1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fibra Óptica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Scorpiao, 19 de Janeiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 3302)

  1. Scorpiao

    Scorpiao Suspenso

    Boas,,
    Peço que alguem me tire esta dúvida:

    Como sabemos, a fibra optica é um excelente meio de comunicação, mas diga-me uma coisa , para instalar esse tipo de cabo , como é que é feito??

    É do mesmo modo que a linha tradicional do telefone?, ou seja, as linhas de fibra optica tem de passar de poste em poste até chegar às nossas casas??

    Agradeço desde já..

    Cumprimentos.
     
  2. MrRCS

    MrRCS Power Member

    é. se não houver condutas no chão, vai por postes.

    o problema da fibra optica sao os conectores e fusoes entre fibras
    nao é para qualquer um....

    [​IMG]
     
    Última edição: 19 de Janeiro de 2009
  3. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Exatamente, e pode acontecer a que a fibra não seja bem fundida, e aí tem-s que repetir novamente o processo de fusão.
    (ah, uma fibra fica bem fundida quando os canais de uma fibra e outra ficam 100% alinhados)
     
  4. Joao.Simoes

    Joao.Simoes What is folding?

    Já agora. Como é que se sabe se está a passar fibra por um poste de telefone? Tenho a suspeita de que há fibra a passar nuns postes perto de minha casa, mas não tenho certeza...

    Se realmente tiverem a passar fibra, isso quer dizer que terei o serviço disponível, certo?
     
  5. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Podes confirmar se é fibra pelas caixas que vires nos postes... Normalmente nas linhas de telefone tradicionais há-de haver, algures, uma caixinha com um autocolante Amarelo.
    Se for Fibra, essa caixinha terá um autocolante vermelho a dizer PDO (pelo menos se for da PT é assim, das outras operadoras não sei)..

    E não, o facto de teres fibra a passar perto de tua casa não significa que tenhas o serviço disponível: A fibra pode ser do programa do governo de fibrar as escolas, ou então mesmo que seja para uso doméstico, ainda pode demorar a ficar disponível... Normalmente o tempo de espera entre a instalação e o processo de comercialização, à uns tempos atrás, era 3 meses, se não estou em erro... De qualquer forma nada garante que vás ter a fibra disponível. O melhor que podes fazer é ires aos sites das operadoras de fibra e pesquisar o teu código postal.

    Cumps
     
  6. Sidner

    Sidner Power Member

    No meu caso foram 6.... (instalaram em Janeiro 2010 e ficou disponível em Junho 2010). Mas sim, demora sempre algum tempo.
     
  7. portixta123

    portixta123 Power Member

    Não há possibilidade de negociar com a PT a colocação de uma nova central?
    A minha ideia era aproveitar a fibra óptica que vinha até à escola primária (a escola fechou e agora o cabo está lá parado).
    A fibra vem de uma antena da Óptimus Kanguru mas a fibra que a fornece vem de outra central da PT.

    Acham que é possível?
     
  8. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Estamos a falar de topologias de rede diferentes! Quer a fibra que vai para a escola, quer a que serve a estação da optimus! Dificilmente é negociável, a menos que haja ali uma fonte de rentabilidade a médio/curto prazo!
     
  9. ^lupas^

    ^lupas^ Power Member

    O que sei é que é ridículo a quantidade de publicidade que fazem à fibra óptica se esta ainda não cobre quase nada...

    Ou seja, eu moro no Carregado, a menos de 40km de Lisboa e fibra não há nem têm perspectiva de quando haverá! Como é possível tanta publicidade de um produto que não podem vender por não terem cobertura?!?!?!?!?!

    Algumas zonas do país nem cabo normal têm quanto mais fibra... ou a fibra é só para alguns?
     
  10. nfh

    nfh Power Member

    Nas situações que referiram a instalação já estava no vosso prédio? Eu tenho neste momento o PDO da PT instalado dentro do prédio há cerca de uma ou duas semanas, mas não sei quanto tempo levará até que o serviço esteja disponível para comercialização.
    Qual tem sido a experiência do pessoal mais recentemente, em situações semelhantes?
     
  11. Blue Zee

    Blue Zee Power Member

    3 a 6 meses.
    Mas pegas no número do PDO e ligas para o 16200 para tentares saber quando estará disponível a oferta comercial.
     

Partilhar esta Página