Fibra óptica da Vodafone

Já há dois dias que tenho vindo a medir a minha ligação 100/100 e nunca passa dos ~75Mbps de download. O upload está fino e recomenda-se nos 105/108Mbps.
Pings de 65ms nos servidores da VDF Lx! WTF?! Até há pouco tempo nunca passei dos 6/7 nos piores dias!
Bufferbloat avaliado quase sempre em A.
Tenho de me chatear com a VDF, está visto.
Tenho andado nesses testes diarios e tem estado ok. Zona grande porto
 
Já há dois dias que tenho vindo a medir a minha ligação 100/100 e nunca passa dos ~75Mbps de download. O upload está fino e recomenda-se nos 105/108Mbps.
Pings de 65ms nos servidores da VDF Lx! WTF?! Até há pouco tempo nunca passei dos 6/7 nos piores dias!
Bufferbloat avaliado quase sempre em A.
Tenho de me chatear com a VDF, está visto.

estas ligado por cabo ou wi-fi?
por cabo, tenta na porta Gigabyte, exe se tiveres o tecnicolor TG784n, é a porta 4, ao lado da vermelha
 
Estou ligado por cabo ao Smartrouter, portanto todas as portas são Gbit e a placa de rede do portátil também é Gbit.
O factor limitativo da velocidade da ligação está entre o router e a VDF e não entre o router e o pc.
 
Pings de 65ms nos servidores da VDF Lx! WTF?! Até há pouco tempo nunca passei dos 6/7 nos piores dias!
Bufferbloat avaliado quase sempre em A.
Tenho de me chatear com a VDF, está visto.

Para quem quiser testar:
Lisboa:
http://speedtest-lx.vodafone.pt/
Porto:
http://speedtest-po.vodafone.pt/
Speedtest:
http://www.speedtest.net/

Estou em lisboa e no inicio do serviço durante uns anos tive 2ms, depois durante mais um par de anos passei a ter 4 ms, entretanto ha um mes passei a ter 12ms de latencia para o servidor da vodafone LX.
Ja vou na 2a reclamação!
Escusado será dizer que a latencia da rede interna da VDF soma a todos os destinos e afeta-me o ping nos jogos.
As pessoas que conheço com MEO têm 2ms para o servidor da meo, valor normal para fibra.
Há não sei quantos anos atras, quando tinha ADSL da Otimos/clix tinha menos latencia que a vodafone tem agora em fibra, volta ADSL da clix em linha de cobre :( (ironia)
 
Última edição:
Speedtest Porto:

7145839905.png



Speedtest Lisboa:

7145837799.png
 
Yep, em java são os que testes que VDF pede para os clientes fazerem.
Nesses tenho 12ms para Lx e 18 ms para o Po.

No speedtest que todos usam tenho 10 ms para Lx (VDF, MEO ou NOS) e 16ms para o Po (VDF).
Infelizmente parece que ter 1 ou 2 ms com fibra na rede local da VDF é só para alguns.

Ja testei com IPs diferentes e mantem-se tudo igual.
 
@Mr.Wolf no Meo é igual. Não penses que todos têm 1/2 ms como as pessoas que conheces. Depende essencialmente da tua localização e do routing em que está a tua ligação. Pelo que dizes antes tinhas melhores latências pelo agora deves estar num diferente routing. Tenta reportar a situação ligando 16913 ou por e-mail. Normalmente o routing muda quando muda a gama do IP. Mas isso na Vodafone não é fácil de acontecer.
 
Quando a lantencia passou de 3-4ms para 12ms tinha o mesmo IP.
Entretanto forcei mudar de IP 3 vezes, para IPs de gamas diferentes, todos de lisboa, mas infelizmente mantenho sempre a mesma latencia mais alta.

O tecnico que me ligou "mandou para o ar" que devia ser a central local sobrecarregada com clientes.
Não percebo do assunto, mas como a lantencia é sempre constante qualquer que seja a hora, da-me ideia que configuraram algum router/equipamento para responder mais lento a cada cliente, para permitir mais clientes todos com determinda latencia maxima garantida.... mas na realidade nao faço ideia pq me aumentaram a latencia.

Inclusive a VDF publicita latencias baixas e a melhor rede, mas depois a realidade no meu caso, é que desde 1 mes para cá deixou de corresponder ao prometido.

Carregem no separador que diz "sem lag":
https://www.vodafone.pt/main/particulares/rede-fibra-vodafone.html

A minha realidade agora é que me garante >10ms para entrar na rede local da VDF.
 
A minha realidade agora é que me garante >10ms para entrar na rede local da VDF.
Eu para o Porto tenho 3/4 ms... mas para Lisboa tenho 12/13 o que eu esperava ser bem mais baixo. Vivo no Norte mas o meu tráfego sai por Lisboa, o que acrescenta alguma latência nos jogos online por exemplo. Aliás, basta ver que se saísse pelo Porto teria menos de metade da latência interna...
 
Quase todo o tráfego sai por Lisboa. Eu também saio com 8 ms. Por isso ter 10/12 ms não me parece nada de grave. O mais importante está nas rotas após sair da rede e na estabilidade da ligação (bufferbloat).

Por exemplo, de nada adianta sair da rede com 1 ms se depois logo no primeiro salto exterior for mais elevado do que aquele que saiu da rede com 10 ms... Comparem sim os resultados finais.
 
O tecnico que me ligou "mandou para o ar" que devia ser a central local sobrecarregada com clientes.
Não percebo do assunto, mas como a lantencia é sempre constante qualquer que seja a hora, da-me ideia que configuraram algum router/equipamento para responder mais lento a cada cliente, para permitir mais clientes todos com determinda latencia maxima garantida.... mas na realidade nao faço ideia pq me aumentaram a latencia.

O suposto "técnico" não sabe o que diz. Quando a rede esta lotada no PD da zona é balanceado para outro menos lotado sem perda de comunicações (latências). Qual o estado do router?, Cabos RJ45 "CAT5 ou CAT6" verifica se algum possa estar quebrados.

Em ultimo caso, telefonas "novamente" para o apoio ao cliente da Vodafone e pede para renovarem o IP, dizes que ja fizeste de tudo ( flushdns, renew, restart do router às origens) mesmo assim manténs com latências, se eles disserem que não, sugiro que peças um uma analise mais profunda à equipa da engenharia, para estes validarem a zona onde o PD está (não vá haver alguma das boards queimadas)
 
@PWP
Mas no meu caso estou em Lx, em todos os operadores anteriores e inclusive na VDF, sempre tive latencias inferiores ao que tenho agora.
Costumo jogar BF, ordeno os servers europeus por latencia e escolho sempre o mais baixo, estas sao as latencias minimas que tenho:
bf4 servers >=57ms, antes tinha +-45 ms
bf1 servers alemanha >=50 ms, antes tinha +-42ms
bf1 serves holanda >= 176ms, antes tinha +-42 ... aqui deve haver algum problema para este país ja ha varios dias, costumava jogar nestes servers, agora nem posso lá ir.

Comparo os mesmo servidores com outros amigos da meo e quando antes tinham sempre pior latencia que eu, agora têm melhor.
Sempre valorizei ter latencia baixas e nao os 200Mbits que nao uso, sei que para outros pode ser diferente.

@3xpt0
Tenho tudo por cabo utp cat6 24awg, tive a preocupação de comprar cabos 100% cobre.
O cabo que a VDF passou nao fui ver, mas sempre funcionou e esta bem fixo, vou rever esse cabo, mas nao deve fazer diferença.
O router experimentei com 2 meus e com o da VDF.
Ha varios anos tive um problema que realmente era uma board queimada na central, mas já nao me recordo dos sintomas, mas nao eram como agora, de qq forma nunca se sabe.
O IP da WAN tb posso ser eu a mudar, mas ja apanhei 3 gamas diferentes, vou ter de tomar notas.
Obrigado pelas sugestões, tenho uma 2a reclamação aberta, por agora vou esperar pela resposta, a 1a reclamação foi fechada sem dizerem nada com a descrição que nao havia problemas na rede.
 
Amigos como posso saber se tenho a última atualização da box? Existe alguma forma de pedir para atualizar?

ligar e desligar umas 3 ou 4x vezes seguidas no botão on/off
(espaçadas cerca de meio segundo) , fara com que a box actualiza o software de raiz suportamente para a nova versao existente, correcto?

os experts na materia confirmam???
 
Primeira vez que me aconteceu ter problemas de velocidade download na vodafone. Já tinha lido pessoal a reportar o problema nestas horas de maior uso, mas aqui foi a primeira vez que me aconteceu... E assim sendo vai seguir reclamação da situação a ver se todos a reclamar a situação é resolvida. Zona de Braga

31075614.png
 
Back
Topo