Boas Malta,
Há 15 dias houve um corte num acesso cá no prédio (somos 18 apartamentos), e quando me cruzei com o técnico (Meo) e perguntei o que se passava a resposta foi "venho repor um cliente, mas alguém vai ficar sem serviço!", nem quis acreditar no que ouvi e pensei que fosse apenas um técnico a ter um mau sábado e isto não fosse possível.
Tem sido o caos aqui...
Eis que o serviço está instalado e apenas falta fazer a portabilidade do número fixo... Maaaasssss...
Quinta Feira 30/01/2025
- Vieram instalar o serviço as 14H, o técnico foi espetacular, super educado e simpático, até fibra nova completa me passou da floor box para dentro de minha casa e colocou nova tomada (com a minha ajuda, isto porque o mandaram sozinho e não me custava nada ajudar).
- Primeiro atribuíram o porto 17 do PDO, quando o técnico o desligou o porto, saiu a vizinha de cima a reclamar que não tinha serviço, passado 30 min, sai outra a dizer que não tinha serviço... Surreal... o técnico ligou para a Vodafone e atribuiram novo porto, e efectuou a instalação com Rx a -20dBm o que para a vodafone não é mau (só no meo é que tinha -17dBm).
O técnico quando terminou as instalações foi lá repôr os serviços às clientes.
Sexta-Feira dia 31/01/2025
- Acordo às 9h para trabalhar, e... corte de fibra...
- Como tinha o Meo activo em paralelo troquei os cabos de rede, liguei para o 16913 a reportar o corte e eles abriram avaria para o mesmo dia. Chego à beira do PDO e era só restos de fibra desnudada no chão e terminais (esteve cá outro técnico e cortou a minha fibra para repôr outro cliente...), como o técnico que instalou tinha deixado o telefone dele, liguei e expliquei o que se passava, ele em 10 minutos estava aqui, chegou à floorbox e a fibra estava cortada. Ele refusionou e fiquei com serviço ativo.
- 19H de dia 31/01 (mesmo dia) estou no iPhone e de repente "esta rede não tem ligação à internet", vou ao router e novo corte de fibra.
Passei-me, chego cá fora e nada de técnicos, ligo para o 16913 completamente passado da marmita e exijo que me mandem um técnico no dia ou cancelava o serviço na hora, eles fizeram um pedido de urgência e disseram que iria receber um contacto da sala de distribuição dentro de 3H se tivessem técnicos, senão só segunda feira às 21H.
Cerca das 20:30 estou a sair para a loja e toca o telefone, era um técnico para repôr o serviço.
Aguardei que chegasse... quando abro a porta tive uma visão Dantesca, tinha dois técnicos, completamente mal vestidos, com as calças ao fundo do rabo a mostrar o rabo, os coletes da Vodafone todos destruídos e meios caídos, um deles nem um dente tinha à frente e nenhum dos dois falava Português que se entendesse, ignorando isto tudo, disse onde era o PDO, os tipos abriram, e vira-se um para o outro "vai meter a lanterna na fibra", e outro técnico entra sem permissão pelo apartamento dentro, passa a casa toda à procura do router até encontrar, tira a fibra à bruta e liga a lanterna (fiquei logo meio esquinado mas queria era ter serviço), nisto o outro "técnico" se é que algum dos dois se pode chamar de técnico, começa a apertar/dobrar as fibras vincando a mais de 90 graus a ver se via a luz a passar e eu completamente estupefacto com aquilo, quando não viu nada, disse que não ia fazer nada, porque se tinha enganado e aberto a WorkOrder do Cliente seguinte, eu ainda lhe perguntei se podia apenas fusionar a fibra já que era uma coisa rápida. Responde ele num português que mal se entende: "eu na prática nem estou cá! Nunca cá estive e você não pode provar" (e começa a sair do prédio a rir-se sem dentes), eu fui atrás dele para ver a matrícula da carrinha para reclamar por escrito.
O tipo quando me vê a olhar para a matricula dirige-se para mim armado em mau e de postura agressiva a dizer que não podia ver a "chapa" da carrinha dele.
Eu abri a porta do prédio e disse para a minha mulher, "chama a polícia, já". Mal ouviu isto, pegou no telefone e ligou para a supervisora da sala de distribuição daquele empreiteiro, que lhe disse para não falar mais comigo. Arrancou com a carrinha a queimar borracha e deixou-me sem serviço.
Saí para a Loja com os nervos em franja, explico a situação lá, digo que quero cancelar o serviço e a instalação que nunca funcionou. A resposta é: "Pode cancelar mas tem de pagar uma multa de 445€ referente à instalação", eu disse que se nunca tinha funcionado não tinha nada a pagar...
Passei-me completamente, Livro de Reclamações e Gabinete de Apoio à Qualidade e reclamo nos dois lados.
Saio da loja, ligo 16913 e atende uma senhora que me garante que dia 01/01 entre as 8H e as 12H me vão ligar para vir reparar a instalação (como é óbvio ninguém ligou...).
Sábado 01/01/2025
Acordo de manhã com alguém a mexer no PDO (que é paredes meias com a minha sala de jantar), corro para a porta, vejo um técnico a sair a correr, entra numa carrinha e baza a mil, mais raspas de fibra e sujidade no chão, e apanho a vizinha do segundo andar, também ela não tinha serviço há 2 dias, tinha sido o técnico que tinha ido lá repôr o serviço dela (e eu ainda sem serviço).
Por volta das 14H novo contacto para o 16913 já que ninguém tinha ligado conforme o prometido no dia anterior...
Explico a situação, digo o que se passou, e o homem arranja-me um slot para hoje das 16H às 18H.
Veio cá o mesmo técnico da instalação, super impecável, simpático e prestável. Diagnóstico, novo corte de fibra no PDO... Refusionado e reposto o serviço.
Quando o técnico vai para sair sai um vizinho a queixar-se que há 5 dias não tem serviço e que só tinha agendamento para terça feira 04/02, o técnico, saiu da minha casa e ainda foi tentar resolver o corte na casa dele (mas não conseguiu porque a sala de distribuição não lhe atendeu a chamada para dar o porto de fibra correto onde ligar e sem isso nada feito), ficou o vizinho sem serviço.
Domingo 02/01/2025
Até agora tudo a funcionar.
Em pânico porque na segunda ou terça feira vêm restaurar o serviço ao vizinho do lado e pelos vistos a prática é a lei do menor esforço, em que se corta a fibra do primeiro cliente que aparece à frente para repor o serviço a outro sem querer saber dos danos, e a seguir foge-se deixando tudo para trás aberto e estroncado...
Espero que não saia a lotaria a mais ninguém (e em especial a mim) e não andemos assim eternamente.
Nunca tive um corte em 6 anos de Meo, sinal sempre entre -16dBm e -18dBm, somos apenas 3 com Meo no prédio e por isso safamo-nos dos cortes dado vir de outro PDO (embora vá ter tudo à mesma floor box).
Vou cancelar o desligamento do Meo e manter o serviço em paralelo do Meo mais um mês enquanto isto não acalma e não estabiliza tudo...
Neste momento é um medo tremendo de desligar o Meo e ser isto constantemente com a Vodafone, sou remote worker e não posso ter cortes de fibra "à lagardere", por outro lado, para desligar o serviço provavelmente só em tribunal arbitral...
Não entendo que política é esta a dos PDOs em "modo" ninho de ratos, e técnicos que cortam umas fibras para repor outras, é impensável...
Neste momento, sendo administrador do condomínio e como a situação está precisava de uma intervenção conjunta Vodafone/Meo de rede de Acesso e Rede de Cliente, em que viessem aqui refazer a coluna montante do prédio em condições e corrigir a C@gada da bomba relógio que aqui está...
Já alguém passou pelo mesmo?
Qual será a melhor solução e os canais a usar? A Provedoria do Meo e Vodafone?
Será viável pedir a reconstrução da coluna montante?
Estamos entregues aos bichos...
Deixo umas belas de umas fotos de como deixaram para trás as caixas, tudo estroncado e rebentado...