Fibra óptica da Vodafone

7494227462.png
Bem a VDF se calhar andou a mexer mesmo uns pauzinhos, fiz agora speedtest e o ping nunca esteve tão baixo desde que fiz instalação e desde minha reclamação!
Se aguentar assim, já está mais aceitavél!
 
Nada feito, resposta por parte da VDF é que apesar de ter o ping nos 10ms, essa situação em nada interfere com a qualidade ou rapidez da net.
Portanto terei que ficar com este ping altíssimo que é anormal em FTTH.
Falei nas rotas e estou a sair em Lisboa.
Desde já um ponto muito negativo que não estava à espera por parte da VDF

Lisboa é a tua melhor rota.. estas ligado ao anel de fibra de Lisboa..

Pior era antigamente.. quando tinha 16ms de ping para Lisboa que era onde saía internacionalmente... e passava pelo porto... agora tenho 9/10ms... não me chateia.. e sinceramente não vejo onde pode haver diferente entre ter 5ms ou 10ms...

Eu tenho 5ms para o Porto com a Meo e 11ms para Lisboa de onde saiu internacionalmente com a Meo.

E quando saía por Lisboa com a vodafone eram 5ms de diferença e nunca notei essa diferença.. nem a trabalhar nem a jogar... por isso dormam descansados.. o que interessa é a estabilidade da rede.. o resto ter 5ms ou 10ms.. se tivesses 20ms era uma coisa... agora diferenças minimas :)
 
A sério que se está a discutir por 5-6 milésimos de segundo?
Não é discutir, é apenas uma constatação, mas nada de grave.
Eu sou apenas acho estranho, pelo que tenho visto pessoal com valores bem mais baixos que isto, até pensei que fosse uma situação anormal.
Mas , adiante e siga, cumps
Obrigado hildeberto pelas sempre boas e elucidativas respostas.
 
A sério que se está a discutir por 5-6 milésimos de segundo?

Usualmente faz muita diferença para quem trabalha internacional, com muitas transferências entre servidores, e já para não falar dos aficionados dos jogos online que nada tenho contra, mas não me vejo ao lado deles a jogar.

Para a maioria dos mortais, ter 5 ou ter 15 é igual, isto para quem vê facebook, emails, uns videos de youtube, se não liga se espera um milésimo ou dois a mais ou a menos desde que vejam o que precisam.

Temos 95% de utilizadores que querem velocidade sem necessitar dela, é como ter um BMW série 7 para fazer apenas 1 ou 2 km para ir trabalhar, que até podia ir de bicicleta, mas tens hoje em dia tens de mostrar que tens algo.

Depois temos 5% de utilizadores que realmente usam as coisas intensamente, seja para jogar ou trabalhar, mesmo com duas ligações para não perderem trabalhos e ligações.

Os 5% são a maior parte dos que batem aqui no fórum :D e dão dores de cabeça aos operadores.

Nada contra pois neste momento dou-me ao luxo de enviar e-mails às 4 e 5h da manha de Portugal para o meu ISP a fazer reclamações, quando a coisa não está de acordo com o acordado há que reclamar.
 
Não é discutir, é apenas uma constatação, mas nada de grave.
Eu sou apenas acho estranho, pelo que tenho visto pessoal com valores bem mais baixos que isto, até pensei que fosse uma situação anormal.
Mas , adiante e siga, cumps
Obrigado hildeberto pelas sempre boas e elucidativas respostas.

Tudo depende da localização das pessoas ;) se forem mais perto de Lisboa que tu tens aí a resposta.. O nosso problema é que tu estas na ponta Norte do Anel de Fibra de Lisboa, e eu estou na zona mais a Sul do Anel do Norte.. E isso depois refletesse... Mas pronto eu também andei a batalhar com eles até que da parte da engenharia me elucidaram....

Usualmente faz muita diferença para quem trabalha internacional, com muitas transferências entre servidores, e já para não falar dos aficionados dos jogos online que nada tenho contra, mas não me vejo ao lado deles a jogar.

5ms a nível Europeu ou Americano não faz diferença nenhuma :) a não ser que queiras ir para a China, Japão, Australia.. aí é que todos os milisegundos contam :D

A jogar depende :) Podes ter uma internet com 5ms e um monitor com 14ms de tempo de resposta.. e eu se tiver 10ms de ping e 1ms de tempo de resposta do monitor já te estou a ganhar :) Para não falar do tempo de reação de cada pesoa :D
 
A re-estruturação está a ser feita por parte da Vodafone. Está praticamente toda feita, mas há zonas onde não há milagres derivado à distância dos dois possíveis locais de saída de tráfego internacionalmente. A Vodafone dá-se ao luxo de sair pelo Porto com ligação a Madrid (~9ms) e também a Paris (~25ms), em Lisboa com Madrid (~9ms) e Valência (não tenho noção do ping). Tudo isto com fibra própria. O que acontece é que os engenheiros portugueses iniciais preguiçosos atiraram com um load balance à pedreiro (não que tenha algo contra os pedreiros) e seja o que Deus quiser por onde o tráfego entra e sai no país. Neste momento não. Tem se dado proveito ao melhor que a Vodafone tem que é o seu PLC internacional. A Vodafone neste momento por exemplo é o IP de grandes empresas como Cogentco (empresa na qual tenho grande admiração e para mim uma das melhores no quesito transporte de tráfego embora tenham falhado no Lisboa>Porto>Bilbao>Mundo), Telia, etc.
Ainda vai haver muita, mas muita novidade mesmo neste quesito... Outra coisa que finalmente está a ser feita é a separação das gamas por zona geográfica e por tecnologia (ADSL, Fibra, GPRS, etc)...
Quando digo que a Vodafone dá-se ao luxo é porque a NOS tem de recorrer à Cogentco para os clientes a Norte do país e recorrer à Tata para os clientes a Sul (diga-se de passagem a Tata tem feito muito boa figura fazendo a mesma latência que a Google faz entre Lisboa e Madrid que é 7ms). E a MEO que recorre a 98% das vezes ao cabo submarino que sai em Lisboa e entra em Inglaterra onde ela faz Lisboa<>Inglaterra (não confundir com Londres) em 28ms ou então recorre à Holanda. Isso tudo pra dizer que todo ou quase todo o tráfego da MEO passa obrigatoriamente por Lisboa.
Isso é mau?! Não. Eles centralizam as suas atenções todas à saída deles em Lisboa e ponto. Mas os clientes a Norte lá têm que somar mais uns 6ms se forem do Porto e uns 7/8ms se forem de Braga ao ping internacional. O que vale é que a MEO tem uma excelente rede interna a nível nacional, se não era pior ainda do que já é.

P.S: Tenho info de que a MEO para o ano vai fazer algo semelhante (re-estruturar) a sua rede nacional embora já seja se não a melhor a segunda melhor que temos em Portugal.

Cheers
 
Última edição:
Aqui na Meo estou com 2ms para Lisboa, 6 para Évora e nem me lembrei de ver para o Porto. Mas dado que quando tinha adsl tinha 10/12 para Lisboa e nunca morri por isso, não era isso que me fazia não recomendar ou aderir à VDF...
 
Aqui na Meo estou com 2ms para Lisboa, 6 para Évora e nem me lembrei de ver para o Porto. Mas dado que quando tinha adsl tinha 10/12 para Lisboa e nunca morri por isso, não era isso que me fazia não recomendar ou aderir à VDF...

Tens 6ms para o servidor de speedteste de Evora? Isso e muito estranho mesmo, pois esse servidor e o servidor de LX da MEO estao na mesma localizacao em LX (O Servidor de Evora nao e nada mais do que "show off").

Se nao for de mais, podes dizer de que zona mais ou menos es?

Cumps
 
Tens 6ms para o servidor de speedteste de Evora? Isso e muito estranho mesmo, pois esse servidor e o servidor de LX da MEO estao na mesma localizacao em LX (O Servidor de Evora nao e nada mais do que "show off").

Se nao for de mais, podes dizer de que zona mais ou menos es?

Cumps
Sim, mas nem reparei se era servidor meo, estive a fazer uns speedtest e num deles automaticamente pôs Évora. Sou da zona de Alenquer(43km de Lisboa).
 
A re-estruturação está a ser feita por parte da Vodafone. Está praticamente toda feita, mas há zonas onde não há milagres derivado à distância dos dois possíveis locais de saída de tráfego internacionalmente. A Vodafone dá-se ao luxo de sair pelo Porto com ligação a Madrid (~9ms) e também a Paris (~25ms), em Lisboa com Madrid (~9ms) e Valência (não tenho noção do ping). Tudo isto com fibra própria. O que acontece é que os engenheiros portugueses iniciais preguiçosos atiraram com um load balance à pedreiro (não que tenha algo contra os pedreiros) e seja o que Deus quiser por onde o tráfego entra e sai no país. Neste momento não. Tem se dado proveito ao melhor que a Vodafone tem que é o seu PLC internacional. A Vodafone neste momento por exemplo é o IP de grandes empresas como Cogentco (empresa na qual tenho grande admiração e para mim uma das melhores no quesito transporte de tráfego embora tenham falhado no Lisboa>Porto>Bilbao>Mundo), Telia, etc.
Ainda vai haver muita, mas muita novidade mesmo neste quesito... Outra coisa que finalmente está a ser feita é a separação das gamas por zona geográfica e por tecnologia (ADSL, Fibra, GPRS, etc)...
Quando digo que a Vodafone dá-se ao luxo é porque a NOS tem de recorrer à Cogentco para os clientes a Norte do país e recorrer à Tata para os clientes a Sul (diga-se de passagem a Tata tem feito muito boa figura fazendo a mesma latência que a Google faz entre Lisboa e Madrid que é 7ms). E a MEO que recorre a 98% das vezes ao cabo submarino que sai em Lisboa e entra em Inglaterra onde ela faz Lisboa<>Inglaterra (não confundir com Londres) em 28ms ou então recorre à Holanda. Isso tudo pra dizer que todo ou quase todo o tráfego da MEO passa obrigatoriamente por Lisboa.
Isso é mau?! Não. Eles centralizam as suas atenções todas à saída deles em Lisboa e ponto. Mas os clientes a Norte lá têm que somar mais uns 6ms se forem do Porto e uns 7/8ms se forem de Braga ao ping internacional. O que vale é que a MEO tem uma excelente rede interna a nível nacional, se não era pior ainda do que já é.

P.S: Tenho info de que a MEO para o ano vai fazer algo semelhante (re-estruturar) a sua rede nacional embora já seja se não a melhor a segunda melhor que temos em Portugal.

Cheers

Extacto. Reformulação integral da rede DWDM, interna e externa (pelo menos aos POPs LOND e AMS)
 
Boas quanto se paga por 1gbps com 2 telemóvel obrigado

Pagas 79.90€ base com um telemóvel, mais 12.90€ do segundo telemóvel, o que faz no total 92.80€, consoante a seguinte imagem do site da Vodafone:



O tarifário de 79.90€ não tem Internet Móvel, enquanto o de 94.90€ base, tem internet móvel com 30GB de tráfego... Se quiseres o de 94.90€ para teres internet móvel num router, tens que adicionar mais 12,90€ do segundo telemóvel, que totaliza 107.80€
 
Pagas 79.90€ base com um telemóvel, mais 12.90€ do segundo telemóvel, o que faz no total 92.80€, consoante a seguinte imagem do site da Vodafone:



O tarifário de 79.90€ não tem Internet Móvel, enquanto o de 94.90€ base, tem internet móvel com 30GB de tráfego... Se quiseres o de 94.90€ para teres internet móvel num router, tens que adicionar mais 12,90€ do segundo telemóvel, que totaliza 107.80€

Bem dita a hora em que aderi á promoção, com 5P e 3 numeros pago 92€..
 
Back
Topo