Fenómeno Hi5

Status
Fechado a novas mensagens.
Há outros problemas que não interessam para a discussão. O meu post era apenas a reafirmar que não é tão trivial quanto isso dar um "cargo" a qualquer pessoa, mas se querem um exemplo em concreto basta verem os meus últimos posts, se eu ainda fosse Moderador nem me atreveria a fazê-los pois garantidamente alguém iria interpretar a minha opinião como opinião do staff todo e isso iria gerar confusão, tal como agora já posso ser parcial em vários assuntos e antes quando saia um pouco da linha tinha logo respostas provocatórias.

A partir do momento em que se diz que uma pessoa é parte do staff, não se está apenas a dar ferramentas extras como se está a dizer que aquela pessoa é parte de um grupo que tem voz activa nas decisões da comunidade, e um passo mal dado é o suficiente para haverem posts, PMs e novas threads no contacte o staff por nada.

Agora quanto a esta discussão em concreto, que até estou a gostar de ver que está a ser debatida com argumentos que demostram bastante maturidade, agradecia que algumas pessoas não dessem cabo desses mesmos argumentos com algumas mensagens mais para a paródia, é frustrante para quem está a dialogar e a argumentar ver respostas que mais cedo ou mais tarde vão dar motivos para o staff ignorar esta discussão porque alguns não tiveram maturidade para saberem 'estar'.
 
Um colaborador pode acordar a dizer 'Vou f* a TcehZone' e lixar isto tudo?

Tb não é bem assim.


Sei bem demais, até. Não podes pedir aos users que ajudem eternamente, mas podem ser criadas condições favoráveis para que os users possam maximizar a ajuda, quer temporalmente quer em qualidade.

Mais uma vez repito, a situação do hi5 era facilmente resolvivel. Um quadro fechado, um mail próprio, regras muito rigidas relativamente às perguntas no mail, uma equipa de alguns marmanjos com tempo livre a mais e uma pitada de contra-partida para a TZ/Zwame. Era tão fácil quanto isto. Se as perguntas fossem repetidas, levava delete. Se as perguntas fossem mal formuladas, pouco claras ou não fossem em português, delete. Enfim, seguir um mais à letra as regras do fórum.

Com as pessoas certas podia resultar. Nunca disse o contrário.
 
Meus senhores a conversa está interessante mas amanha à aulas...

Como disse, caso seja necessário pelo menos 3 voluntários temos para ajudar...

Cumprimentos e boa noite
 
Eu olho para o assunto Hi5, tal como as outras social networks, um bocado como para a energia nuclear, sim é óbvio que o fórum iria beneficiar de mais visitas e mais registos se o assunto fosse reaberto a discussão, mas o risco de resíduos é algo que tem que ser equacionado.

Que me desculpem as três pessoas que se voluntariaram para tomar conta de um tópico / secção dedicada ao Hi5, e agradeço imenso a disponibilidade que estão a demonstrar mas é normal que achem que com 10 / 20 minutos por dia conseguiam resolver o assunto e manter algo minimamente parecido com o que está agora após a limpeza.

MAS

Para terem uma noção mínima do trabalho que o Hi5 deu foram apagados mais de 6.000 posts em todos os tópicos dedicados ao assunto e o assunto esteve aberto a discussão prai dois meses se tanto isso dá em média mais de 100 posts apagados por dia, mesmo quando foram criados os tópicos oficiais com regras mais apertadas tínhamos 1/3 de posts que eram spam isto para não falar da repetição incessante das mesmas perguntas vezes sem conta. Isto em termos de trabalho moderativo consumiu largas dezenas de horas e [exagero mode] gastos consideráveis em acompanhamento psicológico devido à exposição prolongada a pitês que fez com que um dos elementos da equipa ficasse a pensar que tinha 12 anos e passasse o tempo a cantar "Like a child again" [/exagero mode], isto para não falar dos recursos do próprio fórum (espaço na BD, tráfego) dedicados ao assunto e que estavam a ser desaproveitados devido à quantidade avassaladora de spam que aparecia naqueles tópicos.

Portanto não se trata só de uma questão de número de pessoas, até podiam estar 10 pessoas a tratar de social networks que o problema se manteria, trata-se neste caso de uma questão de princípios, a reabertura do assunto nos moldes antigos mesmo com mais pessoas a evitarem spam não iria impedir a desvirtuação de um fórum que se quer dedicado à partilha de conhecimentos acerca das novas tecnologias e não à melhoria do aspecto das páginas dos utilizadores de social networks.

Se quiserem ajudar esses mesmos utilizadores podem sempre contribuir para este tópico mandando para mim PM's com o conteúdo que desejam adicionar ao tópico (desde que obedeçam ao formato do tópico) que o conteúdo será adicionado sendo dado ao utilizador o devido crédito.

Só que por agora Hi5, não obrigado.
 
Da minha parte se há voluntários arranja-se um fórum privado para eles trabalharem tutoriais. Se for só uma pessoa arranja-se um blog. Nós podemos dar as ferramentas mas em relação ao hi5 está fora de hipótese a colocação directa de perguntas porque isso ia ser um inferno. Colocamos num local à parte ou assim uma página com a informação toda direitinha. Mas é preciso voluntários para isso. Para pegar no que está feito e melhorar. Não tenho nada contra isso.

Exacto, era pelo menos isto que eu gostava de ver feito. Uma espécie de super-tutorial acerca do Hi5.

Por outras palavras, disponibilizar decentemente toda a informação que pudesse ser possível acerca do Hi5 e fazer com que esta fosse facilmente interpretada e aplicada pelo membro acabado de registar, já que, penso eu, é este o propósito principal do fórum, ajudar quem precisa.

O único senão, teria de ser mesmo a restrição de colocação directa de questões, uma vez que, inevitavelmente, iria dar àquilo que todos nós sabemos.

Eu, pelo menos, vou tentar arranjar tempo para ver se consigo fazer alguma coisa.

Se quiserem ajudar esses mesmos utilizadores podem sempre contribuir para este tópico mandando para mim PM's com o conteúdo que desejam adicionar ao tópico (desde que obedeçam ao formato do tópico) que o conteúdo será adicionado sendo dado ao utilizador o devido crédito.

Estava a pensar em algo do género, mas num sub-fórum fechado e melhor organizado, não sei se me percebes.

Tipo, um stickie a explicar porque é que a participação seria proibida nesse sub-fórum e depois threads que mostrassem vários padrões de como configurar um Hi5, com todas ou quase todas as ferramentas que se pudessem usar para o efeito.

Para saber se tal resulta, podíamos arranjar umas amigas cobaias para ver se elas se adaptavam devidamente à recolha e aplicação de informação.

Talvez a colocação de tutoriais em vídeo não fosse má ideia, sim, é trabalhoso, mas muito mais simples de assimilar a informação para o simples utilizador.

Ideias penso que não me faltam, falta-me é agora tempo para as esboçar e tentar pôr em prática...
 
Última edição:
Atenção que 'nós' dissemos 15-20 minutos a manutenção diária, não a reformulação do tópico.


O tal tópico, era mais ou menos isso que eu dizia, uma espécie de 'Banco de Códigos de Hi5'


Porque é que nós (os voluntariados) não analisamos esses tópicos e retiramos informações importantes?
 
Concordo com a parte do super-tutorial.
As perguntas podiam ser endereçadas a um e-mail específico para as questões relacionadas com o Hi5. Ia dar uma grande trabalheira e imagino a quantidade de e-mails ilegíveis que chegavam, mas penso que ia ser positivo.

Além dos possíveis utilizadores que seriam atraídos para um fórum que apesar do que é hoje, pode ser muito maior e isso poderia ajudar. Não se esqueçam que quando éramos mais novos, se calhar nem ligávamos a isto..Não todos mas eu não descobri o fórum assim há tanto tempo. Os miúdos de hoje que só ligam ao pitês e hi5, daqui a uns anos vão levar isto mais a sério e vão ver o pc como ferramenta de trabalho e se tiverem sido bem apresentados ao fórum, vão-se lembrar e vêm cá procurar e adicionar valor à comunidade.

A outra parte, é a dos clicks. Acho que o aspecto financeiro não seria de descurar, já que iam ser contabilizados novos visitantes ao site e que poderiam andar por cá à procura de outras coisas e iam trazer algum $.

Não sou muito experiente nisto mas, acho que se podia pensar a sério nisto. Se não resultar, pode sempre voltar ao mesmo. Acho que vale a pena.

Cumps,


PS - Se precisarem de ajuda a organizar os códigos e posts avisem. Estou em Erasmus e não tenho quase aulas nenhumas por isso tenho bastante tempo livre. Temos é que nos organizar para não andarmos a fazer o mesmo trabalho duas vezes. Se quiserem falar, PM e MSN :)

Padresco :)
 
Última edição:
Tenho andado a acompanhar esta discussão, e decidi dar a minha opinião. O assunto hi5 já foi imensamente discutido, e na minha opinião a não ser que exista uma reestruturação e um modo diferente de as coisas serem feitas, o hi5 fica de fora.
O que se tem verificado é que teem sido feitas propostas que a serem bem pensadas e essencialmente bem aplicadas, poderiam trazer benefícios a ambas as partes.
No entanto é preciso ver que não vamos (minha opinião claro) mover mundos e fundos para "reabrir" o hi5. Uma equipa de colaboradores? 5 para uma thread? Um por página?
Com tantos sitios a precisarem de ajuda (boa ajuda), criar equipas e afins para apenas um assunto, e para o pessoal que não se interessa minimamente pelo esforço que essa equipa estaria a fazer pudesse vir ali colocar a sua questãozinha que por acaso já está respondida 1 página atrás?
É preciso pensar bem no assunto, e tal como disse o Metro e concordo, criar uma zona para tutoriais. Quem gosta e queria ver o hi5 de volta, que trabalhe. Faça uns tutoriais, umas páginas com código para o pessoal consultar. Agora "perguntas e respostas" é para dar buraco.. :rolleyes:

O staff é seleccionado pelo staff, não há auto-propostas para staff. A não ser que tenham 1 milhão de euros...

1 milhão de euros é a solucção ideal.. Talvez esta sexta.. :o
Mas pegando um bocadinho no teu post. Como funciona em concreto as selecções? Um moderador/colaborador vê alguém que parece ter jeito para a coisa e propõe? São os administradores?
Na minha opinião, este método apesar de trazer algumas vantagens, traz consigo algumas desvatagens.
Se um utilizador de cá, acha que tem qualidade e responsabilidade para puder ajudar aqui ou ali, devia puder propor isso mesmo. O problema e como o Heckel já referiu é que 80% da comunidade gostaria de ter Colaborador por baixo do nick.

Sei que pode parecer um argumento (nem sei se isto é argumento) um pouco descabido, mas a verdade é que aquela de "o staff escolhe o staff, e não adiantam auto-propostas" me cai um bocado mal. Se eu sei que posso ajudar em tal parte, gostaria de puder conversar com quem de direito, ter uma oportunidade para provar que realmente posso ajudar, e tentar ver se efectivamente traria vantagens à comunidade.
Talvez seja um bocado utópico, mas é como disse em cima: não me cai muito bem a ideia de "staff escolhe staff" e ponto.
 
@Triston, eu detesto social networks (e não, não sou anti-social :P) e acho uma palhaçada enorme o vB ter "cagado" nas funcionalidades de fórum e ter investido tempo em inutilidades. Esta é a minha posição quanto às social netwoks.

Agora no que respeita ao fórum..., na altura eu estava no staff e sei bem a quantidade de reports que chuviam graças ao hi5, felizmente até estou bem dentro do assunto e sei que foi um pesadelo para o TosteX (que na altura era Colaborador) aguentar-se com aquilo tudo, o gajo quase que só era colaborador de uma thread em vez de um subfórum devido ao esforço que aquilo exigia. Tenho plena consciência disso, no entanto acho infeliz a ideia de banirem o tema de vez quando na verdade existem bastantes alternativas ainda por explorar.

Quanto aos potenciais candidatos, bem, é de louvar que queiram ajudar..., mas de boas intenções está o Inferno cheio :P

Lembrei-me de uma outra alternativa que ainda não foi apresentada aqui, talvez tenha algum sentido equicionar também. Porque não um subfórum para Social Networking fechada a escrita a Members mas permitir a leitura e dar acesso aos PowerMembers?

O que prevejo é que o spam para chegar a PowerMember nem seria assim tanto, afinal de contas teriam a secção visível e poderiam consultar, no entanto continuariam a explorar uma nova "onda" que anda por aí, curiosamente que tem feito bastante sucesso mesmo.

Se não resultasse, então passava-se a restringir ainda mais com a pré-aprovação de threads e/ou mesmo os próprios posts, o staff iria ter o mesmo trabalho (ou mais, porque mais uma vez o vB está uma cagada no que respeita a melhorar as funcionalidades do fórum... *), no entanto haveria menos lixo DIRECTO para os utilizadores e por sua vez menos spam e flames anti-pitês.

Quanto à falta de capacidade (em número) do staff..., acho que poderiam considerar aquela PM que vos mandei há uns tempos :P Também não perdem nada por discutir a ideia ;)

* Quando um utilizador submete um post ou thread por aprovar ela desaparece da sua vista..., ele pensa que simplesmente nem foi submetida. Ao contrário de outros CMS em que aparece o post/thread a outra cor a indicar que a mesma está pendente de aprovação
 
Concordo que vamos suar para uns miudos verem códigos de Hi5, mas se há quem o faça, que aproveitem.

Deve-se escolher um colaborador quando, numa secção, há um user que se destaca e que está sempre a ajudar e domina aquela área, não devem ir 'repescar' um gajo qualquer para ir administrar uma secção.


E aquilo das auto-propostas acho bem para o Staff saber que há pessoas que se interessam pela comunidade e querem ajudar, não é propriamente por se ter um nick de uma cor diferente e ser importante, embora também seja engraçado :p.
 
Quanto à questão da auto-promoção para o Staff, é coisa que não me interessa, o que me interessa, sim, é fazer com que a questão do Hi5 fique resolvida "de uma vez por todas", mas da melhor maneira possível tanto para Power Members, como para Membros acabados de registar, como para com a Admnistração...

E, já que eu não gosto nada de ler "o Hi5 foi banido da Techzone", estou a disponibilizar-me para tentar ver, de facto, se consigo ajudar nisso... Já que não estamos de acordo com algo, ao menos que nos façamos ouvir, e já que fomos ouvidos, apresentemos algo em concreto.

Logicamente, isto não vai estar resolvido amanhã, mas, pessoalmente, gostava de ver o Hi5 aceite na Techzone , isto é, ao invés de disponibilizarmos ao utilizador a informação como actualmente está (pouco organizada), disponibilizar essa informação de forma clara e objectiva.

Só para concluir antes de ir dormir, uma vez que, na minha perspectiva de como deveria ser disponibilizada a informaçãio, a participação quer de Membros quer de Power Members seria proibida, não seriam necessários Colaboradores para nada :p
 
Última edição:
Detesto voltar a falar nisto, ainda para mais nesta thread cujo o assunto deveria ser Social Networking e não como se chega ao staff, mas aqui vai (mais uma vez).

Estive 6 meses banido do fórum, fui banido pouco depois de chegar a Power Member por ter insultado um gajo (e o staff todo :x) publicamente, lá me deram a oportunidade de voltar a participar na comunidade (e não, nunca criei um clone). Mentalizei-me que o ban foi um bónus, com aquilo só um atrasado mental iria pensar que eu queria chegar a Moderador (na altura não haviam colaboradores) e como tal poderia ajudar na boa sem ser mal interpretado, curiosamente fui...

Não precisei de qualquer ferramenta extra para fazer e manter algumas threads que foram (e ainda são) bastante uteis no fórum, não precisei de qualquer corzinha no nick ou titulo por baixo do nick para ajudar e até pensava que fazer um report era coisa de chibos até que perguntei. Os reports ainda me ajudaram mais na ajuda que eu estava a dar, além de estar a manter threads ainda por cima estava a ver tópicos e maravilha a ser tratada bem mais depressa do que antes, ou seja, além de manter as "minhas" threads ainda estava a ajudar no funcionamento das zonas que frequentava. Até tive direito a cartoon :x

Passado uns tempos algum demente lembrou-se de me convidar para Colaborador da TZN, e passados uns meses outro demente convidou-me para Moderador..., garanto-vos que não gostei da experiência no cargo, não devido ao staff mas sim devido ao que tive de aturar por parte de utilizadores que não sabem respeitar minimamente os outros, perdi bastante parte do tempo que tinha para participar, antes era um utilizador participativo passei a ser "a sombra" e o "mauzão" de 3 fóruns.

Moral da história..., se querem ajudar, ajudem como podem. Se querem ter "cargos"..., cuidado com o que desejam...
 
Quem faz auto-promoção perde o seu tempo e consegue exactamente o contrário. Não andamos a dormir.
No que diz respeito ao Hi5, o announcement é claro.
 
No que diz respeito ao Hi5, o announcement é claro.

Eu, falando por mim, não acho má ideia um sub-fórum fechado a participações e que contenha informação em exclusivo sobre a customização do Hi5, desde que essa informação seja disponibilizada de forma directa e objectiva, para que o mais comum dos utilizadores possa usufruir e aplicar facilmente essa informação...

Achas que isso seria algo de negativo para a Techzone, caganamata?
 
Porque já vi no que dá. O triston já fez um belo resumo dos acontecimentos.
Há que separar as águas e os benefícios da discussão de tal assunto são completamente abafados pelos pontos negativos que o mesmo acarreta. Podem bem ter a certeza que tal não se repetirá.
 
Porque já vi no que dá. O triston já fez um belo resumo dos acontecimentos.
Há que separar as águas e os benefícios da discussão de tal assunto são completamente abafados pelos pontos negativos que o mesmo acarreta. Podem bem ter a certeza que tal não se repetirá.
Por isso é que ninguém gosta de ti :205:

Vá..., não sejam mauzinhos e pensem lá bem se se justifica assim tanto discriminar uma temática só porque "não se dá conta do recado", porque é mesmo esse o motivo. Não se dá conta do recado.

As propostas que vejo são mesmo no sentido de o staff dar conta do recado e dar para criar uma zona de uma temática que tem sido bastante popular, neste momento bem mais popular que algumas zonas do fórum que têm direito a secções e fóruns no index.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo