Fibra Meo ou Vodafone

hbriote

Membro
Boa noite.
Moro numa zona rural e tenho atualmente ADSL Meo (uma miséria de 2Mb) e satélite Meo, no entanto sei que até ao final do mês a Meo e a Vodafone vão instalar fubre ótica. Gostaria que me ajudassem a escolher o operador pois há várias coisas que tenho dúvidas.
1 - Destes dois consigo ter canais em todas as TV onde não terei box, por cabo coaxial da instalação da casa?
2 - A fibra óptica é mesmo fibra óptica ou cabo cobre mais grosso?
3 - Qual o melhor router em velocidade de Wireless e cobertura pela casa?

Agradeço desde já ajuda.

Hbriote
 
1 - Depende, se a rede for da Vodafone e da MEO, qualquer uma, se for da DST só a MEO (nesse caso também tens cobertura da NOS).
2 - Se falas do conceito de "fibra" anunciado pela NOS, não é o caso, qualquer dos casos que enunciei na primeira resposta, a fibra é mesmo fibra.
3 - Teoricamente será o da MEO, mas na prática é ela por ela como o @PWP disse.
 
Não é um cabo cobre mais grosso? É que um vizinho meu já tem e afirma que o cabo é fibra cobreado (isso existe???). Chamam a isso fibra rural. E não me parece ser a DST pois para ele foi um tipo de Esposende que lhe colocou e a NOS ainda não tem cobertura lá. Sou de Barcelos, não mencionei no inicio.
Quanto à instalação interior, conseguirei ter a maior parte dos canais em todas as televisões através da atual instalação que tenho para a antena analogica? É que tenho dois putos e ele gostam de ver canais diferentes, e não quero estar a colocar Boxes em todas as divisões, já basta estar a pagar duas à MEO por satélite.
Obrigado pela ajuda desde já.
 
Não é um cabo cobre mais grosso? É que um vizinho meu já tem e afirma que o cabo é fibra cobreado (isso existe???). Chamam a isso fibra rural. E não me parece ser a DST pois para ele foi um tipo de Esposende que lhe colocou e a NOS ainda não tem cobertura lá. Sou de Barcelos, não mencionei no inicio.
Quanto à instalação interior, conseguirei ter a maior parte dos canais em todas as televisões através da atual instalação que tenho para a antena analogica? É que tenho dois putos e ele gostam de ver canais diferentes, e não quero estar a colocar Boxes em todas as divisões, já basta estar a pagar duas à MEO por satélite.
Obrigado pela ajuda desde já.

Não.
Sendo de Barcelos, a rede não é da DST.

Eles podem injectar o sinal RF na tua rede coaxial, depende se há forma de ligar onde ficar o ONT (um "descodificador da fibra") onde passa o circuito da rede coaxial. Se tiveres um repartidor onde tens os cabos a sair para cada tomada, fica mais fácil.
 
No meu caso é fácil. Mesmo ao lado de onde fica o atual router tenho a TV por isso deve ser possível ligar ao coaxial que está lá.
Mais uma questão. Eles usam as ficha "rita" atuais para ligar telefone? O router terá que ser fibra até ao mesmo mas e para os telefones? Como se procede?
 
No meu caso é fácil. Mesmo ao lado de onde fica o atual router tenho a TV por isso deve ser possível ligar ao coaxial que está lá.
Mais uma questão. Eles usam as ficha "rita" atuais para ligar telefone? O router terá que ser fibra até ao mesmo mas e para os telefones? Como se procede?

Só o ONT recebe a fibra óptica. Depois sai um cabo de rede (RJ45) para o router e é do router que sai um cabo RJ11 para o teu telefone.
 
Em que zona de Barcelos moras?

Para teres FIBRA têm que existir na rua caixas destas:

rPT5Kwum.jpg

(curiosamente esta foto é em Barcelos)

E em Barcelos não há fibra rural/DST nem muito menos "fibra cobreado" :biglaugh:

Ou há Fibra dos 3 operadores em algumas zonas ou HFC da NOS.
 
Vila Seca se não me engano tens NOS FTTH pelo menos junto a estrada nacional.

Se são postes de madeira por norma são da PT/Altice/MEO

Mas sem haver daquelas caixas não há fibra para o consumidor.

Abraço
 
Vila Seca se não me engano tens NOS FTTH pelo menos junto a estrada nacional.

Se são postes de madeira por norma são da PT/Altice/MEO

Mas sem haver daquelas caixas não há fibra para o consumidor.

Abraço
Atenção, que a VDF principalmente tb coloca PDOS nos postes da ALTICE
Cumps
 
Eu sei que sim... Daí todo este alarido da Altice contra Vodafone...

Quando na minha opinião deveria só haver um poste, uma rede etc.. uma "REN" das telecomunicações.. assim só temos estendais e estendais por todo o lado.

Felizmente só temos 3 operadores.
 
Eu sei que sim... Daí todo este alarido da Altice contra Vodafone...

Quando na minha opinião deveria só haver um poste, uma rede etc.. uma "REN" das telecomunicações.. assim só temos estendais e estendais por todo o lado.

Felizmente só temos 3 operadores.
Temos 4 , mas se por exemplo em Espanha é igual, cabos e PDOS de diferentes operadores por todo o lado também.
 
Back
Topo