Fibra Optica vs Docsis vs outras tecs

Tanto na Fibra como no cobre se o ISP não respeitar o numero máximo de clientes por equipamento,de certeza que ninguém vai ter as velocidades contratadas.
Esperem para ver a fibra massificar-se e depois digam alguma coisa.
Já estou a ver o filme: até 50M!....
 
Para todos aqueles que dizem para esperar uns meses que depois logo se vê, só digo que, estatisticamente, dúvido que a qualidade do serviço em fibra diminua.
Porquê?
Existem 2.4 Gbps de Download e 1.2 Gbps de Upload a dividir por cada 64 clientes.
Se todos os utilizadores tivessem a usar em simultâneo a internet, usando a sua velocidade máxima, dava 37 Mbps para cada cliente.
Agora digam-me, mesmo se eles ponham os 64 clientes máximo num PON, acham mesmo que todos esses clientes vão subscrever os pacotes de velocidade máxima. Se calhar uns 25% escolhem 20-30 Mbps, uns 60% escolhem 50 Mbps e os restantes 15% vão para os 100 Mbps. E além disso, esses utilizadores não vão estar todos ao mesmo tempo na net, e não devem tar todos a sacar ao máximo de uma ligação de alta velocidade...
Portanto, digo que as probabilidades de alguma vez a rede de fibra ficar saturada, perante as actuais condições, é quase nula...


Cumps
 
Para todos aqueles que dizem para esperar uns meses que depois logo se vê, só digo que, estatisticamente, dúvido que a qualidade do serviço em fibra diminua.
Porquê?
Existem 2.4 Gbps de Download e 1.2 Gbps de Upload a dividir por cada 64 clientes.
Se todos os utilizadores tivessem a usar em simultâneo a internet, usando a sua velocidade máxima, dava 37 Mbps para cada cliente.
Agora digam-me, mesmo se eles ponham os 64 clientes máximo num PON, acham mesmo que todos esses clientes vão subscrever os pacotes de velocidade máxima. Se calhar uns 25% escolhem 20-30 Mbps, uns 60% escolhem 50 Mbps e os restantes 15% vão para os 100 Mbps. E além disso, esses utilizadores não vão estar todos ao mesmo tempo na net, e não devem tar todos a sacar ao máximo de uma ligação de alta velocidade...
Portanto, digo que as probabilidades de alguma vez a rede de fibra ficar saturada, perante as actuais condições, é quase nula...


Cumps

Então e o resto da rede? Até no próprio uplink do próprio olt pode haver problemas...as contas que fazes estão correctas, mas a rede do isp é que tem de estar preparada para estas novas velocidades... porque caso contrário, quando houver um número considerável de clientes, os problemas vão começar a aparecer.
 
Última edição:
Então e o resto da rede? Até no próprio uplink do próprio olt pode haver problemas...as contas que fazes estão correctas, mas a rede do isp é que tem de estar preparada para estas novas velocidades... porque caso contrário, quando houver um número considerável de clientes, os problemas vão começar a aparecer.

Ah, claro, mas problemas podem haver em qualquer serviço, certo?... Ainda para mais que equipamentos de FO precisam de menos manutenção que os equipamentos das outras tecnologias.
De qualquer forma, eu considerei que não havia problemas à partida...

Cumps
 
Última edição:
Isto é a conversa toda de GPON e limites dos equipamentos não do meio em si.

Comparem os 2 meios, cobre e fibra óptica, as vantagens são abismais na fibra óptica. Isto é um facto. Logo por ai os serviços de fibra óptica vão ser sempre melhores que os de cabo.

Quanto á discussão que estão a ter, acham mesmo que esse limite dos 2,4Gbps se vai manter para todo o sempre?? A tecnologia não para de evoluir e a evolução nas redes de fibra óptica passa pelas "pontas" das redes. Descansem que certamente não chegaremos a um ponto desesperante como alguns referem com a massificação do serviço. Antes disso acontecer já as pontas foram melhoradas.

E mesmo assim, 64 clientes a puxar ao máximo dão portanto 37Mbps para cada 1 desses 64 clientes. Não acham que "apenas" 37Mbps são bem melhores que 18Mbps ou 12Mbps que muita gente se borra para os conseguir em serviços de cabo ou adsl ??
 
Acho que o comentário do user TuxBoss elucidou bastante aquilo que quero dizer, mas com o tempo as queixas vão começar a aparecer.
 
Para todos aqueles que dizem para esperar uns meses que depois logo se vê, só digo que, estatisticamente, dúvido que a qualidade do serviço em fibra diminua.
Porquê?
Existem 2.4 Gbps de Download e 1.2 Gbps de Upload a dividir por cada 64 clientes.
Se todos os utilizadores tivessem a usar em simultâneo a internet, usando a sua velocidade máxima, dava 37 Mbps para cada cliente.
Agora digam-me, mesmo se eles ponham os 64 clientes máximo num PON, acham mesmo que todos esses clientes vão subscrever os pacotes de velocidade máxima. Se calhar uns 25% escolhem 20-30 Mbps, uns 60% escolhem 50 Mbps e os restantes 15% vão para os 100 Mbps. E além disso, esses utilizadores não vão estar todos ao mesmo tempo na net, e não devem tar todos a sacar ao máximo de uma ligação de alta velocidade...
Portanto, digo que as probabilidades de alguma vez a rede de fibra ficar saturada, perante as actuais condições, é quase nula...


Cumps
Toda esta tua teoria que já é conhecida á anos,aplica-se se os ISP respeitarem o numero máximo de clientes por equipamento.Mas como é do conhecimento de todos os que andamos nestas vidas,no tempo do ADSL,quais são os ISP que respeitam a taxa de contenção anunciada?
É facil fazer as contas:
Se no futuro os ISP forem investindo em equipamento á medida que o numero de clientes for aumentando,...tudo o que disses-te se aplica.
Mas como disse antes,vai haver muita zona em que os ISP vão ter os equipamentos sobrecarregados logo aí o filme vai ser o mesmo que já existe hoje no ADSL.Tudo dependerá da vontade do ISP e dos seus accionistas investirem ou não nas suas infra-estruturas.Ou então tudo pode depender da regulação que a entidade competente fizer neste mercado,e como a famosa entidade não faz nada de jeito em beneficio dos interesses dos cidadãos em detrimento dos ISP...não vejo no futuro e que vira a ser diferente a fibra do ADSL...
Mas esperemos pelo futuro....deixem-nos poisar.
 
Para todos aqueles que dizem para esperar uns meses que depois logo se vê, só digo que, estatisticamente, dúvido que a qualidade do serviço em fibra diminua.
Porquê?
Existem 2.4 Gbps de Download e 1.2 Gbps de Upload a dividir por cada 64 clientes.
Se todos os utilizadores tivessem a usar em simultâneo a internet, usando a sua velocidade máxima, dava 37 Mbps para cada cliente.
Agora digam-me, mesmo se eles ponham os 64 clientes máximo num PON, acham mesmo que todos esses clientes vão subscrever os pacotes de velocidade máxima. Se calhar uns 25% escolhem 20-30 Mbps, uns 60% escolhem 50 Mbps e os restantes 15% vão para os 100 Mbps. E além disso, esses utilizadores não vão estar todos ao mesmo tempo na net, e não devem tar todos a sacar ao máximo de uma ligação de alta velocidade...
Portanto, digo que as probabilidades de alguma vez a rede de fibra ficar saturada, perante as actuais condições, é quase nula...


Cumps

Além disso acrescento, que na grande maioria dos casos nem está a ser feita uma rede por 64 clientes. Na minha rua vejo 2 PDO's seguidos (~50m) onde há apenas umas poucas vivendas.

E vê-se muita gente a referir que o seu prédio tem um PDO instalado, portanto, existem casos em que até seja possível uma rede apenas paras uns 10/20 clientes.
 
Toda esta tua teoria que já é conhecida á anos,aplica-se se os ISP respeitarem o numero máximo de clientes por equipamento.Mas como é do conhecimento de todos os que andamos nestas vidas,no tempo do ADSL,quais são os ISP que respeitam a taxa de contenção anunciada?
É facil fazer as contas:
Se no futuro os ISP forem investindo em equipamento á medida que o numero de clientes for aumentando,...tudo o que disses-te se aplica.
Mas como disse antes,vai haver muita zona em que os ISP vão ter os equipamentos sobrecarregados logo aí o filme vai ser o mesmo que já existe hoje no ADSL.Tudo dependerá da vontade do ISP e dos seus accionistas investirem ou não nas suas infra-estruturas.Ou então tudo pode depender da regulação que a entidade competente fizer neste mercado,e como a famosa entidade não faz nada de jeito em beneficio dos interesses dos cidadãos em detrimento dos ISP...não vejo no futuro e que vira a ser diferente a fibra do ADSL...
Mas esperemos pelo futuro....deixem-nos poisar.

Eu fiz um comentário apoiado num facto que eu não referi. Eu penso, embora não tenho a certeza, que 64 clientes (ou 128) é mesmo o limite da tecnologia, não havendo portanto margem para "pendurar" mais clientes nesse equipamento...
Mas mais uma vez, isso não posso precisar...

Cumps
 
Amigo mauro,seja 64 ou 128 clientes no máximo que eles possam pendurar tu acreditas que eles não possam pendurar mais ninguém.
Eu não acredito nisso,num futuro próximo quando a fibra estiver mais massificada logo veremos se eles penduram ou não mais clientes.
Espero que para bem de todos os cidadãos(incluindo nos)tu tenhas razão,e que com as RNG os ISP de uma vez por todas respeitem o que prometem.Deus te ouça....mas.... eu não acredito.Vamos ver no futuro o que se passará.

Fika bem
 
Para todos aqueles que dizem para esperar uns meses que depois logo se vê, só digo que, estatisticamente, dúvido que a qualidade do serviço em fibra diminua.
Porquê?
Existem 2.4 Gbps de Download e 1.2 Gbps de Upload a dividir por cada 64 clientes.
Se todos os utilizadores tivessem a usar em simultâneo a internet, usando a sua velocidade máxima, dava 37 Mbps para cada cliente.
Agora digam-me, mesmo se eles ponham os 64 clientes máximo num PON, acham mesmo que todos esses clientes vão subscrever os pacotes de velocidade máxima. Se calhar uns 25% escolhem 20-30 Mbps, uns 60% escolhem 50 Mbps e os restantes 15% vão para os 100 Mbps. E além disso, esses utilizadores não vão estar todos ao mesmo tempo na net, e não devem tar todos a sacar ao máximo de uma ligação de alta velocidade...
Portanto, digo que as probabilidades de alguma vez a rede de fibra ficar saturada, perante as actuais condições, é quase nula...


Cumps
Estás a falar de coisas que não têm nada a ver umas com as outras.

Estás a falar dos end points, os problemas são e continuarão sempre a ser no backbone.

As vantagens da fibra relativamente ao cabo, quando comparadas na sua utilização "ideal" são nulas. Dar mais de 100 megas (o que já por si é uma barbaridade) a clientes domésticos de forma massificada é algo de utópico (já para não dizer totalmente ignóbil do ponto de vista de negócio) e não vai acontecer nos próximos (largos) anos. Assim sendo, não há nenhuma vantagem substancial da fibra relativamente ao cobre.

O que se passa é que o pessoal anda todo com a "tesão de mijo" deste suposto avanço tecnológico e ainda não parou para acordar para a realidade das coisas.

Repito e reitero o que disse, deixem os serviços de fibra terem 25% do número de clientes do cabo e depois falamos.
 
só te esqueces que os OLT's já devem suportar 10Gb
coisa que as centrais adsl se suportarem 1Gb é uma sorte.

actualmente o maior problema é a ADSL e não os backbones... não se tem visto grandes problemas...


e por fim, ninguém vai dar uso aos 100Mb :-)
(é só para dizer que se têm)

o rapidshare, youtube e companhia andam todos a arrebentar pelas costuras....

Assim sendo, não há nenhuma vantagem substancial da fibra relativamente ao cobre.

vantagens:
- menos centrais
- velocidade igual para todos

acho são vantagens substanciais

claro que quem tem 24Mb e vive em cima da central, nao há diferença significativa.
 
Última edição:
MrRCS tá dificil de chegar a fibra aqui para a gente :)

Já que nem o meo cá chega....

ontopic:

A fibra não sofre com as interferencias electromagnéticas como frequencias parasitas, ruídos brancos, atenuação com a distância (a atenuação é consideravelmente inferior á do cobre).

Deixa de haver crosstalking (No Adsl, quanto mais clientes pendurados num cabo, pior será a velocidade para cada um)
 
Última edição:
Esta parte é que já não percebo nada, mas TuxBoss, se dizes que o problema é no backbone porque defendes que este não tem capacidade para as dezenas de Gbps de fluxo de tráfego que será gerado?
Só se for por aí, mas sinceramente continuo com a minha de que não haverá problemas de maior...

Cumps
 
Esta parte é que já não percebo nada, mas TuxBoss, se dizes que o problema é no backbone porque defendes que este não tem capacidade para as dezenas de Gbps de fluxo de tráfego que será gerado?
Só se for por aí, mas sinceramente continuo com a minha de que não haverá problemas de maior...

Cumps
As pessoas como percebem pouco das coisas tendem a colocar coisas diferentes no mesmo saco.

Os pings maravilhosos que a ZON tem não têm ponta a ver com usar cabo ou fibra nas terminações, tem a ver com o facto de terem peering e routing para cima de manhoso. Podiam dar-te 10 Gigas que ias continuar com pings maravilhosos. Para a maioria das pessoas a fibra resolve...

O famoso "TS" que supostamente vai desaparecer com a fibra.

As "interferências", que sinceramente ainda estou para saber quais são e que afectam a qualidade do sinal no cabo.

Todos os problemas que afectam as ligações actuais vão continuar e agravarem-se no futuro, porque o problema de fundo não está, nem vai ser solucionado.

Peerings e routing manhosos, oversubscription com racios absurdos, tudo isto vai continuar e com a agravante de que onde antigamente tinhas 2 ou 3 leechers a chuchar 20 Megas cada num link de 1000 agora tens os mesmos a chuchar 300 Megas.
 
As "interferências", que sinceramente ainda estou para saber quais são e que afectam a qualidade do sinal no cabo.

as "interferências" é relativo ao adsl.

a ZON é um caso perdido

já sabem que a fibra da ZON é puro marketing

:-)

visto nem todos os clientes sofrerem do mesmo continuo a achar que o problema da zon esta entre a "central" e os clientes. e não antes. mas posso estar errado :-)
 
Última edição:
~Como já foi dito a fibra não é o remédio para todos os males!
Eu até posso construir uma rede de fibra óptica em casa com links de 10gbps, mas de que é que me vale ter uma rede em 10gbps se depois a minha ligação ao exterior depende de uma ligação de 4 megas ?

A analogia é igual para as duas situações cabo e fibra. Podes ter uma rede final muito boa, mas se por detrás (backbone) não tens capacidade de fazer switching/routing a tamanha capacidade de tráfego.... É o que penso que se passa com a ZON, a rede final já não é grande coisa pelo que os users dizem, mas também a nível de backbone não estarão preparados para receber a quantidade de tráfego gerada por clientes de grande velocidade (20 mbps, 50 mbps, etc), daí TSs e puas.

O TS acabar?? Não me parece! De grosso modo, é uma maneira de gerir uma rede, dando prioridade ao tráfego que nela circula... nunca na vida vai acabar! Ou pelo menos altamente improvavel
 
alguém me explica a real diferença entre estas duas situações?

Em termos de televisão, nesta altura do campeonato, não há diferenças praticamente, mas no futuro a fibra óptica até tua casa vai permitir que tenhas muitos mais canais em FULL HD e mais tarde ainda 3D que muito se fala.

Em relação á internet, olhando aos tarifários não notas assim grande diferença, apenas nos uploads que, nos serviços de fibra óptica até tua casa, são maiores. É também muito comum ultrapassares a velocidade contratada com fibra óptica no download, na maioria dos casos costumam ser 3-5 mbps a mais em média. O grande ganho vem nos pings que por norma não devem passar os 4/5ms em servidores nacionais, melhorando também muito para internacionais enquanto que no coaxial dificilmente consegues uma média abaixo de 10ms.(isto pode parecer uma diferença irrelevante mas para quem joga online, principalmente FPS, pode ajudar e muito). Também é preciso ter em conta que o coaxial não irá ultrapassar os 400mbps enquanto que a fibra óptica permite velocidades bastante superiores a 400mbps com relativa facilidade.(depende apenas dos equipamentos terminais da rede)

No telefone, não creio que possa haver alguma diferença relevante embora muita gente diga que a qualidade do som mostra melhorias na fibra óptica.
 
Back
Topo