Fibra óptica da Vodafone

Eu tenho quase a certeza que é Obrigatória, mas podes ter aquilo para ligações simples. não precisas de ter uma caixa ITED grande uma vez que vais fazer tipo RACK.. Mas o melhor é informares-te sobre isso :)

Mas eu fazia na mesma uma caixa ITED para teres RACK - ITED -Divisões.

É só uma ideia.

A minha ideia era pôr o patch painel de Ethernet (e outro de coaxial) na Rack que estaria numa espécie de dispensa. Assim todas as ligações estariam ali. Vou ter de ler o manual nas férias
 
A minha ideia era pôr o patch painel de Ethernet (e outro de coaxial) na Rack que estaria numa espécie de dispensa. Assim todas as ligações estariam ali. Vou ter de ler o manual nas férias

Certo uma excelente ideia :) De qualquer forma se for obrigatório metes a Caixa ITED nessa divisão e meter os cabos da maneira como te disse.. não precisas de ter a porta fechada... só precisas de ter cada divisão ligada aí...
 
Certo uma excelente ideia :) De qualquer forma se for obrigatório metes a Caixa ITED nessa divisão e meter os cabos da maneira como te disse.. não precisas de ter a porta fechada... só precisas de ter cada divisão ligada aí...

Olha pelos vistos dá para fazer logo num bastidor "O ATI é preferencialmente constituído por um bastidor, ou em alternativa por uma ou mais caixas, e pelos repartidores de cliente (RC), permitindo a interligação entre a rede coletiva, ou de operador, e a rede individual de cabos.".
Fica bem melhor assim:

43443875221_64a67bce8c_b.jpg
 
Olha pelos vistos dá para fazer logo num bastidor "O ATI é preferencialmente constituído por um bastidor, ou em alternativa por uma ou mais caixas, e pelos repartidores de cliente (RC), permitindo a interligação entre a rede coletiva, ou de operador, e a rede individual de cabos.".
Fica bem melhor assim:

43443875221_64a67bce8c_b.jpg


Melhor :) Ficas descansado, daí depois passas logo os cabos nao precisas de caixas ;)
 
Não sei se vou conseguir colar cá o e-mail que a nperf enviou mas aqui fica parte dele:


Barómetro das ligações à Internet fixa em Portugal - Primeiro semestre de 2018


Desde 1 de janeiro de 2018 até 31 de junho de 2018, foram contabilizados 149.323 testes, permitindo que seja considerado como o estudo deste género com a maior amostra de Portugal.

Os dados de maior relevância:

- No primeiro semestre de 2018, a velocidade média de download em Portugal foi de 63,88 Mb/s.

- A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de download (72.63 Mb/s).

- As velocidades de download aumentaram em média 15% no último semestre.

- Pode observar-se a capacidade das operadoras de telecomunicação em fornecer uma velocidade de Internet constante ao longo do dia.

- A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload (54.80 Mb/s) e o melhor tempo de resposta (29.55 ms).

- As ligações à Internet fixa em Portugal têm melhorado nos últimos meses. Vodafone proporciona neste momento o melhor serviço.


www.nperf.com

Só vai de encontro aquilo que se tem falado por cá... Vodafone é a melhor operadora no campo da internet. Seguida pela MEO e posteriormente NOS.
 
- A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade

Melhor ou mais alta?
O nperf não dá esse valor com base na suposta velocidade contratada correcto?

Porque os últimos meses a malta andava com velocidades da treta mas acima dos 60,quando devia ser 100,200,1000.
Esses meses miseráveis contribuíram para a Vodafone ser a "melhor".
 
@rjSampaio nperf dá aqueles valores com base nos testes realizados no site. Ou seja, são dados reais e não baseados na velocidade teórica contratada.

Se a Vodafone andou assim tão mal e é a melhor então as outras devem ser de fugir a sete pés :P

De notar que a Vodafone tem a melhor velocidade média download/upload bem como a melhor latência.
 
E de notar que é em servidores de terceiros. Isto é, não tem um servidor dela para ser ainda melhor. A NOS tem um que a MEO usa na íntegra graças a interligação que existe entre ambas em imenso pontos no país e a NOWO tem o servidor dela. Ou seja, a única que não tem um servidor dela no Nperf é a que tem melhores resultados. (y)

Cheers
 
E de notar que é em servidores de terceiros. Isto é, não tem um servidor dela para ser ainda melhor. A NOS tem um que a MEO usa na íntegra graças a interligação que existe entre ambas em imenso pontos no país e a NOWO tem o servidor dela. Ou seja, a única que não tem um servidor dela no Nperf é a que tem melhores resultados. (y)

Cheers

Imagina se tivesse um servidor :) a média triplicava ;)
 
@rjSampaio nperf dá aqueles valores com base nos testes realizados no site. Ou seja, são dados reais e não baseados na velocidade teórica contratada.

acho que não percebeste.
Ter os valores mais altos não significa que seja a melhor. Imagina que 99% dos utilizadores que fizeram o teste tinham como contratado 1000mbps, sim a media da Vodafone continuava mais alta que o dos outros ISP, mas muito longe do previsto.

uma métrica melhor é a diferença entre o testado e o contratado.
Outro exemplo, imagina que o ping medio da Vodafone(100% fibra) é 30ms, e o da NOS (100% doccis) é 50ms, teste cenário a vodafone está muito mal, sim tem valores melhores que a concorrencia, mas muito piores que o esperado, ja a nos esta perfeitamente aceitável pelo contratado.

A quantidade de malta que exigio descontos nas faturas por causa do estado da net, especialmente durante os jogos da bola, foi considerável.
 
Isto para não falar que a percentagem de clientes com fibra no universo de clientes da Vodafone é elevado e está longe do número do MEO, em que ainda existem muitos clientes com internet por ADSL (serviço ADSL e Satélite), que obviamente faz baixar a sua média. Esses resultados do nperf pouco valem.
 
acho que não percebeste.
Ter os valores mais altos não significa que seja a melhor. Imagina que 99% dos utilizadores que fizeram o teste tinham como contratado 1000mbps, sim a media da Vodafone continuava mais alta que o dos outros ISP, mas muito longe do previsto.

uma métrica melhor é a diferença entre o testado e o contratado.
Outro exemplo, imagina que o ping medio da Vodafone(100% fibra) é 30ms, e o da NOS (100% doccis) é 50ms, teste cenário a vodafone está muito mal, sim tem valores melhores que a concorrencia, mas muito piores que o esperado, ja a nos esta perfeitamente aceitável pelo contratado.

A quantidade de malta que exigio descontos nas faturas por causa do estado da net, especialmente durante os jogos da bola, foi considerável.

Eu por exemplo nunca usei o Nperf para medir a velocidade e conheço mais 4 pessoas com 1000/200 que nunca usaram.. isso tambem conta... gostava de ver as medias do speedtest ;)
 
acho que não percebeste.
Ter os valores mais altos não significa que seja a melhor. Imagina que 99% dos utilizadores que fizeram o teste tinham como contratado 1000mbps, sim a media da Vodafone continuava mais alta que o dos outros ISP, mas muito longe do previsto.

uma métrica melhor é a diferença entre o testado e o contratado.
Outro exemplo, imagina que o ping medio da Vodafone(100% fibra) é 30ms, e o da NOS (100% doccis) é 50ms, teste cenário a vodafone está muito mal, sim tem valores melhores que a concorrencia, mas muito piores que o esperado, ja a nos esta perfeitamente aceitável pelo contratado.

A quantidade de malta que exigio descontos nas faturas por causa do estado da net, especialmente durante os jogos da bola, foi considerável.

Estás-te a esquecer que para além da Fibra existe o ADSL e o 2/3/4G. O operador que deveria apresentar, pelo menos, a melhor média de download era a NOS. Visto que tem 100% dos seus clientes do fixo (excluindo satélite) em HFC e FTTH. A Vodafone e a Meo não. Têm FTTH e depois têm uma mudança radical no serviço em ADSL.

A quantidade de malta foi considerável? A não ser que trabalhes na Vodafone e tenhas acesso aos dados não podes fazer essa afirmação. Se estás a basear pelo que lês neste fórum então estás errado. Este fórum não representa praticamente nada. Porquê? No máximo tens meia dúzia aqui a reclamar. Vá nos casos mais graves algumas dezenas. Num universo de milhares de clientes que é isso? Nada! Atenção que eu sei que houve esses problemas, mas não quantifico a dimensão da coisa com base neste fórum.
 
Estás-te a esquecer que para além da Fibra existe o ADSL e o 2/3/4G. O operador que deveria apresentar, pelo menos, a melhor média de download era a NOS. Visto que tem 100% dos seus clientes do fixo (excluindo satélite) em HFC e FTTH. A Vodafone e a Meo não. Têm FTTH e depois têm uma mudança radical no serviço em ADSL.

Não me esqueci, simplesmente não os mencionei nos exemplos, mas são mais exemplos que contribuem para o que eu disse.


A quantidade de malta foi considerável? A não ser que trabalhes na Vodafone e tenhas acesso aos dados não podes fazer essa afirmação. Se estás a basear pelo que lês neste fórum então estás errado. Este fórum não representa praticamente nada. Porquê? No máximo tens meia dúzia aqui a reclamar. Vá nos casos mais graves algumas dezenas. Num universo de milhares de clientes que é isso? Nada! Atenção que eu sei que houve esses problemas, mas não quantifico a dimensão da coisa com base neste fórum.

Óbvio que o universo é pequeno, mas por outro lado quem ai fala e partilha os testes sabe o que esta a fazer, e quando eram os jogos 9 em cada 10 pessoas dizia que estava com net da treta, onde até as boxes bloqueavam, então penso que é um dado estatísticos relevante.
 
@rjSampaio mas isto trata-se de resultados globais. Não pretende demonstrar o que cada um consegue atingir por ligação. A Vodafone é a que tem a melhor média de velocidades e a menor latência. Ponto. O facto de ter menos clientes em ADSL e uma boa rede FTTH e 4G obviamente que ajuda nesta média. Apesar de estar em desvantagem no acesso aos servidores de teste pois nenhum deles está na sua rede como referiu o @Varredor.

Em relação à estatísticas fico surpreso por teres analisado e guardado os dados. Eu devo ser a pessoa 1 das 10 que nunca teve boxs (tenho 2) a bloquear. Senti uma oscilação na velocidade e no ping nessas alturas, mas felizmente nada de mais.

Atualmente tudo está a 5*. Inclusive as rotas onde finalmente saio pelo Porto.

7475865019.png
 
@rjSampaio mas isto trata-se de resultados globais. Não pretende demonstrar o que cada um consegue atingir por ligação. A Vodafone é a que tem a melhor média de velocidades e a menor latência. Ponto.

exactamente, por isso mesmo é que penso que dizer que é a melhor com base nesses dados é errado, sim é a mais rápida mas não necessariamente a melhor.

Olha para os meus dados por exemplo penso que da para ver claramente quando começou a rede a ter problemas, e nunca mais recuperou a 100%, aquele slope em dezembro/janeiro foi quando eu troquei do ONT + router para o smart e em Abril o salto foi quando tentaram rectificar os problemas ao fornecerem 400mbps em vez dos 200, mas foi so por 1 dia para testes mesmo.


chart.png


Eu continuo a achar que a vodafone têm a melhor internet no geral, mas dizer que é a melhor com base na velocidade media é errado, tanto que andei vários meses sem pagar a conta a 100% por isso mesmo, era bem alta IMO mas longe do que pagava.
 
Mas aqui não estamos a classificar a Vodafone enquanto melhor a nível de ISP, mas sim no serviço disponibilizado pela nperf. São apenas dados estatísticos e nada mais que isso.
 
Alguém aqui tem o Gears of War 4? Se pudessem dizer os pings que têm agradecia. Eu, com MEO fibra no Montijo, tenho isto:
North Europe: 31 ms
West Europe: 31 ms
East US: 93 ms
North Central US: 112 ms
South Central US: 124 ms
West US: 171 ms
East Asia: 190 ms
Brazil South: 205 ms
Australia East: 296 ms

Mas o ping varia as vezes
 
Back
Topo