Fenómeno Hi5

Status
Fechado a novas mensagens.
Não interessa termos mais 300000 utilizadores, interessa sim termos conteúdos e espaços para os discutir e desenvolver, se vai aumentar a carga do staff então que se dê use a certas ferramentas que existem no vB nomeadamente como a pré-aprovação de tópicos (algo que eu sou forte apoiante).

Caramba, eu cada vez que vejo cenas destas (e o problema é que as levam a sério, sem pensar nas consequências), até me passo. Então, o que faltava a este fórum era filtrar a colocação de tópicos....

Convençam-se de uma coisa: as pessoas não gostam de ser controladas. Já assim é como é, imagino com essa medida. Em menos de um mês tinham aqui metade dos users (eu provavelmente incluido). Sou um apologista da organização e desejo de boa qualidade de conteúdos aqui, mas caramba. Fico mesmo irritado quando vejo estas opiniões.

Se o staff tem excesso de carga metam lá mais pessoal. Já disse há uns tempos e volto a dizer, se é coisa que não falta é gente para fazer um bom trabalho.
Além disso há N ideias para reduzir a carga do staff, algumas sugeridas por mim.
 
Concordo que qualquer coisa fosse feita,eu caí aqui de para quedas como muitos e por algum motivo registei me para pesquisar e obter mais informação sobre algo mas concordo que alguns vêem para aqui colocar questões absurdas sobre hi5.
 
Olha que não. É pesar de um lado os prós e os contras.
Tb já podiamos ter metido mais um banner no fórum e não colocamos. Tenho andado a ver isso em muitos fóruns e somos dos que temos menos publicidade. São compromissos.

Fazer uma coisa á parte do hi5 é preciso pessoal disposto a fazer isso. Se houver fazemos um sub-fórum já amanha apenas de leitura por exemplo.

A questão é que pela amostra dos tópicos que existiram a experiencia não foi boa.

Se alguma das pessoas que cá vieram parar pelo hi5 gostarem do fórum seguramente que o vão continuar a seguir mas pelos motivos correctos.
É preciso ter paciencia realmente... acho que fizeram muito bem.
 
Talvez até nem fosse má ideia um tópico com colaboração/moderação reforçada.

Metiam regras de utilização, sem pitês, bonecada, etc.

Também não deve ser assim tão dificil para os colaboradores/moderadores, chegar a casa ir ao tópico e ter 3 páginas novas para analisar, mandar um pm aos users que persistem em não respeitar as regras de utilização, apagar/modifica posts... Digo eu. Também me ofereço :-D

Também a visualização deve ser confusa com tantos códigos...
 
Talvez até nem fosse má ideia um tópico com colaboração/moderação reforçada.

Metiam regras de utilização, sem pitês, bonecada, etc.

Também não deve ser assim tão dificil para os colaboradores/moderadores, chegar a casa ir ao tópico e ter 3 páginas novas para analisar, mandar um pm aos users que persistem em não respeitar as regras de utilização, apagar/modifica posts... Digo eu. Também me ofereço :-D

Também a visualização deve ser confusa com tantos códigos...

PM's só os Moderadores é que podem enviar (Infracções/Avisos) no entanto podemos no caso de isso acontecer avisar um Mod que vai dar ao mesmo. Quanto ao trabalho é como digo fechar diariamente as threads, limpar/organizar e voltar a abrir, nada que não se faça em 10/20min.

Ah, já temos 3 :D

Também temos de ter disponibilidade, para o fazer já que seria uma zona cheia de trabalho xD
 
Por acaso acho que não seria nada um trabalho imenso, como vai ser um tópico muito procurado, chega-se a casa e tem-se umas 3 páginas novas, ficava 1 página para cada colaborador/moderador onde alteravam os posts para meter letras maiúsculas, pointuação, blablabla; apagar posts.

Nota: Uma página tem mais ou menos 25 posts.
 
Caramba, eu cada vez que vejo cenas destas (e o problema é que as levam a sério, sem pensar nas consequências), até me passo. Então, o que faltava a este fórum era filtrar a colocação de tópicos....

Convençam-se de uma coisa: as pessoas não gostam de ser controladas. Já assim é como é, imagino com essa medida. Em menos de um mês tinham aqui metade dos users (eu provavelmente incluido). Sou um apologista da organização e desejo de boa qualidade de conteúdos aqui, mas caramba. Fico mesmo irritado quando vejo estas opiniões.

Se o staff tem excesso de carga metam lá mais pessoal. Já disse há uns tempos e volto a dizer, se é coisa que não falta é gente para fazer um bom trabalho.
Além disso há N ideias para reduzir a carga do staff, algumas sugeridas por mim.

Sim, isso é verdade no entanto as ferramentas existem à disposição e enquanto não há pessoal para reforçar o staff nessas áreas nada melhor do que usar essas ferramentas.

Em muitos fóruns usam essas ferramentas, curiosamente a sua utilização incide mais perante zonas propicias a publicidade o que nem é o caso, no entanto seria uma excelente forma de controlar abusos iniciais.

Quanto ao reforçar o staff, é o caso complicado..., por um lado 80% da comunidade ambiciona chegar a Moderador o que é porreiro para o staff, quando fazem um convite as probabilidades da pessoa dizer não são bastante reduzidas :P Por outro lado, desses 80% só uns 30% é que demonstram cabecinha para o cargo..., e desses 30% uns quantos fizeram maravilha em alguma zona do fórum o que deixa uma grande reticência em dar-lhes permissões extra..., portanto fica-se com uma amostra bastante reduzida de potenciais candidatos a reforçar o staff. É verdade que se deve confiar nas pessoas e darem-se segundas oportunidades (eu sou um exemplo de quem teve uma segunda oportunidade), no entanto um mau moderador faz bem mais estragos do que 300 atrasados mentais com provocações o que leva a que as coisas sejam bastante bem ponderadas.

Resumindo..., enquanto não há pessoal para reforçar, nada como usar as ferramentas que servem para ajudar a controlar zonas do fórum. Não há cão em casa, mete-se alarme.
 
Por acaso acho que não seria nada um trabalho imenso, como vai ser um tópico muito procurado, chega-se a casa e tem-se umas 3 páginas novas, ficava 1 página para cada colaborador/moderador onde alteravam os posts para meter letras maiúsculas, pointuação, blablabla; apagar posts.

Basicamente seria isso o trabalho que cada um de nós teria, no entanto disse 5 colaboradores porque certamente que não irá crescer só 3 páginas ao dia...claro que depois de efectuar a limpeza diária é bem provável que fique com esse tamanho.

Ah, temos ainda de organizar no post inicial os códigos e outras informações importantes que vão sendo colocadas ao logo da thread )
 
Precisamente a minha opinião, para além de trazermos ao fórum mais mulheres :x2:

Cambada :D



Mas, a ser introduzida alguma "novidade" sobre o hi5, nunca ia ser nos moldes que já existiam. Isso seria, no mínimo, estúpido.



Metro, tu sabes qual é a minha opinião sobre o assunto, sabes que já apresentei uma proposta estruturada sobre o assunto, sabes que esse "outro lado" de que falas - o incomodo que os users verdadeiramente importantes (?) para a TZ iam sentir com mais pub ou com uma zona para o hi5 - pode vir a ser atenuado de modo a que toda a gente fique a ganhar com um custo pequeno para todas as partes.

Nunca podes dizer que a "amostra" e a "experiência" não foram boas porque só foi tentada uma vez, sem qualquer tipo de controlo ou preparação. Mas eu percebo o "medo" que haja.
São escolhas. Temos que viver com elas.

esquiso:

Como bem sabes também ter pessoas dispostas por muito tempo a levar um projecto avante é complicado. Não se pode pedir nada aos users quando se anda aqui por gosto e sempre em termos de voluntariado. Um fórum fechado soa-me bem e eu até podia passar a colocar lá as perguntas que nos chegam por mail mas a questão é sempre a mesma. 90% das perguntas é do género "queria por o meu hi5 como este xxxxxx".

Quase toda a gente que conheço tem conta no hi5 (também pela política agressiva que eles têm de arranjar pessoal e a visualização não ser permitida a quem não está registado (pelo menos eu não consigo ver os links que me mandam nos mails).

Da minha parte se há voluntários arranja-se um fórum privado para eles trabalharem tutoriais. Se for só uma pessoa arranja-se um blog. Nós podemos dar as ferramentas mas em relação ao hi5 está fora de hipótese a colocação directa de perguntas porque isso ia ser um inferno. Colocamos num local à parte ou assim uma página com a informação toda direitinha. Mas é preciso voluntários para isso. Para pegar no que está feito e melhorar. Não tenho nada contra isso.


Isso já foi feito.

A tecnologia é uma "arte" que vai trazendo várias modas, algumas mais aceites do que outras dependendo sempre dos grupos de pessoas.

A techzone é um fórum de Tecnologia bastante virado para o Hardware e Overclock, as outras áreas apesar de serem também tecnologia são mais colocadas em segundo plano, basta notarem onde são feitas as apostas da techzone. O que é certo é que resulta, Hardware é algo que está em constante desenvolvimento, o software vai sempre "dando". Overclock é testar o Hardware ao máximo (claro que o SW também tem um peso importante), nota-se bastante este investimento nas áreas que existem no fórum e na dificuldade que existe em alargar as zonas mais orientadas ao Software.

O caso do hi5 é uma moda perigosa, o que atrai essencialmente são utilizadores de uma faixa etária catalogada como "problemática", pouco respeitam as regras e são uma grande dor de cabeça para quem anda a controlar essas zonas. A forma indicada, na minha perspectiva, seria reforçar essas zonas com mais colaboradores ou Moderadores e talvez até faça sentido apoiar esta nova moda tal como se apoiou outras modas com um subfórum, a forma fácil foi cortar o "mal" pela raíz o que curiosamente até funcionou.

Falam bastante de novos utilizadores no fórum, hits e até lucro como motivos para apoiar esta "moda", mas vejo poucos a apoiarem o facto de ser, por muito que custe a muitos admitir, uma moda que está dentro da temática geral do fórum. Não interessa termos mais 300000 utilizadores, interessa sim termos conteúdos e espaços para os discutir e desenvolver, se vai aumentar a carga do staff então que se dê use a certas ferramentas que existem no vB nomeadamente como a pré-aprovação de tópicos (algo que eu sou forte apoiante).

A aposta em reviews de material e fornecer material para overclocking em eventos como já testemunharam é uma forte aposta nossa e que penso que podemos aprofundar.

Eu tb prefiro apoio dentro do que temos. Mas se os users que temos tb nutrem um gosto pelo hi5 e é difícil de o contronar apoiamos uma área fechada para dar informação apenas. Tudo bem. Mas friso que preferia essa energia nas partes que nos merecem mais atenção :)

eu sou a favor da implementação pacífica do Hi5 na Techzone, e estou disposto a ajudar no que for necessário, até seria uma boa motivação para melhorar o meu Hi5 (só tem uma foto :rofl:)

Task Force. Mas esse pessoal tem que ser perito na matéria. Não faz sentido ser de outra forma.

Caramba, eu cada vez que vejo cenas destas (e o problema é que as levam a sério, sem pensar nas consequências), até me passo. Então, o que faltava a este fórum era filtrar a colocação de tópicos....

Convençam-se de uma coisa: as pessoas não gostam de ser controladas. Já assim é como é, imagino com essa medida. Em menos de um mês tinham aqui metade dos users (eu provavelmente incluído). Sou um apologista da organização e desejo de boa qualidade de conteúdos aqui, mas caramba. Fico mesmo irritado quando vejo estas opiniões.

Se o staff tem excesso de carga metam lá mais pessoal. Já disse há uns tempos e volto a dizer, se é coisa que não falta é gente para fazer um bom trabalho.
Além disso há N ideias para reduzir a carga do staff, algumas sugeridas por mim.

souto:

A ideia não é limitar as pessoas. A questão é mesmo a falta de cumprimento de qualquer regra nem de escrita nem de formatação aqui na techzone se bem te lembras. Confesso que chego a ler alguns mails 3 vezes para perceber o que querem pq com tanto x não me entendo. Não é forma que tu ou eu escolheríamos para nos dirigir em particular a quem não conhecemos.
É muito complicado. Mas eu peso e isso e depois a parte de querer ajudar toda a gente e lá vou tentando. Mas sem regulação é impossível fazer o que quer que seja. E no hi5 vemos que precisamos de muuuuuiiiita regulação para que corra bem.

Não sei se percebi mal o teu post mas de todo acho que noutros assuntos seja aceitável usar a mesma estratégia que aqui estámos a discutir para este assunto especificamente.
 
Última edição:
Pois...eu acho que não é uma má ideia.. e eu até gostava de ajudar mas também não percebo assim tanto... eu vou tentando ajudar aqui no fórum mediante o que sei..e já aprendi muito aqui :)
E naquilo que eu puder hei-de ajudar :D
Cmps :)
 
Se forem buscar pessoal que merece algum cargo, mas não muito superior não podem dar apenas permissão a esse tópico do Hi5? Assim se lhes desse na cabeça de lixar alguma coisa também não fazia muita falta :p
 
Um colaborador pode acordar a dizer 'Vou f* a TcehZone' e lixar isto tudo?

Que saiba não, até porque um colaborador pode, apagar posts, editar , fechar threads e pouco ou nada mais, já um moderador é outra coisa, e penso que o colaborador só têm esses "poderes" extra para a zona para onde foi direccionado, logo o risco seria muito baixo de alguém fazer asneira.
 
Que saiba não, até porque um colaborador pode, apagar posts, editar , fechar threads e pouco ou nada mais, já um moderador é outra coisa, e penso que o colaborador só têm esses "poderes" extra para a zona para onde foi direccionado, logo o risco seria muito baixo de alguém fazer asneira.

Então não há problema de dar a uma pessoa 'qualquer'...
 
esquiso:

Como bem sabes também ter pessoas dispostas por muito tempo a levar um projecto avante é complicado. Não se pode pedir nada aos users quando se anda aqui por gosto e sempre em termos de voluntariado. Um fórum fechado soa-me bem e eu até podia passar a colocar lá as perguntas que nos chegam por mail mas a questão é sempre a mesma. 90% das perguntas é do género "queria por o meu hi5 como este xxxxxx".

Quase toda a gente que conheço tem conta no hi5 (também pela política agressiva que eles têm de arranjar pessoal e a visualização não ser permitida a quem não está registado (pelo menos eu não consigo ver os links que me mandam nos mails).

Da minha parte se há voluntários arranja-se um fórum privado para eles trabalharem tutoriais. Se for só uma pessoa arranja-se um blog. Nós podemos dar as ferramentas mas em relação ao hi5 está fora de hipótese a colocação directa de perguntas porque isso ia ser um inferno. Colocamos num local à parte ou assim uma página com a informação toda direitinha. Mas é preciso voluntários para isso. Para pegar no que está feito e melhorar. Não tenho nada contra isso.

Sei bem demais, até. Não podes pedir aos users que ajudem eternamente, mas podem ser criadas condições favoráveis para que os users possam maximizar a ajuda, quer temporalmente quer em qualidade.

Mais uma vez repito, a situação do hi5 era facilmente resolvivel. Um quadro fechado, um mail próprio, regras muito rigidas relativamente às perguntas no mail, uma equipa de alguns marmanjos com tempo livre a mais e uma pitada de contra-partida para a TZ/Zwame. Era tão fácil quanto isto. Se as perguntas fossem repetidas, levava delete. Se as perguntas fossem mal formuladas, pouco claras ou não fossem em português, delete. Enfim, seguir um mais à letra as regras do fórum.

Um colaborador pode acordar a dizer 'Vou f* a TcehZone' e lixar isto tudo?

O fórum em si, não. Mas a imagem do fórum pode sair bastante estragada do processo todo.
 
Então não há problema de dar a uma pessoa 'qualquer'...

Não é bem assim, podes não afectar o forum inteiro mas pode desorganizar uma area completa o que não é de todo bom.

E devo ainda salientar:
"O facto de ter pertencido ao staff só lhe conferia mais responsabilidade, nunca imunidade contra qualquer tipo de regra."

Quem o disse foi o sir.caga, como está explicito quem fizer parte têm ainda mais responsabilidade no que toca a cumprir regras.

EDIT: Concordo com esquiso
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo