Fibra na freguesia de Paialvo - Tomar

Rui M Rodrigues

Power Member
TL;DR: Teremos acesso a todos os serviços da Vodafone nesta rede? 4K, RF, smart-router2, 400/200? Poderemos vir a ter também a MEO ao barulho?

Boas tardes a todos!

Este é o meu primeiro post neste forum que ao longo dos anos tanta informação me deu, obrigado a todos!

Finalmente esta freguesia está a ser "fibrada", em estado bem avançado. Vivo nas Curvaceiras e crei que 90% da aldeia está cablada (instalados nos postes da EDP). Estamos a 10Km da cidade mais próxima.

Já li muito neste forum sobre todas as questões mais importantes para quem se depara com a possibilidade de ter fibra pela primeira vez: zonas rurais, não rurais, rng, smart router 2 ou não, sinal rf etc.

Tive oportunidade de saber por parte de uns técnicos que aqui andaram (puseram um pdo a 1 metro da minha porta) que esta rede vai fornecer serviço da NOS e Vodafone (até 1Gb), não tive oportunidade de retirar mais informação pois no momento estava com pressa e algumas dúvidas só me surgiram depois de ler milhares de linhas neste forum. Portanto não sei sequer se são da DST ou Fibroglobal, se alguém souber que me diga. No site da DST não aparece informação da minha zona o da fibroglobal é muito fraco.

Á partida exluí a possibilidade de aderir à NOS, por ser HFC, por causa das limitações de upload e de uma ideia que me parece generalizada de que a qualidade das boxes é muito inferior às dos restantes ISPs. Após confirmação por parte da Altice ao presidente da junta de que não se prevê serviço fibra na zona espero um contacto da provedoria para me informarem se vão mesmo permitir-se perder 100% dos clientes não fidelizados nos próximos 15 dias e os restantes em poucos meses. Poderá vir a MEO a usar esta rede ou, tendo interesse, irá instalar a sua?

A Vodafone já aceita pré-adesóes e em 3 contactos distintos foram-me dadas as mesmas respostas às minhas questões/preocupações. Naturalmente já sabia a resposta correcta às questões, dependendo se a rede é rural ou não mas procurei que a dessem com todas as palavras:

P: sabendo que há limitações nos serviços fornecidos em zonas rurais, nomeadamente o sinal RF, box 4K e velocidades acima de 200/100, porque razão no site, após introduzir a morada exacta me são oferecidos apenas o serviço TV sem BOX+100/100 e o BOX HD+200/100 (ambos Smart Router apenas)? Se afinal é uma rede rural porque oferecem o serviço sem box?
R: Esta não é uma rede rural, portanto toda a gama de serviços da vodafone está disponível exactamente como se vivesse num centro urbando.

P: Então porque não aparece como opção o serviço 4k + 400/200 (smart router 2.0)?
R: Não sei justificar mas garantidamente esta não é uma rede rural. Apesar de ser partilhada com outro operador, no seu número de porta e dos seus vizinhos, tem a possibilidade de facultar todos os serviços que a vodafone dispõe.

P: Então quer dizer que terei acesso ao serviço TV RF em todas as televisões da casa?
R: Sem dúvida, desde que a rede tenha a qualidade mínima. Sairá um cabo coaxial do router/ONT que injectará o sinal na rede RF da casa.

P: Quer dizer também que posso ter a box 4k que tem conectividade Wifi e Smart Router 2.0?
R: Sim, claro. Como disse, todos os serviços.

P: Qual o router que me será fornecido se aderir ao serviço?
R: Depende da disponibilidade mas deverá de ser o smart-router 2.0, particularmente se aderir ao serviço 4K.

P: Então resumindo e aproveitando, como disse, que a chamada está a ser gravada. O (nome) garante-me que esta não é uma rede rural e que portanto poderei ter velocidades serviço com velocidades 400/200, box 4K, que me será instalado um smart-router 2.0 e TV por sinal RF.
R: Confirmo é isso mesmo.

P: Então se fizer a pré-adesão hoje quando posso ter a instalação efectuada?
R: Na segunda quinzena de Setembro.

P: E se quando o técnico chegar apresentar constragimentos Às informações que me deu?
R: Pode sempre recusar a instalação e cancelar o contrato no prazo de 14 dias.

As três conversas seguiram esta linha. Gostaria de obter os vossos comentários que possam confirmar ou fazer duvidar da informação fornecida por mim e discutida nas conversas telefónicas. Agradeço também que os meus conterrâneos façam o mesmo estudo e averiguações e partilhem as vossas experiências/conclusões.

Para ser honesto preferia que a MEO estivesse interessado em fornecer serviço, para as pessoas terem mais opções mas porque, infelizmente, poderia usufruir da contribuição associada ao programa Aladim da fundação Altice, no entanto, se ficar 100% convito de que estas informações são válidas estou muito inclinado para aderir ao serviço da Vodafone. Que me dizem?

Desculpem a extensão. Cumprimentos.

c9018ab3c48c0688f7890f96e9d2f1bc.jpg
 
Última edição:
Isso é uma zona partilhada NOS/Vodafone e por conseguinte sem qualquer restringimento a nivel de RF/velocidades.

Obrigado pela rápida resposta W@rrior.

Como se distinguem então as redes rurais das outras, nas rurais não há também partilha? Há alguma listagem actualizada (procurei na ANACOM e nada)?

Não estou a duvidar da tua resposta, apenas a tentar aprender.
 
Tudo que vejo aqui é verdade.
Estou como tu, mas sou da Lourinhã. Ou seja, vejo gente a "fibrar" aqui, a colocar caixas pequenas (PDOs) e grandes (PLCs) , cilindros (JSOs), cabos em que qnd está num poste tem o tubo verde....

Podias fazer um favor... O PLC em que tiraste a foto e publicaste tem quantas saídas vermelhas e verdes (é que na minha casa está numa caixa da PT e não consigo :( )

PS: a empresa que deve estar a fibrar deve ser a NOS (normalmente a fibroglobal é contratada pela VDF, a NOS deve ter os seus trabalhadores)
 
Á partida exluí a possibilidade de aderir à NOS, por ser HFC, por causa das limitações de upload e de uma ideia que me parece generalizada de que a qualidade das boxes é muito inferior às dos restantes ISPs. Após confirmação por parte da Altice ao presidente da junta de que não se prevê serviço fibra na zona espero um contacto da provedoria para me informarem se vão mesmo permitir-se perder 100% dos clientes não fidelizados nos próximos 15 dias e os restantes em poucos meses. Poderá vir a MEO a usar esta rede ou, tendo interesse, irá instalar a sua?

Neste novo serviço fibra, não é HFC, é mesmo FTTH como os outros, poderá haver limitações de serviços mas devido a outro tipo eventos.

Este novo acordo entre a Vodafone a Nos permite que os serviço normais sejam fornecidos com custos de instalação partilhados entre os dois, não é por estares longe de uma cidade que tem de ser fibra rural, vulgo RNG até porque não se tem ouvido falar da expansão deste tipo de serviço, se fosse fibra rural na vodafone penso que ainda não instalam o Smart Router, nem box 4k (não tenho a certeza) mas o Rf não há de certeza.
 
Podias fazer um favor... O PLC em que tiraste a foto e publicaste tem quantas saídas vermelhas e verdes (é que na minha casa está numa caixa da PT e não consigo :( )

Desculpa a má resolução... Tem 3+3 áreas (mas parece-me que cada uma tem duas saliências, não sei se isso quer dizer que são duas conexões por área. O que seria overkill para as residências que existem aqui). Amanhã tiro melhor foto se quiseres.

PS: a empresa que deve estar a fibrar deve ser a NOS (normalmente a fibroglobal é contratada pela VDF, a NOS deve ter os seus trabalhadores)

Pela maneira como falaram não me parecem que sejam assalariados da NOS e sim empreiteiros. Tipo: "Nós instalamos e depois os vários operadores usufruem, Vodafone, NOS...".
 
Desculpa a má resolução... Tem 3+3 áreas (mas parece-me que cada uma tem duas saliências, não sei se isso quer dizer que são duas conexões por área. O que seria overkill para as residências que existem aqui). Amanhã tiro melhor foto se quiseres
A resolução está boa, a posição onde foi tirada a foto está é torto. As folhas também não ajudam muito
:D:D


Pela maneira como falaram não me parecem que sejam assalariados da NOS e sim empreiteiros. Tipo: "Nós instalamos e depois os vários operadores usufruem, Vodafone, NOS...".

Na minha zona é a NOS a instalar (têm coletes amarelos a dizer NOS) mas a VDF também usufrui
 
quero+ Eu tirei várias do outro lado mas fazia tanta reflexão do sol que não conseguia sequer ler o que está nas etiquetas, optei por esta :)

Ver se as piores ajudam :P Creio que dá para perceber as tais 3+3. Aqueles cabos são a entrada e várias saídas para outros postes.

f8428f71a4275e27cce08bcbe5a48494.jpg
 
quero+ Eu tirei várias do outro lado mas fazia tanta reflexão do sol que não conseguia sequer ler o que está nas etiquetas, optei por esta :)

Ver se as piores ajudam :P Creio que dá para perceber as tais 3+3. Aqueles cabos são a entrada e várias saídas para outros postes.

f8428f71a4275e27cce08bcbe5a48494.jpg
parece-me 3 verdes e 3 vermelhos
e 5 cabos ligados (4 atrás e 1 à frente)

os piores são os melhores:rrotflm::rrotflm:
obg
 
P: E se quando o técnico chegar apresentar constragimentos Às informações que me deu?
R: Pode sempre recusar a instalação e cancelar o contrato no prazo de 14 dias.

Desmembrando em duas perguntas:

a) Se a instalação proposta pelo técnico não corresponde ao que o cliente pretendia, pode recusar?
Sim, e na duvida não assine qualquer documento (solicite tempo para ler tudo pelo menos, como em qualquer folha que se assina).

b) O contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias?
Pela lei, o que é concedido é um período de livre arrependimento de 14 dias para compras/adesões à distância. Palavra-chave: à distância, seja telefone ou via comercial porta-a-porta.
 
Desmembrando em duas perguntas:

a) Se a instalação proposta pelo técnico não corresponde ao que o cliente pretendia, pode recusar?
Sim, e na duvida não assine qualquer documento (solicite tempo para ler tudo pelo menos, como em qualquer folha que se assina).

b) O contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias?
Pela lei, o que é concedido é um período de livre arrependimento de 14 dias para compras/adesões à distância. Palavra-chave: à distância, seja telefone ou via comercial porta-a-porta.

Obrigado pelo contributo. É sempre bom alertar.

Sendo que pode também ser útil para futuros visitantes, aproveito para transcrever o que está disponível no site da DECO sobre os 14 dias neste tipo de contratos:



Tenho 14 dias para rescindir?
Se fez o contrato à distância, ou seja, por telefone, Internet ou através de um comercial que foi à sua casa, certifique-se que a operadora lhe prestou todas as informações obrigatórias. Essas informações devem incluir, pelo menos, as características do serviço, os preços, os contactos da operadora, a fidelização, as condições do eventual cancelamento antecipado e o direito de livre resolução. Tem 14 dias seguidos para desistir, sem ter de apresentar um motivo e sem qualquer penalização. Se não tiver sido informado desse direito, pode desistir no prazo de 12 meses. O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.

Esses custos não podem ser aplicados em 2 casos:
  • se a empresa não o avisou sobre as condições associadas à desistência no período dos 14 dias, não cumprindo o dever de informação pré-contratual;
  • se o consumidor não solicitou expressamente que o serviço iniciasse durante o prazo de 14 dias.
Para exercer aquele direito, basta enviar o formulário que a operadora lhe disponibilizou na data da celebração do contrato. Também pode optar por transmitir simplesmente a sua intenção de forma clara e inequívoca à operadora. No entanto, é a si que cabe provar que agiu dentro do prazo. Sempre que possível, opte por um meio que lhe permita guardar o comprovativo, como, por exemplo, através de carta registada com aviso de receção.

Caso o contrato tenha sido assinado na loja, poderá não ter direito ao prazo de rescisão. Nessas situações, trata-se de uma opção comercial da empresa, não de uma obrigação. Verifique se o prazo consta do seu contrato e se existe período experimental. Caso exista, confirme se a desistência durante esse período implica o pagamento da instalação ou de outro tipo de despesas. Antes de se comprometer, pergunte quais as condições para desistir.

PS: Mais sobre contratos à distância
 
Aqui tão perto e nem cheirar a fibra.
A 4 KM de tomar e nada de fibra....Espero que para o ano calhe na zona de São Miguel.
 
Aqui tão perto e nem cheirar a fibra.
A 4 KM de tomar e nada de fibra....Espero que para o ano calhe na zona de São Miguel.

Pois TNunes, sei bem o que é esperar quase até desesperar, ainda mais numa zona em que durante anos, várias vezes por ano, a cablagem da PT era roubada e ficávamos sem qualquer serviço.

Não que seja boa notícia mas fica como informação; Este é o plano para 2019.

1237f359c780544fa382818f0af3d5dd.png


Quero acreditar, para teu bem, que no próximo ano acabem de conectar Torres Novas a Tomar, o que implica cablar toda a Madalena. O plano é cablar perto de 100%, quando não se pode garantir.
 
O que me safa é que tenho o tarifário 4G da Vodafone BIZ empresas . É ilimitado e tenho a volta de 50 megas.

Pago é quase 40€/mês.

Sabes se isso acontecer será a Vodafone em parceria com a NOS ?

É que tenho de ter cuidado na renovação de contracto que acaba para o ano..
Se for a Vodafone a fibrar o risco é reduzido pois acho que devem deixar transferir o contrato para a fibra caso esteja disponível.

Muito obrigado.
 
O que me safa é que tenho o tarifário 4G da Vodafone BIZ empresas . É ilimitado e tenho a volta de 50 megas.

Pago é quase 40€/mês.

Sabes se isso acontecer será a Vodafone em parceria com a NOS ?

É que tenho de ter cuidado na renovação de contracto que acaba para o ano..
Se for a Vodafone a fibrar o risco é reduzido pois acho que devem deixar transferir o contrato para a fibra caso esteja disponível.

Muito obrigado.
Novas zonas FTTH da VDF são sempre partilhadas para a NOS, cumps
 
O que me safa é que tenho o tarifário 4G da Vodafone BIZ empresas . É ilimitado e tenho a volta de 50 megas.

Pago é quase 40€/mês.

Sabes se isso acontecer será a Vodafone em parceria com a NOS ?

É que tenho de ter cuidado na renovação de contracto que acaba para o ano..
Se for a Vodafone a fibrar o risco é reduzido pois acho que devem deixar transferir o contrato para a fibra caso esteja disponível.

Muito obrigado.

Bom serviço de 4G, eu quando tive cheguei a criar o slogan "A forma mais rápida de ficar com a NET mais lenta do mercado", devido à Política de Utilização Responsável. Aparentemente eu era um irresponsável por em 3 dias esgotar os 3GB de tráfego e aí ficava o resto do mês com velocidades de 200Kbps.

Pois não tenho como saber se a MEO não avançará primeiro que a parceria Vodafone/NOS, certo será, como disse o Parkway que não sendo a MEO a fibrar primeiro é garantido que a Vodafone estará envolvida. Mas a minha opinião pessoal, olhando para a tendência, se alguém vai avançar é mesmo a Vodafone/NOS, não sei se será no próximo ano, quero acreditar que sim e parece enquadrar-se nestes planos de expansão. Ainda ontem estive à conversa com a Engenharia da MEO e ficou claro, para mim, que nestas zonas não estão muito dispostos a investir, preferem ir atrás do comboio, fazer contenção de perdas e aparecer no fim, seja com fibra própria, ou como me disseram que será o mais provável nestas células de Paialvo, alugando a fibra existente.

Como disse antes, devido aos roubos era de total interesse da MEO ter fibrado e manter quase 100% do mercado, escolheu não o fazer. Isso reforça a ideia de que se alguém for acabar de fibrar o concelho será mesmo a parceria Vdf/NOS. No entanto, avaliação e opinião pessoal, não sou nenhum insider :D

Entretanto já publico a informação que obtive nos contactos de ontem para os meus conterrâneos ficarem a par e cada um que faça as suas conclusões.
 
Bom dia. Este fim de semana falei com a minha esposa sobre este tópico , que já andavam em Paialvo, etc, etc...

Então não é que venho almoçar a casa e dou-me com isto no poste em frente à minha casa ....:001::001:

https://www.dropbox.com/s/e2qse7ux1fegb9s/IMG_4309.JPG?dl=0

Agora só falta o tempo que demoram a disponibilizar e se me deixam passar do BIZ para a fibra.

Mas numa Manhã meteram numa data de postes.

Liguei para a Vodafone, previsão de serviço disponivel para Outubro.
 
Última edição:
Bom dia. Este fim de semana falei com a minha esposa sobre este tópico , que já andavam em Paialvo, etc, etc...

Então não é que venho almoçar a casa e dou-me com isto no poste em frente à minha casa ....:001::001:

https://www.dropbox.com/s/e2qse7ux1fegb9s/IMG_4309.JPG?dl=0

Agora só falta o tempo que demoram a disponibilizar e se me deixam passar do BIZ para a fibra.

Mas numa Manhã meteram numa data de postes...
É fibra partilhada entre NOS/Vodafone!
Se começaram a passar cabos... Daqui a 2/3 meses poderás aderir.......
Qual é o teu código postal?


Se és Biz 4G (como eu) podes manter a mesma mensalidade (deve ser 36,78€) quando mudares para fibra.... Porque eles não se importam... Acho que não te deixam mudar para o Biz First, excepto no pacote de 1gbps só porque é mais caro (todos os outros são abaixo dos 36€)
... Mas se aderires a um TV Net Voz de 29.90€ já te deixam porque é um pacote de fibra com TV e o cliente assim mantém-se na Vodafone porque tem um serviço melhor
 
Última edição:
2305-439.


Na boa, quem ja esperou tanto,tb mais 2-3 meses é na boa.É a prenda de natal.
 
Última edição:
Back
Topo