Fibra óptica da Vodafone

Boa noite,
Estou com um problema na internet que fica até difícil explicar. O youtube funciona bem, a navegação no browser ok, trabalho remotamente num desktop remoto e aparentemente ok também, netflix ok.
Porém quando tento efetuar testes de velocidade de internet, os serviços de teste não encontram servidor. Experimentei vários serviços e todos apresentam o mesmo problema (o problema dá nos smartphones e em todos os PCs da casa)
O meu filho queixa-se que o discord não se conecta no servidor. Os jogos online também não funcionam.
Não sei o que possa ser e nem sei como reclamar na vodafone.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado

Tenho apanhado um packet loss de 20-40% constante até à meia noite, desde o ínicio desta semana pelo menos. Noto especialmente no League of Legends, se alguém por aqui também joga gostaria de verificar se estão com o mesmo problema. Já nem sei se me devo queixar ou tem a ver com o estado de emergência, que permite as ISPs limitar o tráfego em jogos e streaming.
 

JoaoSReis

Power Member
Tenho apanhado um packet loss de 20-40% constante até à meia noite, desde o ínicio desta semana pelo menos. Noto especialmente no League of Legends, se alguém por aqui também joga gostaria de verificar se estão com o mesmo problema. Já nem sei se me devo queixar ou tem a ver com o estado de emergência, que permite as ISPs limitar o tráfego em jogos e streaming.

Posso confirmar que um amigo meu se tem queixado do mesmo, no jogo em questão, nos últimos dias. É possível verificar isso no https://lagreport.euw.leagueoflegends.com em que a Vodafone está a apresentar níveis de packet loss.
 

Shark00n

Power Member
Alguém mais tem experienciado tempos de acesso a sites super lentos?
Os sites em si carregam normalmente para a minha velocidade contratada (500Mb) mas parece que 'encravam' no DNS. São sempre 4, 5 segundos de nada e depois carrega o site normalmente.
De resto tudo normal.

Estou a usar o DNS da cloudflare, será disso?


*EDIT

Falso alarme! Acho que encontrei o problema.
Desativei as Auto Proxy Settings no W10.
Desativei o Secure DNS no Edge.

tenor.gif
 
Última edição:

Crocas

Power Member
Tenho apanhado um packet loss de 20-40% constante até à meia noite, desde o ínicio desta semana pelo menos. Noto especialmente no League of Legends, se alguém por aqui também joga gostaria de verificar se estão com o mesmo problema. Já nem sei se me devo queixar ou tem a ver com o estado de emergência, que permite as ISPs limitar o tráfego em jogos e streaming.

Exatamente o mesmo problema (pelo menos no League). A partir das ~18h-20h o ping mantém-se mas há um packet loss incrível. Tenho ligado a VPN, e resolve.

Somos três com Vodafone (dois na zona do Porto, um em Lisboa), todos com este problema. O que tem NOS, não aparenta ter problemas.
 
Última edição:

mafz

Power Member
Exatamente o mesmo problema (pelo menos no League). A partir das ~18h-20h o ping mantém-se mas há um packet loss incrível. Tenho ligado a VPN, e resolve.

Somos três com Vodafone (dois na zona do Porto, um em Lisboa), todos com este problema. O que tem NOS, não aparenta ter problemas.
+1 com mesmo problema no LoL, joguei agora e notava-se bastante o loss. Ping ligeiramente acima do normal, a meio do jogo subiu para 200ms durante uns 5min (outros 2 amigos igualzinho, que estavam no jogo também).

Todos em localidades completamente diferentes.

Discord igual, o gráfico parece uma montanha russa.
 

nipnip

Power Member
Tenho apanhado um packet loss de 20-40% constante até à meia noite, desde o ínicio desta semana pelo menos. Noto especialmente no League of Legends, se alguém por aqui também joga gostaria de verificar se estão com o mesmo problema. Já nem sei se me devo queixar ou tem a ver com o estado de emergência, que permite as ISPs limitar o tráfego em jogos e streaming.

Exatamente o mesmo problema (pelo menos no League). A partir das ~18h-20h o ping mantém-se mas há um packet loss incrível. Tenho ligado a VPN, e resolve.

Somos três com Vodafone (dois na zona do Porto, um em Lisboa), todos com este problema. O que tem NOS, não aparenta ter problemas.

+1 com mesmo problema no LoL, joguei agora e notava-se bastante o loss. Ping ligeiramente acima do normal, a meio do jogo subiu para 200ms durante uns 5min (outros 2 amigos igualzinho, que estavam no jogo também).

Todos em localidades completamente diferentes.

Discord igual, o gráfico parece uma montanha russa.

Mesmo problema, inclusive agora.

algum ip/host em especifico?

se é o 104.160.141.3 a coisa realmente não está mesmo nada famosa

 
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Varredor

Power Member
algum ip/host em especifico?

se é o 104.160.141.3 a coisa realmente não está mesmo nada famosa

Esse IP não responde a ICMP, logo é natural que dê 100% PL.
Tentem arranar IPs que respondam a ICMP para que possa analisar e reportar. Parece-me ser algo isolado à Level3 em Madrid e não à Vodafone diretamente.

Cheers
 

nipnip

Power Member
Esse IP não responde a ICMP, logo é natural que dê 100% PL.
Tentem arranar IPs que respondam a ICMP para que possa analisar e reportar. Parece-me ser algo isolado à Level3 em Madrid e não à Vodafone diretamente.

Cheers

eu não jogo esse foi um ip que testei porque encontrei referências em algumas publicações.
 

Varredor

Power Member
Confirma-se, o PL inicia-se no Edge da rede da Riot com a Level3 em Madrid. Isto é, não é algo isolado à Vodafone, muito menos culpa da Vodafone.
Outra ISP qualquer que utilize Level3 para se conectarem à rede da Riot certamente estão a presenciar a mesma coisa. Vou proceder aos reports.

Cheers
 

mafz

Power Member
Confirma-se, o PL inicia-se no Edge da rede da Riot com a Level3 em Madrid. Isto é, não é algo isolado à Vodafone, muito menos culpa da Vodafone.
Outra ISP qualquer que utilize Level3 para se conectarem à rede da Riot certamente estão a presenciar a mesma coisa. Vou proceder aos reports.

Cheers
Obrigado @Varredor!

Por acaso achava que a Vodafone tinha peering directo com a Riot, da mesma forma que tem com a Valve.
 

Varredor

Power Member
Reportado. Para quem tem interesse e conhecimento na área, segue IP que responde a ICMP para verificarem: 104.160.141.10 (EUW)

@mafz, tem no ASN do PLC Global (AS1273), não no Português.

Cheers
 

Garrison

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Estou com o mesmo problema, especialmente nos últimos dias.

Durante o dia noto problemas em stream de audio e video pelo Teams.
Browsing em geral está lento a abrir páginas durante o dia todo.

Só jogo ao final do dia e para a riot o ping está ok mas o packet loss está ridiculo.

Qual é a melhor forma de reportar isto?
 
Última edição:

At Work

Power Member
ISP: Altice / MEO
Type: 4G

ufGcuhq.png


Código:
traceroute -n 104.160.141.10
traceroute to 104.160.141.10 (104.160.141.10), 64 hops max, 52 byte packets
1  172.20.90.1  0.771 ms  0.282 ms  0.345 ms
2  95.69.105.232  0.892 ms  0.817 ms  0.737 ms
3  * * *
4  195.8.30.110  34.717 ms  38.646 ms  38.237 ms
5  195.8.30.109  40.603 ms  39.384 ms  40.544 ms
6  195.8.1.26  50.901 ms  48.986 ms  48.556 ms
7  * * *
8  * * *
9  * * *
10  * * *
11  * * *
12  * * *
13  * * *
14  * * *
15  * * 195.8.21.69  67.006 ms !X
16  * * *
17  * * *
18  195.8.21.69  46.989 ms !X * *
19  * * *
20  * * *
21  * * *
22  * * 195.8.21.69  45.462 ms !X
23  * * 195.8.21.69  47.649 ms !X
24  * * *
25  * * *
26  195.8.21.69  48.178 ms !X * *
27  * * *
28  * * *
29  * * *
30  * 195.8.21.69  50.440 ms !X *
31  * * *
32  * * *
33  * 195.8.21.69  49.874 ms !X *
34  * * 195.8.21.69  56.126 ms !X
35  * * *
36  * * *
37  * 195.8.21.69  52.922 ms !X *
38  * * *
39  * * *
40  * * *
41  * 195.8.21.69  48.427 ms !X *
42  * * *
43  * * *
44  * * *
45  * * 195.8.21.69  57.559 ms !X
46  * * *
47  * * *
48  * * *
49  * * *
50  * * 195.8.21.69  46.499 ms !X
51  * * 195.8.21.69  51.630 ms !X
52  * * *
53  * 195.8.21.69  47.468 ms !X *
54  * * 195.8.21.69  47.582 ms !X
55  * * *
56  * * *
57  * * *
58  * * *
59  * * *
60  * * *

Código:
ping 104.160.141.10
PING 104.160.141.10 (104.160.141.10): 56 data bytes
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=0 ttl=245 time=79.006 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=1 ttl=245 time=75.240 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=2 ttl=245 time=74.983 ms
...
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=83 ttl=245 time=71.398 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=84 ttl=245 time=81.258 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=85 ttl=245 time=89.211 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=86 ttl=245 time=71.721 ms
64 bytes from 104.160.141.10: icmp_seq=87 ttl=245 time=80.594 ms
^C
--- 104.160.141.10 ping statistics ---
88 packets transmitted, 88 packets received, 0.0% packet loss
round-trip min/avg/max/stddev = 69.368/75.895/89.566/4.390 ms

Cumps
 

Varredor

Power Member
@nipnip, penso que não. O PL acontece por saturação desse router edge entre Level3 e Riot. Isto é, logo à noite em hora de mais tráfego provavelmente voltará a acontecer.

De qualquer das maneiras, ainda não obtive qualquer resposta.

Cheers
 
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