Fibra óptica da Vodafone

Viva pessoal!

Qual a melhor forma de verificar a velocidade do serviço?

Eu faço teste por cabo em porta de rede gigabit mas os resultados variam imenso dependendo da ferramenta que uso (ou se é pelo browser ou por alguma app).

Na leitura do sinal do ONT devo ter em atenção algum valor específico?
 
Viva pessoal!

Qual a melhor forma de verificar a velocidade do serviço?

Eu faço teste por cabo em porta de rede gigabit mas os resultados variam imenso dependendo da ferramenta que uso (ou se é pelo browser ou por alguma app).

Na leitura do sinal do ONT devo ter em atenção algum valor específico?
Que velocidade tens contratada? O equipamento em causa tem specs para acompanhar a velocidade contratada? Estás a testar para servidores de qualidade?
Podes por exemplo testar com o speedtest da ookla.

No interface do router tem os valores de referência para o sinal
 
Que velocidade tens contratada? O equipamento em causa tem specs para acompanhar a velocidade contratada? Estás a testar para servidores de qualidade?
Podes por exemplo testar com o speedtest da ookla.

No interface do router tem os valores de referência para o sinal

Neste momento não consigo fazer teste por cabo para mostrar mas vou tentar responder da melhor forma:

- A velocidade contratada são 500/100 (no meu caso como é fibra rural fica em 400/100, pelo que entendi);
- Todos os equipamentos em rede têm specs para acompanhar a velocidade em questão;
- Penso que sim. Estou a testar servidores da Vodafone, Meo e NOS em PT;
- Sim tem mas vou deixar aqui um print assim talvez seja mais fácil:

Screenshot-2021-10-19-at-01-21-57.png
 
Neste momento não consigo fazer teste por cabo para mostrar mas vou tentar responder da melhor forma:

- A velocidade contratada são 500/100 (no meu caso como é fibra rural fica em 400/100, pelo que entendi);
- Todos os equipamentos em rede têm specs para acompanhar a velocidade em questão;
- Penso que sim. Estou a testar servidores da Vodafone, Meo e NOS em PT;
- Sim tem mas vou deixar aqui um print assim talvez seja mais fácil:

Screenshot-2021-10-19-at-01-21-57.png
tem aí valores que nem estão a ser lidos, talvez seja melhor reportar ao apoio técnico.
 
Boas, estou num processo de mudança de casa em que a nova morada não tem cobertura fibra vdf. Como a nova morada não estava cadastrada, fiz um pedido no site para o fazerem. Passadas 2 semanas recebi um SMS a confirmar a egibilidade para o serviço fibra. Contactei a vdf para avançar com o contrato, mas fui surpreendido pelo operador quando me indicou que a morada em questão estava prevista ter fibra num futuro próximo mas que neste momento a cobertura ainda não existe. No entanto, indicou-me que, caso fizesse o pedido de instalação, seria efectuada a intervenção na rua no prazo máximo de 60 dias. Questionei se isso era garantido, disse-me que sim, salvo raras excepções por inviabildide técnica (seja lá o que isto queira dizer). Acontece que o prazo dos tais 60 dias já terminou e a intervenção continua por efectuar. Contactei a vdf várias vezes durante este período e pouco ou nada me sabiam dizer, exceto que o pedido estava em curso. Fiquei a saber há poucos dias que afinal os 60 dias que referiram são úteis, coisa que nunca me foi dita anteriormente. Num último contacto efectuado hoje, dizem-me que processo aguarda agora licenciamento. Perguntei a que tipo de licenciamento se referiam mas não me souberam indicar. Através de conhecidos que trabalham na câmara, soube que foi efectuado um pedido de intervenção na rua há mais de 1 mês e foi aceite pelos serviços camarários. Alguém me sabe dizer que tipo de licenciamento se estão a referir? Ou será apenas mais engodo para o cliente?

Cumps


Boas, venho dar aqui um update em relação a este assunto. Infelizmente nao foi possível por parte da vdf colocar fibra na rua. O projeto foi aprovado, foi autorizado por parte da camara municipal, mas a EDP rejeitou a utilização dos postes. Como não conseguiram cumprir o prazo, deixaram-me rescindir livremente sem qualquer custo.

Cumps
 
Já andava a sentir ainternet lenta há vários dias, mas só hoje tive oportunidade de fazer alguns testes...

Tenho fibra 500/100... e ao fazer os testes pelo speedtest isto não está a dar mais de 10/10 e isto por cabo.

Algum problema geral reportado? Sou da zona de Aveiro.

 
Já andava a sentir ainternet lenta há vários dias, mas só hoje tive oportunidade de fazer alguns testes...

Tenho fibra 500/100... e ao fazer os testes pelo speedtest isto não está a dar mais de 10/10 e isto por cabo.

Algum problema geral reportado? Sou da zona de Aveiro.
Suponho que ligado por cabo. reinicia equipamentos, verifica o cabo que liga o router ao pc, vê a que velocidade a placa de rede está ligada ao router
 
Problema resolvido... O cabo que envia rede para o switch não estava ligado na porta 1 do router Vodafone, que penso ser a porta Gigabit no router.

Não sei em que momento possa ter sido trocado ou por quem aqui de casa, mas isto já andava estranho há uns dias e só agora dei com isto.
 
Problema resolvido... O cabo que envia rede para o switch não estava ligado na porta 1 do router Vodafone, que penso ser a porta Gigabit no router.

Não sei em que momento possa ter sido trocado ou por quem aqui de casa, mas isto já andava estranho há uns dias e só agora dei com isto.
Ainda bem que resolveste, mas se tens Smart Router todas as portas são gigabit.
 
Braga, sem TV box nem RF
Internet parcial, alguns sites não funcionam e o que funciona está lento
Dá-me ideia que o que depende exclusivamente de IP4 está encrencado
 
Última edição:
Aqui segundo dia sem serviço e sem previsão de resolução...
Está bonito, já seguiu queixa para lá.
Aí VODAFONE cada vez mais decepcionado com esta operadora, se não resolverem isto nos prazos previstos na lei, rescisão por justa causa...
Isto está me a afetar e muito o meu dia a dia, pois tenho trabalhos.pendentes
 
Back
Topo