Fenómeno ... Bizarro?

_freelancer_

Power Member
Bom ppl é assim eu tenho um AERO 7+ daqueles com a ventoinha perpendicular ao cooler ligado a uma ficha molex e com uma outra ficha de 3 pinos apenas com o condutor amarelo ligado na board para efeitos de leitura de RPM's

O fenómeno estranho é que se eu por exemplo ligar o UD ou o SETI ouço que a rotação da ventoinha aumenta e se o volto a desligar ouço-a a diminuir. Isto não é impressão minha pq já chamei outra pessoa e nota o mesmo :P Este cooler tem um variador de velocidade que está sempre no maximo (nunca lhe mexi desde que o pus no maximo).

É costume isto acontecer? Acontece a mais alguem?
 
Eu tenho apenas uma ventoinha no NB da Abit e a fan da GF4. Eu noto que quando tenho o cpu a 100% (com o seti por exemplo).

Eu noto que quando desligo o SETI e o cpu volta para valores muito baixos, as fans "relaxam". Acontece exactamente o inverso.

Talvez seja da tensão da PSU aquando da utilização extrema do cpu.
 
Originally posted by SUp3rFM
(...)Talvez seja da tensão da PSU aquando da utilização extrema do cpu.

aposto mais nisso.

também me aconteceu o mesmo durante muito tempo, quando a fan que usava era uma 60mm da Everflow.

se isso diz da qualidade de uma PSU/board ou não desconheço.
 
isso é absolutamente normal. em todos os pcs que já mexi existe uma alteração nas ventoinhas conforme o cpu esteja a ser utilizado ao máximo ou não, o que se passa é que o processador vai puxar mais pela fonte de alimentação e esta debita mais potençia para alimentar o processador e consequentemente as ventoínhas aumentam a rotação pois tb ficam com mais amperagem.
 
NOT!

isso certamente é uma feature da board... a minha tambem fazia isso mas desliguei-lhe o SmartFan ou la o que é (ASUS A7V333)... ve no manual da board...
 
isso não tem nada a ver...são aumentos de rotação praí no máximo de 100 rpm's, é mesmo devido às oscilações de corrente, as boards que trazem esse sistema de controlo de rotação das ventoinhas é feito de acordo com a leitura dos sensores térmicos e não com o uso do processador e as rotações sofrem uma variação bastate maior.
 
Back
Topo