Fibra Óptica Fibra Ótica da EDP

Rethew

Power Member
Boa tarde,

Deixo aqui um link para uma página da EDP que achei muito interessante: https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt/fibra-otica-escura

Esta tecnologia está a ser utilizada amplamente em Portugal? Se não, porquê?

Eu pelo menos não a tenho visto. Acho que seria altamente benéfica visto que é suportada pela rede de distribuição de eletricidade muito mais ampla do que de fibra de cada operadora. Com outro benefício ainda de permitir às operadoras providenciarem o seu serviço muito mais facilmente a mais consumidores, tendo estes assim mais opções de escolha.

Abraço.
 
Última edição:
Existem no país muitas redes com fibra óptica, estou a lembrar-me da EDP, REN, IP (antiga ReferTelecom), Brisa, etc. Estas redes prestam serviços às empresas prestadoras de serviços de telecomunicações (Meo, Vodafone, Nos...). No entanto esse aluguer é só para transporte, e nunca, acho eu, para levar a fibra a casa das pessoas...
 
A fibra escura é fibra que não tem nenhuma tecnologia de transmissão associada, estando normalmente ao alcance apenas de operadoras ou grandes empresas. Basicamente o conceito simplificado pressupõe que uma empresa alugue um "par" de fibra e o use da maneira que pretender.
 
Disponibilizamos fibra ótica escura em regime de aluguer, suportada na Rede Nacional de Distribuição de eletricidade (alta e média tensão)

alta e média tensão

Isto é, não é para ligar clientes residenciais (baixa tensão).

Poderá servir para backbone de operadoras (como as operadoras alugarem capacidade nas redes de fibra nas autoestradas)
 
É comum as empresas de via férrea instalarem fibra óptica para alugar, por ser uma maneira eficiente de ligar as cidades onde a via férrea passa, e depois alugam aos ISPs. Outro exemplo no estrangeiro com uma historia engraçada:
 
Back
Topo