Fenómeno Hi5

Status
Fechado a novas mensagens.
Porque já vi no que dá. O triston já fez um belo resumo dos acontecimentos.
Há que separar as águas e os benefícios da discussão de tal assunto são completamente abafados pelos pontos negativos que o mesmo acarreta. Podem bem ter a certeza que tal não se repetirá.

Não percebi... A minha ideia seria criar um sub-fórum fechado a participações, com threads específicas acerca dos códigos de customização e os seus efeitos na página do Hi5...

Quais são os pontos negativos que isto acarreta? Se for necessário, o Staff cria um user (bot) tipo o TZN ou o TChip para postar as informações nesse hipotético sub-fórum, caixa de PMs fechada (obviamente) e ninguém se incomoda...

Digo eu, penso que o maior problema poderia ser para quem criasse as threads ver a sua caixa de PMs spammada por novos membros...

Vá..., não sejam mauzinhos e pensem lá bem se se justifica assim tanto discriminar uma temática só porque "não se dá conta do recado", porque é mesmo esse o motivo. Não se dá conta do recado.

Precisamente, por não se querer dar conta do recado, é que, penso eu, se deveria fazer alguma coisa :P
 
Última edição:
Não é "não se dar conta do recado". Tudo se resolveria de uma forma ou outra. É a forma como participa quem vem à procura desse tema (e sim estou a generalizar, paciência), que faz com que não haja nada a ganhar em termos de fórum pela discussão e manutenção do mesmo.
 
Não é "não se dar conta do recado". Tudo se resolveria de uma forma ou outra. É a forma como participa quem vem à procura desse tema (e sim estou a generalizar, paciência), que faz com que não haja nada a ganhar em termos de fórum pela discussão e manutenção do mesmo.
Vais fechar o Desporto também? :205:

/flame

Bem, acho que já fiz o meu serviço aqui :) Apresentei alternativas, argumentei-as e até assumi que detesto Social Networking, portanto mais imparcial não consigo ser :P

Agora cabe a vocês decidir, apostam nesta temática e seguem a filosofia do fórum de ser uma comunidade TI, ou descartam as propostas e seguem o rumo da comunidade "do que dá para controlar". Sinceramente, acho que a TZ já está demasiado grande para se decidir com base em generalizações e com base em "não dá".
 
Não é "não se dar conta do recado". Tudo se resolveria de uma forma ou outra. É a forma como participa quem vem à procura desse tema (e sim estou a generalizar, paciência), que faz com que não haja nada a ganhar em termos de fórum pela discussão e manutenção do mesmo.

Se o que estás a querer dizer é que não queres no fórum pessoas que queiram ter um Hi5 "bonito", fico triste contigo.
 
É que nem se compara. Nem no momento mais agreste do Desporto nos tempos áureos se podia comparar às semanas infernais do Hi5. Mas para te fazer a vontade, sim, se fosse caso disso nem hesitaria, ia à vida também. Esclarecido? :p

@lohkha a "beleza" do hi5 alheio não me poderia interessar menos.
 
Eu olho para o assunto Hi5, tal como as outras social networks, um bocado como para a energia nuclear, sim é óbvio que o fórum iria beneficiar de mais visitas e mais registos se o assunto fosse reaberto a discussão, mas o risco de resíduos é algo que tem que ser equacionado.

Que me desculpem as três pessoas que se voluntariaram para tomar conta de um tópico / secção dedicada ao Hi5, e agradeço imenso a disponibilidade que estão a demonstrar mas é normal que achem que com 10 / 20 minutos por dia conseguiam resolver o assunto e manter algo minimamente parecido com o que está agora após a limpeza.

MAS

Para terem uma noção mínima do trabalho que o Hi5 deu foram apagados mais de 6.000 posts em todos os tópicos dedicados ao assunto e o assunto esteve aberto a discussão prai dois meses se tanto isso dá em média mais de 100 posts apagados por dia, mesmo quando foram criados os tópicos oficiais com regras mais apertadas tínhamos 1/3 de posts que eram spam isto para não falar da repetição incessante das mesmas perguntas vezes sem conta. Isto em termos de trabalho moderativo consumiu largas dezenas de horas e [exagero mode] gastos consideráveis em acompanhamento psicológico devido à exposição prolongada a pitês que fez com que um dos elementos da equipa ficasse a pensar que tinha 12 anos e passasse o tempo a cantar "Like a child again" [/exagero mode], isto para não falar dos recursos do próprio fórum (espaço na BD, tráfego) dedicados ao assunto e que estavam a ser desaproveitados devido à quantidade avassaladora de spam que aparecia naqueles tópicos.

Portanto não se trata só de uma questão de número de pessoas, até podiam estar 10 pessoas a tratar de social networks que o problema se manteria, trata-se neste caso de uma questão de princípios, a reabertura do assunto nos moldes antigos mesmo com mais pessoas a evitarem spam não iria impedir a desvirtuação de um fórum que se quer dedicado à partilha de conhecimentos acerca das novas tecnologias e não à melhoria do aspecto das páginas dos utilizadores de social networks.

Se quiserem ajudar esses mesmos utilizadores podem sempre contribuir para este tópico mandando para mim PM's com o conteúdo que desejam adicionar ao tópico (desde que obedeçam ao formato do tópico) que o conteúdo será adicionado sendo dado ao utilizador o devido crédito.

Só que por agora Hi5, não obrigado.

A minha sugestão depois de ver o tópico é pegarem nele e fazerem um novo. Para ser mais fácil e para não termos que abrir um sub-fórum e partindo do princípio que todos têm uma conta de mail no gmail podem trabalhar colaborativamente. Partilham um documento em word...
Eu comecei o Portugal@Folding sendo Power member neste fórum. Não precisei de mais nada para criar um gigante.


Tenho andado a acompanhar esta discussão, e decidi dar a minha opinião. O assunto hi5 já foi imensamente discutido, e na minha opinião a não ser que exista uma reestruturação e um modo diferente de as coisas serem feitas, o hi5 fica de fora.
O que se tem verificado é que teem sido feitas propostas que a serem bem pensadas e essencialmente bem aplicadas, poderiam trazer benefícios a ambas as partes.
No entanto é preciso ver que não vamos (minha opinião claro) mover mundos e fundos para "reabrir" o hi5. Uma equipa de colaboradores? 5 para uma thread? Um por página?
Com tantos sitios a precisarem de ajuda (boa ajuda), criar equipas e afins para apenas um assunto, e para o pessoal que não se interessa minimamente pelo esforço que essa equipa estaria a fazer pudesse vir ali colocar a sua questãozinha que por acaso já está respondida 1 página atrás?
É preciso pensar bem no assunto, e tal como disse o Metro e concordo, criar uma zona para tutoriais. Quem gosta e queria ver o hi5 de volta, que trabalhe. Faça uns tutoriais, umas páginas com código para o pessoal consultar. Agora "perguntas e respostas" é para dar buraco.. :rolleyes:

Começa-se com um tópico fechado a respostas. Se for necessário por questões funcionais passa-se a duas ou três. Mas sempre fechadas a posts. Eu tenho respondido e apagado os mails do hi5 que recebemos mas um dos colaboradores que me mande um mail por PM que eu passo a fazer forward dos mails e já fica com trabalho.
No tópico a criar ou no do triston pode colocar-se lá um mail do gmail criado para o efeito se não tiverem desistido ao fim de uma semana é o maior sinal que vão ter sucesso.

1 milhão de euros é a solucção ideal.. Talvez esta sexta.. :o
Mas pegando um bocadinho no teu post. Como funciona em concreto as selecções? Um moderador/colaborador vê alguém que parece ter jeito para a coisa e propõe? São os administradores?
Na minha opinião, este método apesar de trazer algumas vantagens, traz consigo algumas desvatagens.
Se um utilizador de cá, acha que tem qualidade e responsabilidade para puder ajudar aqui ou ali, devia puder propor isso mesmo. O problema e como o Heckel já referiu é que 80% da comunidade gostaria de ter Colaborador por baixo do nick.

As propostas para entrar para o staff é feita pelo staff. Tem aspectos negativos mas tb tem aspectos positivos.
Aquilo que eu acho que se confunde muitas vezes é que poderes que um colaborador / moderador precisa para fazer o seu trabalho. Eu sou admin tenho poderes para tudo e não preciso de 90% deles no dia a dia.
Abrir um tópico e colocar um post é simples. Reservar meia dúzia é simples. Meter um aviso para não colocarem posts lá tb é simples. Quem não respeitar é simples. Report e alguém o apaga.
Não é preciso de todo ter mais poderes para fazer o que quer que seja.

Sei que pode parecer um argumento (nem sei se isto é argumento) um pouco descabido, mas a verdade é que aquela de "o staff escolhe o staff, e não adiantam auto-propostas" me cai um bocado mal. Se eu sei que posso ajudar em tal parte, gostaria de puder conversar com quem de direito, ter uma oportunidade para provar que realmente posso ajudar, e tentar ver se efectivamente traria vantagens à comunidade.
Talvez seja um bocado utópico, mas é como disse em cima: não me cai muito bem a ideia de "staff escolhe staff" e ponto.

Mas isso faz-se no fórum todos os dias. Eu falo com as pessoas. Afinal sou o BDFL da barraca e não olho ninguém de cima. Estou aqui a falar com todos. A minha caixa de PMs não tem nenhuma por responder.
Não vejo é a ligação entre ser-se do staff e poder fazer o que quer que seja.
Pertencer ao staff a mim sempre foi ter mais responsabilidade por aquilo que faço.
Não há dia que passe que não pense "o que é melhor para a comunidade". E estámos a avançar. Acreditem que estámos. Precisavamos de mais dinheiro, de mais isto e aquilo? Sim. Mas não vamos encher o fórum de publicidade. Vamos mais devagar e fazemos compromissos.
O hi5 trazia muitos membros mas não trazia os membros que queriamos e pagamos o preço. Seguramente menos visualizações que se traduz em menos receitas em publicidade mas isso nunca será tudo aqui. É importante porque pode ser a diferença entre a ZWAME existir e deixar de existir mas com esta comunidade nada mete medo. nem mudar o nome que foi a decisão mais difícil que já tivemos que tomar nos últimos tempos, mesmo contra muitas opiniões. Mas tomaremos sempre as decisões por mais difícies que sejam de tomar.

Agora vamos ao trabalho que a discussão vai longa. organizem-se e mostrem trabalho feito que cá estámos para ajudar. Comecem por melhorar o tópico que o Triston colocou. Mas não vamos abrir nenhum tópico para discussão. Um mail resolve isso e evita as repetições de questões com ganhos provavelmente em termos de organização e de cooperação.
 
@lohka_86 a "beleza" do hi5 alheio não me poderia interessar menos.

enfim, acho que estás a ser demasiado rígido... a mim também não me interessa nada, no meu Hi5 tenho apenas uma foto, tirada com telemóvel há dois ou 3 anos. trata-se de expandir horizontes, de fazer o fórum andar para a frente...

Depois, o Metro diz uma coisa, tu dizes outra... Ele, pelo menos, mostrou-se aberto a um formato semelhante ao que estou a propor (apesar de ainda ser apenas uma ideia...)

Mas tu não, queres cortar o mal pela raiz, és demasiado rígido... E eu sei-o bem :-D

Edit: Bem, depois do post do Metro, acho que as coisas ficaram bem claras.
 
Última edição:
Mas quantos de nós é que caíram cá aterrados e depois até descobriram coisas que nem sabiam que cá andavam? Acho essa generalização muito perigosa.
E a ideia do tutorial fechado com e-mail independente penso que prevenia a quantidade parva de spam que houve por aqui sobre o Hi5 desde que fosse bem visível.
Pode não haver nada a ganhar em termos de fórum mas talvez noutras áreas, como promoção do fórum, etc.
Se conseguíssemos (conseguissem, é igual) conjugar a quantidade enorme de *clicks* que iam aparecer com um tutorial bem feito e FECHADO para não encher o fórum de lixo, qual é o problema?

Acho que ninguém falou em "perguntas e respostas", ou melhor falaram, mas já caiu essa ideia porque é impossível controlar.
Tutorial bem feito numa zona específica para o Hi5 para ficar bem visível a quem vem à procura disso, parece-me ser uma boa solução.
E quem sabe, se calhar na procura dos códigos, até se interessa mais por aquilo e sai dali um grande programador...

Cumps :)
 
Última edição:
enfim, acho que estás a ser demasiado rígido... a mim também não me interessa nada, no meu Hi5 tenho apenas uma foto, tirada com telemóvel há dois ou 3 anos. trata-se de expandir horizontes, de fazer o fórum andar para a frente...

Depois, o Metro diz uma coisa, tu dizes outra... Ele, pelo menos, mostrou-se aberto a um formato semelhante ao que estou a propor (apesar de ainda ser apenas uma ideia...)

Mas tu não, queres cortar o mal pela raiz, és demasiado rígido... E eu sei-o bem :-D

Edit: Bem, depois do post do Metro, acho que as coisas ficaram bem claras.
O Metro terá a opinião dele e eu a minha. Temos experiências diferentes sobre o efeito do hi5 neste fórum.
Em relação ao resto, não vou em novelas, lamento.
 
Metro, acabei de falar com o caga no msn quanto a isso mesmo, no entanto o "banir" do hi5 (neste caso as Social Networks apanharam todas por tabela) não resolveu o problema desses utilizadores que "não interessam".

Faz um search no google por códigos hi5 e vê o que te dá, suponho que muitos registos tenham vindo pelo google, e o google dá a techzone logo na primeira página por essa pesquisa. Achas que vão ler os anúncios do fórum antes do registo? Claro que não, essas "pessoas" vão continuar a registar-se cá.

Moral da história, não se resolveu nada e até se baniu uma temática do fórum. Que se ganhou com isso? Menos posts em pitês? Talvez numa só thread/zona, mas eles continuam a aparecer pelo fórum e em força e se alguém pede para escreverem bem ainda nós é que somos "maus" e ainda fazem "xixi na cama" pelos avisos. Não tem resultado nada no que respeita ao fórum e no que respeita ao que têm indicado que é o "mal" do hi5, apenas resultou na redução de posts sobre hi5, nada mais.
 
Para resumir e para não estarmos em círculos o mais simples é isto:

Existe este tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=263937

Melhorem-no.
Juntem-se e criem um mail que possa ser visto por todos os que estão interessados.
Como só vai ser usado para isso pode se quiserem ser colocado no post inicial do tópico.
Eu vou enviando mensagens que chegarem tb para esse mail.
De momento era isso que fariamos. Mantemos o announcement tal como está. Mantemos o tópico fechado e os que querem desenvolver esta temática também ficam satisfeitos por poderem ajudar.

Edit:
Não vi as respostas do caga e do heckel. Estava a escrever esta mensagem. Se perguntares ao TosteX para ele mudou :)
O caga e o Triston apanharam muito mais estas coisas e por isso percebo a sua postura. Dai achar que ter um tópico aberto não obrigado.
As pessoas vêm cá ter e escolhem ficar se gostarem mas continuo a preferir que fique um pela informática e tecnologia do que cem pelo hi5.
 
Última edição:
E quem sabe, se calhar na procura dos códigos, até se interessa mais por aquilo e sai dali um grande programador...

Cumps :)

Também pensei nisso :p

A "cena" é que ao atrair novos membros para a comunidade, podem vir membros problemáticos mas também podem vir membros que tragam qualidade ao fórum...

Desde quando é que um registo de uma nova pessoa é algo de negativo?
Ok, concordo que novos membros normalmente trazem os habituais problemas de threads fora do sítio, spamm, etc. etc. etc, mas já "todos" passámos por isso...

E depois, faltam gaijas no fórum pah! :x2:
 
Isso mesmo, estou dentro.


Só uma coisa, os miudos clicam em publicidade? Só devem clicar naqueles tipo 'Mete aqui o teu nome para ver se coincide com o outro'
 
Confesso que compreendo a posição do Triston e do Caganamata - mais depressa me livrava do computador do que me voluntariava para cuidar de uma secção de Hi5. Bem mais depressa.

No entanto, a proibição do tema Hi5 no fórum também me deixa com um sabor amargo na boca. Se bem que fico irritado cada vez que encontro um post em pitês e estou na linha da frente quando toca a bater com bastões nos users que falam assim, proibir o tema e ignorar simplesmente os users também não me deixa confortável.

Pois bem, este não é um post que propõe uma solução (mas já foram apresentadas algumas!), mas mais um desabafo.
 
No entanto, a proibição do tema Hi5 no fórum também me deixa com um sabor amargo na boca. Se bem que fico irritado cada vez que encontro um post em pitês e estou na linha da frente quando toca a bater com bastões nos users que falam assim, proibir o tema e ignorar simplesmente os users também não me deixa confortável.

Estámos a falar de mais de 6000 posts apagados. Não de uma decisão precipitada.
 
Estámos a falar de mais de 6000 posts apagados. Não de uma decisão precipitada.
Com todo o respeito, isso não serve como justificação para a dissolução do dilema. De facto, apenas ilustra o que disse sobre a posição do staff - acho compreensível.

Tal não impede que não seja uma decisão que me dá grande conforto em termos morais (daí o objectivo ter sido um desabafo).
 
I'm in. PM e MSN, whatever.


Tempo não me falta.
Cumps :)

Idem, contém comigo.


Já criei o e-mail, aqui ficam os dados:

[email protected]

A Password darei a quem o desejar, tenho tambem algumas questões a fazer:
De forma a tratarmos da situação o mais rapidamente possivel, acho que ( não sei se é possivel) deveriam atribuir esses direitos de "Colaborador", a quem vai trabalhar com isto, ainda que apenas durante (x) tempo, assim seria mais facil para nós editar o primeiro post com a informção que nos fosse chegando através do mail.

Que dizem?
 
Última edição:
Então...este trabalho de recolha exaustiva de informação sobre códigos do Hi5 vão ser feitos pelos volutarios, que coordenavam a recolha nesses tópicos, e iam enviando para o e-mail. No fim disto tudo, com um produto final, enviavam, para modificar o post. Depois no post estava o e-mail para esclarecer dúvidas, é isso?


Cumprimentos.
 
Então...este trabalho de recolha exaustiva de informação sobre códigos do Hi5 vão ser feitos pelos volutarios, que coordenavam a recolha nesses tópicos, e iam enviando para o e-mail. No fim disto tudo, com um produto final, enviavam, para modificar o post. Depois no post estava o e-mail para esclarecer dúvidas, é isso?


Cumprimentos.

Acho que era mais eficaz se tivese-mos um topico que iamos editando, até estar pronto, no entanto esse tópico tinha de ficar fechado ou então num sub-forum "escondido" até estar pronto, depois é só move-lo para o sitio final. No entanto a recolha de informações vai ser continua, como tal apartir do momento em que temos novas infos, tratamos de re-criar esse tópico, mais uma vez nesse tal sub-forum "invisivel", quando já estivese pronto um moderador movia esse tópico para a zona final, e claro apagava o anteiror.

Cumps
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo