Fibra 120 NOS - Wireless muito fraco

Obrigado pela explicação.

Já vi que as configurações são simples. :D

Quer dizer que este (TP-LINK DUAL AC1200 ARCHER C60) seria uma boa opção, certo?

Vou ter que me decidir, mas antes ainda vou chatear a NOS, coloquei em automático e por wifi a cerca de 2 metros varia entre uns míseros 8mb e uns tristes 15mb, é que nem consigo ver televisão no pc. :(

Eu tenho este e funciona 5*, tambem configurei VPN e tenho sempre ligação a casa.
Nos 5GHz vai ao limite da linha, 120. Em 2.4 vai até aos 70-80. Cabo sempre no maximo.
 
Bom dia, ontem adquiri o ASUS DB AC750 RT-AC51U, no entanto alguns dos meus aparelhos só se ligam na banda 2.4ghz, nesta banda as velocidades não melhoraram nada com a aquisição deste aparelho, em 5 ghz tenho velocidades que tocam os 90 MB mas em 2.4 ghz não passam dos 30MB.
Será das portas 10/100 deste aparelho? se fossem 10/100/1000 a velocidade em MB aumentaria na frequecia 2.4ghz?
Gostaria que alguem me ajuda-se pois jáo nao sei se valera a pena investir num aparelho mais dispendioso.

As portas fisicas não tem absolutamente nada a ver com a performance do Wifi.
Para o Wifi, tens de ver a norma que está a ser utilizada, frequência, distância e interferência.
Se estás perto do router usa sempre os 5Ghz (alcance menor mas mais rápido), se estiveres longe passa para os 2.4Ghz porque o alcance é maior (apesar de menor velocidade).
 
As portas fisicas não tem absolutamente nada a ver com a performance do Wifi.
Para o Wifi, tens de ver a norma que está a ser utilizada, frequência, distância e interferência.
Se estás perto do router usa sempre os 5Ghz (alcance menor mas mais rápido), se estiveres longe passa para os 2.4Ghz porque o alcance é maior (apesar de menor velocidade).

Se a porta física WAN for 10/100 nunca vais conseguir 120 no Wi-Fi.. (só entre aparelhos nunca na internet)
 
As portas fisicas não tem absolutamente nada a ver com a performance do Wifi.
Para o Wifi, tens de ver a norma que está a ser utilizada, frequência, distância e interferência.
Se estás perto do router usa sempre os 5Ghz (alcance menor mas mais rápido), se estiveres longe passa para os 2.4Ghz porque o alcance é maior (apesar de menor velocidade).

Posso estar enganado, embora ache que não, mas num router se não entrar veocidade da rede não pode ser transmitida aos "clientes" por muito boa que seja a ligação entre eles. Até 100Mb até acredito que não haja interferência embora seja sempre uma característica apontada nas ligações rápidas - por exemplo fibra a partir de 100Mb logo também HFC nas mesmas circunstâncias - para salvaguardar interferências no resultado esperado.

Claro que isso terá muita interferência dentro em breve, quando - esperemos - se vulgarizarem velocidades superiores a 100. Daí o meu alerta, até porque a poupança pode ser pouca...

Quanto aos 2,4Ghz bem configurado também pode chegar perto... Por exemplo configurando a largura do canal para 40MHz
15508055.png

Exemplo com limitações por ser internacional de que em 2,4GHz N300 se consegue (mas a porta do router é gigabit....)
Lembro que há relatos de utilizadores de Zonhub que afirmam conseguir 80/90 com o mesmo.
 
Última edição:
Posso estar enganado, embora ache que não, mas num router se não entrar veocidade da rede não pode ser transmitida aos "clientes" por muito boa que seja a ligação entre eles. Até 100Mb até acredito que não haja interferência embora seja sempre uma característica apontada nas ligações rápidas - por exemplo fibra a partir de 100Mb logo também HFC nas mesmas circunstâncias - para salvaguardar interferências no resultado esperado.

Claro que isso terá muita interferência dentro em breve, quando - esperemos - se vulgarizarem velocidades superiores a 100. Daí o meu alerta, até porque a poupança pode ser pouca...

Quanto aos 2,4Ghz bem configurado também pode chegar perto... Por exemplo configurando a largura do canal para 40MHz
15508055.png

Exemplo com limitações por ser internacional de que em 2,4GHz N300 se consegue (mas a porta do router é gigabit....)
Lembro que há relatos de utilizadores de Zonhub que afirmam conseguir 80/90 com o mesmo.

De acordo. É obvio que se tiverem uma ligação de 200MB e o router for apenas de 10/100 nas portas...mas nao é este o caso.
O meu exemplo, em minha casa, FTTH, Zon Hub 3.0, 10/100/1000 em bridge na LAN4, com um Archer C1200 (10/100/1000+AC), ou seja, não tenho bottlenecks na rede.
Sobre o Wifi, os 2.4Ghz conseguem esses valores, mas depende muito do que existe á volta em termos de interferências e já nem posso comparar se a linha for superior a 120Mb. Se possivel usar AC nos 5GHz.
 
6309917703.png


Archer C2 , com um pc com wifi 2,4GHZ , estou a uns 8mts do router com 2 paredes pelo meio

Neste momento nao estou usar o bridge pois preciso de ips exteriores todos iguais, tenho ligado numa lan normal, wifi do hub NOS está desligado.

Tenho uma box android num anexo que fica uns 20mts e tenho lá wifi 40/10 com um tp-link WA830RE, evitei andar puxar coaxial e fico com tv


25€ usado no ebay, das melhores compras por lá fiz nos ultimos tempos
 
Última edição:
6309917703.png


Archer C2 , com um pc com wifi 2,4GHZ , estou a uns 8mts do router com 2 paredes pelo meio

Neste momento nao estou usar o bridge pois preciso de ips exteriores todos iguais

25€ usado no ebay, das melhores compras por lá fiz nos ultimos tempos

Ainda bem que conseguem melhores resultados que eu, porque provam o que quero dizer

E acabam por me fazer "investigar" tentar e chegar a ter uma situação melhor do que tenho.
Tem sido assim com o wifi e powerline e muito graças a este fórum. Obrigado aos que vão partilhando inculindo o @pedrolte
E foi assim com o meu contrato NOs na passagem da Clix - eh!eh!eh!

E digo-o para reforçar que os "palpites" que vou dando pretendem mais ajudar outros a conseguir, do que a mostrar que consigo. Fico satisfeito por ajudar, mas prefiro esclarecer quando acho que devo. Daí ter realçado routers AC1200 e portas gigabit, como melhor opção para futuro. Mas lembrei que pelo exemplo aqui relatado precisamente pelo @pedrolte com AC750 se conseguia o mesmo - e ainda há margem. Só "mantenho" a razão na porta gigabit que o mesmo também tem...

De qualquer forma como noutras coisas no nosso país encontramos, se pesquisarmos bem, routers de marca aceitável com norma AC1200 por melhor preço do que o C2, talvez porque este é de uma marca mais divulgada que tem necessidade de garantir preços homogéneos no país. Resta para quem o quiser, por melhor preço cá, esperar por promoções que não vão sendo poucas...

Adenda:
6310046515.png
6310046515.png

Para não editar post já citado coloco aqui um teste que fiz noutro ponto de acesso afastado alimentado por powerline com um cliente exclusivamente N300 2.4GHz (o outro é AC compatível com N)
 
Última edição:
6309917703.png


Archer C2 , com um pc com wifi 2,4GHZ , estou a uns 8mts do router com 2 paredes pelo meio

Neste momento nao estou usar o bridge pois preciso de ips exteriores todos iguais, tenho ligado numa lan normal, wifi do hub NOS está desligado.

Tenho uma box android num anexo que fica uns 20mts e tenho lá wifi 40/10 com um tp-link WA830RE, evitei andar puxar coaxial e fico com tv


25€ usado no ebay, das melhores compras por lá fiz nos ultimos tempos
Podem-me explicar o acima mencionado, "nao esta a fazer bridge" e "lan normal"
Obrigado
 
Ligas numa porta qualquer do hub, defines um IP fixo no TP link e desactivas Wi-Fi do hub e DNS

Não uso modo bridge pois preciso ter mesmo IP público do hub
 
Não compreendo as velocidades que voces conseguem alcançar po wifi, eu a centimetros do router ASUS DB AC750 RT-AC51U nao consigo velociaddes superiores a 30MB em 2,4 Ghz, em 5Ghz não ultrapassa os 70MB no perioudo de menor congestionamento. Já nao sei o que fazer.
 
Não compreendo as velocidades que voces conseguem alcançar po wifi, eu a centimetros do router ASUS DB AC750 RT-AC51U nao consigo velociaddes superiores a 30MB em 2,4 Ghz, em 5Ghz não ultrapassa os 70MB no perioudo de menor congestionamento. Já nao sei o que fazer.
Tem que dar mais.
Também pensava que só conseguia nos 5GHz e com afinação tenhoo valores de 70/80 a uns bons 10/15 metros da fonte a negociar em N300. e sei que tenho para aqui interferências mas não impedem. Perto consigo passar os 100 de forma normal na mesma banda - em 5GHz é normal mesmo longe desde que sem obstáculos de maior.
Regula a banda para 40MHz- normalmente ajuda imenso. De qualquer forma procura sempre um canal que não tenha outros wifis a incomodar.

E atenção à fonte pois se não entrar no router não sai...
Experimenta ligar por cabo para tirares dúvidas
 
Última edição:
Hoje passei-me com a minha net que para além de ser a passo de caracol ainda se desligava ou seja o hub reiniciava sozinho...telefonei, exigi falar com um supervisor e disse que podiam vir cá buscar esta porcaria toda.

Estou assim a aguardar que venham cá rever toda a instalação e substituir equipamentos se necessário, é que até a televisão tem paragens na emissão...engraçado que hoje até a imagem parece mais brilhante e a net de tarde e por wifi está sempre nos 40/45mb....tudo muito estranho.

Vou assim aguardar os desenvolvimentos e depois então me decido qual o router a comprar, entretanto vou estar atento aqui ao tópico.

Obrigado pelos esclarecimentos e ajuda.

PS - Fui falar cedo demais, a net acabou de cair enquanto escrevia este post.

Ora bem, os técnicos estiveram cá por casa e trocaram o router e refizeram a ligação por cabo...velocidade por cabo sempre nos 123Mb e por wi-fi sempre entre os 40/45Mb. Mas não há bela sem senão e eis que hoje o router desligou-se e só se conseguiu registar 4 horas depois. Alguma coisa não está bem e os técnicos vêm cá amanhã. A net por wi-fi ficou pior, agora anda nos 30Mb. :(
 
Back
Topo