Fibra óptica da Vodafone

Estou com o mesmo problema, especialmente nos últimos dias.

Durante o dia noto problemas em stream de audio e video pelo Teams.
Browsing em geral está lento a abrir páginas durante o dia todo.

Só jogo ao final do dia e para a riot o ping está ok mas o packet loss está ridiculo.

Qual é a melhor forma de reportar isto?

Desde de domingo que a net está no lodo. Inclusivamente, a internet está sempre a cair no router.
 
@anibal_parodia, não venhas generalizar a esse ponto. Dás já asas para os entendidos de plantão começarem as típicas especulações sem sentido "ah, a Internet da Vodafone já não é o que era", "ah, a Vodafone tá isto e aquilo no que tinha de melhor". No fim ao cabo percebem 0 do real funcionamento de uma Internet, estão a utilizar Wi-FI e só porque os DNS da Google/Cloudflare que utilizam porque precisam dar um saltinho ao website XPTO estão mais lentos, a culpa já é da Vodafone.

A única situação que se tem conhecimento e que é completamente alheia à Vodafone é esta da Riot em Madrid. E o pior, no fundo nem é culpa da Level3, uma vez que o PL inicia-se já nos edge routers da Riot. É mais do que certo que o que está a acontecer é que o tráfego que chega via Level3 à Riot é demasiado para aquele edge router da Riot. Faço diariamente outras conexões a Madrid via Level3 e tem estado impecável.

Com isto quero vos dizer que qualquer outra ISP que utilize Level3 e que tenha como destino a Riot em Madrid vai estar exatamente igual.

Exponham este problema à Riot! Se necessário podem utilizar as informações que referi acima. É um problema que a engenharia da Riot tem de solucionar. A única coisa que a Vodafone pode vir a fazer é alterar a rota, no entanto, como é uma quantidade elevada de tráfego, tenho dúvidas que o façam do dia para a noite.

Edit: Acabei de verificar e foram adicionados outros saltos à rota a seguir ao tal edge router problemático. Provavelmente tratar-se-á já de alguma mudança/alteração no sentido de sanarem esta anomalia.

Cheers
 
Em relação às dificuldades de packet loss para Riot o apoio técnico da Vodafone contactou no sentido de informar que a situação está identificada, e que vão trabalhar para resolver.
 
Sim, @nipnip, identificada estava já desde Sabado às ~23h quando referi aqui que já havia reportado. :)
O meu pedido para que vocês reportassem era precisamente no sentido de fazerem ainda mais pressão. A situação já está escalada para a malta do Internacional.

Cheers
 
@anibal_parodia, não venhas generalizar a esse ponto. Dás já asas para os entendidos de plantão começarem as típicas especulações sem sentido "ah, a Internet da Vodafone já não é o que era", "ah, a Vodafone tá isto e aquilo no que tinha de melhor". No fim ao cabo percebem 0 do real funcionamento de uma Internet, estão a utilizar Wi-FI e só porque os DNS da Google/Cloudflare que utilizam porque precisam dar um saltinho ao website XPTO estão mais lentos, a culpa já é da Vodafone.

A única situação que se tem conhecimento e que é completamente alheia à Vodafone é esta da Riot em Madrid. E o pior, no fundo nem é culpa da Level3, uma vez que o PL inicia-se já nos edge routers da Riot. É mais do que certo que o que está a acontecer é que o tráfego que chega via Level3 à Riot é demasiado para aquele edge router da Riot. Faço diariamente outras conexões a Madrid via Level3 e tem estado impecável.

Com isto quero vos dizer que qualquer outra ISP que utilize Level3 e que tenha como destino a Riot em Madrid vai estar exatamente igual.

Exponham este problema à Riot! Se necessário podem utilizar as informações que referi acima. É um problema que a engenharia da Riot tem de solucionar. A única coisa que a Vodafone pode vir a fazer é alterar a rota, no entanto, como é uma quantidade elevada de tráfego, tenho dúvidas que o façam do dia para a noite.

Edit: Acabei de verificar e foram adicionados outros saltos à rota a seguir ao tal edge router problemático. Provavelmente tratar-se-á já de alguma mudança/alteração no sentido de sanarem esta anomalia.

Cheers
Boas. Também penso assim. Não exarcebar certas situações que são aproveitadas para se falar mal da qualidade da internet e afins, e na maioria das vezes por pessoal que pouco percebe do assunto. Eu incluído.
Agora a minha questão. Em termos de rotas a Vodafone será melhor que a Meo para quem joga online ou nem por isso?
Não gostaria de mudar de operadora por uma questão de poucos euros e depois lamentar me com o comportamento da internet nos jogos online em que os servidores estão alojados no estrangeiro.
 
Não precisas, é só sacares aquela app e activa-te o DNS. Pelos vistos altera a rota até à Riot, indo pela cogentco ao invés da Level3, há explicação pelo facto de usarmos um DNS diferente, a rota também alterar? @Varredor? :D
A app funciona como uma vpn passando a direccionar todo o tráfego pela rede da cloudflare. Não é uma simples troca de dns
 
No meu caso o problema não é no lol que não jogo.
Desculpem se estou a misturar situações.
Tenho pings absurdos no Genshin Impact e a minha net anda nos 3Mb a 6Mb em hora de ponta.
O meu router é o Huawei hg8247h que não permite alterar DNS.
 
Back
Topo