Fibra óptica da Vodafone

Queres velocidade? Canal 100 e 160Mhz! Vai é diminuir a cobertura, mas se queres ver o ponteiro no speedtest a subir é essa a tua configuração.
Eu tou a testar no note 9 onde no fibergateway obtinha na rede 5ghz a velocidade máxima... Neste da Vodafone dá no máximo 280/105 quando por cabo da 520/105...
 
Actualmente tenho o SR2.0 com um extender da Huawei (fornecido pela Vodafone) e o meu tarifário é o de 500Mb Download e 100Mb Upload, mas continuo com a minha rede muito instável.

Por exemplo quando estou em sessões Zoom, na divisão onde tenho o router, fico várias vezes sem som e a própria aplicação indica que a minha ligação é instável.

Qual deve ser a causa para estes sintomas? Como pode ser resolvido?
Volta e meio tenho também avisos mas no Teams de problemas, esta tarde foi uma delas mas durou poucos segundos. Wi-Fi em 5ghz, vdf 100/100.


O serviço é estável e não tenho queixas, mas os pings no meo são ligeiramente inferiores.
 
so uma info extra, a malta que tem o mesmo ip a 5 anos não quer dizer que o lease time seja >5anos, o lease time faz reset cada vez que o usas/é atribuido, ou seja o lease time até pode ser 1 mes, mas ninguém ainda teve o router desligado por 1 mes para confirmar.
Eu já, e o IP mudou quando voltei de férias. Ainda bem porque os meus bots ficaram blacklisted por causa de umas brincadeiras.. [emoji16][emoji23]
 
Pelo que pude apurar (mas sujeito a confirmação por quem efectivamente está dentro do assunto na Vodafone), parece que o lease time da vodafone (rede fibra) é 30 dias. Ainda assim, a alteração de IP com o router desligado por eterminado periodo de tempo pode não ser "certo".

Isto porque:
Assumindo que o processo de renegociação do lease-time acontece a cerca de 50% desse tempo (15 dias), o que acontece é que o lease time é estendido e o mesmo IP é mantido se o servidor de DHCP ainda não o tiver pré-atribuido a ninguém (neste processo o router comunica o actual IP ao DHCP server no pedido de renegociação do lease time), motivo pelo qual se consegue manter o IP durante tanto tempo na Vodafone, visto que a generalidade das pessoas mantém o router ligado 24x7.

No entanto, se alguém o desligar por um longo periodo de tempo, e o processo de renegociação não se efectuar até cerca de 85% desse tempo (depende de configurações, claro, mas é típiucamente por esta altura), o Router faz o envio da mensagem de pedido de negociação de DHCP, em vez de pedir extensão do lease. Ainda assim, pode acontecer receber o mesmo IP pelo servidor de DHCP.

Se os 2 pontos anteriores não forem cumpridos, e o lease expiry for atingido, a partir do momentm em que o router é ligado (para lá desse tempo), automáticamente dá início a um novo estado de negociação de DHCP chamado DORA (discovery, offer, request, and acknowledgement).
Por design, o router envia à rede o IP que estava a usar anteriormente. Mas, dependendo da configuração do lado do servidor de DHCP, pode (ou não) manter esse mesmo IP. Habitualmente os servidores de DHCP atribuem novo IP nesta fase.


Portanto, tudo leva a crer que a Vodafone atribui novos IPs quando o router fica desligado por algum periodo de tempo (resta saber é qual), mas pelo que descreves, creio que podes ter tido a "sorte" de desligar o router antes do processo de renegociação do lease time, e teres ligado depois do lease ter expirado.

Isto é simplesmente um exercício de extrapolação. Não faço a mais pálida ideia de os servidores de DHCP da Vodafone efectivamente estão configurados assim. Os valores que usei, são os de referência (considerados mais comuns).

Alguém tem ideia como será que a Vodafone tem isto feito? :D

Abraço a todos
 
Volta e meio tenho também avisos mas no Teams de problemas, esta tarde foi uma delas mas durou poucos segundos. Wi-Fi em 5ghz, vdf 100/100.


O serviço é estável e não tenho queixas, mas os pings no meo são ligeiramente inferiores.
O meu irmão joga online e os colegas com MEO e alguns até da NOS possuem pings muitas vezes inferiores.
Nada que faça diferença na hora de jogar, mas mostra que a Vodafone não tem assim tanta vantagem na sua rede de fibra como um dia já teve.
 
O meu irmão joga online e os colegas com MEO e alguns até da NOS possuem pings muitas vezes inferiores.
Nada que faça diferença na hora de jogar, mas mostra que a Vodafone não tem assim tanta vantagem na sua rede de fibra como um dia já teve.

Jogo CS regularmente e nunca vi nenhum cliente Meo/Nos com melhor ping do que eu. O Meo por vezes se equipara. Mas por norma é superior. A NOS então nem tem hipótese é sempre a mais elevada.
 
Aqui é o contrário.

Jogo CS regularmente e nunca vi nenhum cliente Meo/Nos com melhor ping do que eu. O Meo por vezes se equipara. Mas por norma é superior. A NOS então nem tem hipótese é sempre a mais elevada.

Já vimos que a rede da Vodafone varia imenso de zona para zona. Infelizmente é a verdade. E nem todos os clientes possuem a mesma "sorte" de se encontrarem em boas gamas de IP, melhores rotas internas, etc.
 
Já vimos que a rede da Vodafone varia imenso de zona para zona. Infelizmente é a verdade. E nem todos os clientes possuem a mesma "sorte" de se encontrarem em boas gamas de IP, melhores rotas internas, etc.

Eu tinha 3ms (gama de IP 148.63...), mudei de casa, passei para 9 a 10ms (46.189...) e tive de pedir à vodafone que me trocasse o IP recentemente mas manteve-se nos 9 a 10ms (gama de IP 5.249...).
É um bocado o jogo da roleta.

Como não jogo muito online, não me causa transtorno, mas acredito que para quem jogue, faça diferença, claro.

Alguém tem ideia das gamas de IP "priveligiadas"?
 
Hoje até tenho problemas nas velocidades. O upload não passa dos 30, download nos 140. Contratado 200/100.

Os pings variam imenso, houveram alturas em que para servidores do Porto tinha 3-5 ms, agora voltou aos 15ms porque a Vodafone decidiu mandar-me dar uma volta por Lisboa. Enfim.
 
Já vimos que a rede da Vodafone varia imenso de zona para zona. Infelizmente é a verdade. E nem todos os clientes possuem a mesma "sorte" de se encontrarem em boas gamas de IP, melhores rotas internas, etc.

Como em todos os operadores. Não é só na Vodafone. Pergunta ao @hildeberto que é cliente Meo e vive no centro se tem as mesmas latências de quem vive no Porto/Lisboa.

Hoje até tenho problemas nas velocidades. O upload não passa dos 30, download nos 140. Contratado 200/100.

Os pings variam imenso, houveram alturas em que para servidores do Porto tinha 3-5 ms, agora voltou aos 15ms porque a Vodafone decidiu mandar-me dar uma volta por Lisboa. Enfim.

Esse tipo de problemas não são aceitáveis. Devias reportar. Até porque por norma não pagas (desde que reclames) se o serviço não estiver conforme o contratado.
 
Como em todos os operadores. Não é só na Vodafone. Pergunta ao @hildeberto que é cliente Meo e vive no centro se tem as mesmas latências de quem vive no Porto/Lisboa.
Mas é um problema especial na Vodafone. Já foi mais do que debatido aqui no fórum. A Vodafone tem uma gestão de rede interna muito má. Dá a entender que tudo o que é feito pela equipa Vodafone Portugal nunca fica à primeira...
 
Mas é um problema especial na Vodafone. Já foi mais do que debatido aqui no fórum. A Vodafone tem uma gestão de rede interna muito má. Dá a entender que tudo o que é feito pela equipa Vodafone Portugal nunca fica à primeira...

Sim, podem existir problemas de IP/Rotas. Mas a área geográfica onde o cliente tem o serviço influencia o ping em qualquer operador.

Eu por aqui não tenho qualquer problema. A minha ligação é quase perfeita. 1ms porto e 5/7ms Lisboa. Melhor inclusive que a Meo que se apregoa por aí ter melhores pings nacionais.

Por isso como vês isto não é uma ciência exata. E generalizar é um erro. Cada caso é um caso.
 
Back
Topo