Fibra óptica da Vodafone

Peering directo Vodafone <> MEO feito no Norte e Sul (já não era sem tempo).
Eu com Vodafone a fazer ping para um vizinho com MEO tenho cerca de ~3ms, onde antes tinha cerca de uns ~13ms graças à ida obrigatória a Lisboa antes de me ligar a ele.

Cheers
 
Alguma dica para a box 4k não falhar por wifi de vez em quando a minha falha obrigado

SR 1.0 ou 2.0? Se for 1.0 pede upgrade para 2.0 alegando essa falha. Se for o 2.0 experimenta mudar o canal da rede 5 Ghz para 100/128. Lembrando que a rede 5 Ghz tem um alcance mais curto e a box não pode ficar muito longe do router.
 
Bom dia,

Precisava que me tirassem uma duvida. Neste momento tenho MEO, contudo estou a pensar em mudar de rede.
Sei que a Vodafone já não utiliza a ONT mas sim conecta se directamente ao tal Smart Router. Contudo eu tenho um Asus RT-87U e adoro, tenho toda a minha configuração feita a minha medida e não o queria mudar por nada deste mundo.
Existe alguma possibilidade de pedir para colocarem ONT, ou tenho de ter os 2 Routers?
 
Bom dia,

Precisava que me tirassem uma duvida. Neste momento tenho MEO, contudo estou a pensar em mudar de rede.
Sei que a Vodafone já não utiliza a ONT mas sim conecta se directamente ao tal Smart Router. Contudo eu tenho um Asus RT-87U e adoro, tenho toda a minha configuração feita a minha medida e não o queria mudar por nada deste mundo.
Existe alguma possibilidade de pedir para colocarem ONT, ou tenho de ter os 2 Routers?
Se pedires, ainda é capaz de te instalarem separado. Tens é que fazer esse pedido no momento de adesão, e confirmar na instalação.
Se não der, vais ter que usar os dois routers. O SmartRouter não permite modo bridge, por isso vais ter que ligar o teu Router como AP, e desligar o Wi-Fi do SmartRouter. Não é perfeito, mas já tive assim e sem problemas.
 
Já fiz contrato com a Vodafone, pois finalmente chegou aqui fibra.
No momento do contrato fiz 100/100Mbps, pois era o que havia disponível, mas após falar com um técnico, fiquei a saber que a linha suportava 200Mbps.
Com isto voltei a loja e questionei e disseram que é possível 100/100Mbps, 400/100Mbps e 1Gbps/200Mbps.
A minha dúvida é por qual devo optar?
Imaginando no mesmo momento ver Netflix a 2160p, estar a usar um cliente de torrents, jogar online e ter um smartphone no YouTube, que velocidade necessitaria para ter tudo fluído e com máxima bitrate e mínimo lag?
 
@luismns se o cliente bittorrent não estiver a derreter a ligação (leia-se com limites impostos por ti) diria que 400/100 Mbps são suficientes. Mas se poderes ir para 1000/200 Mbps (a diferença € não é muita) ficas com uma "folga" ainda maior.
 
@luismns se o cliente bittorrent não estiver a derreter a ligação (leia-se com limites impostos por ti) diria que 400/100 Mbps são suficientes. Mas se poderes ir para 1000/200 Mbps (a diferença € não é muita) ficas com uma "folga" ainda maior.

Ainda hoje estive a tarde toda com Bit Torrent a esgotar os 200Mbps e a jogar sem problemas :) e a tv com youtube tudo sem lag...
 
@hildeberto se isso foi na tua ligação da Vodafone é totalmente normal. Os 200 Mbps, presumo que estejas a referir ao upload, na verdade deves ter 210/215 Mbps na prática. Por isso se estavas perto dos 200 Mbps ainda tinhas uma margem de 15/20 Mbps para o resto que é completamente suficiente. Associado a um bom bufferbloat que não te deixa a ligação degradada (como noutros ISPs) quando usas uma percentagem considerável da ligação.

Para quem usa P2P o upload é um dos pontos a ter em conta. Visto que neste sistema não é só sacar (a não ser que sejam Premiums) é preciso depois enviar para manter o rácio. Para quem quer deixar o cliente bittorrent a enviar, a uma boa velocidade, e não quer se preocupar que isso afecte o resto da ligação sem dúvida que os 1000/200 Mbps são o indicado. Mas também ter apenas 100 Mbps não é inviável basta (como referi) impor limites no cliente bittorrent.
 
Última edição:
Back
Topo