 10 entrevistas....até sexta devo ter pelo menos 3 propostas

o normal anda entre os 1000 e os 1100, uma das propostas que devo receber deve andar pelos 1200-1250...quanto aos EI, no idea
 
Eu aconselharia a Academia de Còdigo a pessoas que vem de outro background, mas como já és engenheiro mecânico não é hipótese fazer o que o @lpa referiu? Tens conhecimento muito útil para muitas empresas, não penses que só é valorizado o teu conhecimento da linguagem X ou Y.

Seja como for, fosse eu, preferia a Switch do que a AC, a preparação à pressão não é para todos e nem sempre corre bem, mas ambos servem o propósito de arranjares emprego.
 
sai da Academia de Código há uma semana

considero que sai com bases sólidas de Java e com possibilidade de aprender novas línguas

não sei ainda

pelo menos a AC aqui em Lisboa já é conhecida e várias empresas já têm antigos cadets a trabalhar

não te sei responder mas sendo engenheiro mecânico com conhecimentos de programação és capaz de ser útil em bastantes projectos por isso diria que é un plus no teu caso

entre a semana passada e esta fui a 10 entrevistas....até sexta devo ter pelo menos 3 propostas

o normal anda entre os 1000 e os 1100, uma das propostas que devo receber deve andar pelos 1200-1250...quanto aos EI, no idea

Recusaste por alguma razão em especial?
 
Só para teres uma ideia aqui nos Açores 90% da malta que saiu da AC depois do bootcamp teve emprego garantido com salário a rondar os 900€.
E no espaço de 1 ano abriram 4 empresas de programação cá com a ajuda do governo que agregou todo o pessoal que tinha acabado de sair da AC
 
Pensei que tinhas tudo propostas de 1000/1100€ e que tinhas recusado, e se tivesse sido o caso queria saber a razão.

Que tipo de perguntas fizeram nas entrevistas? Pediram para resolveres um problema?
eu propostas só devo começar a ter esta semana, mas dos que já tiveram anda nos 1000-1100

tanto perguntas teóricas como práticas para resolver pequenos exercicios
 
Olá pessoal.

Em primeiro lugar quero agradecer por todo o vosso feedback.

Eu vou inteirar-vos um pouco mais da minha situação

Eu neste momento tenho 27 anos e experiência principalmente na Área do AVAC, vou também reiniciar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Sistemas Elétricos de Energia que concluo para o próximo ano letivo, uma vez que estou quase a concluir e os professores adoram-me. Com um mestrado integrado e outra licenciatura complementar, não queria gastar mais tempo numa licenciatura ou no Switch. Se a AC for tão boa como aparenta ser, essa será a minha opção. Não fiquei muito convencido quanto à Iron Hack por exemplo.

Até porque eu não tenho tanto como ambição ser programador, queria mais ser empreendedor e combater o meu "analfabetismo" ao nível de programação. É sobretudo algo para um dia mais tarde num cenário em que toda a gente saberá programar, pois acredito que nos próximos 10 anos será ensinado nas escolas, eu não ficar para trás.

No entanto, se os negócios um dia falharem, é sempre bom e útil ter uma formação em programação viável para o mercado.
 
Olá pessoal.

Em primeiro lugar quero agradecer por todo o vosso feedback.

Eu vou inteirar-vos um pouco mais da minha situação

Eu neste momento tenho 27 anos e experiência principalmente na Área do AVAC, vou também reiniciar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Sistemas Elétricos de Energia que concluo para o próximo ano letivo, uma vez que estou quase a concluir e os professores adoram-me. Com um mestrado integrado e outra licenciatura complementar, não queria gastar mais tempo numa licenciatura ou no Switch. Se a AC for tão boa como aparenta ser, essa será a minha opção. Não fiquei muito convencido quanto à Iron Hack por exemplo.

Até porque eu não tenho tanto como ambição ser programador, queria mais ser empreendedor e combater o meu "analfabetismo" ao nível de programação. É sobretudo algo para um dia mais tarde num cenário em que toda a gente saberá programar, pois acredito que nos próximos 10 anos será ensinado nas escolas, eu não ficar para trás.

No entanto, se os negócios um dia falharem, é sempre bom e útil ter uma formação em programação viável para o mercado.

Saber programar é uma coisa. Saber criar software é outra.
Acredito que a AC te dê as bases para te tornares num programador. Mas acho que alguém que sai de um curso da AC dificilmente se tornará num arquitecto de software ou alguém que estará na definição da estratégia e stack de desenvolvimento a utilizar para um determinado produto.

Concordo com o que disserem antes, tendo em conta que já serás engenheiro poderias pelo menos tentar saber o que é necessário para tirares engenharia informática. Acredito que mais de metade do curso terás equivalência e as cadeiras específicas de EI irão dar-te as ferramentas para o futuro, por forma a não estares "preso" a determinada linguagem ou tecnologia e teres uma noção mais geral de como se desenvolve todo o processo de criação de software.
 
....
Até porque eu não tenho tanto como ambição ser programador, queria mais ser empreendedor e combater o meu "analfabetismo" ao nível de programação. É sobretudo algo para um dia mais tarde num cenário em que toda a gente saberá programar, pois acredito que nos próximos 10 anos será ensinado nas escolas, eu não ficar para trás.

No entanto, se os negócios um dia falharem, é sempre bom e útil ter uma formação em programação viável para o mercado.
Boas,

Nenhum bootcamp te vai preparar para esse objectivo que tens.

O mais indicado para ti é a "preparação mental" para a programação e não a programação em si (linguagem x, y ou z). Compreendo que não te queiras meter numa licenciatura outra vez. Tenta então a opção de fazeres unidades curriculares isoladas ou módulos de programação numa instituição de ensino superior. O custo é infinitamente inferior e vai te ficar para a vida.

Dá também uma vista de olhos nos cursos/módulos da universidade aberta (só a apresentação de trabalhos e exame é que é presencial):
https://portal.uab.pt/alv/wp-content/uploads/sites/9/2019/05/ITINERARIO_10_INFORMATICA_2019-20.pdf
 
sai da Academia de Código há uma semana

considero que sai com bases sólidas de Java e com possibilidade de aprender novas línguas

não sei ainda

pelo menos a AC aqui em Lisboa já é conhecida e várias empresas já têm antigos cadets a trabalhar

não te sei responder mas sendo engenheiro mecânico com conhecimentos de programação és capaz de ser útil em bastantes projectos por isso diria que é un plus no teu caso

entre a semana passada e esta fui a 10 entrevistas....até sexta devo ter pelo menos 3 propostas

o normal anda entre os 1000 e os 1100, uma das propostas que devo receber deve andar pelos 1200-1250...quanto aos EI, no idea

Boa tarde lordbifana,
AS entrevistas, foram fruto de procura por tua iniciativa, ou a AC encaminha os finalistas para serem entrevistados por alguns parceiros.
E de um modo geral como avalias a qualidade do ensino que tiveste durante o curso e se foi com a versão atual (à data) do Java uma vez que ultimamente são atualizações/melhorias em menos de um ano?.

Obrigado.
 
Boa tarde lordbifana,
AS entrevistas, foram fruto de procura por tua iniciativa, ou a AC encaminha os finalistas para serem entrevistados por alguns parceiros.
E de um modo geral como avalias a qualidade do ensino que tiveste durante o curso e se foi com a versão atual (à data) do Java uma vez que ultimamente são atualizações/melhorias em menos de um ano?.

Obrigado.
Boas, quase todas foram por iniciativa própria através do linkedin embora no final tenha ficado numa empresa com qual a AC tem parceria e que me fizeram a primeira entrevista ainda durante o bootcamp nas instalações da Academia
Durante o bootcamp tens algum contacto com empresas parceiras mas pelo linkedin consegues arranjar entrevistas facilmente

Quanto ao ensino, eu curti e acho que ensinam bem as bases..claro que depois no mundo real há muito para aprender e terás de trabalhar
Quando andei lá ensinavam Java 7...portanto lambda functions por exemplo que já é java 8 não aprendes mas é como tudo...é dificil estar sempre me cima de tudo e ensinar tudo em 3 meses...como disse ensinam as bases e o processo lógico e boas regras de programação mas depois tens de ser tu a ir atrás do resto
 
Back
Topo