Ferramentas de ITIL

NunoFCPorto

Power Member
Boas pessoal. Decidi criar este forum para pessoas terem conhecimento sobre esta ferramenta para a área de TI. Esta tópico serve para trocar ideias / opiniões / experiência sobre ITIL. Agradecia as pessoas que conhecessem esta ferramenta para falar sobre ela . Eu estou interessado em ajudar e ser ajudado para melhorar o conhecimento de ITIL mas ainda estou na minha fase de iniciação. Axo que este tópico pode ser interessante para quem quer iniciar carreira nesta área. Abraço. PS: Gostaria que houvesse alguma participação. :)
 
Última edição pelo moderador:
Caros, o ITIL não é uma ferramenta mas sim um conjunto de boas práticas de devem/deveriam ser aplicadas numa infraestrutura, na operação e na manutenção de serviços de TI. Este dá uma descrição detalhada sobre as importantes práticas de TI com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização pode customizar para suas necessidades. Actualmente o ITIL está na v3. Muitos outros referenciais existem neste âmbito que visam a melhoria dos serviços de infraestrutura tecnológica e arquitecturas empresariais, são exemplos: o TOGAF, o COBIT, o eTOM, o ITBSC, entre outros...Podem consultar aqui: http://tecnologiaegestao.wordpress.com/2011/01/31/outros-frameworks-para-ti/
Porém, quando falamos de ferramentas neste âmbito (ITIL), considera-se todo um conjunto de recursos que ajudam na implementação, gestão e monitorização destas boas praticas:
- BMC-Peregrine,Remedy,Magic;
- Computer Associate- Unicenter Service Desk Service Plus;
- HP Openview Service Desk;
- IBM-Tivoli.

 
Última edição:
Back
Topo