Feedback positivo dos ISPs

Qual destes operadores já tiveste/tenhas que avalies positivamente?

  • Cabovisão

  • NOS

  • MEO

  • Vodafone

  • Outra operadora local (ex: STV, Unitel, etc...)

  • Nenhuma recebe o meu voto positivo


Results are only viewable after voting.
Nos últimos tempos (por força de uma nova realidade familiar) ando a lidar regularmente com as três maiores operadoras (em FTTH e HFC) e, na minha modesta opinião, isto é objetivo:

Melhor rede móvel = Vodafone
Pior serviço telefónico de apoio ao cliente = MEO
Melhor software de box = MEO
Pior imagem nos canais SD = MEO
Melhor app Android/iOS para ver TV fora de casa = NOS
Melhor serviço de acesso a canais nas TV sem box = MEO
Melhor serviço de banda larga fixa = Vodafone

Quanto ao resto (grelhas de canais e afins) também tenho opinião, só que aí acho que é uma questão de gostos. Por exemplo, para mim a operadora com melhor imagem nos canais HD é a Vodafone, mas há aqui em casa quem não concorde.
 
Última edição:
Cabo:
- A NOS, utilizei 3x em diferentes períodos no tempo e em 3x locais diferentes. Nunca tive sorte. Péssimo serviço de Internet e péssimo suporte, sendo que os problemas ténicos os que tem a fatia mais negativa. Acho que a NOS foi um operador que há várias décadas, sempre preferiu expansão VS redimensionar e melhorar a infraestrutura existente. Foi com aquisições e integração de operadoras mais pequenas até com expansões da rede de cobre e fibra. Se expansão correu bem e não ficou sobre-dimensionada ao fim de uns tempos o cliente não sofre muito nessa zona, caso contrário podemos ter azar.

- Acho que eles melhoraram muito relativamente a 2005 ou 2006 os serviços de TV e todo os subsistemas. As box que eles comercializam agora são muito melhores, a UI é melhor e os serviços por detrás também são melhores. E sabe-se que a NOS tem investido nessa área e pretende continuar a investir. Alias numa ultima entrevista ao CEO, parece que vão parar com expansões e vão continuar apostar forte nessa área. Era bom que também começassem a pensar em rever a rede cobre e melhorar a qualidade de serviço das redes de acesso mais antigas. Mas é de louvar, até porque na generalidade o serviço de TV de todas as operadoras encontra-se tecnologicamente um pouco atrasado.

- Conheço pessoas que reportam ter um serviço de Internet razoável e que apesar de terem campanhas de marketing pouco transparentes, não parece ser pior que o MEO ( campeão nessa categoria ) e aparentemente oferece mais flexibilidade para renegociar os contractos com os seus clientes. Isso é um ponto positivo.

- Na década de 2000 a Cabovisão tinha um dos melhores serviços de internet do país. Hoje em dia o serviço encontra-se degradado, principalmente em determinadas zonas. Contudo, dependendo da zona ainda é um operador que pode providenciar um serviço razoável. Tudo depende do preço/beneficio a que conseguem o pacote e para certas zonas de Portugal é um ponto positivo. Claro que em termos de qualidade já não é o que era.

ADSL:
- Nos serviços de ADSL os que apresentavam melhor suporte, na altura em que os usei, foram a Clix e a Vodafone. Também experimentei SapoADSL e Telepac. Hoje em dia a Vodafone ainda comercializa este produto e creio que o suporte continua igual apesar dos constrangimentos da rede de acesso em cobre ser da PT/Meo. Não há milagres quando não se controla a infraestrutura a 100%.

FTTH:
- Tanto a Vodafone como a MEO apresentam um serviço de FTTH que na sua generalidade é bom. Em termos de suporte ao cliente e campanhas de marketing creio que a Vodafone ganha. Ninguém é santo nas vendas, mas tenho a sensação que a Vodafone internamente consegue ter uma estrutura interna onde consegue separar as aguas entre suporte e vendas. Vejo mais empenho e menos pressão dos funcionários que estão dar suporte não estarem tão preocupados em vender. Já no MEO vejo muito pouco interesse em solucionar os problemas dos utilizadores e mais pressão em vender ou fidelizar a todo o custo, salvo algumas excepções onde os pedidos são encaminhados para áreas mais técnicas. Nessas raros casos, vê se quem está do outro lado a dar o suporte não está interessado em vender mas sim em resolver um problema técnico.

- Também acho a Vodafone mais transparente em termos de facturação e comunicação aos clientes. Ninguém é santo, mas nesse aspeto não é difícil ser melhor que a MEO. É demasiado fácil para qualquer operador bater a MEO nesse indicador.

Internet móvel:
- Acho que nem vale a pena colocar a NOS na competição da Internet móvel. Acho que resume-se a Vodafone e MEO.
- MEO é sem dúvida a operadora com mais estações espalhadas por esse país e com maior cobertura.
- A Vodafone, apresenta a melhor qualidade de serviço, talvez por não ter tantos clientes moveis como o MEO, ou simplesmente por melhor planeamento. Se forem clientes moveis, para qualquer lado que vão dentro do território nacional vão ter mais probabilidades de apanhar uma estação 4G com a MEO. Já a Vodafone está nas principais áreas. Com a Vodafone consigo 70Mbps de download em 4G em muitas zonas, com MEO anda entre os 20-30Mbps.


Resumindo:

Vodafone: Tenho uma opinião positiva a todos os níveis de uma forma general.

MEO: A nível de infraestrutura de FTTH tenho uma avaliação positiva. Negativa em relação a vendas, marketing e suporte. Acho que estes senhores tem como política nos seus centros de suporte é Vender,fidelizar como prioridade máxima e resolver o problema do cliente como a prioridade mais baixa. Não são os funcionários que tem culpa, vê se que existe uma estratégia e política interna. Gostaria que Altice mudasse isto, já que é algo que existe desde os tempos que a PT tinha o monopólio.

NOS: Difícil de ter uma opinião positiva pelas 3x más experiências que tive. Contudo leio as noticias e as vezes tenho oportunidade de experimentar os serviços deles por terceiros e reconheço melhorias em algumas áreas relativamente ao que era quando usei o serviço deles.

Cabovisão/Nowo: Tive um serviço bom durante quase 10anos. Não posso ter uma opinião totalmente negativa em relação a eles. Contudo assisti a degradação dos serviços deles e com a nova reestruturação dos pacotes, acho que eles podem ser competitivos na relação qualidade/preço dependendo da zona.


Acho que a nível de serviço de TV, todas a operadoras em Portugal tem muito a melhorar na sua infraestrutura.
 
Back
Topo