1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fiabilidade da Wikipedia

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por vjoe, 28 de Julho de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1908)

1. vjoe

vjoe Power Member

No seguimento desta discussão, decidi criar um tópico para se discutir a fiabilidade da Wikipedia, de modo a evitar offtopic na outra thread.

Depois de colocar o meu post na thread, estive a lê-la melhor e reparei que se estavam a referir a um artigo na Wikipedia portuguesa. Nesse caso, concordo. Um amigo meu já experimentou colocar informação falsa na Wikipedia portuguesa e só passado uma semana é que corrigiram o erro.
    Todavia, penso que a monitorização das alterações na Wikipedia inglesa é bastante boa e eficaz. Existe obviamente um histórico das alterações e estas são vistas, mesmo que não seja em tempo real. Além disso, a equipa da Wikipedia não é propriamente pequena (sendo a da inglesa obviamente a maior):

Pessoalmente, nunca tive nenhum problema com informação na Wikipedia inglesa, nem nunca detectei um erro. Há obviamente informação incompleta, mas isso é totalmente diferente.

Agora para os utilizadores em geral, que opinião têm acerca da fiabilidade da Wikipedia?

2. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

Eu acho uma fonte relativamente fidedigna. Já estudei IMENSOS módulos de cadeiras com a ajuda da Wikipedia (Eng. Informática), a minha namorada também já lá foi buscar informação útil (Medicina) e já consultei bastante informação que batia certo, nomeadamente informação musical.

Nunca tive nada a apontar, nem conheço quem tenha.

3. Monstro

Monstro Power Member

Já me desenrascou imensas vezes, é verdade que nem tudo o que aparece lá é "dono" da razão, mas conciliando os dados de la com outros sítios depressa se chega a uma explicação satisfatória e lógica, quanto mais n seja arranjar outros nomes para o mesmo assunto e começar a procurar de outra maneira a mesma coisa(se é que me faço entender lol).

4. neonl

neonl Banido

A Wikipedia é uma excelente fonte de informação que requer, contudo, muito sentido crítico por parte dos leitores que frequentemente são leigos na matéria abordada no artigo (afinal para isso é que se lá vai). Convém muitas vezes tentar confirmar alguns factos lá expostos, sobretudo quando as coisas carecem de fontes.

Em termos de 'estilo' não gosto da wikipedia-pt, mas isso é porque não estou habituado ao standard pt-br, o que não quer dizer que esta não tenha muito mérito e não deva ser um projecto a continuar. Simplesmente eu gosto mais de usar a en, até porque os artigos costumam ser mais completos.

5. vjoe

vjoe Power Member

Certo, embora isso seja indicado no artigo, de maneira que o utilizador fica alertado.

6. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Considero a Wikipédia uma excelente fonte de informação. De resto, sempre que passo no Google é la que vou parar. No entanto, prefiro a Wikipédia em inglês, pois além de me parecer mais correcta, tem muito mais informação. Basta-me fazer a interpretação do que lá está e escrever. Assim, nem motiva o copy paste.

7. Sumerset

Sumerset Power Member

A fiabilidade não é má para coisas genéricas.

No entanto quando se procura algo específico numa àrea cientifíca a qualidade do que está escrito deixa muito a desejar...

Eu dou o exemplo de quando estudei para a disciplina de máquinas eléctricas. O que estava escrito para a generalidade dos temos que procurava não estava correcto. Quase sempre referiam situações particulares como gerais.

Aliás existe a teoria que colocar como referencia num artigo cientifico a wikipedia é estar à espera de um xumbo..,.

8. Monstro

Monstro Power Member

o wikipedia é feito de maneira a estar sempre a melhorar, se sabemos que uma coisa está errada e nós sabemos a certa porque n contribuir?

9. OdracirPT

OdracirPT Power Member

Um familiar meu usou o Wikipedia para consultar umas informações acerca de História.
    No meu caso cheguei a usar pouquíssimo o wikipedia. Se for nas matemáticas, pego no livro e vejo ou senão vou ao google e procuro.

O Wikipédia é bom, mas por um lado acho que devia ser só limitado a utilizadores registados. Assim acabava-se com o vandalismo aos artigos.
    Quem quiser contribuir, contribui. Senão, é um ban em cima, adeus e volte sempre.

Já agora porque razão não dividem a Wikipédia portuguesa em duas? É que acho que devia haver uma Wikipédia para os Brasileiros e outra para nós Portugueses, tal como a Wikipédia espanhola que tem o espanhol, o galego e o catalão separados também.

Última edição: 29 de Julho de 2008
  10. sTYGIUSfALCO

sTYGIUSfALCO Banido

Como o vjoe me convidou a passar por aqui e discutir cá o assunto, eu faço-o... Ou não, afinal de contas até já nem tenho mais grande coisa a dizer...

Parece mais ou menos assente, tal como referi, e avaliando pela opinião de outros users, que: a Wikipedia é um grande projecto, é um excelente ponto de partida, é bastante útil e "handy", mas devemos ter algum cuidado e não acreditar que tudo o que lá está é sempre correcto.

methanex, dividir a Wikipedia em PT e PT/BR não adiantaria muito, pois a PT teria pouquíssimos artigos...
    Felizmente, nos artigos, costuma haver distinção.

11. Sumerset

Sumerset Power Member

Estar a alterar significa ter tempo para isso.

Quando se está a estudar para um exame, eu diria que, não se tem tempo para estar a alterar sites...

12. neonl

neonl Banido

A discussão acerca da normalização da língua portuguesa são outros quinhentos, não tem lugar num tópico acerca da fiabilidade da Wikipédia. O português é só uma língua e, felizmente, será sempre assim. Não me parece que possas falar acerca de acordos ortográficos tendo em conta que escreves "à já algum tempo" quando é "há já algum tempo".

O exemplo que disseste há bocado não deixa de ser absurdo, estavas a falar de línguas mesmo. A Wikipédia em espanhol/castelhano (ambos os nomes para a língua estão reconhecidos na constituição) é utilizada por pessoas que escrevem espanhol sejam elas oriundas de Espanha, da Argentina, de Cuba ou até dalgum país que não fala a língua oficialmente.

É assim com todos. Até com Inglês. Quantos países têm o inglês como língua oficial, co-oficial ou língua de facto? Muitos! Dois deles, Inglaterra (Reino Unido) e Estados Unidos têm uma norma ortográfica diferente, usam termos diferentes, escrevem-nos de forma diferente, e falam o inglês de forma foneticamente diferente. É por isso que têm varias línguas? Não. Há, por isso, só uma en.wikipedia.org, utilizada por todos os que escrevem esse idioma.

13. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

Certo. Mas tens, com certeza, tempo para meter uma notinha no sticky notes para vires actualizar quando estiveres mais livre :) A Wikipedia é feita de boa vontade e tempo e é o que é com a dimensão que tem, por isso isso são entraves que não se colocam. Se não tens tempo, tomas uma nota e tratas do assunto quando puderes e quiseres.

Partilhar esta Página