Ferramentas de gestão de projetos

hferreira.80

Power Member
Segundo a vossa experiência, qual a ferramenta de gestão de projetos que recomendam e porquê ?
Tarefas feitas, por favor, em curso, organizado por prioridades, ter mapa de gantt seria um plus mas não é essencial e multi-utilizador.

Requistos:
Ser web e PHP para permitir que possa ser alojado em ambiente host partilhado pois não quero colocar isto em máquina dedicada.
De preferência free mas se for pago em modelo one shot também serve.
 
Jira é muito bom, mas só é grátis até 10 utilizadores.
Tens também o Asana que é muito bom (pela minha experiência).
 
Estive agora a dar uma pesquisa e parece que o ClickUp é promissor. É veres qual se enquadra melhor nas tuas necessidades
 
Obrigado.
O ClickUp vi ontem mas vi a limitação bastante grande no espaço na vertente free e por isso descartei logo à partida.
A utilização é para ser inferior a 10 utilizadores, por isso enquadra-se na vertente free mas é bom saber que caso um dia venha a necessitar da vertente paga que não seja demasiado caro e tanto o Jira como o Asana não são caros (comparando com outras soluções que vi).
Vou também testar o Asana que me parece promissor.
Para já estou a gostar bastante do teste com o Jira.
 
Visto que vai ser < 10 utilizadores aconselho o Jira, que é bastante completo, apesar de poder ser um bocado complicado ao inicio. Eu em 3 projetos que tive/estou, em 2 usaram Jira (estou a usar no projeto atual) e noutro uma ferramenta desenvolvida internamente. Suponho que o Jira esteja mais preparado que o Asana para aquilo que procuras.
Cumps.
 
E porque nao um "crm" interno?
Um CRM é uma ferramenta focada na gestão da cliente, desde que é um contacto até final ou não.

Para menos de 10 utilizadores tens também o YouTrack da JetBrains.
Por acaso chegue a testar esse mas na minha opinião (pelo menos na gama de entrada), o Jira bate o YouTrack em personalização.

Neste momento já carreguei tudo no Jira e é excelente.
Passei de um backlog desorganizado em emails para uma vista mais organizada.
 
mal era que não tivesse integração. É tudo da atlassian.
Já eu detesto os produtos deles (bitbucket, jira, confluence). Passam a vida com incidentes e com coisas a não funcionar. Além de que os websites são lentos para xuxu.
 
mal era que não tivesse integração. É tudo da atlassian.
Já eu detesto os produtos deles (bitbucket, jira, confluence). Passam a vida com incidentes e com coisas a não funcionar. Além de que os websites são lentos para xuxu.
Não detesto os produtos deles - acho que são dos mais completos do mercado - mas estou plenamente de acordo com o resto. Incidentes, lentidão, e o meu maior pet peeve: mudarem com frequência o aspecto e a organização das páginas. Pelo menos para mim tornou bastante difícil ganhar hábitos consistentes e encontrar o que procurava, que estava sempre perdido no labirinto.

Também andei à procura de uma solução deste género, para meu uso pessoal, e acabei por instalar uma série de alternativas em containers para os experimentar. Não tirei apontamentos, mas lembro-me disto:
Atlassian (Jira, Confluence...): são pagos (como é para meu uso pessoal não tencionava pagar por uma solução, especialmente se forem pagamentos recorrentes), e muito pesados para correr num Raspberry Pi.
Redmine: não tinha boards agile (o meu objectivo principal era ter Kanban) e os plugins que vi não me convenceram. No entanto, é uma hipótese, suporta Gantt de raíz, mas não é PHP, é Ruby on Rails.
Taiga: a integração entre as boards e os issues foi extremamente confusa, parecia-me que tinha de andar sempre a duplicar as tarefas e que tinha de estar a trabalhar com dois modelos diferentes, e não me convenceu (also, é Python/Django).
OpenProject: não é assim tão free/open, e as partes que interessam (no meu caso, boards) requerem uma subscrição paga
YouTrack: não tem wiki, mas é gratuito até 10 pessoas e embora seja feito em Java consegue correr num Raspberry Pi.

Portanto, e até encontrar uma alternativa melhor, optei por instalar um YouTrack e uma MediaWiki para as minhas necessidades. Estou a dar-me bem.
 
O YouTrack não é mau.
Seria também uma das hipóteses se não tivesse optado pelo Jira.

O Redmine é o único que já tinha trabalhado há muitos anos (numa vertende pessoal na altura) e tinha-o instalado num NAS, onde haviam aplicações para adicionar, incluindo o Redmine.
O Redmine é feito em Ruby e por essa razão não corre na grande maioria dos alojamentos não dedicados.
Quando trabalhei com o Redmine, gostei mesmo muito.
O conceito de releases junto com o gráfico de Gantt.
Hoje em dia a interface já está muito datada mas existem plugins e provavelmente um que dê um aspeto mais moderno de 2020 e não de 2000.

O confluence experimentei (até por causa de ser da mesma empresa e por isso a integração tinha de ser muito boa) mas não gostei.
 
Nota que há alojamentos que suportam Ruby on Rails, mas tendo em conta a app que é, provavelmente até deves poder fazer deploy dela no tier gratuito do Heroku (aliás, confirmo que o próprio Redmine confirma que dá).

Quanto à interface, podem chamar-lhe datada, mas eu pessoalmente até tenho algumas saudades de quando os sites não precisavam de carregar 5 MB de conteúdos e levar-me 30% do CPU para apresentar cada página, mas isso são outros quinhentos :)
 
Back
Topo