1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Fibra optica da Vodafone

Discussão em 'Vodafone' iniciada por parabolic, 15 de Abril de 2009. (Respostas: 31988; Visualizações: 2876330)

1. dom123

dom123 Power Member

Já ontem por esta hora o meu filho se queixou do mesmo

2. joselrl

joselrl Power Member

Sem problemas nos últimos dias aqui, tanto em discord como em jogos em PC e PS5.
    Tenta mudar o servidor DNS

3. Fibra Vodafone. Desde ontem, tenho o seguinte problema de rede:

Consigo aceder a alguns servidores pelo IPv4, mas não pelo IPv6. Normalmente consigo aceder pelos dois.
    Por exemplo, consigo fazer ping IPv4 com sucesso para bitbucket.org.
    Mas ping IPv6 para bitbucket.org falha: fica "pendurado" para sempre.

Reiniciei o router mas não ajudou.

4. Varredor

Varredor Power Member

@r_howie, por aqui tenho rotas tanto em IPv4 quanto em IPv6. Ou seja, tudo 100% funcional.

Cheers

5. Tenho apanhado um packet loss de 20-40% constante até à meia noite, desde o ínicio desta semana pelo menos. Noto especialmente no League of Legends, se alguém por aqui também joga gostaria de verificar se estão com o mesmo problema. Já nem sei se me devo queixar ou tem a ver com o estado de emergência, que permite as ISPs limitar o tráfego em jogos e streaming.

6. JoaoSReis

JoaoSReis Power Member

Posso confirmar que um amigo meu se tem queixado do mesmo, no jogo em questão, nos últimos dias. É possível verificar isso no https://lagreport.euw.leagueoflegends.com em que a Vodafone está a apresentar níveis de packet loss.

7. Shark00n

Shark00n Power Member

Alguém mais tem experienciado tempos de acesso a sites super lentos?
    Os sites em si carregam normalmente para a minha velocidade contratada (500Mb) mas parece que 'encravam' no DNS. São sempre 4, 5 segundos de nada e depois carrega o site normalmente.
    De resto tudo normal.

Estou a usar o DNS da cloudflare, será disso?

*EDIT

Falso alarme! Acho que encontrei o problema.
    Desativei as Auto Proxy Settings no W10.
    Desativei o Secure DNS no Edge.

Última edição: 12 de Fevereiro de 2021
  8. tomas_loeps

tomas_loeps Power Member

Provavelmente. Experimenta usar os da Google ou os 9.9.9.9

9. Crocas

Crocas Power Member

Exatamente o mesmo problema (pelo menos no League). A partir das ~18h-20h o ping mantém-se mas há um packet loss incrível. Tenho ligado a VPN, e resolve.

Somos três com Vodafone (dois na zona do Porto, um em Lisboa), todos com este problema. O que tem NOS, não aparenta ter problemas.

Última edição: 13 de Fevereiro de 2021
  10. mafz

mafz Power Member

+1 com mesmo problema no LoL, joguei agora e notava-se bastante o loss. Ping ligeiramente acima do normal, a meio do jogo subiu para 200ms durante uns 5min (outros 2 amigos igualzinho, que estavam no jogo também).

Todos em localidades completamente diferentes.

Discord igual, o gráfico parece uma montanha russa.

11. Pirikato

Pirikato Hard BOINC

Mesmo problema, inclusive agora.

12. nipnip

nipnip Power Member

algum ip/host em especifico?

se é o 104.160.141.3 a coisa realmente não está mesmo nada famosa

13. mafz

mafz Power Member

Não sei como vejo isso, mas há 1h tava bom.

14. Varredor

Varredor Power Member

Esse IP não responde a ICMP, logo é natural que dê 100% PL.
    Tentem arranar IPs que respondam a ICMP para que possa analisar e reportar. Parece-me ser algo isolado à Level3 em Madrid e não à Vodafone diretamente.

Cheers

15. nipnip

nipnip Power Member

eu não jogo esse foi um ip que testei porque encontrei referências em algumas publicações.

16. Varredor

Varredor Power Member

Confirma-se, o PL inicia-se no Edge da rede da Riot com a Level3 em Madrid. Isto é, não é algo isolado à Vodafone, muito menos culpa da Vodafone.
    Outra ISP qualquer que utilize Level3 para se conectarem à rede da Riot certamente estão a presenciar a mesma coisa. Vou proceder aos reports.

Cheers

17. Há alguma maneira de resolver o problema?

18. mafz

mafz Power Member

Obrigado @Varredor!

Por acaso achava que a Vodafone tinha peering directo com a Riot, da mesma forma que tem com a Valve.

19. Varredor

Varredor Power Member

Reportado. Para quem tem interesse e conhecimento na área, segue IP que responde a ICMP para verificarem: 104.160.141.10 (EUW)

@mafz, tem no ASN do PLC Global (AS1273), não no Português.

Cheers

20. Garrison

Garrison Power Member

Estou com o mesmo problema, especialmente nos últimos dias.

Durante o dia noto problemas em stream de audio e video pelo Teams.
    Browsing em geral está lento a abrir páginas durante o dia todo.

Só jogo ao final do dia e para a riot o ping está ok mas o packet loss está ridiculo.

Qual é a melhor forma de reportar isto?