FF + Primes

Eu tenho apenas a Samyang 18/2.8 e a 45/1.8 - estou à espera que os CTT me enviem o cheque da venda da 70-300 para comprar a 70-180/2.8 da Tamron. Com estas 3 lentes devo ficar "aviado", embora sempre com o bichinho de arranjar uma "faz-tudo", para quando não quero andar a trocar de lentes (Sony 24-105/4 ou Tamron 28-200/2.8-5.6).

Cada um tem o seu estilo de fotografar e a escolha das distâncias focais fazem parte desse estilo. Nunca fui muito de usar os 35mm, preferindo algo ligeirmente mais fechado (usava muito a 20/1.7 no sistema mft, equivalente aos 40mm em FF) ou então uma 24mm. Mas os 35mm são uma distância focal que muita gente gosta.

Uso a 18mm para fotografar arquitectura ou planos mais abertos de acção (embora aqui prefira a 24mm que não tenho) e uso muito a 45mm para retratos intimistas em ambiente privado, família, amigos, etc. Depois a 70-180 para os retratos mais cândidos e para fotografia de desporto.
 
Última edição:
Também andei a ver essa Tamron 70-180 2.8 e a pensar se não a compro antes da 85mm... Ou essa mais 90mm macro...


Há também a hipótese da Sigma 35mm 1.4 Art como nova por 600€... Ou a Sony 35mm 1.8 nova por 550€.
 
Última edição:
Já tive a 85/1.8 e é qualquer coisa de fenomenal - comprei-a com a A7III. Mas já antes quando usava Nikon, tinha a 85/1.8 que adorava e depois de comprar a 70-200/2.8, praticamente deixei de usar a 85. Não que seja inferior, mas por uma questão de conveniência. Não faço retrato profissional, e no meu tipo de uso, a 70-180 cumpre o que preciso e acabará por ser a lente que mais tempo passa na máquina, sendo que a 85/1.8 por muito boa que seja, acaba por ter pouco uso - como não tenho dinheiro a transbordar dos bolsos, há que racionalizar.
 
Também andei a ver essa Tamron 70-180 2.8 e a pensar se não a compro antes da 85mm... Ou essa mais 90mm macro...


Há também a hipótese da Sigma 35mm 1.4 Art como nova por 600€... Ou a Sony 35mm 1.8 nova por 550€.
Se a lente Sony for boa pode ser boa opção se for mais leve e se a nível de foco for melhor por ser Sony.
A sigma 35 recomendo a testar, eu gosto muito. Cheguei a ter a Canon 50mm 1.4 e não gostei apesar de ser distância focal diferente.
Tenho de tentar ver qual é a distância que mais uso quando unir os projectos todos do lightroom.
Mas para mim que já tive a Sony a6300 com a lente kit 16-50 para usar em situações de pouco espaço ou de risco chegei a conclusão que não o satisfazia pois não consigo levar no bolso ou debaixo do casaco no inverno sem dar nas vistas.
Isto para dizer que mirroless é mais compacto mas eu não gosto do mirroless por ser compacto. O factor pequeno deve ser tido em conta pelo espaço mas não deve ser determinante quando se escolhe pela qualidade que se quer obter.
Compacto neste momento para mim são os telemóveis e a dji osmo para usar em ambientes húmidos e de impacto [emoji846]
 
Eu quero um equilíbrio... Para ser supercompacta teria ficado na M200. Mas os corpos A7 não são propriamente grandes de qualquer forma.

Sobre a 50mm 1.4 da Canon, epah, também tive e ainda bem que comprei nova por pouco mais de 100€. Não é grande coisa tendo em conta o que se espera de uma lente dessas.

Mas do que estive a ver, a Sigma não compensa muito quer pelo tamanho, quer por não ser muito melhor opticamente.
 
Eu entretanto já comprei. :D Consegui uma A7R III usada com 1 mês e 100 disparos por 1750€. Juntei-lhe a 35mm 1.8 em promoção no El Corte Inglês por 560€.
 
Bem, dando continuação à questão:

Sony 85mm 1.8 (520€) VS Sony 55mm 1.8 ZA (725€)

Para retratos, dá-me jeito a 85mm, mas quero fotografar comida e aí vejo muita recomendação de 50mm, alertando também para o facto de que as 85mm podem-se tornar muito longas. A questão é que tendo a 35mm, 55mm parece-me um salto "curto".

Achei também interessante este link para ver que lentes tiram mais proveito das altas resoluções:
https://sonyalpha.blog/2019/11/10/which-lenses-to-maximise-the-potential-of-the-sony-a7riv/
 
Eu há 2 semanas tirei fotos a comida para uma amiga que pediu e 85mm está ok. Eu não tinha nenhuma na altura tinha 35mm ,105mm e 135mm, tentei a 135mm algumas vezes mas deu dores de cabeça. Era o que tinha (vendi a 85mm porque era a única sony que tinha). Para quem tem 35mm a 55mm está muito próxima , agora se tiveres uma 24mm ou mais angular a 55mm começa a fazer mais sentido, claro que quando dinheiro não é entrave nunca são de mais.
Podes ver em 2 mão essa 85mm julgo que anda nos 400 euros e é bastante recente, qualidade lembro de falarem que só falta o GM no lado de fora, mas opticamente era excelente.
 
Sim, concordo plenamente com o que dizes. Depois de divagar um pouco com o @m4ndr4ke, andei a ver a 90mm Macro, a Tamron 70-180mm, 50mm Macro, etc, mas lá encontrei uma solução intermédia.

Vou comprar a Sigma 70mm 2.8 Macro Art, que sendo uma Art, é bem construída e tem boa qualidade. Tem o (aparentemente famoso) problema nos F4 como outras Art, mas não é grave. Tendo em conta o preço e a focal, para já vai-me permitir um pouco de tudo, excepto aqueles retratos com DoF mais curto. Mas para comida já é uma focal versátil, tanto para flat-lays como close-ups e está longe QB da 35mm para ser diferente.

Entretanto devo comprar a 85mm na mesma, mas tendo esta não há pressa e mesmo comprando as duas, ficam por menos de 850€/900€. Se a 70mm se safar bem nos retratos, até posso considerar saltar a 85mm e comprar uma 135mm primeiro.
 
Eu comprei a Sony A7rII , os preços subiram todos e foi o modelo que mais me pareceu preço/qualidade , mas comprei a medo tendo eu tido uma A7III (vendi há uns meses, de vez em quando o foco ia para o canto e pensei que era dos adaptadores e usar lentes canon).
Posto isto estava a preparar mentalmente para vender as lentes e seguir para lentes com encaixe sony , desfazer de tudo canon.
Chegou ontem a máquina e não me parece ser nenhum downgrade como pensei (bateria foi para pior), meti o mc-11 da sigma e no geral tudo funciona bem (As lentes sigma esperava que trabalhassem bem 35mm art f1.4 e a 135mm art f1.8) a Canon 16-35 f4 is estava a espera de correr mal e ter de trocar, funciona muito bem até dá gosto. (só tenho de pesquisar se trocando pela Sony 16-35 f4 se vou ter algum ganho a nível de estabilidade por exemplo, mas não ser weather sealed como a canon é um grande bonus para mim manter a canon)
Tenho a canon manual TSE 24 tilt and shift, super com o focus peaking (na 6d é stress focar :-P), as 2 lentes que tive problemas foi a 70-200 f4 IS que já pensava em vender, quando quero zoom quero zoom, 200 é curto. E a lente sigma macro 105mm já mais antiga também teve problemas mas por norma macro uso é manual. Vendi a sony 85mm f1.8 na quarentena agora estou arrependido e a 24-105mm f4 canon que já estava parada há 2 anos.
Vou pensar se compro uma zoom que me encha as medidas ou ficar quieto, com a 135mm já tenho bom zoom.( posso usar modo apc 40mp fica 18 mp sou capaz de gostar de usar esta conversão).
A 85mm vai ficar em espera, tinha lentes a mais, tenho de pensar bem :-)
 
Última edição:
Eu comprei a Sony A7rII , os preços subiram todos e foi o modelo que mais me pareceu preço/qualidade , mas comprei a medo tendo eu tido uma A7III (vendi há uns meses, de vez em quando o foco ia para o canto e pensei que era dos adaptadores e usar lentes canon).
Posto isto estava a preparar mentalmente para vender as lentes e seguir para lentes com encaixe sony , desfazer de tudo canon.
Chegou ontem a máquina e não me parece ser nenhum downgrade como pensei (bateria foi para pior), meti o mc-11 da sigma e no geral tudo funciona bem (As lentes sigma esperava que trabalhassem bem 35mm art f1.4 e a 135mm art f1.8) a Canon 16-35 f4 is estava a espera de correr mal e ter de trocar, funciona muito bem até dá gosto. (só tenho de pesquisar se trocando pela Sony 16-35 f4 se vou ter algum ganho a nível de estabilidade por exemplo, mas não ser weather sealed como a canon é um grande bonus para mim manter a canon)
Tenho a canon manual TSE 24 tilt and shift, super com o focus peaking (na 6d é stress focar :-P), as 2 lentes que tive problemas foi a 70-200 f4 IS que já pensava em vender, quando quero zoom quero zoom, 200 é curto. E a lente sigma macro 105mm já mais antiga também teve problemas mas por norma macro uso é manual. Vendi a sony 85mm f1.8 na quarentena agora estou arrependido e a 24-105mm f4 canon que já estava parada há 2 anos.
Vou pensar se compro uma zoom que me encha as medidas ou ficar quieto, com a 135mm já tenho bom zoom.( posso usar modo apc 40mp fica 18 mp sou capaz de gostar de usar esta conversão).
A 85mm vai ficar em espera, tinha lentes a mais, tenho de pensar bem :-)

Podes dizer como funciona o face detection? Funciona bem em contínuo com as lentes canon? E em termos de lag nos menus, como é a experiência?
 
Podes dizer como funciona o face detection? Funciona bem em contínuo com as lentes canon? E em termos de lag nos menus, como é a experiência?
Ainda não testei essa parte, foi mais apontar o foco, bloquear e disparar e ver se estava focado. Menus não noto lag. Só se nota lag quando se tira uma foto e queres ver a foto, Raw de 42mpx deve ser o problema :-)
 
Back
Topo