Fibra óptica da Vodafone

Faz uns meses que um cliente da empresa onde trabalho comprou um serviço de fibra Vodafone para poder aceder remotamente ao sistema de CCTV instalado por nós. Queixa-se agora que, desde que foi montado o sistema, o acesso remoto via smartphone falha constantemente. Após me deslocar à habitação do referido cliente deparei-me com o router ADB VA5220.

Ora, após uma pesquisa com a ajuda do amigo Google, acabei por perceber que o cliente tinha serviço de fibra... Rural? Haverá a possibilidade de a linha estar com problemas na área onde o cliente tem a casa, ou será problema com o router mesmo? O facto é que o cliente tem cameras 720p e não queria baixar demasiado o bitrate. É provável que o upload de 20Mbps não aguente com a quantidade de dados a serem enviados. Após alguns pings, o equipamento deixa de responder durante uns minutos. :smiliel:

Com 20Mbps é possível que tenha de baixar o bitrate ou os fps para poder ter ligação estável.
No entanto, a experiência que tenho de CCTVs é que existem normalmente 2 canais por câmera, onde no primeiro ela pode estar com qualidade máxima e fps mais alto para o DVR, e no segundo pode estar com um bitrate mais baixo para stream.
O cliente simplesmente quando acede remotamente terá de selecionar o canal que funcione melhor para o caso que pretende.

Edit: Consigo saturar 16Mbit/s apenas com uma câmera Full-HD, não sei a quantidade de câmeras e as características de cada uma delas, mas diria que para acessos remotos não será necessário Full-HD60fps mas por ex. 480p/576p-30fps e já deverá conseguir 4-8 câmeras em paralelo. Ou 720p-15fps.
 
Edit: Consigo saturar 16Mbit/s apenas com uma câmera Full-HD, não sei a quantidade de câmeras e as características de cada uma delas, mas diria que para acessos remotos não será necessário Full-HD60fps mas por ex. 480p/576p-30fps e já deverá conseguir 4-8 câmeras em paralelo. Ou 720p-15fps.

Exactamente. A stream secundária foi configurada com 12 FPS, a resolução CIF (352 × 288) e com um bitrate de 256 kbps. São 6 cameras ao todo, portanto seria um valor à volta de 1,536 mbps. Alguma coisa tem de estar a dar problemas porque mal se tenta aceder ao DVR externamente o router deixa de responder a qualquer pedido. Existem muitas queixas deste serviço de fibra?
 
Já estou a usar os do OpenDNS desde a altura que os dns da vodafone deram problemas. (208.67.222.222 + 208.67.222.222)
Posso tentar mudar para os do google?

os da Open DNS sao 208.67.222.222 e 208.67.220.220..

Eu sempre usei Open DNS ainda antes de ser CISCO e acho mais estáveis que os da Google, mas tenta os da Google para ver :)

Atenção que se tiveres IPV6 tens de meter os da OpenDns ipv6:

2620:0:ccc::2
2620:0:ccd::2

Porque se não os meteres o youtube vai buscar sempre o ipv6 antes de ir ao ipv4 e o que te pode estar a acontecer é estares com ipv6 mas os DNS serem da vodafone ;)
 
Pois, acabei de testar 4k no youtube sem mexer em nada e está a dar bem. A informação de debug do player do youtube chegou aos 100Mb/s. No post inicial o máximo reportado variava entre 20Mb/s-30Mb/s..
A ver se testo mais vezes ao dia, ou já está resolvido ou depende da altura do dia!

hildeberto
Enganei-me a copiar. São esses mesmo que tenho.
 
Pois, acabei de testar 4k no youtube sem mexer em nada e está a dar bem. A informação de debug do player do youtube chegou aos 100Mb/s. No post inicial o máximo reportado variava entre 20Mb/s-30Mb/s..
A ver se testo mais vezes ao dia, ou já está resolvido ou depende da altura do dia!

hildeberto
Enganei-me a copiar. São esses mesmo que tenho.

vê o que escrevi agora no post acima :)

Tens ipv6?
 
Exactamente. A stream secundária foi configurada com 12 FPS, a resolução CIF (352 × 288) e com um bitrate de 256 kbps. São 6 cameras ao todo, portanto seria um valor à volta de 1,536 mbps. Alguma coisa tem de estar a dar problemas porque mal se tenta aceder ao DVR externamente o router deixa de responder a qualquer pedido. Existem muitas queixas deste serviço de fibra?

Faz um speedtest com os 2 serviços, um ping, e um tracert para ter noção das velocidades e delays.
Experimenta um acesso SSH/FTP entre as duas ligações e vê até onde consegues puxar pela ligação para ter noção do máximo prático.
Estou a assumir que aceder ao DVR dentro da rede local funciona bem, certo?
 
Exactamente. A stream secundária foi configurada com 12 FPS, a resolução CIF (352 × 288) e com um bitrate de 256 kbps. São 6 cameras ao todo, portanto seria um valor à volta de 1,536 mbps. Alguma coisa tem de estar a dar problemas porque mal se tenta aceder ao DVR externamente o router deixa de responder a qualquer pedido. Existem muitas queixas deste serviço de fibra?
O serviço não é mau o router é que é uma valente bosta isto a ser simpático basta apertar mais um bocado e ele começa a falhar o teu cliente que peça a troca para o tecnicolor porque e mais estável não e muito melhor mas é de facto melhor com certeza vai minimizar o problema comigo melhorou mas la esta não é bom mesmo assim apenas é melhor.
Em fibra rural nunca senti problemas que os restantes utilizadores não reportassem aqui como geral tenho sempre 113/13 os routers e que não são grande coisa mas o Adb é um poço de problemas aquilo nem a iptv aguenta em condições o tecnicolor 784 v3 n é mesmo assim fraco mas muito mais fiavel com uns comandos de telnet fica aceitável embora continue a a achar que a vodafone deveria investir um pouco mais nestas zonas mas ultimamente a vdf só investe em ont/router integrado da Huawei e ao que parece não são compatíveis nestas zonas (zte) pelo que ficamos limitados a routers ultrapassados

Cumprimentos
 
Última edição:
Não sei se será o melhor sítio para esta pergunta, mas tem algum mal eu colocar o router em cima da box de TV? Oi vice versa? Pergunto isto porque dava-me mais jeito para ganhar espaço no móvel.
 
Não sei se será o melhor sítio para esta pergunta, mas tem algum mal eu colocar o router em cima da box de TV? Oi vice versa? Pergunto isto porque dava-me mais jeito para ganhar espaço no móvel.

Não obviamente que não embora preferencialmente devam estar separados por questões de ventilação para não aquecerem tanto (a minha box pelo menos aquece bastante) mas box por cima do router a partida não levanta problemas de aquecimento.
Cumprimentos
 
A minha questão era mesmo essa, o aquecimento. Eu como nunca me fio nestas coisas, e nunca se sabe o que poderá acontecer quando uma pessoa está fora de casa gosto de jogar pelo seguro.
 
Estou a assumir que aceder ao DVR dentro da rede local funciona bem, certo?

E assumes bem. Daí eu nem me ter lembrado de testar usando os dados do telemóvel. Não era fora do normal um bloqueio de um DVR ou router e só precisar de um reboot. De qualquer das maneiras, obrigado pelas dicas!

o teu cliente que peça a troca para o tecnicolor porque e mais estável

O cliente já tinha ligado a pedir assistência e propuseram mais adições ao serviço com a troca para o Technicolor. Coisas estas que o cliente não ia usufruir porque está a maior parte do tempo no estrangeiro. Lá matreiros são eles! :paranoid:

Será que há a possibilidade de substituir o ADB por outro router compatível com o serviço de fibra rural? Não da Vodafone, mas comprado por fora. Não tenho muita experiência no assunto, mas lembro-me que por ADSL era necessária a autenticação via PPPoE. Se eu ligar o ONT a um router qualquer que tenha porta WAN, preciso de mais alguma configuração? Não faço ideia se haverá algo hard-coded no firmware dos routers das operadoras que não seja apagado mesmo com reposição de definições de fábrica que seja necessário para o funcionamento da ligação.
 
Última edição:
Eu como não consegui o novo smart router deles, isto é conseguir conseguia, mas mensalmente teria que passar de 26.90 € para 28.90 €, ficaria com novo contrato de fidelização durante 24 meses logo só aqui seriam 48 €, perdia as duas boxes gratuitas como era cliente faziam um desconto de 2 € mensais logo se quisesse o mesmo teria que ser 9 € para as boxes vezes 24 meses 216 €, ficaria só com 200/100 em vez dos 200/200 que tenho e perdia o pack de canais, estão malucos assim comprei o router (nas) da xiaomi miwifi r1d com disco de 1terabyte paguei 94,80 € posto em casa configurei e agora sim eh eh eh estou como nunca estive fantástico.
Ah e ainda tinha que pagar a deslocação do técnico 25 €, são doidos.
82b3a4318d01f13d3825d2f3c53eb5d3.jpg
 
Eu como não consegui o novo smart router deles, isto é conseguir conseguia, mas mensalmente teria que passar de 26.90 € para 28.90 €, ficaria com novo contrato de fidelização durante 24 meses logo só aqui seriam 48 €, perdia as duas boxes gratuitas como era cliente faziam um desconto de 2 € mensais logo se quisesse o mesmo teria que ser 9 € para as boxes vezes 24 meses 216 €, ficaria só com 200/100 em vez dos 200/200 que tenho e perdia o pack de canais, estão malucos assim comprei o router (nas) da xiaomi miwifi r1d com disco de 1terabyte paguei 94,80 € posto em casa configurei e agora sim eh eh eh estou como nunca estive fantástico.
Ah e ainda tinha que pagar a deslocação do técnico 25 €, são doidos.
82b3a4318d01f13d3825d2f3c53eb5d3.jpg
eu se calhar faco o mesmo que tu, e ao mesmo tempo uma nas da jeito, esse router funciona bem?
eu sou adepto dessa marca tenho varios dispositivos, mas uma opiniao de quem tem um, e sempre bom, como nas funciona bem? obrg
 
Back
Topo