Ferramentas de um Técnico

Bem na minha opinião, deverá ter Chave de fendas e todas as ferramentas se tiverem revestimento em plástico ou borracha deste tipo melhor, e também em vários tamanhos, estou falando nas chaves de fendas e em estrela, até poderias pensar mas mão será melhor uma chaves eléctrica que tem as chaves todas que preciso?
Por mim prefiro as manuais porque tens mais controle na ferramenta, e se a eléctrica "foge" do parafuso prontos não vale a pena falar nos resultados.

Chave de fendas:

Chave%20de%20fendas.gif


Chave em estrela:

4-653%20ESD_4C.jpg


Um alicate universal:

alicate%20universal.gif


Um alicate de pontas:

Alicate%20de%20pontas.gif


Alicate de corte:

Alicate%20de%20corte.gif



Já vi por ai que é bom termos uma pulseira anti estática, mas preço por preço, existem as luvas em latex finas que se adaptam bem á mão, claro não estou a falar de jardineiro, já seria um exagero não?:lol: :lol: :lol:
Acho que já dá para proteger os componentes da electricidade estática.

Luvas:

latex%20gloves.jpg


Um pincel não seria nada mal também dos pequenos claro.:007:
Um disco externo com os programas que poderás testar os componentes instalados no pc, para conseguires ver os componentes sem teres que a caixa do cliente, ou então se não achares necessário o disco poderás ter a pen drive, com os programas que achas necessários, sempre sai mais barato.
Estas são as "ferramentas" que acho que poderias ter em caso de ida á casa do cliente, por vezes quando chamamos alguem a casa um técnico ele já vem com uma mala cheia de ferramentas e pensamos hum ele vai abrir o pc ou vai desmontar o meu carro.:wow: :wow: :wow:
Agora as ferramentas que poderás ter na tua oficina já contando com todas as que falei anteriormente.

Um ferro de soldar:

ferro%20de%20soldar.jpg


Aparelho para analizar os componentes voltagens etc etc....

componant.gif


Pistola de cola quente:

pistola%20de%20cola%20quente.gif


Massa térmica, é assim em termos de marcas prontos não te sei dizer qual é a melhor ou pior.

2304-mx1_01h.jpg


Fita isoladora para ultimo caso claro.
E parafusos nunca é demais teres parafusos na oficina porque por vezes ou desaparecem por magia dos pc's, ou que se perderam na viagem....Mas é bom teres parafusos de roscas diferentes.

Parafusos para prender a board:

parafusos%20da%20board.bmp


Parafusos para prender as gavetas da caixa discos, dvd's, floppy disc's etc etc.....( eu queria por as imagens de todos os parafusos mas prontos )
Bem e por fim deverás ter vários componentes de um pc em casa para poderes testar no pc que estiveres a arranjar em caso de avaria, assim já terás a certeza do que será o problema do pc em questão, claro que eu não estou a dizer teres todos os processadores do mercado, todas as board's, memorias ram etc.... Mas sim gráfica agp, pci-e, fonte.... estou a falar em componentes "baratos", só para testar o pc do cliente.
Bem eu penso que é tudo porque nós técnicos hum, servimos para tentar resolver os problemas dos pc's, não somos perfeitos, nem temos que saber criar os componentes em si mas sim tentar arranja-los, eu já fugi um pouco do tema mas prontos.
É claro que existem outras ferramentas que poderás ter, só que para mim essas são as essenciais para um técnico, não vamos criar uma nave especial:007: :007: :007: apenas arranjar pc's.
 
Última edição:
Parece-me que o teu post nao teve nada a ver com a questão posta pelo BlitzMX, penso que esses comentários são dispensaveis, porque parece-me que existe aqui algumas pessoas neste forum que ligam mais ao tempo de registo, como os mais velhos, mais experientes, melhores, bla bla bla bla bla bla conversas.( Não estou a falar em ninguem em especial )
E em vez de vir ajudar o pessoal veem tentar deitar abaixo a opinião do pessoal registado á menos tempo, tás a falar em qual ferramenta? Pistola de cola quente? Bem serve para unir fios ou fios a contactos criando o isolamento de electricidade, falei da pistola de cola quente devido ao ferro de soldar, por ser mais facil colar do que soldar.
Luvas? Hum preço entre luvas e pulseira anti estatica deve ser mais baixo.
A minha opiniao acerca das ferramentas? São poucas? Achas que há muitas mais? Prontos posta ai, para ajudar o BlitzMX.
Cada um tem a sua opinião, e tem direito a tentar defende-la.
É sempre bom ter respeito acerca da opiniao dos outros.
Quando falei em malas, não estava a dizer que não é bom ter uma mala com as ferramentas, claro que é bom, só falei das ferramentas que alguns técnicos levam para a casa dum cliente para simplesmente abrir um pc.
 
Desculpem estar-me a meter no meio, mas...

Exterminator achei o teu post de uma qualidade e simplicidade genial e importante...
Já agora, gostaria de indicar ao nosso colega
BlitzMX, a seguinte sugestão..

Uma mala que existe à venda na *****
Tens aqui a lista das que estão à venda no site, os preços vão dos €49 aos €172..

Quanto à necessidade, tudo depende do que fazes ou do que poderás fazer...
Podes optar por ir a um armazém e comprar peça a peça conforme a necessidade..
 
Acho o post do Exterminator muito bom.
Ao menos deu-e ao trabalho de por tudo direitinho, fotos, texto, etc.

Apenas vou acrescentar uma ferramenta que falta ai:

Alicate de Rede:

%5Cpromocao%5Calicate8930.JPG


E as respectivas fichas RJ45:

th_557.jpg



Desculpem estar-me a meter no meio, mas...

Exterminator achei o teu post de uma qualidade e simplicidade genial e importante...
Já agora, gostaria de indicar ao nosso colega
BlitzMX, a seguinte sugestão..

Uma mala que existe à venda na *****
Tens aqui a lista das que estão à venda no site, os preços vão dos €49 aos €172..

Quanto à necessidade, tudo depende do que fazes ou do que poderás fazer...
Podes optar por ir a um armazém e comprar peça a peça conforme a necessidade..

A loja quase a ferrar-me todos os dias, de tão perto estar, e nunca pensei que vendessem ferramentas! :002:
 
Então é assim, um técnico de hardware informático pode usar isso tudo mas a real questão é esta:

quantos não se intitulam técnicos informáticos e nunca utilizaram um ferro de soldar?

A tua lista serve para um dito técnico informático como para um electricista. Em que é que usas um alicate de corte? Vais cortar cabos? Caixa? Os unicos cabos passiveis de serem cortados são os cabos de rede ou ficha telefonica... E para isso necessitavas de um alicate de fichas de redes!

A ideia não é dizer mal da tua ideia de ajudar, o problema é que os auto-intitulados técnicos de informática, tantas fazem que acabam por ficar desacreditados.

Hoje em dia, o mais certo, é não valer a pena inventar no hardware... O mais certo é arruinarem as garantias que a peça possa ter e depois é pior!

Um técnico de informática (a nivel de hardware) não precisa de saber muito. Se for um computador dito default, como eu e tu temos em nossas casas, não é necessário muita ferramenta... Umas chaves philips e de fendas magnetizadas e está a andar!

Se for a nivel de redes, já necessitas de alicate de fichas e pouco mais...

Onde eu quero chegar é o seguinte: os componentes informáticos de hoje em dia, não valem a pena serem arranjados... As próprias marcas tratam disso, arranjando ou trocando por novo, é que nem sequer vale a pena!

Agora se estão a falar de equipamento por falar, isso já é outra coisa!!
 
realmente para sistemas caseiros costumo usar uma ferramenta muito boa ..

Victorinox_Police.jpg


esse monte de coisas é muito bonito mas não tem utilidade nenhuma para atendimento ao publico mais banal ...

casos como.. minha amiga o seu laptop tem arranjo mas para isso tenho de o desmanchar todo e soldar algumas coisas e levo-lhe uns 20cts, q diz ? ... tendo em conta q o laptop tinha uns 5 anos .. esquece lá .. isso ..

ou então a sua grafica queimou umas coisitas .. pode-se arranjar mas fica mais caro q comprar novo e melhor .. qual será a escolha a fazer ..

concordo com o SwimmerBoy... não é ter uma caixa apetrechada de ferramenta que faz um bom técnico .. até porque um bom técnico nem faz perguntas dessas ....

por isso para a maioria dos casos basta um canivete multiusos ... e suficiente ... :-D

e depois acho q não vi nessa lista uma ferramenta essencial ... um alicate para os chips da bios .. que eu nem me lembra agora do nome .. mas dão sempre jeito para um hotflash ... mas conheço muitso "técnicos" q nem sabem o q isso é... mas q estou para aqui a dizer, nem tou activo nesta area á uns 3 anos ... agora mais quimica mesmo .. a ver se acabo a porra do curso ...
 
Então é assim, um técnico de hardware informático pode usar isso tudo mas a real questão é esta:

quantos não se intitulam técnicos informáticos e nunca utilizaram um ferro de soldar?

A tua lista serve para um dito técnico informático como para um electricista. Em que é que usas um alicate de corte? Vais cortar cabos? Caixa? Os unicos cabos passiveis de serem cortados são os cabos de rede ou ficha telefonica... E para isso necessitavas de um alicate de fichas de redes!

A ideia não é dizer mal da tua ideia de ajudar, o problema é que os auto-intitulados técnicos de informática, tantas fazem que acabam por ficar desacreditados.

Hoje em dia, o mais certo, é não valer a pena inventar no hardware... O mais certo é arruinarem as garantias que a peça possa ter e depois é pior!

Um técnico de informática (a nivel de hardware) não precisa de saber muito. Se for um computador dito default, como eu e tu temos em nossas casas, não é necessário muita ferramenta... Umas chaves philips e de fendas magnetizadas e está a andar!

Se for a nivel de redes, já necessitas de alicate de fichas e pouco mais...

Onde eu quero chegar é o seguinte: os componentes informáticos de hoje em dia, não valem a pena serem arranjados... As próprias marcas tratam disso, arranjando ou trocando por novo, é que nem sequer vale a pena!

Agora se estão a falar de equipamento por falar, isso já é outra coisa!!


Sou tecnico de informatica e nunca tive de mexer no ferro de soldar a não ser para invenções.
E como podem ver farto-me de por posts aqui no forum a pedir ajuda =) =P
Mas que grande tecnico que eu sou lolol =)

Eu aqui na loja apenas temos caixa de ferramentas , e mais nada em termos de software so temos o windows, e uns programas pa mudar chaves e ver chaves do windows, office.
Tabem temos Anti virus e anti Spyware.
 
Última edição:
A long time ago trabalhei no Verão como técnico de informático e acho que nunca precisei mais do que umas chaves Phillips e o alicate RJ45
 
Aparelho para analizar os componentes voltagens etc etc....

componant.gif

Isto a que chamas aparelho tem o nome de voltimetro... Para ler o etc não sei :P mas para ler amperes, ohms sei :P amperimetro e ohmimetro respectivamente...

Normalmente usa-se um aparelho chamado multimetro que reune tudo em um só!

Mas que grande tecnico que eu sou lolol =)

Ah ah ah... só tu é que ainda acreditas que és técnico :P A ajuda do outro dia, do CD do XP, serviu?
 
... e depois acho q não vi nessa lista uma ferramenta essencial ... um alicate para os chips da bios .. que eu nem me lembra agora do nome .. mas dão sempre jeito para um hotflash ... mas conheço muitso "técnicos" q nem sabem o q isso é...

Esse alicate também dá jeito para tirar os jumpers dos discos e drives opticas.
 
Back
Topo