Fibra óptica da Vodafone

Isto acontece só no periodo da noite. e podem ter adicionado alguem à minha PON com gigabit e que me esteja a lixar o trafego ahah ou seja isto é local.
O problema é quando começarem a adicionar pessoas com 1gbps às PONs todas e a lixar os acessos a toda a gente.
Estou a ver que isto vai começar a ser moda…

Apesar de ser muito raro, vejam se os vossos sinais de fibra não estão fora dos parâmetros quando notam as perdas de velocidade. Temos tido clima bastante severo e a fibra anda a baloiçar pelos postes. Tive algo semelhante no início do mês, se bem que o router dava uma indicação visual que algo estava mal.

Apesar de ser muito raro, vejam se os vossos sinais de fibra não estão fora dos parâmetros quando notam as perdas de velocidade. Temos tido clima bastante severo e a fibra anda a baloiçar pelos postes. Tive algo semelhante no início do mês, se bem que o router dava uma indicação visual que algo estava mal.
Engraçado é comprares FTTH a HFC ou ADSL.

Tudo ok com valores da Fibra, aqui vem tudo subterraneo e tenho a central a 300m ;)

que tal esteve hoje?
Segunda e terça ok, ontem ja tive novamente velocidades baixas, mas volto a dizer isto é localizado.. nao é geral.. os meus pais e outros amigos com vodafone zero problemas. Isto tem a ver com saturacao do meu OLT.

Por isso relaxa :) não tenhas receio :) pior era se tivesse quebras e latencias altas.. assim resolvesse, pode demorar algum tempo mas eles acabam por resolver

Boas Malta,

Há 15 dias houve um corte num acesso cá no prédio (somos 18 apartamentos), e quando me cruzei com o técnico (Meo) e perguntei o que se passava a resposta foi "venho repor um cliente, mas alguém vai ficar sem serviço!", nem quis acreditar no que ouvi e pensei que fosse apenas um técnico a ter um mau sábado e isto não fosse possível.

Tem sido o caos aqui... 😭 😡

Eis que o serviço está instalado e apenas falta fazer a portabilidade do número fixo... Maaaasssss...

Quinta Feira 30/01/2025
- Vieram instalar o serviço as 14H, o técnico foi espetacular, super educado e simpático, até fibra nova completa me passou da floor box para dentro de minha casa e colocou nova tomada (com a minha ajuda, isto porque o mandaram sozinho e não me custava nada ajudar).
- Primeiro atribuíram o porto 17 do PDO, quando o técnico o desligou o porto, saiu a vizinha de cima a reclamar que não tinha serviço, passado 30 min, sai outra a dizer que não tinha serviço... Surreal... o técnico ligou para a Vodafone e atribuiram novo porto, e efectuou a instalação com Rx a -20dBm o que para a vodafone não é mau (só no meo é que tinha -17dBm).
O técnico quando terminou as instalações foi lá repôr os serviços às clientes.

Sexta-Feira dia 31/01/2025
- Acordo às 9h para trabalhar, e... corte de fibra...
- Como tinha o Meo activo em paralelo troquei os cabos de rede, liguei para o 16913 a reportar o corte e eles abriram avaria para o mesmo dia. Chego à beira do PDO e era só restos de fibra desnudada no chão e terminais (esteve cá outro técnico e cortou a minha fibra para repôr outro cliente...), como o técnico que instalou tinha deixado o telefone dele, liguei e expliquei o que se passava, ele em 10 minutos estava aqui, chegou à floorbox e a fibra estava cortada. Ele refusionou e fiquei com serviço ativo.
- 19H de dia 31/01 (mesmo dia) estou no iPhone e de repente "esta rede não tem ligação à internet", vou ao router e novo corte de fibra.
Passei-me, chego cá fora e nada de técnicos, ligo para o 16913 completamente passado da marmita e exijo que me mandem um técnico no dia ou cancelava o serviço na hora, eles fizeram um pedido de urgência e disseram que iria receber um contacto da sala de distribuição dentro de 3H se tivessem técnicos, senão só segunda feira às 21H.
Cerca das 20:30 estou a sair para a loja e toca o telefone, era um técnico para repôr o serviço.
Aguardei que chegasse... quando abro a porta tive uma visão Dantesca, tinha dois técnicos, completamente mal vestidos, com as calças ao fundo do rabo a mostrar o rabo, os coletes da Vodafone todos destruídos e meios caídos, um deles nem um dente tinha à frente e nenhum dos dois falava Português que se entendesse, ignorando isto tudo, disse onde era o PDO, os tipos abriram, e vira-se um para o outro "vai meter a lanterna na fibra", e outro técnico entra sem permissão pelo apartamento dentro, passa a casa toda à procura do router até encontrar, tira a fibra à bruta e liga a lanterna (fiquei logo meio esquinado mas queria era ter serviço), nisto o outro "técnico" se é que algum dos dois se pode chamar de técnico, começa a apertar/dobrar as fibras vincando a mais de 90 graus a ver se via a luz a passar e eu completamente estupefacto com aquilo, quando não viu nada, disse que não ia fazer nada, porque se tinha enganado e aberto a WorkOrder do Cliente seguinte, eu ainda lhe perguntei se podia apenas fusionar a fibra já que era uma coisa rápida. Responde ele num português que mal se entende: "eu na prática nem estou cá! Nunca cá estive e você não pode provar" (e começa a sair do prédio a rir-se sem dentes), eu fui atrás dele para ver a matrícula da carrinha para reclamar por escrito.
O tipo quando me vê a olhar para a matricula dirige-se para mim armado em mau e de postura agressiva a dizer que não podia ver a "chapa" da carrinha dele.
Eu abri a porta do prédio e disse para a minha mulher, "chama a polícia, já". Mal ouviu isto, pegou no telefone e ligou para a supervisora da sala de distribuição daquele empreiteiro, que lhe disse para não falar mais comigo. Arrancou com a carrinha a queimar borracha e deixou-me sem serviço.

Saí para a Loja com os nervos em franja, explico a situação lá, digo que quero cancelar o serviço e a instalação que nunca funcionou. A resposta é: "Pode cancelar mas tem de pagar uma multa de 445€ referente à instalação", eu disse que se nunca tinha funcionado não tinha nada a pagar...
Passei-me completamente, Livro de Reclamações e Gabinete de Apoio à Qualidade e reclamo nos dois lados.
Saio da loja, ligo 16913 e atende uma senhora que me garante que dia 01/01 entre as 8H e as 12H me vão ligar para vir reparar a instalação (como é óbvio ninguém ligou...).

Sábado 01/01/2025
Acordo de manhã com alguém a mexer no PDO (que é paredes meias com a minha sala de jantar), corro para a porta, vejo um técnico a sair a correr, entra numa carrinha e baza a mil, mais raspas de fibra e sujidade no chão, e apanho a vizinha do segundo andar, também ela não tinha serviço há 2 dias, tinha sido o técnico que tinha ido lá repôr o serviço dela (e eu ainda sem serviço).

Por volta das 14H novo contacto para o 16913 já que ninguém tinha ligado conforme o prometido no dia anterior...
Explico a situação, digo o que se passou, e o homem arranja-me um slot para hoje das 16H às 18H.
Veio cá o mesmo técnico da instalação, super impecável, simpático e prestável. Diagnóstico, novo corte de fibra no PDO... Refusionado e reposto o serviço.
Quando o técnico vai para sair sai um vizinho a queixar-se que há 5 dias não tem serviço e que só tinha agendamento para terça feira 04/02, o técnico, saiu da minha casa e ainda foi tentar resolver o corte na casa dele (mas não conseguiu porque a sala de distribuição não lhe atendeu a chamada para dar o porto de fibra correto onde ligar e sem isso nada feito), ficou o vizinho sem serviço.

Domingo 02/01/2025
Até agora tudo a funcionar.
Em pânico porque na segunda ou terça feira vêm restaurar o serviço ao vizinho do lado e pelos vistos a prática é a lei do menor esforço, em que se corta a fibra do primeiro cliente que aparece à frente para repor o serviço a outro sem querer saber dos danos, e a seguir foge-se deixando tudo para trás aberto e estroncado...
Espero que não saia a lotaria a mais ninguém (e em especial a mim) e não andemos assim eternamente.
Nunca tive um corte em 6 anos de Meo, sinal sempre entre -16dBm e -18dBm, somos apenas 3 com Meo no prédio e por isso safamo-nos dos cortes dado vir de outro PDO (embora vá ter tudo à mesma floor box).
Vou cancelar o desligamento do Meo e manter o serviço em paralelo do Meo mais um mês enquanto isto não acalma e não estabiliza tudo...

Neste momento é um medo tremendo de desligar o Meo e ser isto constantemente com a Vodafone, sou remote worker e não posso ter cortes de fibra "à lagardere", por outro lado, para desligar o serviço provavelmente só em tribunal arbitral...
Não entendo que política é esta a dos PDOs em "modo" ninho de ratos, e técnicos que cortam umas fibras para repor outras, é impensável...

Neste momento, sendo administrador do condomínio e como a situação está precisava de uma intervenção conjunta Vodafone/Meo de rede de Acesso e Rede de Cliente, em que viessem aqui refazer a coluna montante do prédio em condições e corrigir a C@gada da bomba relógio que aqui está...

Já alguém passou pelo mesmo?
Qual será a melhor solução e os canais a usar? A Provedoria do Meo e Vodafone?
Será viável pedir a reconstrução da coluna montante?

Estamos entregues aos bichos...

Deixo umas belas de umas fotos de como deixaram para trás as caixas, tudo estroncado e rebentado... 😥 😞 😡

@PeterM o problema é que a Floor Box (instalada pela MEO - Primeiro operador a ter fibra nessa prédio) esta +/- ajustada para o numero de UA's do predio e correspondente a cada piso.

Ora, se tu ja tens o serviço MEO e não houver fibras suficientes na Floor Box do piso para mais um cliente/apartamento , alguém vai ser desligado para ser ligado outro cliente.

É o que esta acontecer no teu predio, isto se o PDO da VDF tiver portos disponíveis para todos os clientes da VDF.

A nivel de arrumação até nem esta muito mal.

@PeterM o problema é que a Floor Box (instalada pela MEO - Primeiro operador a ter fibra nessa prédio) esta +/- ajustada para o numero de UA's do predio e correspondente a cada piso.

Ora, se tu ja tens o serviço MEO e não houver fibras suficientes na Floor Box do piso para mais um cliente/apartamento , alguém vai ser desligado para ser ligado outro cliente.

É o que esta acontecer no teu predio, isto se o PDO da VDF tiver portos disponíveis para todos os clientes da VDF.

Viva.

Isso eu assisti numa aldeia com a MEO.
Rede fibroglobal.
Vinha o pessoal dos cascos de rolha instalar novo serviço. No PDO com slots cheios, havia sempre alguém nesses dias que ficava sem serviço.
Resultado, as splitagens actuais são tantas num serviço que só exitu nessa aldeia por causa duma indústria, que já vários clientes a saltar da fibra, e regressar ao sat TV e 4g na NET.

@PeterM
"Não entendo que política é esta a dos PDOs em "modo" ninho de ratos, e técnicos que cortam umas fibras para repor outras, é impensável..."

A única explicação que encontro é que visto que o empreiteiro que vem fazer uma nova instalação SÓ pode facturar a vdf, se o serviço for dado como concluído.
Já vi técnicos ao serviço da vdf a fazerem 100k ou mais para uma obra.
Desta forma, são pagos pela conclusão do serviço, e mais tarde outra equipa pela resolução da avaria.

Última edição:

Eu sei que é isso que está a acontecer, trabalhei muitos anos no Meo na engenharia, na altura o meo já fez asneira instalando menos fibras que as suficientes, nem Meo, nem Vodafone têm fibras suficientes aqui.
O ideal era, uma fibra por UA, somos 18, já para não falar que deveriam deixar algumas fibras de expansão.

O Meo tem 9 fibras a chegar da rua, 9!
A Vodafone tem 14 (e tem fibras de partilha com a NOS).

Claramente algo de mal se passou quando foi feita a construção, foi tudo subdimensionado o que era e continua a ser muito frequente, porque não se pode desligar um cliente para dar serviço a outro…
É inacreditável que a ética profissional tenha descido tão baixo.
Não podem servir mais clientes? Simples, antes da instalação verificam e dão serviço inviável.
Mas não pode ser assim, claro, porque os empreiteiros, sub-empreiteiros e os técnicos que trabalham para eles ganham à peça e há que fazer dinheiro, isto tudo em conluio com as operadoras que sabem o que fizeram e nem um cadastro de rede actualizado têm (já em 2005 era assim).

@Gustave Eu bem que pedi para o técnico passar a fibra directa de casa até ao PDO directamente o que é possível, mas falamos, e a lógica e os manuais de procedimentos ditavam que se existe floorbox fusionariamos ali…

Eu devia ter insistido em fibra directa da casa ao PDO sem passar na floorbox, e simpático como ele era, ele tinha faciltado e passado, mas não havia nada que indicasse que isto ia acontecer… Se eu tivesse insistido era um sossego.

Agora, provavelmente terei de pagar do meu bolso a uma empresa para repassarem a fibra directa (porque a Vodafone não o vai fazer). Assim pelo menos garanto que ninguém vai fazer asneira na floorbox.
Claro que continuo sujeito é a que se não houver portos suficientes do lado da rede de acesso, e não há, um dia a Vodafone ou o meo vendem um serviço a mais, e o técnico vai chegar e usar uma fibra já em uso dizendo que está livre, fazer a instalação e ganhar o dele e o do empreiteiro.

Eu só queria era que houvesse uma operação conjunta Meo+Vodafone, para corrigirem quer a rede do prédio, (o que é possível mas vai ser extremamente difícil). E o meu sonho, que sei que nunca acontecerá, que vissem que o número de UA’s está subdimensionado, e refizessem a rede de acesso :rofl: .

Não sei, vou mais uma vez contactar as provedorias, enviar fotos, reclamar, mas sem nenhuma esperança…

Vou ter mesmo provavelmente de contratar uma empresa que me passe uma fibra directa PDO -> Tomada de casa (eu devia ter insistido eram mais 5m de fibra da FB ao PDO).
Como remote worker tenho de ter alguma segurança de que isto não vai acontecer, e o mais curioso é que desde que temos GPON (fui o cliente piloto no prédio porque trabalhava no Meo) é a primeira vez que isto está a acontecer desde há um mês para cá no prédio. Rezo para que tudo fique bem, haja fibras suficientes e seja uma má fase apenas (o que não me parece ser o caso).

Se conhecerem alguém que me faça o serviço na zona de Aveiro por favor mandem MP! Eu neste caso, pago para ter sossego…

Última edição:
Sem serviço Amigo arredores de Santarém, mais alguém?
Fibra partilhada com a Nos, Vodafone-Nos.

Edit- Sem serviço Nos também

Amigo já voltou, Nps nem por isso :facepalm:

Última edição:
Neste momento estou com o 1gbp simétrico como eles dizem.. São valores normais?

500d2621bf8160883d8395caf66e6dbd.png

Com o pacote de 1000/400 tinha 1050Mbps de download e 400Mbps de upload

Back