Faz uns meses que um cliente da empresa onde trabalho comprou um serviço de fibra Vodafone para poder aceder remotamente ao sistema de CCTV instalado por nós. Queixa-se agora que, desde que foi montado o sistema, o acesso remoto via smartphone falha constantemente. Após me deslocar à habitação do referido cliente deparei-me com o router ADB VA5220.
Ora, após uma pesquisa com a ajuda do amigo Google, acabei por perceber que o cliente tinha serviço de fibra... Rural? Haverá a possibilidade de a linha estar com problemas na área onde o cliente tem a casa, ou será problema com o router mesmo? O facto é que o cliente tem cameras 720p e não queria baixar demasiado o bitrate. É provável que o upload de 20Mbps não aguente com a quantidade de dados a serem enviados. Após alguns pings, o equipamento deixa de responder durante uns minutos.
Com 20Mbps é possível que tenha de baixar o bitrate ou os fps para poder ter ligação estável.
No entanto, a experiência que tenho de CCTVs é que existem normalmente 2 canais por câmera, onde no primeiro ela pode estar com qualidade máxima e fps mais alto para o DVR, e no segundo pode estar com um bitrate mais baixo para stream.
O cliente simplesmente quando acede remotamente terá de selecionar o canal que funcione melhor para o caso que pretende.
Edit: Consigo saturar 16Mbit/s apenas com uma câmera Full-HD, não sei a quantidade de câmeras e as características de cada uma delas, mas diria que para acessos remotos não será necessário Full-HD60fps mas por ex. 480p/576p-30fps e já deverá conseguir 4-8 câmeras em paralelo. Ou 720p-15fps.