Discussão fibra optica passa a 150 metros de minha casa....

Status
Fechado a novas mensagens.

saccor

Power Member
boas, estão a passar neste momento fibra óptica a 150 metros de minha casa essa fibra destina-se a ligar uma escola primaria, a minha pergunta e se há alguma forma pedir para me ligar a essa linha?
desde já peço desculpa por ser um tópico semelhante a outros existentes mas era uma duvida especifica.
cumprimentos a todos
 
Última edição pelo moderador:
boas, estão a passar neste momento fibra óptica a 150 metros de minha casa essa fibra destina-se a ligar uma escola primaria, a minha pergunta e se há alguma forma pedir para me ligar a essa linha?
desde já peço desculpa por ser um tópico semelhante a outros existentes mas era uma duvida especifica.
cumprimentos a todos

Não existe forma alguma de te ligarem lá. Isso é fibra destinado e exclusivamente ás escolas ao abrigo de um programa de governo. Esquece essa fibra óptica interessa é aquela que andam a instalar em residências.
 
Não é bem assim, pois o que geralmente estão a fazer é a deixar já fibras extra para uso residencial. Mas depende das zonas claro. Nada como ligar para lá uns 15 dias depois de terminarem ai os trabalho e perguntar.
 
Não é bem assim, pois o que geralmente estão a fazer é a deixar já fibras extra para uso residencial. Mas depende das zonas claro. Nada como ligar para lá uns 15 dias depois de terminarem ai os trabalho e perguntar.

Não sei onde leste isso, a fibra bem directa da central até à escola. Já vi isso aqui numa escola da zona.
 
É porreiro porque assim podem os professores estar doentes e dao aulas em casa
pelo VOIP acho eu.

Ou entao os alunos usam a net para sacar cenas e jogar...

Eles acho que deixam mais fibra para depois ser mais fácil ligar Às residencias.
 
Esquece isso. As fibras para as escolas são para circuitos dedicados, Meo Fibra é tecnologia PON. São coisas diferentes.
 
Não é bem assim, pois o que geralmente estão a fazer é a deixar já fibras extra para uso residencial. Mas depende das zonas claro. Nada como ligar para lá uns 15 dias depois de terminarem ai os trabalho e perguntar.

mas tive a ver e são 2 cabos colados um ao outro....sera 1 dedicado as escolas e outro residencial?
cumprimentos
 
A fibra é por pares, um de envio e outro para receber. Sendo que é feito envio de energia sob a forma de luz, não pode ser no mesmo cabo :)
Mas postes, pinheiros e PT já é tipo a mobilia lá de casa :D
 
A fibra é por pares, um de envio e outro para receber. Sendo que é feito envio de energia sob a forma de luz, não pode ser no mesmo cabo :)
Mas postes, pinheiros e PT já é tipo a mobilia lá de casa :D

Mas esses pares são pequenos cabos dentro do como por exemplo nos cabos de rede?

algo deste género
2_147_31326_fibra%20optica.jpg
 
os 2 cabos juntos, são o cabo com as fibra + cabo de aço de suporte.

b607484b91df0b78bcc8ab7.jpg


um cabo pode trazer dezenas de fibras....
fiber%20optics.jpg




se esse cabo for directo (sem cortes) é so para a escola
se tiver cortes ("caixas"), futuramente será usado para o que for preciso...

alias é uma perca de tempo/dinheiro colocar um cabo exclusivamente para as escolas...
 
Última edição:
se como dizem 1km pode ficar por 3000€ e demasiado estúpido fazerem puxadas de 5km ou mais só para um escola primaria com 100 alunos, este pais não se devia dar a esses luxos, o investimento facilmente podia ser amortizado pela populações onde passa o cabo......
 
É porreiro porque assim podem os professores estar doentes e dao aulas em casa
pelo VOIP acho eu.

Ou entao os alunos usam a net para sacar cenas e jogar...

Eles acho que deixam mais fibra para depois ser mais fácil ligar Às residencias.

Então quer dizer, um trabalhador "normal" fica em casa a convalescer e um professor que adoeça iria passar a dar aulas só porque a escola tem fibra? :).

Eu creio que a utilização de fibra nas escolas está mais relacionada com a utilização massiça de internet nas aulas. Uma ligação de 100mbps (por exemplo) servirá bem melhor 20 ou 30 salas de aulas do que uma ligação standard de 16mbps.
 
São coisas diferentes..
Em Alvalade uma escola tem a fibra instalada desde Outubro mas a zona só tem fibra instalada desde Março..
 
Se não estou em erro, a passagem de Fibra Óptica para as escolas faz parte de um acordo entre o Estado/Governo (como quiserem) com a PT Comunicações.
Visto que o tópico já teve respostas suficientes, e visto que este assunto já foi mais que debatido na thread Fibra Óptica PT Fibra Óptica, gostava de pedir que da próxima vez não abram tópicos quando podem colocar as vossas dúvidas noutros tópicos.
Cumps
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo