1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fibra Optica vs Docsis vs outras tecs

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Shakazulu.pt, 18 de Junho de 2009. (Respostas: 44; Visualizações: 7906)

  1. Shakazulu.pt

    Shakazulu.pt Power Member

    Boas pessoal

    Queria a vossa opinião sobre sobre as duas tecnologias, vantagens e desvantagens e se ja há ou haverá em breve no mercado outra tecnologia para alem da duas.

    Gostaria de saber se ha alguma diferença da fibra pt da fibra clix...

    Agradecia testemunhos de quem ja tem 100 Mbps fibra (pt e clix) e 100 Mbps wideband docsis da zon.

    Sei que ja ha alguns threads sobre os dois temas mas pelo que li as opiniões são algo contraditorias, so deixa o pessoal mais confuso.

    Agradeço a vossa colaboração.
     
  2. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Entre a Fibra da Clix e da PT, a diferença mais perceptível/fácil de ver é o facto de a fibra da PT ser da Corning, ou lá o que é. A PT tem uma parceria com a Corning de forma que a sua fibra se consiga dobrar com a mesma facilidade que um cabo normal, e sem perdas de sinal. Ou seja, a fibra da PT tem mais qualidade.
    Mas a questão fica, será que isto afecta assim tanto os utilizadores? Eu digo que, se a instalação for feita com jeitinho, não existem diferenças...

    Cumps
     
  3. woodyy

    woodyy Power Member

    Assim em poucas palavras:

    Fibra Óptica tem um limite estupidamente enorme na quantidade de informação que pode transmitir, funcionar com um feixe de luz não com sinal eléctrico por isso não sofre com interferências sendo assim o meio de transmissão de dados mais "limpo" que se conhece. Tens a velocidade garantida sem qualquer dúvida até mais pelo que muitos mostram da Clix (Pack XL p/ exemplo) e os pings são muito melhores pois o meio assim o permite em relação ao cobre. A única diferença entre a fibra da PT e da Clix é que a da PT tem a tal "maravilha" que impede que a fibra perca sinal quando faz angulos enormes, mas como isso é raro acontecer nas condutas e facilmente se pode evitar não há vantagem nenhum no que toca á fibra em si, resta apenas analisares a oferta mesmo.

    O Docsis 3.0 usado pela ZON é o mesmo que sempre existiu apenas foi actualizado para esta nova versão que possibilita que funciones em 3 canais em vez de 1 como tem sido até agora. É como se tivesses 3 cabos a chegar ao modem, só que num só cabo. Ou seja não muda mais nada em relação ao que ofereciam antes. A rede é a mesma, os pings são os mesmos, a velocidade apenas triplica porque agora são 3 canais ao mesmo tempo.
     
  4. Shakazulu.pt

    Shakazulu.pt Power Member

    A pt e clix garantem os 100 megas ou depende do nº de pessoas na zona que partilham a mesma fibra!?

    Outra duvida a fibra em ambas operadoras chega ate a casa do cliente ou vai ate ao prédio?!
     
  5. Quiker

    Quiker Power Member

    Sim, garantem a velocidade contratada.
    Até à casa do cliente.
     
  6. Devil69

    Devil69 Power Member

    Isso do garantir os 100Mbps a toda a gente tem muito que se lhe diga, ao inicio com poucos clientes é uma coisa, quando tiver muitos clientes vai depender da politica do ISP.
     
  7. MrRCS

    MrRCS Power Member

    depende da vontade do ISP

    no GPON há 2.4gbps até 64clientes por PON

    se não abusarem nos clientes, por PON, podem garantir os 100Mb....


    fora da rede do ISP, nenhum garante os 100Mb.
     
  8. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Mas penso que na fibra há o problema, ou não, de quando um PON está cheio por exemplo 64 clientes, há que acrescentar outro correcto? Ou seja, certamente a degradação de qualidade não é tanta.
     
  9. Shakazulu.pt

    Shakazulu.pt Power Member

    mas afinal a fibra chega ate a casa do cliente ou é so ate o predio e o resto é por cobre?!
     
  10. nipnip

    nipnip Power Member

    depende da arquitectura escolhida para a rede
     
  11. woodyy

    woodyy Power Member

    Chega até á casa do cliente sim, no caso da Clix e da PT

    Na Zon existe fibra até um certo ponto na rua apenas (até ao PD ou célula como lhe chamam)
     
  12. sotavento

    sotavento [email protected] Member

    Não é bem assim ... se TODOS os 64 users estiverem a "leechar" á mesma velocidade com FO á lá PT/Clix estás limitado aos 37Mbits ... isto independentemente de teres 100Megas 200Megas ou mesmo 1Giga de download.
    :004:

    E ainda estamos pra ver como vai ser quando "efectivamente" tiveres 1 ou 2 milhões de clientes com fibra se eles vão deixar os 64 gajos pendurados no mesmo galho ... ou pior ainda ... se vão conseguir enfiar os 128 gajos que a norma GPON permite.
    :004:

    Já a Zon ... epá ... aquilo é rede com 12 anos de existencia ... começou nos 640k e vai nos "pauperrimos" 100-400Megas ... pode ser que a LAN do cabo "rebente pelas costuras" e a ZON invista numa rede LAN de FO-FTTH tipo a da CoReD ... mas já uma FTTE (fiber to the esquina) chegava para melhorar em muito o serviço. :004: :004:

    E até vêr o problema da ZON meter os clientes a 100Megas não é da "rede" é dos equipamentos maravilhosos que a ZON compra ... aliás ... BoxHD + Modems novos tem saido tudo autenticas banhadas ... é que nem é compras aos chineses e/ou ciganos ... devem mesmo ir buscar refugo que chumbou nos testes de qualidade.

    :lol:

    Offtopic: aqui por estes lados (sem celulas saturadas) os pings andam pelos 4-6ms e os downloads andam pelos 95% da velocidade contratada ... isto com ZON ... por outro lado ... "rezem a todos os santinhos" que 90% de quem meter fibra se fiquem pelos pacotes basicos de 50/5 , 30/3 ou mesmo pelos 20/2 senão vai ser o cargo dos trabalhos conseguir enfiar uma verdadeira FTTH GPon em portugal com tudo ligado a 100Mbits (ou mais). 8|


    Clix + PT(meo) = FTTH com metodo GPon (uma "celula" de 64 ligações)
    Zon = tvtel (gpon tambem ?) + Cabo (fibra até á celula e dentro da celula ligação "partilhada" pelos clientes)




    Offtopic: segundo me lembro (já não ligo a isto aos anos) os dois ou três principais problemas da ZON são:

    1) celulas ... deveriam ter "no maximo" 300 clientes e algumas tem 500 ou 600 :004:
    2) warez e p2p dos "ignorantes" .. basicamente não conheço NINGUEM que lhe enfiem um PC ligado á net na frente e que não tenha logo ao fim da 1ª semana tudo cheio de:
    a) viroses e spamm
    b) programas para sacanço
    3) isto tudo sem qualquer tipo de noção de como se configuram as coisas para funcionarem minimamente decente

    offtopic2: esperemos para ver o estado em que a CLIx/meo fibra estarão quando atingirem o meio milhão de clientes ... esperemos que aprendam com os (inumeros) erros da tvcabo/cabovisão e com os proprios do tempo do ADSL. 8|
     
    Última edição pelo moderador: 25 de Junho de 2009
  13. CrOhN

    CrOhN Power Member

    Das coisas mais verdadeiras que já li!
     
  14. kimroskas

    kimroskas Power Member

    Então e o upload?
     
  15. The Coin Operator

    The Coin Operator Power Member

    Sim, isso já sei há muito tempo.
    Eu sou da opinião que assim como uma pessoa tem que ter carta de condução para andar na estrada, uma pessoa que quisesse ter Internet deveria obrigatoriamente frequentar um curso desde o básico ao médio. Isto porque a maioria dos ataques DDoS, envio de Spam e outros, os hackers ou spammers usam PC's dos "ignorantes" como zombies, isto leva milhões e milhões de prejuízo, desde sites DNS down, sites de empresas down, estouro da largura de banda etc...
     
  16. Kain

    Kain Power Member

    Isso é algo que nunca vai mudar pela essência de como funciona um ISP. Se um ISP fosse a atribuir apenas a velocidade máxima que realmente consegue fornecer a todos os clientes, em muitos os clientes nem chegavam a 1Mega. Os ISP compram uma determinada largura de banda que depois é dividida pelos acessos dos clientes mas têm de jogar com o facto de que nem todos os clientes usam o seu acesso na velocidade máxima.

    Eles aproveitam que alguns só usam a net para ver umas paginas e mails para poderes disponibilizar mais velocidades a outros, mas como ves em tudo o que é publicidade, vem sempre "ate x Mbps".

    O problema não é o volume em Gb ou Tb mas sim a velocidade que quem os saca atinge. Se na tua zona tiveres mt gente com isso a bombar é natural que notes um decréscimo na velocidade, mesmo que a zona não esteja com mais utilizadores do que previsto.

    O que eu acho é que pela essência de como funciona a fibra isso obrigou a grandes alterações nas redes dos operadores o que por norma significa que têm de aumentar a capacidade de debito que fornecem. Isso faz com que tenha uma vantagem bem grande sobre a Zon que usa a mesma rede mas com uma tecnologia diferente.

    Num lado temos uma rede nova, noutro temos uma rede já existente( não digo antiga porque em muitos locais não o é) mas com uma tecnologia melhorada para fornecer um serviço acima do que era originalmente previsto.
     
  17. reise

    reise Power Member

    Na fibra eles garantem que tens 100Mbps em casa porque não tens os problemas de ruído devido à distância do ADSL o que provoca problemas com o sincronismo dos modems. Não tem nada a ver com a real velocidade que consegues ao fazer downloads porque, aí sim já entra o número de utilizadores por PON, de onde estás a sacar, os routers do percurso, etc etc

    No Meo, e penso que na Clix, é FTTH, ou seja é fibra até tua casa.
     
  18. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Isto é o que se chama "técnicas de marketing".

    A rede quer da PT, quer da Clix é exactamente a mesma, apenas trocaram algumas terminações de DSLAM's para GPON, o backbone é exactamente a mesma trampa de sempre.

    Só que o pessoal vai enganado pela chachada do marketing, é o mesmo daquela tanga da "super fibra" da Corning que já existe há um porradão de tempo.

    Estão a tentar comparar serviços com um número ínfimo de clientes (MEO e Clix) com um serviço massificado (ZON), dêem mais uns meses e quando esses serviços tiverem um número minimamente razoável de utilizadores vamos ver se ainda cantam as suas maravilhas.
     
  19. Devil69

    Devil69 Power Member

    Já referi o mesmo em diversos posts, mas o pessoal não se mentaliza. E a Zon também irá lançar uma oferta de FTTH...
     

Partilhar esta Página