1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ferramentas/Alojamento Blog

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Jintro, 4 de Julho de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1275)

  1. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Estou a pensar migrar o meu blog para um domain .com, mas como os meus conhecimentos de criação de páginas e afins são "limitados" gostava também de uma ferramenta prática e rápida para actualizar o blog e os conteúdos. Estive a fazer umas pesquisas e para ferramenta encontrei o Movable Type ( http://www.sixapart.com/movabletype/ ), para alojamento o Living Dot ( http://www.livingdot.com/ ). Óbvio que estou disposto a largar uns trocos para isto, principalmente porque acho que os conteúdos do blog merecem um alojamento mais seguro e prático de utilizar.
    Que é que vocês acham disto? Todas as recomendações, sugestões e ajudas são bem-vindas. Se alguém quiser ajudar na migração, já sabe, também é bem-vindo (eu depois faço uma parte com agradecimentos :D).
    Cheers

    Jintro
     
    Última edição: 4 de Julho de 2005
  2. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Não há uma única sugestão? :\
     
  3. estigma

    estigma Power Member

  4. Petrhos

    Petrhos Power Member

    Eu tenho o meu em wordpress o movabletype funciona mais a base das imagens de telemovel irem directamente para o blog ou seja tem uma interacção bastante interesante, mas se quiseres ver o meu manda um pm se poder ajudar ajudo.
    Quanto ao hosting e dominio compra 2 em 1 tens por exemplo www.amen.pt depois e so gerires por shell a instalação e o resto e tudo feito em BO do cms.
     
  5. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Tás a ver um boi a olhar para um palácio? Neste momento senti-me assim. Toda a ajuda é bem-vinda :).
     
  6. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Jintro, pensa na possibilidade de teres um pequeno espaço na net só teu e utilizando o "Fantastico" consegues fazer o teu blog, administra-lo como quiseres, e até dá para brincares com mais umas coisas!!! ;)
     
  7. Petrhos

    Petrhos Power Member

    Ok vou tentar explicar mais detalhadamente.

    CMS ( Content Management System ) é aquilo a que chamamos sistema de gestão de conteudos,
    temos o wordpress, siteseed, plog, movabletype, b2evolucion etc..
    Todos os site de blogs (blogger etc etc) usam e é isso o que está por detrás de um blog um CMS.

    Disses-te que viste o movabletype, mas é um genero de cms que se adequa mais a quem tem por exemplo um telemovel que tira fotografias, visto que permite estejas onde estiveres penso eu enviar instantaneamente a foto para o blog e ela ficar lá publicada.
    Eu na minha página uso o Wordpress, acho que é bastante agradavel e user friendly www.wordpress.org mas existem mais, exprimenta pesquisar no google todos os já referidos e vê
    o que te agrada mais.

    Depois de escolheres vais registar um dominio não é? Podes aproveitar e comprar o dominio e o alojamento tudo no mesmo sitio dai o exemplo www.amen.pt www.dominios.pt dava jeito na opções do alojamento teres acesso a "shell"(ex: ssh) para poderes enviares para la o ficheiro de instação do CMS e para gerir pastas e coisas desse genero e ou também ftp.
    Convem teres tambem no alojamento acesso a uma base dados mysql por exemplo.
    Depois a instalação é facil, qualquer coisa posso ajudar-te.
     
  8. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Agora sim estamos a ir a algum lado :). Obrigado pela explicação Petrhos, muito útil mesmo. Agora já tenho por onde pegar para me começar a informar sobre este assunto. Muito obrigado.
     
  9. Petrhos

    Petrhos Power Member

    de nada :) k koisa diz
     
  10. greven

    greven Folding Artist

    Jintro, por mim ia para o Wordpress.

    Podes ver um que estou a construir aqui... Ok, não vais ver grande coisa porque não tem quase nada, só o header feito por mim o resto foi uma skin que tirei de um site. Mas gosto bastante do wordpress.

    http://greven.cgartdomain.com/site/
     
  11. Jintro

    Jintro O Colaborador

    É bunitu, o teu blogue. Por acaso também estou a simpatizar com o wordpress. Isto funciona como? Arranjo o alojamento depois "instalo" lá isto? Fico depois com uma ferramenta que me permite fazer upload de novos conteúdos logo todos arranjadinhos, certo?
     
  12. eXcept

    eXcept Power Member

    basicamente é isso. algumas editores dos CMS conseguem importar texto devidamente formatado, noutros terás de formatar usando mecanismos do próprio motor, já dentro do site. Coisas bonitinhas, Word Style.
     
  13. estigma

    estigma Power Member

    Eu uso o meu proprio CMS.

    Se bem que o meu blog esta parado... mas vai votar a viver...
     
  14. Petrhos

    Petrhos Power Member

  15. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Desenterro a thread para informar que já tenho o processo orientado e até está a correr relativamente bem. Quero também agradecer à WebHS, na pessoa do Martinho Botelho que tem sido simplesmente incansável no que toca à ajuda e disponibilidade :).
    Decidi então optar pelo WordPress (que me parece bastante versátil), no entanto estou com umas dúvidas que alguns de vocês (que usam o WordPress) talvez me consigam esclarecer. Como editar os themes? Que ferramenta usar? Quais os plugins mais utilizados para contador de visitas e referrers? Sugestões para plugins que considerem úteis também são bem-vindas ;).
    Obrigado

    Jintro
     
  16. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Ninguém?
     

Partilhar esta Página