Fibra óptica da Vodafone

Na Vodafone o a fibra liga diretamente no router.

Quanto ao resto se a box contratada for a vbox pro a mesma permite ser ligada por Wi-Fi ao router, contudo a Vodafone impõe que a primeira box seja sempre ligada por cabo.

Posto isto em teoria a equipa técnica terá que a deixar ligada por cabo.

Não tens hipóteses de passar cabo de rede em alguma tubagem entre um ponto e o outro?

Ou então fazeres entrar a fibra ótica para junto e deixar o router junto da TV.


Pelo que vi, a injeção da fibra óptica é feita pela linha de telefone.
Não sei como é que isso é feito, pois não é visível nenhum cabo fino de fibra a sair dessa tomada de ficha telefónica.
A tomada que vai ser colocada, no sítio onde estava a linha telefónica antiga, é uma tomada RJ45, significando que existe por trás um cabo de rede. Agora a ligação disto com a linha de fibra óptica é que não faço a mínima ideia...

Então o cenário seria ligar o router com cabo a essa tomada telefónica (o router ficará na parede oposta à TV).
E depois o sinal seria transmitido para a vbox pro por Wi-Fi. Só vou ter uma box. Não percebi essa que a primeira box terá de ser ligada obrigatoriamente por cabo.
 
Última edição:
Pelo que vi, a injeção da fibra óptica é feita pela linha de telefone.
Não sei como é que isso é feito, pois não é visível nenhum cabo fino de fibra a sair dessa tomada de ficha telefónica.
A tomada que vai ser colocada, no sítio onde estava a linha telefónica antiga, é uma tomada RJ45, significando que existe por trás um cabo de rede. Agora a ligação disto com a linha de fibra óptica é que não faço a mínima ideia...

Então o cenário seria ligar o router com cabo a essa tomada telefónica (o router ficará na parede oposta à TV).
E depois o sinal seria transmitido para a vbox pro por Wi-Fi. Só vou ter uma box. Não percebi essa que a primeira box terá de ser ligada obrigatoriamente por cabo.
Pela descrição suponho que o apartamento ainda não tenha ATI (armário para telecomunicações). Assim sendo a fibra ira entrar pelo local que seja mais simples/adequado.

Será sempre uma questão a ver com a equipa no dia da instalação a melhor solução.

Quanto ao wireless apesar de ser uma funcionalidade da box as indicações é para que as equipas técnicas deixem sempre ligada por cabo.
 
Isto é o ATI a que te referes?

362-F66-D9-FCB3-47-B0-9-A0-B-1-C75-B1287674.jpg
 
Nos prédios novos cada fracção tem o seu próprio armários de telecomunicações, nesses mais antigos não é assim.
No meu caso que também é um prédio antigo os armários são repartidos, neste caso este serve para os 3ºs e 4ºs andares do prédio.
Na altura da instalação dos pdos deixaram estas caixinhas nos andares onde o armários são repartidos. Neste casos é nos primeiros e nos terceiros andares.
pZoz6wo35Hti1dxbElKN31Y1wCtdSYttRKEvFX6YCsY0cBC2b9jOFRD5wabEng5Nvl8KH8DyinpVz66GFVVnO3Cckuh0S1dSMhDO2oSEK9ibHOeVNMnPELYS_bZFjvoD_8xhsYV_-FsUFCVe5B_aUKTt-2cYIb0biCI6RGAhF6Cz6pGsOrbGwJv2RK18axSlhMtUucWAUxLU2lc3Tl3ZvTDgS_YFoYEfk8G3yPYXWkz9cwXyxQXO140RNCNM6O0NMEaEhpsHZQ65BELM7HmfuMrJQeI196LKDNP4TaczSXXBq5zBXIoNpoXC1EK-suGfEB0NMP3h_po_Je1dcv7hJzMPw2aQZqPrOgVt0zhbXRfFO7xGiZSoFY6OYH_8xjEBaoobocLvblOaI2i4e67YUiw8DUcerck57GXaGqGKc156Vd9LowRWz8dLFlsdFMYtyNDOW5ngXGMQBGyOOdA5vICLvxjBOTcHA4F52Y8CmJAhbJJPVHmwcLfuRm_adqUNidziGtxxmjbp6vBBEFSBqW06kamttGsCkZj3zxZDJ4VW_7VN2S-MgrrcbkHZeTvXC9sMYgWA8nGUzUnkIV9_W79TDwHLjW9NuBzacF4757duE7-q8-vghGnSTQ9j8k3OC-mYU3rzZg8eKuI-u2daqeAPDviqMOOdPi2V4Mzuf7yU_6jXLm_Lw63ohQAT=w471-h627-no
 
Isto é o ATI a que te referes?

362-F66-D9-FCB3-47-B0-9-A0-B-1-C75-B1287674.jpg

Vocês vem a fechadura nesta foto?
Eu não tenho chave para abrir essa fechadura e perguntei à administração do prédio, que diz que também não tem essa chave e que nunca ninguém perguntou por tal chave.
E diz o administrador que pode ser o fornecedor de internet a ter chave para abrir essa fechadura? Isto é verdade? Faz algum sentido a MEO, Vodafone e NOS terem chaves de abertura disto? Ainda por cima cada andar tem uma fechadura e portanto deduzo chave diferente...
 
É normal, ja acompqnhei varios casos assim, eu tenho um conjunto de chaves dessas, se for a que os operadores costumam partilhar entre eles.
 
Bem eu hoje pela 1x na vida tive de pedir suporte aos amigos técnicos , tudo começou a uma semana , tendo 200/100 não passava dos 80 , 70mb , hoje pensei " cá dar um restart nisto tudo é o que eles pedem as vezes " restart e pumba a net nao passava dos 5mbs , pronto chamada aberta e aguardando contacto depois de resetado router e TV , ficou na mesma nos 70mbs mas ao menos já dá para navegar e ver TV ao mesmo tempo...
 
Bem eu hoje pela 1x na vida tive de pedir suporte aos amigos técnicos , tudo começou a uma semana , tendo 200/100 não passava dos 80 , 70mb , hoje pensei " cá dar um restart nisto tudo é o que eles pedem as vezes " restart e pumba a net nao passava dos 5mbs , pronto chamada aberta e aguardando contacto depois de resetado router e TV , ficou na mesma nos 70mbs mas ao menos já dá para navegar e ver TV ao mesmo tempo...

Mesmo por cabo? Ficou agendada alguma deslocação ou disseram que era da zona?
 
Mesmo por cabo? Ficou agendada alguma deslocação ou disseram que era da zona?
Disseram que hoje me contactavam mas ainda nada , foi criada uma resolução , estou a conseguir trabalhar felizmente mas que isto ainda está estranho sim. Sempre tive os 200/100 bastante estáveis e sem problemas ate os últimos dias.
Sim ligado por cabo sempre.
 
Última edição:
Bem , isto parece bruxedo , de 0 problemas e uma montanha deles.

- Hoje não me ligaram por causa dos problemas de ter nem metade da velocidade contractada.
- Durante a tarde depois das 16 aconteceu um género de apagou que lixou a fibra da minha zona toda , pensei serem eles a intervirem mas estranhei , liguei novamente e era geral só podiam resolver dia 28 entre as 20 e as 22:00 , sem muitas opções aceitei claro.
- as 17:30 o serviço volta , lento na mesma 70 ,80mbits mas estável , as 18:00 recebo uma sms a dizer que o caso estava resolvido.
- 18:10 ligo novamente para eles a explicar que continuava com a ligação abaixo de 80mbits , caso reaberto novamente aguardo novidades.

Tenho ligação 1gbit com cabo cat5 blindado confirmada na placa de rede do desktop , trabalho com acessos remotos muitas vezes ao dia das 9 as 18:00 , imaginem o stress que tem sido estes últimos dias...

Aguardo novidades deles.
 
Bem , isto parece bruxedo , de 0 problemas e uma montanha deles.

- Hoje não me ligaram por causa dos problemas de ter nem metade da velocidade contractada.
- Durante a tarde depois das 16 aconteceu um género de apagou que lixou a fibra da minha zona toda , pensei serem eles a intervirem mas estranhei , liguei novamente e era geral só podiam resolver dia 28 entre as 20 e as 22:00 , sem muitas opções aceitei claro.
- as 17:30 o serviço volta , lento na mesma 70 ,80mbits mas estável , as 18:00 recebo uma sms a dizer que o caso estava resolvido.
- 18:10 ligo novamente para eles a explicar que continuava com a ligação abaixo de 80mbits , caso reaberto novamente aguardo novidades.

Tenho ligação 1gbit com cabo cat5 blindado confirmada na placa de rede do desktop , trabalho com acessos remotos muitas vezes ao dia das 9 as 18:00 , imaginem o stress que tem sido estes últimos dias...

Aguardo novidades deles.

Para evitar esses stress que te compreendo muito bem, tenho 1Gbps na Vdf na Meo e ilimitado na rede móvel da Vdf...

Espero que esse apagão se resolva..

Mas tu tens Cat 5 ou Cat 5e? É qhe é uma pequena grande diferença... Cabo Cat 5 é para 100Mbps..
 
Para evitar esses stress que te compreendo muito bem, tenho 1Gbps na Vdf na Meo e ilimitado na rede móvel da Vdf...

Espero que esse apagão se resolva..

Mas tu tens Cat 5 ou Cat 5e? É qhe é uma pequena grande diferença... Cabo Cat 5 é para 100Mbps..
Pois, também estranhei esse cat5.
Se alguém quer 1Gbit em pleno 2020, no mínimo comprar um cabo Cat6. Já deveria ser a norma.
 
Malta, alguém está com problemas nas gravações? A minha Maria queixou-se que o agendamento que ela tinha para a novela deixou de gravar (parece que foi de um momento para o outro) e que já perdeu uns episódios.

Alguém sabe de alguma coisa?
 
Malta, alguém está com problemas nas gravações? A minha Maria queixou-se que o agendamento que ela tinha para a novela deixou de gravar (parece que foi de um momento para o outro) e que já perdeu uns episódios.

Alguém sabe de alguma coisa?
Isso na Vodafone acontece com frequência. O serviço de TV não é de todo a prioridade deles.
Enquanto não tens as gravações todas com pixelizações e falhas, até estás com sorte.
 
Back
Topo