1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fenómeno ... Bizarro?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por _freelancer_, 7 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 6; Visualizações: 768)

1. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Bom ppl é assim eu tenho um AERO 7+ daqueles com a ventoinha perpendicular ao cooler ligado a uma ficha molex e com uma outra ficha de 3 pinos apenas com o condutor amarelo ligado na board para efeitos de leitura de RPM's

O fenómeno estranho é que se eu por exemplo ligar o UD ou o SETI ouço que a rotação da ventoinha aumenta e se o volto a desligar ouço-a a diminuir. Isto não é impressão minha pq já chamei outra pessoa e nota o mesmo :P Este cooler tem um variador de velocidade que está sempre no maximo (nunca lhe mexi desde que o pus no maximo).

É costume isto acontecer? Acontece a mais alguem?

2. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

ou isso e como os volcanos 9 (tem sensor de temp quando ela aumenta a fan trabalha mais rapidamente) ou entao nao sei :|

3. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Eu tenho apenas uma ventoinha no NB da Abit e a fan da GF4. Eu noto que quando tenho o cpu a 100% (com o seti por exemplo).

Eu noto que quando desligo o SETI e o cpu volta para valores muito baixos, as fans "relaxam". Acontece exactamente o inverso.

Talvez seja da tensão da PSU aquando da utilização extrema do cpu.

4. Chessmaster

Chessmaster Power Member

aposto mais nisso.

também me aconteceu o mesmo durante muito tempo, quando a fan que usava era uma 60mm da Everflow.

se isso diz da qualidade de uma PSU/board ou não desconheço.

5. Ulisses

Ulisses Power Member

isso é absolutamente normal. em todos os pcs que já mexi existe uma alteração nas ventoinhas conforme o cpu esteja a ser utilizado ao máximo ou não, o que se passa é que o processador vai puxar mais pela fonte de alimentação e esta debita mais potençia para alimentar o processador e consequentemente as ventoínhas aumentam a rotação pois tb ficam com mais amperagem.

6. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

NOT!

isso certamente é uma feature da board... a minha tambem fazia isso mas desliguei-lhe o SmartFan ou la o que é (ASUS A7V333)... ve no manual da board...

7. Ulisses

Ulisses Power Member

isso não tem nada a ver...são aumentos de rotação praí no máximo de 100 rpm's, é mesmo devido às oscilações de corrente, as boards que trazem esse sistema de controlo de rotação das ventoinhas é feito de acordo com a leitura dos sensores térmicos e não com o uso do processador e as rotações sofrem uma variação bastate maior.

Partilhar esta Página