Fibra 120 NOS - Wireless muito fraco

dukemengo

Membro
Contratei recentemente o serviço Fibra da NOS (120Mbps) e estou muito, mas muito desiludido com a qualidade da Internet sem fios. Já tentei contactar o apoio técnico e dão sempre a desculpa que só garantem a velocidade por cabo e se por cabo está a chegar a velocidade correta, não têm nada a fazer. Para terem uma ideia, na sala onde está o Hub, sem qualquer obstáculo, a velocidade da internet sem fios varia entre os 10 e os 40Mbps, sendo que na maioria das vezes está entre os 20 e os 30. Eu sei que nunca irei ter velocidades parecidas com a ligação por fios, mas parece-vos normais esses valores?

Chego ao cúmulo de não ter sinal no quarto (moro num apartamento) que tem apenas um cômodo entre a sala e o tal quarto (o hall de entrada). Nunca passei por isso em outros serviços e não me parece normal...

Tenho lido bastante acerca do assunto e já vi relatos de casos parecidos aqui no fórum, mas o meu parece um exagero. Se, mesmo assim, considerarem que são situações normais, o que me aconselham? Mudar o Hub para o hall de entrada (cómodo central do apartamento) penso que seria o ideal, mas está fora de questão porque não tem ficha de TV e obrigaria ao cabo a ir da sala ou dos quartos para lá. Tenho aqui em casa parado um TP-Link 740N que não sei se poderá ser útil para alguma coisa... Também já andei lendo sobre Powerline, mas não conheço minimamente a tecnologia. Seria uma solução para pelo menos ter sinal nos quartos?

Desculpem o testamento, mas ando cansado de me irritar com isso e sinto que preciso de ajuda de quem tenha mais experiência no assunto. O pessoal da NOS que deveriam ser essas pessoas não ajudam nada, restam-me vocês.

Algumas informações:

- Por cabo, atinjo as velocidades contratadas, às vezes até acima;
- A média por wireless é 20/30 estando no mesmo cómodo do Hub;
- A ligação no portátil (norma N) aparece como velocidade máxima 65Mbps. É normal isso?

Se precisarem de mais alguma informação/teste, por favor digam.

Obrigado desde já por eventuais respostas.
 
Só mais uma questão: sabendo que mais de 95% do tráfego será através de Wireless e dados esses problemas de velocidade, será que a diferença para o serviço de 60Mbps seria muito grande? Todas as velocidades seriam equivalentes (metade) ou não é linear e a diferença não seria grande. Na altura escolhi os 120Mbps (5€ a mais) por achar que seria uma grande diferença, mas agora já não sei se fiz bem...
 
A velocidade máxima têm a haver com o adaptador e a forma como o sinal é enviado pelo Hub. Ou seja, o teu adaptador suporta 150Mbps mas no Hub o máximo que consegues com a banda no modo b/g/n será 72Mbps penso eu.

E sim é "normal", nenhum operador te garante velocidades por wireless, tudo depende do teu orçamento agora.
 
Tas como eu, tb aderi a NOS fibra e tenho tido problemas por Wireless, antes de fazer o 1 reset ao router (porque estava a apresentar uns problemas) tinha sempre valores entre 70/75, até já chegou a dar:

3977092469.png


Depois do reset ando a maior parte das vezes entre 35/50 as vezes vai até 70,mas lá esta o meu problema é a irregularidade. No quarto quando tou no smartphone, perde MUITAS vezes ligação a internet e tb tenho problemas de autenticação(coisa que não acontecia no meu antigo serviço MEO ADSL de 12megas, teoricamente mais fraco).Noto muita mais instabilidade por Wifi agora do que quando tinha ADSL.
 
Já foi dito que o router da NOS quanto ao WiFi não cumpre o seu papel, e agora? Desliguem o WiFi do Hub e liguem um router (para difundir sinal wireless) não parece lógico?
 
Não conheço ninguém satisfeito com o serviço da NOS, apesar de a NOS ser uma doença tipo cancro só não ha solução para a morte, ha configurações que podes alterar no hub da NOS que te podem melhorar e muito o sinal WiFi, testa por exemplo a tua WiFi em outros canais, é a coisa mais básica a testar primeiro, a solução q o "Viperbruno" apresentou é utilizada em ultima circunstância.
 
Não conheço ninguém satisfeito com o serviço da NOS, apesar de a NOS ser uma doença tipo cancro só não ha solução para a morte, ha configurações que podes alterar no hub da NOS que te podem melhorar e muito o sinal WiFi, testa por exemplo a tua WiFi em outros canais, é a coisa mais básica a testar primeiro, a solução q o "Viperbruno" apresentou é utilizada em ultima circunstância.

Vamos a ver, o firmware do Hub foi "capado" pela NOS, coisas como forçar a banda N ou o comprimento do canal não são possíveis porque a NOS vende os hotspots correcto? Então o WiFi do equipamento já não é grande coisa (não possui antenas MiMo por exemplo) nem antenas externas então o alcance é uma porcaria. A velocidade, há quem no fórum consiga 70/80Mbps o que é muito bom dado o setup imposto pela NOS.

Está percebido? Na NOS é obrigatório comprar um router, conformem-se disso ou mudem de operador (como se os routers dos outros operadores fossem muito melhores...)
 
Eu falo da minha experiência atual, de origem isto era um terror, fiz o q tinha a fazer e já apanho NET em todas as divisões coisa q antes n dava.
 
Não conheço ninguém satisfeito com o serviço da NOS, apesar de a NOS ser uma doença tipo cancro só não ha solução para a morte, ha configurações que podes alterar no hub da NOS que te podem melhorar e muito o sinal WiFi, testa por exemplo a tua WiFi em outros canais, é a coisa mais básica a testar primeiro, a solução q o "Viperbruno" apresentou é utilizada em ultima circunstância.
Então aconselho-te a ires para a CaboVisão.
 
Voltando ao tópico, todos os ISPs têm problemas, quando acham que estão mal, vão aos tópicos dos outros serviços e verão que não estão sós, comecem a ver se é dos equipamentos depois das instalações, se o problema é wi-fi lembrem-se que os equipamentos dos ISPs são fracos nessa função, é melhor adquirirem um equipamento melhor para wi-fi, e não se esqueçam à sempre solução para tudo.
 
Boas,

Se o Hub perder o sinal hora sim hora não, quer esteja a usar a net na outra ponta da casa ou na divisão ao lado, isto pode ser resolvido com um novo router, ou este comportamento é mesmo anormal para um Hub? É que este Hub é relativamente novo e o antigo era a mesma treta.

Comprei há uns tempos powerline (especificamente este) mas a verdade é que também perde a ligação a toda a hora. Com um router da ASUS isto poderia ser resolvido?
Pretendo ter net de jeito cá em casa, que não esteja constantemente a cair.
 
Boas,

Se o Hub perder o sinal hora sim hora não, quer esteja a usar a net na outra ponta da casa ou na divisão ao lado, isto pode ser resolvido com um novo router, ou este comportamento é mesmo anormal para um Hub? É que este Hub é relativamente novo e o antigo era a mesma treta.

Comprei há uns tempos powerline (especificamente este) mas a verdade é que também perde a ligação a toda a hora. Com um router da ASUS isto poderia ser resolvido?
Pretendo ter net de jeito cá em casa, que não esteja constantemente a cair.

O Asus tem uma cobertura e um poder de processamento muito superior. Eu tenho o router e para mim 5 estrelas mas claro que nao é barato mas vale a pena.
 
O Asus tem uma cobertura e um poder de processamento muito superior. Eu tenho o router e para mim 5 estrelas mas claro que nao é barato mas vale a pena.
Eu sou leigo nestas coisas e apesar de já ter pesquisado alguma coisa, continuo sem perceber bem qual é a diferença entre um router e um extensor de alcance. Melhor dizendo, que tipo de aparelho seria o mais indicado para uma situação destas. Porque powerline já eu tenho, mas também fica sem net constantemente.

Estou de olho neste router e neste extensor de alcance. Qual o mais indicado?
 
Eu sou leigo nestas coisas e apesar de já ter pesquisado alguma coisa, continuo sem perceber bem qual é a diferença entre um router e um extensor de alcance. Melhor dizendo, que tipo de aparelho seria o mais indicado para uma situação destas. Porque powerline já eu tenho, mas também fica sem net constantemente.

Estou de olho neste router e neste extensor de alcance. Qual o mais indicado?

O extensor só se usa quando nao consegues com um router fazer chegar o sinal aonde pretendes.
Mas o router neste caso é o ZON Hub que nao é um bom exemplo. Ou seja, o mais provável é vocês com um router novo fazerem chegar o sinal mais longe e com maiores velocidades
 
Back
Topo