FFXIII exclusividade em discussão

Neste caso em concreto parece que a Wii não terá tal sorte, com muita pena minha.

Mas em compensação terá eventualmente o exclusivo do futuro Dragon Quest X, série também da Square, que não fica a dever nada a Final Fantasy em vendas, sobretudo no Japão. Tudo dependerá das vendas do DQIX, exclusivo DS.

A Wii terá para já como exclusivo o Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors, jogo que à uns anos a existir, seria certamente para uma consola da Sony.

Mas não querendo entrar em off-topic, o FFXIII tem poucas probabilidades de chegar à Wii, mas também parecia pouco provável que a DS tivesse direito a uma versão do FFXII, e a verdade é que ela aí vem. :)

A Wii tera muita sorte, a Square-Enix não quer saber se os graficos da Xbox ou da PS3 são melhores, eles querem é vender. É dinheiro que tem de entregar aos acionistas no fim do ano e não graficos... E tal como i_Eat_Em_All disse a Xbox não é plataforma para a Square, portanto a alternativa á PS3 é a Wii. A verdade é que ha bem pouco tempo atras todos pensavam que a Wii estava condenada á morte no Natal deste ano será provalvelmente a consola com mais e melhores lançamentos.
 
Há pessoas que compram uma consola pelo Final Fantasy, e ele já tem uma X360.


Eu também não sou apologista da Sony e no entanto, se me é permitido deixar os meus 3 tostões quanto a querer ver o FFXIII na X360; não quero.

Perdoem-me os apologistas da X360, um Devil May Cry 4 e Metal Gear Solid 4 na vossa consola é algo que quero, e faz o seu sentido dado o publico em questão; Mas, e como acho que já dei a entender noutras threads olho um pouco de lado para J-RPG's a virem para a consola, porque não fazem sentido numa plataforma que não consegue vender no Japão. Acho muito estranho nestas circunstancias empresas que se focam acima de tudo nas vendas no japão e normalmente relutantes em suportar uma plataforma não Sony apostem sem grandes perguntas e zero garantias na X360.
Não sei se estou de acordo com o que tu dizes. Já vimos que a Square não tem dificuldades de saltar para a marca que dê o que eles querem. Tens que ver que esta é uma forma muito radical de entrar no mercado japonês de uma forma vincada. É a política de "se não os vences, junta-te a eles" e dar-lhes o que eles querem, coisa que a XBOX não tem e precisa. O Blue Dragon e Lost Odissey foram o primeiro passo. Se o Final Fantasy vier, a consola vende mais e mais destes dois RPGs vendem. A Microsoft só tem é que abrir os olhos e agarrar a oportunidade. Que aproveitem e criem um franchise novo, que a Square bem sabe como os fazer.
Até ouvimos há dias do Sakaguchi (criador do FF) na X360 a dizer que estava extremamente satisfeito com as vendas abaixo de 200 mil unidades de Blue Dragon no Japão. (na realidade ainda abaixo das 150 mil), e se isto soou mal (quando o Dragon Quest Joker com artwork do mesmo autor saiu depois e já vai nos 1,5 milhões no Japão) ainda soou pior ele sugerir que o Final Fantasy devia ir para a X360, tá bem que é vender o peixe dele, mas... Isso queria ele, seria ele a apostar em RPG's que são autênticos fiascos financeiros (financiados pela Microsoft) a sair beneficiado por tal decisão.
Ele não podia minar o seu próprio trabalho, pois não? E em relação às vendas da consola, até que não está nada mau.
Se tivesse uma X360 comprava os RPG's não há duvida, (e não faço tensões de comprar uma Ps3 tão cedo), mas de facto não torço por isto.

As vendas de J-RPG's na América nem andam famosas, e enquanto que um RPG ou outro devem vender por ser uma plataforma relativamente "faminta", e o Blue Dragon e Lost Odysee por serem exclusivos (e um FF vende sempre) não é a plataforma por excelência para eles, nem acho que deva ser.
Acima de tudo, os J-RPGs são uma coisa de modas. Agora estamos a ver a chegadas dos RPGs típicos dos USA/Europa a chegar às consolas e o mercado ganha outros contornos. Os J-RPGs reinaram durante muito tempo nas consolas e agora estão a ter que lutar pela sua posição. É o nacionalismo no seu melhor. Os USA querem um tipo de RPGs e o Japão querem o seu também.
A Microsoft deve analisar bem se quer ou não entrar no mercado japonês pela porta grande e esta é sem dúvida alguma a melhor altura para o fazer.
 
Não sei se estou de acordo com o que tu dizes. Já vimos que a Square não tem dificuldades de saltar para a marca que dê o que eles querem.
Dito isto a estratégia deles agora é suportar todas e ver no que dá.

Para a X360 meteram a Tri-Ace os criadores do Star Ocean a trabalhar num RPG, e já estão a ser muito generosos.
Tens que ver que esta é uma forma muito radical de entrar no mercado japonês de uma forma vincada. É a política de "se não os vences, junta-te a eles" e dar-lhes o que eles querem, coisa que a XBOX não tem e precisa. O Blue Dragon e Lost Odissey foram o primeiro passo. Se o Final Fantasy vier, a consola vende mais e mais destes dois RPGs vendem. A Microsoft só tem é que abrir os olhos e agarrar a oportunidade. Que aproveitem e criem um franchise novo, que a Square bem sabe como os fazer.
Não digo que não, mas não deixo de olhar para os 2 (especialmente Blue Dragon porque já saiu no Japão) e achar que são um desperdício para a plataforma em questão.

A Square-enix, como referenciado acima já está a fazer um franchise novo para a X360, o Infinite Undiscovery da Tri-Ace.
Ele não podia minar o seu próprio trabalho, pois não? E em relação às vendas da consola, até que não está nada mau.
Não disse que fazia mal em fazê-lo, só disse que não concordo com ele e não morro de amores com esse cenário a verificar-se.
Acima de tudo, os J-RPGs são uma coisa de modas. Agora estamos a ver a chegadas dos RPGs típicos dos USA/Europa a chegar às consolas e o mercado ganha outros contornos. Os J-RPGs reinaram durante muito tempo nas consolas e agora estão a ter que lutar pela sua posição. É o nacionalismo no seu melhor. Os USA querem um tipo de RPGs e o Japão querem o seu também.
Sem duvida, mas eu também não ando a dizer que RPG's americanos como o KOTOR, Fable, Jade Empire e Mass Effect pertencem na PS3/Wii.

Se a Xbox 360 vendesse bem por natureza no Japão fazia sentido as editoras apostarem em J-RPG's nela, mas de facto... não é o caso.
A Microsoft deve analisar bem se quer ou não entrar no mercado japonês pela porta grande e esta é sem dúvida alguma a melhor altura para o fazer.
Isso é o que eles sem duvida querem, e ao estilo deles estão dispostos a pagar o que fôr preciso.

Isso preocupa-me, e além de que quem sofre são os jogos que condicionados pela plataforma não vendem... também não gosto particularmente da ideia.
 
Última edição:
Back
Topo