1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Fibra optica da Vodafone

Discussão em 'Vodafone' iniciada por parabolic, 15 de Abril de 2009. (Respostas: 31533; Visualizações: 2813789)

1. Meotuga

Meotuga Power Member

De nada... Sempre às ordens

2. d@niel

[email protected] Power Member

Como já disseram aqui, vai depender da boa vontade da equipa técnica. No meu caso, também quis ter a instalação dessa forma e até tive sorte. No meu caso ficou assim:

Entrada da fibra no apartamento ------> "Caixa ATI" -----> Tomada individual Fibra (daquelas da vodafone) ----> Chicote fibra (15/20 cm) ----> Tomada individual de Fibra (sim, tenho duas tomadas na caixa ATI) ----> Tomada Fibra da EFAPEL.

Ou seja, consigo ter o ONT/Router AIO tanto na ATI como na sala.

A Vodafone não se responsabiliza deste a segunda tomada individual até à tomada da EFAPEL.

3. KiKo_200

KiKo_200 Power Member

Hmmm, certo. E sabes se eu consigo injetar o RF pela rede pela entrada? Ou tenho mesmo que afastar a tomada e colocar por tras

4. jcab

jcab 1st Folding then Sex

Viva,

Estou em fase final de remodelações no meu apartamento.
    A fibra óptica entra para dentro do apartamento através da tomada de linha telefónica.

A TV vai estar ligada na parede oposta de onde se coloca essa tomada da linha telefónica.
    E ao lado de onde vai estar a TV, existe uma tomada coaxial de TV.

Pergunta: Há alguma forma com que o sinal seja transmitido para a TV (pois a a fibra óptica sai da tal tomada de telefone, que se encontra na parede oposta à TV), sem colar fios adicionas na parede?

A experiência que tive em casa do meu pai: o fio de fibra óptica entra pela janela para o interior da casa e liga a uma dispositivo brance grande achatado. E deste dispositivo sai um cabo, que está colado pela parede, que vai ligar ao router e TV BOX.
    Não sei como vai ser no caso da Vodafone, mas é este segundo cabo que quero evitar.

No caso da Vodafone também existe um aparelho em que a fibra óptica liga, para depois passar ao router e TV box ?

Última edição: 21 de Outubro de 2020
  5. nipnip

nipnip Power Member

Na Vodafone o a fibra liga diretamente no router.

Quanto ao resto se a box contratada for a vbox pro a mesma permite ser ligada por Wi-Fi ao router, contudo a Vodafone impõe que a primeira box seja sempre ligada por cabo.

Posto isto em teoria a equipa técnica terá que a deixar ligada por cabo.

Não tens hipóteses de passar cabo de rede em alguma tubagem entre um ponto e o outro?

Ou então fazeres entrar a fibra ótica para junto e deixar o router junto da TV.

6. jcab

Pelo que vi, a injeção da fibra óptica é feita pela linha de telefone.
    Não sei como é que isso é feito, pois não é visível nenhum cabo fino de fibra a sair dessa tomada de ficha telefónica.
    A tomada que vai ser colocada, no sítio onde estava a linha telefónica antiga, é uma tomada RJ45, significando que existe por trás um cabo de rede. Agora a ligação disto com a linha de fibra óptica é que não faço a mínima ideia...

Então o cenário seria ligar o router com cabo a essa tomada telefónica (o router ficará na parede oposta à TV).
    E depois o sinal seria transmitido para a vbox pro por Wi-Fi. Só vou ter uma box. Não percebi essa que a primeira box terá de ser ligada obrigatoriamente por cabo.

Última edição: 21 de Outubro de 2020
  7. nipnip

nipnip Power Member

Pela descrição suponho que o apartamento ainda não tenha ATI (armário para telecomunicações). Assim sendo a fibra ira entrar pelo local que seja mais simples/adequado.

Será sempre uma questão a ver com a equipa no dia da instalação a melhor solução.

Quanto ao wireless apesar de ser uma funcionalidade da box as indicações é para que as equipas técnicas deixem sempre ligada por cabo.

8. jcab

Isto é o ATI a que te referes?

9. nipnip

nipnip Power Member

Não, isso é apenas uma portilhoa de telecomunicações para passar os cabos para o interior. Julgo que o melhor mesmo é no dia da instalação ver com a equipa técnica a melhor solução.

10. Rubenzito

Rubenzito Power Member

Nos prédios novos cada fracção tem o seu próprio armários de telecomunicações, nesses mais antigos não é assim.
    No meu caso que também é um prédio antigo os armários são repartidos, neste caso este serve para os 3ºs e 4ºs andares do prédio.
    Na altura da instalação dos pdos deixaram estas caixinhas nos andares onde o armários são repartidos. Neste casos é nos primeiros e nos terceiros andares.

11. jcab

Vocês vem a fechadura nesta foto?
    Eu não tenho chave para abrir essa fechadura e perguntei à administração do prédio, que diz que também não tem essa chave e que nunca ninguém perguntou por tal chave.
    E diz o administrador que pode ser o fornecedor de internet a ter chave para abrir essa fechadura? Isto é verdade? Faz algum sentido a MEO, Vodafone e NOS terem chaves de abertura disto? Ainda por cima cada andar tem uma fechadura e portanto deduzo chave diferente...

12. JMRR

JMRR Power Member

É normal, ja acompqnhei varios casos assim, eu tenho um conjunto de chaves dessas, se for a que os operadores costumam partilhar entre eles.

13. jcab

Então a Vodafone terá chaves para abrir esta caixa?
    Quantas milhares de chaves terão eles de ter e saber quais levar?

14. rjSampaio

rjSampaio Power Member

10 para aí...
    A coisa não é muito difícil.

15. JMRR

JMRR Power Member

Eu tenho 4 chaves e sempre foram suficiente.
    Eles usam sempre as mesmas.

A maior parte dos eletricistas tem dessas chaves tambem.

16. God_

God_ Power Member

Bem eu hoje pela 1x na vida tive de pedir suporte aos amigos técnicos , tudo começou a uma semana , tendo 200/100 não passava dos 80 , 70mb , hoje pensei " cá dar um restart nisto tudo é o que eles pedem as vezes " restart e pumba a net nao passava dos 5mbs , pronto chamada aberta e aguardando contacto depois de resetado router e TV , ficou na mesma nos 70mbs mas ao menos já dá para navegar e ver TV ao mesmo tempo...

17. joselrl

joselrl Power Member

Mesmo por cabo? Ficou agendada alguma deslocação ou disseram que era da zona?

18. God_

God_ Power Member

Disseram que hoje me contactavam mas ainda nada , foi criada uma resolução , estou a conseguir trabalhar felizmente mas que isto ainda está estranho sim. Sempre tive os 200/100 bastante estáveis e sem problemas ate os últimos dias.
    Sim ligado por cabo sempre.

Última edição: 27 de Outubro de 2020
  19. God_

God_ Power Member

Bem , isto parece bruxedo , de 0 problemas e uma montanha deles.

- Hoje não me ligaram por causa dos problemas de ter nem metade da velocidade contractada.
    - Durante a tarde depois das 16 aconteceu um género de apagou que lixou a fibra da minha zona toda , pensei serem eles a intervirem mas estranhei , liguei novamente e era geral só podiam resolver dia 28 entre as 20 e as 22:00 , sem muitas opções aceitei claro.
    - as 17:30 o serviço volta , lento na mesma 70 ,80mbits mas estável , as 18:00 recebo uma sms a dizer que o caso estava resolvido.
    - 18:10 ligo novamente para eles a explicar que continuava com a ligação abaixo de 80mbits , caso reaberto novamente aguardo novidades.

Tenho ligação 1gbit com cabo cat5 blindado confirmada na placa de rede do desktop , trabalho com acessos remotos muitas vezes ao dia das 9 as 18:00 , imaginem o stress que tem sido estes últimos dias...

Aguardo novidades deles.

20. hildeberto

hildeberto Power Member

Para evitar esses stress que te compreendo muito bem, tenho 1Gbps na Vdf na Meo e ilimitado na rede móvel da Vdf...

Espero que esse apagão se resolva..

Mas tu tens Cat 5 ou Cat 5e? É qhe é uma pequena grande diferença... Cabo Cat 5 é para 100Mbps..